Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dica: envie ainda hoje uma resposta para a revista Veja - faça sua parte!

Você sabia que a Veja mantém (e publica) um ranking das matérias que mais geraram respostas de seus leitores? Enviar uma resposta antes do fechamento da edição desta semana (que deve ser hoje ou amanhã) pode ser particularmente interessante. Mas não envie mail bombs ou mensagens automáticas - siga a política de publicação da própria revista, e garanta maior chance de que nossa mensagem possa ser lida.

Temos pressa! Se você puder, envie o link desta campanha ou cópia deste post *imediatamente* (mas apenas uma vez, e de forma educada) para as listas de software livre de que você faz parte, publique em seu site ou blog, avise para seus amigos em serviços de mensagens instantâneas ou comunidades virtuais, ou envie como sugestão de notícia para outros sites: uma resposta clara e apoiada por muitos pode ser uma das melhores opções ao nosso alcance neste momento. Se o administrador da lista reclamar com você sobre o envio, pode direcioná-lo para conversar comigo, e terei prazer em atendê-lo e discutir o assunto com ele.

Autoridades do governo brasileiro estão empenhadas em nos fornecer dados que permitam refutar de forma objetiva a matéria 'Opção de Lula pelo software livre atrasa o país'. Entretanto, para garantir que haja uma resposta objetiva (e com chances reais de vir a ser publicada, ao menos na seção de cartas), acredito que temos plenas condições de defender desde já, no mínimo, a distinção entre software livre e política governamental de informática. Quando chegar a prometida resposta da SLTI, enviaremos nova mensagem.

Eu já enviei meu e-mail para a redação da Veja. Ele é curto, não ataca a revista, não confronta seus argumentos (pretendo fazer isto com vigor, mas apenas depois de receber os dados com que o Governo gentilmente se dispôs a nos municiar), mas tem foco em um ponto específico: afirmar que a reportagem não tratou com justiça o movimento do software livre, que vai além de governos e partidos. O texto que enviei está reproduzido abaixo, e coloco-o em domínio público: você pode reaproveité-lo, na íntegra ou não, alterado ou não, sem citar a fonte, na hora de enviar sua mensagem para o endereço veja@abril.com.br. Segue o texto:


----
Assunto: software livre vai muito além de aspectos políticos e partidários

À redação da revista Veja:

Sobre sua matéria "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país", gostaria de registrar que o software livre é um modelo de desenvolvimento colaborativo em franco crescimento em todo o mundo, sendo inclusive o responsável pela maior parte da infra-estrutura da WWW (o popular servidor livre Apache e o interpretador livre PHP são encontrados até mesmo na infra-estrutura do website de Veja) e vem sendo encontrado em escala cada vez maior nos computadores dos usuários domésticos, com aplicativos de popularidade ascendente como o OpenOffice e o navegador Firefox.

Não posso responder pela política de software do governo federal, embora acredite que ele nos dará condições e dados que permitam rebater também as críticas que foram feitas à sua política de adoção do software livre. Mas gostaria de registrar meu descontentamento pela maneira como os dois assuntos foram misturados, o que acabou refletindo de forma extremamente negativa sobre um movimento mundial que é, por natureza, independente de ideologias externas ou de correntes partidárias.

As centenas de comentários de leitores de sites e fóruns especializados no tema, criticando a forma como o assunto foi coberto em Veja na semana passada me dão a certeza de que a inclusão de uma análise sobre a presença do software livre no dia-a-dia dos chamados "usuários comuns" seria uma adição válida à pauta de futuras edições da revista.

Atenciosamente,
[nome completo]
[número da carteira de identidade]
[telefone]
----


O número do RG e do telefone são exigências da revista para que a mensagem seja considerada para publicação na Seção de Cartas.

Faça sua parte! Expresse sua opinião, deixe claro que o software livre vai muito além do que foi mostrado. E continue apoiando a política de adoção do software livre por todas as instâncias governamentais, partidos e ideologias.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de glenio
Ranking de cartas: O ranking de cartas sobre essa matéria eu quero ver hehe.
Legal a carta pronta, vou mandar a minha. ;)
Comentário de Carlos Bonalumi
Revista Veja usa software livre! : Augusto,

Olhando o site da Revista Veja (http://vejaonline.abril.com.br/) descobri um link (comentado no código-fonte) para um fórum que usa software livre.

Será que alguma das suas perguntas é: Por que eles usam software livre (Apache+PHP)?

Acho que a real resposta da pergunta acima basta.
Abraços
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Eu mandei a minha resposta: Eu mandei a minha resposta no sábado passado!! O e-mail é veja@abril.com.br, vamos entupir o e-mail do redator.
Comentário de Hugo Costa
Enviado!: Enviado!
Comentário de leonardo_lopes
Eles usam Solaris 8...: Eles usam Solaris 8... Non-free.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de paulo souza
Fiz minha parte: Muito boa idéia, acabo de mandar meu e-mail.

É uma pena que apenas um ponto de vista (e o pior deles - do lado contrario) tenha sido
publicado na revista. Esse tipo de reportagem só aumenta o preconceito sobre o software livre, e, como dito no texto acima, é realmente reducionista e extremamente prejudicial a todos nós, enquanto profissionais e cidadãos de livre escolha.
Comentário de JCCyC
Apache e PHP rodam em qualquer SO.: O fato deles estarem rodando em um SO não-livre não quer dizer que eles próprios deixem de ser livres.
Comentário de NatuNobilis
Mandei o meu e-mail também: Augusto, achei excelente o seu modelo de e-mail, mas preferi mandar o meu próprio porque eu tinha tempo pra isso. :)

Só um lembrete pra quem for mandar e-mails: no site da Veja diz que também é necessário dizer o *endereço* no e-mail, e não apenas o telefone, RG e nome completo.

Vamos esclarecer essa situação à Veja e a todos os leitores.
Comentário de Thiago Sanches
mandei tb...: segue o texto, enviado por mim

À redação da revista Veja:
Sobre a matéria: "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país"

Creio que o ocorreu um grande engano, na materia citada acima, sendo que, se o nosso governo não planejou bem o uso do software livre e não teve sucesso com o mesmo, o erro foi do governo, e não do software livre.

Por exemplo: Um matematico inventa um ótimo método para resolver determinados problemas, você segue o método dele para resolver um mesmo problema, mas no final o seu resultado nao foi bem sucedido, de quem foi o erro?

Como defensor/utilizador de software livres, fiquei chateado, com a colocação da revista sobre esta materia!

Atenciosamente,
Thiago Sanches

Espero que sirva alguma coisa...

Comentário de Julio Neves
Reportagem da Veja: Pessoal,
é fundamental mandar um e-mail para a Veja. Apesar de não ter sido grosseiro, tb não fui muito polido. Aí vai o que escrevi (cópia total ou parcial liberada):
"À redação da revista Veja:
navegando pelo site da Abril, pude constatar diversas páginas desenvolvidas em PHP. E não poderia ser de outra forma, tendo em vista a competência do corpo técnico desta editora, já que PHP é a linguagem mais utilizada em todo o mundo para desenvolvimento de páginas WEB.

Trabalho em TI há 36 anos e nunca vi nada semelhante ao crescimento firme e constante do software livre no mundo inteiro, apesar de vez por outra depararmo-nos com uma reportagem como a supra citada.

Não fazemos lobby por produzirmos os melhores produtos, além de não temos Departamento de Marketing ou Financeiro, mas recebemos pressões por todos os lados geradas por lobistas dos quatro cantos do mundo e algumas vezes, talvez por isso, ainda temos que aturar calados reportagens inconsistentes como esta, na qual o repórter mistura de forma erronea Software Livre com política.

Prefiro acreditar que seja somente desinformação e deixo meus dados abaixo para explicar ao Sr. Duda a filosofia envolvida no Sw Livre, de forma que tal erro não se repita."
Comentário de ars351
o terrível augusto campos: augusto, meu velho, vc é terrível.

usei o seu texto sem alteração, mesmo porque estava conciso.
será que revistas mais reacionárias, mas que eu considero sérias, como a primeira leitura, fariam uma matéria favorável ao software livre?
ou mesmo a carta capital?

tomara que a veja não encare essa enxurrada de emails como se fosse de um bando de molecotes sem nada o que fazer o dia todo.
Comentário de Dicroh
CTRL+C / CTRL+V: Brain,
Parabéns o texto ficou muito bom, enviei o email na integra.

Vamos ver a resposta deles agora.


Comentário de Fábio Emilio Costa
Estou dentro...: Já mandei minha mensagem, apenas adicionando alguns fatos que achei importante...

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de trolah
O texto não é só exemplo?: Acho legal mandar os textos pra redação da veja, mas texto com cada opnião, não mandar tudo igual,
acho que o texto citado ae em cima é pra isso, não é? hehe
Comentário de Foo
Enviem com cópia (BCC) para o Observatório da Imprensa: Isto ajudará a atrair a atenção de muitos jornalistas para a nossa causa. O e-mail do Observatório da Imprensa é:

canaldoleitor@ig.com.br
Comentário de Deyson Thomé
Enviei..........: Pessoal..., Augusto,,desculpem, achei a carta modelo muito educada. Mandei uma um pouco mais temperada.....pois é inadmissível que façam o que fizeram.....Comprometeram a própria credibilidade.
Comentário de NatuNobilis
Vamos mandar cartas *educadíssimas*: Discordo veementemente de quem mandar cartas grosseiras para a Veja, simplesmente pelo fato de eles próprios não terem sido grosseiros.

Não se pode partir do princípio que uma publicação tenha agido de má fé sem nem ouvir suas respostas a um questionamento. E esse questionamento *TEM QUE* ser educado, como o do Augusto.

Mandar e-mails desaforados para a revista só vai repercutir negativamente na opinião da revista (e conseqüentemente da sociedade) a respeito do software livre e sua comunidade.

Trocando em miúdos, a reportagem afirmou que a "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país" (que aliás foi o título). Temos que mostrar que as coisas não estão relacionadas. Software livre é bom, na maioria dos casos é melhor que software proprietário, e que o erro do governo, se existiu mesmo, não foi a escolha do software livre, e sim outra qualquer.

Defender o presidente, atacá-lo, ou atacar a revista não contribuem em NADA a nosso favor. Afinal, não queremos convencer ninguém de nada. Só queremos que a reportagem seja justa com os méritos do software livre. Certo?
Comentário de ricardo_k2
TAMBÉM FIZ A MINHA PARTE!: Sobre a matéria sobre a matéria 'Opção de Lula pelo Software Livre atrasa o país' é um erro grave confundir o Software Livre e a gestão petista.

É sempre conveniente lembrar que o governo estadual(sob o comando dos tucanos nos dois últimos mandatos) tem o programa Acessa São Paulo (no Poupatempo de Itaquera,por exemplo)com sua própria distro Linux,cumprindo sua parte na inclusão digital/social,longe de questões partidárias.

Se os recursos destinados a tecnologia são maus geridos pelo governo Lula,com certeza, a culpa não é do Software Livre.

Atenciosamente,

Ricardo dos Santos

Software Livre é a minha cara,
Debian é a minha escolha!
Comentário de Eric Tisanurov
Imprensa unânime: Veja é impostora.: Enviem suas cartas à Veja, mas não gastem muito tempo com elas.

Quem viu ontem pela TV Cultura o Observatório da Imprensa, assistiu a um programa memorável em que jornalistas do mais alto quilate condenaram em nome de toda a Imprensa o que chamaram de "impostura jornalísitica da revista Veja".

A Veja, segundo eles, "é um clássico de cinismo". "a bíblia do parajornalismo" que a cada reportagem, como a que lemos sobre software livre no governo, sintetiza "de forma admirável e trágica a história da sua própria decadência".

Portanto mandem, sim, suas cartas, mas não percam de vista que a Revista Veja não passa de galinha morta.
Comentário de marcus
Galinha morta que é lida: Galinha morta que é lida semanalmente por milhares de pessoas, ajudando a formar opiniões e de certa forma criando as "verdades" que estas pessoas irão usar em muitos aspectos das suas vidas.
Não dá pra tratar o assunto com essa simplicidade toda.
Comentário de Andre Martines
Minha colaboração...: Assumindo que seu texto está licenciado sobre a "GPL" :-)
Mandei o seguinte texto, baseado no seu...

À redação da revista Veja:

Sobre sua matéria "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país", gostaria de registrar que o software livre é um modelo de desenvolvimento colaborativo em franco crescimento em todo o mundo, sendo inclusive o responsável pela maior parte da infra-estrutura da WWW (o popular servidor livre Apache e o interpretador livre PHP são encontrados até mesmo na infra-estrutura do website de Veja) e vem sendo encontrado em escala cada vez maior nos computadores dos usuários domésticos, com aplicativos de popularidade ascendente como o OpenOffice e o navegador Firefox.
Gostaria de registrar meu descontentamento pela maneira como os dois assuntos foram misturados, o que acabou refletindo de forma extremamente negativa sobre um movimento mundial que é, por natureza, independente de ideologias externas ou de correntes partidárias.
É lamentável a "condução" dada ao assunto pelo signatário da matéria, que dá mostra mais uma vez da falta de imparcialidade deste folhetim que se submete aos caprichos da elite ou serve a interesses comerciais de vultuosas companhias que podem PAGAR por publicidade.

Faltou ao responsável pela matéria mostrar a outra face da realidade. E responder as seguintes perguntas:

Onde no hanking estão os governos da Comunidade Europeia que também apoiaram a migração para software livre?

Quais as grandes corporações obtiveram melhor performance usando o mesmo "causador" do atraso brasileiro?


Talvez seja melhor mudar o nome do folhetim para MIOPE, só isso explicaria porque:
O folhetim MIOPE não VIU os casos do governo Alemão ou de companhias como o Metro de São Paulo, Lojas Renner, Casas Bahia, Granero Transportes, Banco do Brasil e Carefour só para citar algumas de cabeça.
O folhetim MIOPE não VIU a lista dos 100 maiores supercomputadores do mundo todos utilizam LINUX.

As centenas de comentários de leitores de sites e fóruns especializados no tema, criticando a forma lamentável como o assunto foi coberto em Veja na semana passada me dão a certeza de tratar-se de um JABÁ.

Mais que nunca sinto-me aliviado por ter deixado a muito de ser assinante deste folhetim.


Atenciosamente,

Comentário de Eric Tisanuros
Veja: papel couché para embrulhar peixe.: Não dá pra tratar o assunto com essa simplicidade toda.

Pode ser. Mas dada a percepção, a cada dia que passa, dessas milhões de pessoas de que a revista não as ajuda muito a formar opiniões e de que não se deve dar crédito às "verdades" que a revista publica, creio que ela mesma já faz o trabalho de desmetir, sozinha, tudo o que publica.
Comentário de Leandro
Sim, porém...: Porém não tem mais credibilidade. Basta lembrar o que fizeram com o Ibsen Pinheiro em 1992, só para citar um caso.

O cara tinha USD$ 1.000,00 num banco do Uruguai e colocaram que tinha 1.000.000,00. Ele ficou totalmente desacreditado na época (Quem não lembra ou não viveu isso, procure pelo caso no google). Há cerca de um ano atrás o reporter abriu o jogo e assumiu seu erro, disse que avisou a revista antes da publicação e mesmo assim eles publicaram uma mentira deslavada.

E basta ser um pouco consciente para ver o quanto caiu a qualidade da revista. E sim, eu falo isso porque leio a revista seguidamente, não estou falando de algo que 'acho'.

Sou professor e não indico a Veja a nenhum aluno meu. Ler Veja hoje em dia é só para analisar artigos e estudar a manipulação da informação.

Sinceramente, é uma pena. Cresci lendo Veja e para mim era uma revista séria. Mas os últimos anos foram duros com a revista. Hoje parece imprensa marrom, totalmente anti-PT. Ora, uma revista tem de ser imparcial. Não tenho partido político, e uma revista não deveria ter também.

Saludos

Leandro
Comentário de RAM
Taí minha contribuição: Prezados Senhores:

Venho protestar contra o conteúdo distorcido da matéria "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país" publicada na última edição da revista Veja.

Associar o software a bandeiras partidárias foi de um erro senão infantil pouco profissional em termos de jornalismo ético e insento. Uma época de eleição pode afetar o julgamento das pessoas, mas o movimento de software livre é muito maior que questões partidárias uma vez que no Brasil não existe muita ideologia em partidos que só almejam o poder pelo poder.

A revista Harvard Business Review, que não deve ser ideologicamente identificada com a esquerda, fez uma matéria sobre a capacidade de resolução de problemas que existe na comunidade do software livre. Um problema detectado por um usuário na Califórnia e postado num fórum teve uma resposta em menos de 16h por conta da mobilização de experts em todo o mundo, que por causa do fuso horário puderam trabalhar sem interrupção na solução do problema. O artigo destacava a capacidade de comunicação, identificação das competências necessárias e disposição para solucionar o problema muito mais que esconder o erro ou procurar culpados. Por fim, os autores compararam essa capacidade com algo semelhante que ocorre na Toyota Motors, que dentre em breve será a maior montadora de automóveis do mundo batendo a até então poderosa General Motors.

Eu pergunto: será que a Microsoft tem tal capacidade? Não seria mais interessante alegar mal uso do produto e evitar que os desenvolvedores conhecessem o problema direto uma vez que eles são isolados pelo hot-line? O jogo de poder dentro da organização faz com problemas apareçam na maioria das vezes ou sejam acobertados? Antes de solucionar problemas a preocupação não é mais procurar pelo culpado que pela solução?

Neste sentido, fica para a reflexão se o software livre traz tanto atraso assim para a humanidade ou para aqueles que deixaram de fazer negócios com o governo federal ...

Não cometam o erro já cometido pela revista Exame, do mesmo grupo editorial, que alegou que o software livre incentivava a pitaria. Assim não adianta gastar telefone para recuperar assinante.


--

Comentário de a5t340
Reportagem Veja.: Olá a todos,

Limpem os olhos impregnados pela revolta quanto à esta reportagem sem cabimento e vejam a real oportunidade que surgiu!

Os leitores estão com o assunto na ponta da língua, é o assunto desta semana. A notícia ainda está fresca.

Vendo isto como uma oportunidade, porque não usar a atenção que os leitores estão dando ao assunto neste momento?

Tentemos publicar em outras revistas nacionais de grande circulação ou até mesmo em internacionais e sites uma imagem real do movimento do software livre.

Vamos munir estas publicações com fatos que demostrem a adoção atual do Software Livre no mundo além de, é claro, conceitos a respeito da filosofia do mesmo.

Vamos mostrar como governos estão economizando fortunas e ao mesmo tempo investindo em inclusão digital.

Ja temos apoio do governo que nos irá munir de informações suficientes para responder à Veja no tocante ao que se trata da adoção do software livre no governo além de inúmeras fontes nacionais e internacionais defensoras da filosofia; mas podemos ainda criar uma reportagem para ser pulicada em outras revistas a respeito do software livre que aqueça a discussão. A revistas concorrentes irão gostar de uma oportunidade para ir contra a Veja e ao final os leitores estarão mais informados e curiosos para conhecer este Software Livre de que todo mundo fala e em torno do qual está ocorrendo uma grande discussão.

Até uma pessoa que não entendia do assunto vai chegar perto de você e perguntar: "Não é com esse negócio de Software Livre que você trabalha, é uma revolução mesmo ..."

Vamos nos movimentar!


Comentário de Donnie Darko
qualidade???? séria????: qualidade???? séria???? Quando foi isso????
acompanho essa m&%$@ há tempos e não me lembro da época em que essa revista foi séria e teve qualidade.
Comentário de Alexandre_Martins
A minha foi assim...: Alexandre Martins
para veja
Mais opções 22:29(2 minutos atrás)
Quero manifestar meu repúdio pela forma capciosa com que a veja trata o software livre, atuando mais como uma fiel defensora de um de seus anunciantes (digamos, o mais rico do mundo) em detrimento de avaliações técnicas sérias que levem em consideração a opinião da comunidade científica ligada à área. "Vejo" que veja está se comportando mais como folha de anuncios que veículo jornalístico.

Com Franqueza

--
Alexandre Gouveia Martins
Florianópolis - SC
RG: xx.xxx.xxx-x - SSP - SP
FONES: (48) xxxx.2079 (48) xxxx.1494

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre)
Comentário de leleobhz
Preferi fazer diferente.: Mail to: cartas@cartacapital.com.br

Achei mais adequado, também pedir espaço em outro meio, já que boa parte dos presentes estão fazendo a parte deles (Mandando para a veja) e creio interessante levantar esta questões em outros meios.

Aos que mandaram para a veja, sinto-me grato, para que os mesmos se sintam obrigados a responder por isso, apesar de que acho que conheço o que publicar-se-á.
Comentário de vatsu
Texto FDL: Gostaria de incluir no texto o período abaixo para enfatizar a maneira como a comunidade atua, não só na produção de softwares:

Este texto, aliás, foi produzido seguindo a metodologia de desenvolvimento de Software Livre: Foi escrito publicado e esta sendo alterado pelos interessados que podem republicá-lo, seguindo a licença FDL - Free Documentation License.

Grande inciativa, Brain !
Sem mais,
Vatsu
Comentário de Marcelo de Souza Lima
Já mandei a minha:: À redação da revista Veja:

Sobre a matéria "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país", gostaria de informar que o fato do Governo não possuir sites de serviços on-line nada tem a ver com a opção pelo software livre, para tanto existem tecnologias extremamente conhecidas pelos profissionais de TI tais como o Servidor Apache, a linguagem PHP e o Banco de Dados PostgreSql. Acredito que o problema é de iniciativa, problema este que atinge todas as camadas de nosso Governo, inclusive, e lamentavelmente, a área de TI.
Atenciosamente,

Marcelo de Souza Lima
xx.xxx.xxx-x
(xx) xxxx-xxxx
Comentário de Edgard Alfredo Canteros
Minha resposta à veja: À redação da revista Veja:

Ontem foi a Globo com sua campanha a favor do desarmamento, fato que atenta contra a legitima defensa dos cidadanos honestos e trabalhadores de nosso pais. Já que mentra nois "não" :) temos como nos defender os criminosos fazem ostentação das mais modernas armas e aida mais... se dão o luxo de desafiar o mesmo sistema de estado atacando nosso policiais e asassinando nossos cidadanos.
Em fim, não vou alegar mais sobre este assunto que voçês conhecen melhor que eu.
O que se quero dizer a voçês que desinformando à população sobre o software livre estão cometendo o mesmo erro.
Eu pessoalmente acho que neste mundo o terrorismo tein varias caras. O terrorismo se exerce com as armas (guerrilha), "com a pena ou computador (prensa)" ou a palavra (agitadores).
A desinformação tendenciossa de parte dos monopolios de "cualquer tipo" em favor de um objetivo definido por eles mesmos, tamben é uma forma de sembrar o "terror" numa faixa da população. Pudendo se entender esta ação de terrorismo de colorinho branco.
Na minha casa não se assite mais o rede glovo (sim... em minúsculo), acho que a partir de agora tamben não vai se ler mais a revistas da editorial abril.

REPASSANDO:

Sobre sua matéria "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país", gostaria de registrar que o software livre é um modelo de desenvolvimento colaborativo em franco crescimento em todo o mundo, sendo inclusive o responsável pela maior parte da infra-estrutura da WWW (o popular servidor livre Apache e o interpretador livre PHP são encontrados até mesmo na infra-estrutura do website de Veja) e vem sendo encontrado em escala cada vez maior nos computadores dos usuários domésticos, com aplicativos de popularidade ascendente como o OpenOffice e o navegador Firefox.

Não posso responder pela política de software do governo federal, embora acredite que ele nos dará condições e dados que permitam rebater também as críticas que foram feitas à sua política de adoção do software livre. Mas gostaria de registrar meu descontentamento pela maneira como os dois assuntos foram misturados, o que acabou refletindo de forma extremamente negativa sobre um movimento mundial que é, por natureza, independente de ideologias externas ou de correntes partidárias.

As centenas de comentários de leitores de sites e fóruns especializados no tema, criticando a forma como o assunto foi coberto em Veja na semana passada me dão a certeza de que a inclusão de uma análise sobre a presença do software livre no dia-a-dia dos chamados "usuários comuns" seria uma adição válida à pauta de futuras edições da revista.
Atenciosamente,

Edgard Alfredo Canteros
R.G. 9959841-7
(48) 8408-3903
Comentário de bogus
Memória Brasil: Não é porque a Veja cometeu um erro e até agiu de má fé que vamos passar uma borracha na história. Outro detalhe é que o erro do U$ 1.000.000,00 foi percebido nas semanas seguintes e divulgado em toda a imprensa, logo não foi esse o motivo para o então presidente da Câmara ter sido cassado. Se quer criticar a Veja vá em frente, mas tenha calma com as conclusões que tira.
Comentário de bogus
Título: O título "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país" é da edição online. Na edição impressa, pelo menos a que tive acesso, o título é "O grátis saiu mais caro".
Comentário de alexander
veja que coisa!: Que país é esse, essa VEJA deveria ser processada por levar informações falsas ao cidadão brasileiro e não apenas isso, mais também prestar esclarecimentos a nossa sociedade
Comentário de brandizzi
Outras revistas...:
será que revistas mais reacionárias, mas que eu considero sérias, como a primeira leitura, fariam uma matéria favorável ao software livre?
ou mesmo a carta capital?


Primeira Leitura, eu não sei. Na verdade, acho que as vantagens da Primeira Leitura são que seus artigos tem muita consistência dentro do próprio universo deles e que ela não adere à prática lenga-lenga da Veja de se dizer imparcial. De qualquer forma, neste ano eleitoral, se tiver perto do presidente e parecer madeira, Veja e Primeira Leitura vão tacar fogo, então temo que, provavelmente, o posicionamento da Primeira Leitura não seja imparcial - como nunca é, felizmente.

CartaCapital, porém, tenho certeza que fará uma análise muito melhor. Já vi reportagens sobre o assunto nela, e são bem escritas, embora eu discorde de alguns pontos. Se a discussão precisa de uma revista impressa como juiz, que seja a CartaCapital. Só tenham ciência de que ela não vai ficar passando a mão na cabeça do software livre - o que, felizmente, não precisamos :)

tomara que a veja não encare essa enxurrada de emails como se fosse de um bando de molecotes sem nada o que fazer o dia todo.


Eu que o diga!

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Laerte
Software Livre: olha o que meu amigo carlos descobriu

Software livre deve estar atrasando eles tb

http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://vejaonline.abril.com.br

Comentário de Júlio Augusto Pereira
Revista tendenciosa!!: Olhem só o q escrevi:

Para a redação:


Olá! E muito obrigado pela atenção.

Gostaria de expressar minha decepção em relação a matéria sobre Software Livre no Governo Federal. Vocês, na minha opinião estão vendo só alguns aspectos negativos e focando-se demais neles.
Outra coisa que não concordo é essa raiva incondicional em relação ao atual governo. Essa matéria me pareceu apenas um pretesto para desvalorizar as ações do governo Lula.
O uso de Software Livre implica em muitas vantagens. Uma questão que deveria ser levada em conta, é a segurança oferecida. Um Kernel 2.6 por exemplo, é extremamente seguro e estável. Pena não ter sido comentado...
Já com o uso de soluções proprietárias estamos nos baseando na palavra da produtora do software. Não temos a mínima idéia do que acontece por baixo dos panos em um software de código fechado.
Creio que cargos públicos necessitem de uma certa privacidade (que certeza temos, com o sotfware de código fechado?) de dados.
Empresas que vendem caixinhas de soluções, se empenham em manter um vício de compra e venda (eles querem seus usuários sempre "atualizados", pagando novas licensas, não podemos virar dinossauros, como diz a maior empresa de software do mundo), que na minha opinião, vocês poderiam ter colocado na matéria! Mas uma pessoa com um pouco de raciocínio, pode lembrar que existem ótimas soluções livres, tanto para escritórios, quanto outras áreas...
Por fim, a vantagem que eu considero como a mais importante de sistemas livres: Na minha opinião, não se gasta com Software Livre, e sim, se investe!
É muito mais interessante investir em treinamentos e funcionários (que aprendem e se atualizam), do que gastar em licenças carissimas, em que o dinheiro se embora, caindo no bolso de estrangeiros.
Era isso, muito obrigado.


Meu nome é: ...
RG número: ...
Telefone: ...
Comentário de Alexandre_Martins
E eles registraram...: Veja
para mim
Mais opções 09:25 (8 horas atrás)

Prezado leitor (a),

O departamento de Atendimento ao Leitor de VEJA recebeu seu
e-mail.
Sua mensagem eletrônica será encaminhada para a pessoa que melhor
poderá atendê-lo. Se sua carta é destinada à publicação na seção
dos
leitores, queremos adiantar que por uma questão de espaço nem
toda a
correspondência que recebemos é publicada. Qualquer comentário
que ela
contenha será encaminhado aos nossos editores para que eles tomem
conhecimento de suas críticas e observações. Se o objetivo de sua
carta é outro, por favor, aguarde uma resposta posterior.
Agradecemos o
interesse por VEJA e esperamos atendê-lo o mais rápido possível.

Atenciosamente,

Atendimento ao Leitor
Revista VEJA
-----------------------------------------

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de monthiel
Já mandei a minha: Pessoal, já mandei a minha carta a revista Veja. Também fiz uma cópia do post em meu Blog
Espero que todos participem!

-----------------------------
Blog sobre linux:
http://meulinux.blogspot.com
Comentário de monthiel
Já mandei a minha: Pessoal, já mandei a minha carta a revista Veja. Também fiz uma cópia do post em meu Blog
Espero que todos participem!

-----------------------------
Blog sobre linux:
http://meulinux.blogspot.com
Comentário de Goedson Paixão
Já mandei a minha: Também mandei a minha mensagem para a Veja. Como sei que nenhuma palavra do que enviei será publicada por ela, coloquei a mensagem no meu blog.

Comentário de helio roberto santana
ranking de cartas: Acho pouco provável que eles sejam honestos neste ranking, se apresentassem um número muito alto estariam assumindo estar errada a reportagem pois ninguém reclaramaria se a reportagem fosse correta.
Comentário de Antonio Gomes
Babacas!: Babacas!
Comentário de xnardelli
veja: giovan nardelli - xnardelli@yahoo.com.br

Tem o meu apoio.
Porém, devemos ressalvar que a revisa veja é um instrumento para a massa um pouco instruída.
Devemos salvá-los de mais esta lavagem cerebral.

até pq sofwtares pagos são maciços anunciantes da revista... será que eles tem isenção de ânimo pra falar do soft livre??

Em resumo, em o meu apoio.
Comentário de RockerTux
Feios! Bobos! :-P: Feios! Bobos! :-P

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de Marcos Silva Pereira
Ranking de Cartas: Hum, muito baixo para o meu gosto: segundo assunto mais comentados, mas apenas 79 correspondências. A comunidade ficou com preguiça ou a Veja não contou todas as cartas?
Comentário de brain
Seção de cartas fecha na quarta: Segundo um comentário do Bruno Laturner em outra thread, o expediente da Veja informa que a Seção de Cartas fecha na quarta. Vamos ter de aguardar a edição da semana que vem para ver a contagem completa.
Comentário de RAPTOR
REVISTA VEJA: Com certeza, o governo vai se dar mal se colocar software livre nos pc´s populares
Sou totalmente contra isso.
Esse Lula não sabe o que faz, não tem nem o ensino médio completo, não sabe o que é software livre.


Comentário de walfredo junior
Eu enviei e Você ta Esperando o Quê ?: Eu já fiz a minha parte..Vamos ver no que vai dar !

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004