Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo rejeita proposta de Windows XP Starter Edition no PC Conectado

O leitor StanStyle enviou link para a matéria do IDG Now com as manifestações de Sérgio Rosa, descrito como “diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), órgão que coordena o subgrupo de software no projeto do computador popular” sobre a rejeição da proposta da Microsoft de participar do projeto PC Conectado com o intencionalmente limitado Windows XP Starter Edition.

Trecho incluindo as críticas ao produto e a afirmação de que a proposta devolvida à Microsoft foi a única de software proprietário a ser submetida ao projeto até o momento: “Segundo o diretor do Serpro, até o momento a Microsoft apresentou o sistema operacional Windows XP Starter Edition como proposta para o PC Conectado. O sistema, entretanto, apresenta algumas limitações, como permissão para a abertura de apenas três telas ao mesmo tempo e restrições para instalação em rede. "O governo quer que a população com renda até 1.500 reais tenha a possibilidade de comprar um computador com incentivo fiscal, parcelado, de qualidade e com garantia de atendimento por telefone durante um ano. Não queremos dar uma tecnologia para quem tem menos condições financeiras inferior àquela daqueles que têm mais condições. Isso é discriminação", afirmou. Sérgio Rosa afirmou ainda que a proposta da Microsoft foi a única de código proprietário apresentada ao grupo de software do PC Conectado e que, em virtude de suas limitações, foi devolvida à empresa. O executivo ressaltou também que a empresa não sinalizou se pretende fazer uma nova proposta.” Ele disse ainda que “se a Microsoft apresentar um sistema operacional que atenda as necessidades técnicas básicas, o governo não terá nenhum preconceito em aceitar”, e curiosamente foi esta afirmação que o IDG Now preferiu privilegiar ao dar seu título à matéria. Mas certamente ainda veremos muita água passar sob esta ponte antes de haver definição sobre este projeto - o que deverá ocorrer em abril.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de frtn
hahahahah: ahahahhha o bill sifu mais uma vez... espero q continues assim.
Po macromedia e adobe, facam o favor de lancarem seus produtos pra linux!
Comentário de Manoel Pinho
Só uma correção: O Windows XP "Poor Edition" que a M$ quer empurrar não limita em 3 "telas", mas 3 programas rodando simultaneamente.

As brincadeiras dizem que só dará para rodar um programa por vez, uma vez que os outros 2 programas seriam o antivírus e o antispiware. E se o computador tiver infectado com o vírus não poderá rodar nenhum programa, visto que o terceiro será o próprio vírus :-))

A verdade é que o Windows de pobre é o de "dez reaus" no camelô, que por ironia tem menos limitações que o próprio Windows Professional vendido a preço de ouro, visto que não precisa de ativação.
Comentário de brain
3 telas: Tem razão, a descrição dele foi pobre. Mas segundo esta descrição da Microsoft, cada um dos 3 aplicativos só pode mesmo abrir 3 janelas. Isto é descrito no texto como 'Simplified task management'
Comentário de ???
caras esse ein cp start editi: caras esse ein cp start edition é uma piada mesmo, as vezes acho que a m$ pensa que seus clientes são um bando de bosta. Mas alguem me tira uma duvida, se eu ativar o firewall que vem com o xp, este conta como um dos tres programas que se pode abrir? a minha duvida é se os programas feitos pela m$ entram nesta jogada de tres programas tb. heheh a do virus foi boa mesmo, agora pensa só um virus rodando sobram então 2 programas pro usuario, um trojan rodando sobra apenas 1 programa pro usuario então. este 1 que sobra deve ser ocupado pelos spywares, logo o cara liga o win e fica sem poder usar.

falows
Comentário de skrull
Esta questão sobre os softwa: Esta questão sobre os softwares a serem utilizados só existe por causa das pressões da habitual política monopolista da microsof através de seu loby.
Imagine se a Dell ou outras empresas fabricantes do "chamado PC de marca",tivessem a mesma política (e o poder para exerce-la, como a microsoft.), ainda bem pelo menos nesta área do programa,não estão ocorrendo questionamentos ao estimulo da indústria nacional .

link relacionado:
(http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/MercadoInterna.aspx?GUID=9C55DE2F-FBC8-42B1-B25E-856E08428CD1&ChannelID=2000002)
Comentário de John Doe
Ação e reação...: Isso é muito engraçado. Parece briga de criança. Por um lado a MS oferecendo uma versão do SO deles - que não vai servir para grande coisa além de bootar o "computador popular" - e de outro lado o governo batendo pé e dizendo que não quer saber de Windows. Não defendo nenhum dos lados, apenas acho que os governantes deveriam ser um pouco mais imparciais. A situação é delicada e marcas não deveriam ser questionadas, mas sim especificações. É preciso lembrar que estamos a menos de 20 meses de uma eleição Presidencial e que qualquer candidato de oposição que possa ser considerado páreo para o atual presidente pode ser alvo de apoio (econômico) de empresas como a MS na próxima eleição. Num país como o nosso é possível que qualquer um seja eleito - vide Collor, FHC etc... - bastando apenas que um partido tenha recursos para bancar uma campanha (e para contratar o melhor marketeiro que o dinheiro possa pagar). Tenho visto alguns comentários por aí dizendo que a MS estará deixando de arrecadar alguns bilhões de dólares aqui no Brasil (apenas no setor governamental) durante a atual gestão em virtude da não renovação de licenças de software. A pergunta final é: será que os "Dom Quixotes" tem noção disso? O que significaria a doação algumas centenas de milhões de dólares para um candidato de oposição (o qual certamente seria complacente no futuro) para uma empresa que deixou de faturar alguns bilhões? Tem muita gente por aí que pensa apenas no presente e não no futuro. Tem muita gente por aí que está batendo palmas para os "Dom Quixotes", achando que a grande revolução está acontecendo. Se nenhuma atitude séria for tomada *logo* com relação a isso tudo, acreditem, o futuro do SL no Brasil estará comprometido. Pensem nisso.


Glossário:

Dom Quixote: Definição dada a *determinados* "articuladores" do SL no Brasil que acreditam na "Utopia Marxista" e que é possível se ganhar tudo no grito. Alusão ao lunático personagem de Cervantes que lutava contra inimigos imaginários.
Comentário de WANDERSON CLERIO DA SILVA
pc-conectado: Acorda pessoal. Temos que deixar de enviar dinheiro para o U.S.A. Temos o codigo livre para aprender e desenvolver. O dinheiro que fica aqui deve ser investido no nosso povo (treinamento, aprendizado, desenvolvimento, etc) e todos ganharemos. Sabemos do poder, da estabilidade e da funcionalidade dos softwares. Não podemos ficar sob o dominio de ninguém.
Temos o linux por exemplo sem restrições. Por que pegar um windows mais limitado? Quem está ganhanhdo com isso?
Comentário de rednaxel
Caro: Na minha opinião, R$ 1.400 ainda é caro para um PC popular. Por esse preço, até mesmo parcelado em 24 vezes, já é possível comprar um Duron (ou talvez um Sempron) desses tudo-on-board em lojas normais. Basta olhar nos classificados de qualquer cidade grande aqui no Brasil. Deveria custar menos de R$ 1.000 pra ser realmente barato, e ser financiado com juro quase zero.

Comentário de Manoel Pinho
Imparcialidade: Eu acho que o governo não está sendo parcial, muito pelo contrário, pois ainda está dando tempo demais (o projeto já está atrasado pelo cronograma inicial) para que a M$ apresente sua proposta. Apenas está sendo racional em alegar que somente com SL se conseguirá oferecer um conjunto mínimo de programas para o computador.

Oferecer somente o windows, e ainda por cima uma versão capada dele, é muito pouco e se a M$ estivesse mesmo preocupada com pirataria não faria uma oferta indecente dessas. Hoje é inconcebível um micro windows sem um antivírus, firewall e uma suite Office no mínimo. E não tenho dúvidas que a primera coisa que um usuário faria num PC popular somente com windows seria instalar um M$ Office pirata, que custa o mesmo que o computador todo...

Claro, a M$ poderia oferecer o OpenOffice.org para windows no pacote mas duvido que o faria. E também acho difícil ela doar (colocar a custo zero) o M$ Office ou o tal de M$ Works (que eu nunca vi para falar a verdade pois todo mundo só quer o MS Office mesmo), pois isso abriria um precedente que ela nunca fez...

Comentário de
Inversão: John de Tal, independente da sua profunda análise das conseqüências partidárias do noticiário, no caso desta notícia específica o governo não ficou "batendo pé e dizendo que não quer saber de Windows", como você diz. Pelo contrário, a declaração se restringe a desclassificar o XP Starter, e acrescenta o trecho “se a Microsoft apresentar um sistema operacional que atenda as necessidades técnicas básicas, o governo não terá nenhum preconceito em aceitar
Comentário de Tango
"Further simplification of th: "Further simplification of the operating system includes the display resolution set to 800x600 maximum and no support for PC-to-PC home networking, sharing printers across a network (...)"

800x600 de resolução máxima? Nenhuma rede caseira e nenhuma impressora de rede? Esses caras estão de brincadeira, né?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Alessandro
Tempo para microsoft: Estão dando tempo para a microsoft pensar se vale a pena ou não, se fosse ao contrário, se a microsoft tivesse um produto pronto e o software livre não, este projeto ja teria saído a muito tempo, e dariam a desculpa que a microsoft foi a única empresa que apresentou um projeto a tempo.

Isso é uma vergonha, mesmo se não tiver o windows no PC Conectado eles estão fazendo uma média com a microsoft.
Comentário de dimaslorencao
Boa :-): "As brincadeiras dizem que só dará para rodar um programa por vez, uma vez que os outros 2 programas seriam o antivírus e o antispiware. E se o computador tiver infectado com o vírus não poderá rodar nenhum programa, visto que o terceiro será o próprio vírus :-))"
Comentário de Ednei Pacheco
Jogos!: Vejam o lado bom: pra quem gosta de jogos vai ser interessante, já que nunca vi ninguém rodar 2 ou 3 jogos simultâneamente. Para outras atividades, nós particionaremos do disco rígido e instalaremos o GNU/Linux nele! E com direito à rodar ao mesmo tempo o KDE, OpenOffice.org, Firefox, Thunderbird, Kopete, KGet, Konqueror... &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de sonic
Não está havendo parcialida: Não está havendo parcialidade neste caso,agora, mesmo que se opte abertamente por sistemas opensource em detrimento da microsoft,não se pode falar de parcialidade já que a escolha não se deu entre duas ou mais empresas e sim entre modelos de licenciamento.

É como em uma licitação na qual o governo quer comprar aviões militares(caso real),existem várias empresas de países diversos que fazem suas propostas, mas o governo quer além de comprar o avião,transferencia de tecnologia para que futuramente se possa construir/desenvolver aviões aqui mesmo,e utiliza uma compra de vulto como moeda de troca para a transferencia de tecnologia. Uma empresa que não atenda a estas especificações e seja descartada não pode reclamar de parcialidade por parte do governo.
Da mesma maneira,
se o governo lançar um projeto onde especifica a utilização de software livre e abrir licitação pública,todas as epresas interessadas
deverão atender estes requisitos! Se a microsoft pode participar desta licitação? Claro que sim ! Basta licenciar seus software como GPL...bem vinda !
Comentário de Julio
PC Conectado: Com certeza na proxima eleicao a Micro$oft vai entrar com uma grana preta no caixa da campanha do PSDB. Já li notícias que em São Paulo estão desarticulando o Projeto dos TeleCentros com Software Livre....
Comentário de javaes
PC Conectado: A pergunta final é: será que os "Dom Quixotes" tem noção disso? O que significaria a doação algumas centenas de milhões de dólares para um candidato de oposição (o qual certamente seria complacente no futuro) para uma empresa que deixou de faturar alguns bilhões?

Infeliz do país que tem em seio cidadãos: politicamente ignorante. Tais pensamentos em nada contribui para o debate.

Comentário de javaes
PC Conectado: Jogos de qual década?
Comentário de Micaelis
Deprimente...: Se seu comentário procede, prova mais uma vez que os políticos deste país não tem o menor respeito pelo dinheiro público.

Não quero defender o Governo atual, mas a iniciativa do PC Conectado e a insistência em preferir o uso de SL no sistema é louvável e prova que as pessoas envolvidas no processo tem bom-senso.

Já li diversos artigos sobre os telecentros de São Paulo e eles são bastante elogiados o exterior. Seria um suicídio político extingui-lo, já que o mesmo tem visibilidade internacional.

As diversas iniciativas do Governo Federal em relação ao SL devem ser mantidas na próxima gestão, já que esta não é só uma questão econômica, como de soberania. O uso de SL vai nos permitir diminuir o atual gap tecnologico como diminuir nossa dependência de produtos estrageiros. Só o fato de reduzir o envio de divisas já é digno de aplauso!

Como já disseram antes, temos que olhar para o futuro. Nas próximas eleições, devemos estar mais atentos as propostas dos candidatos e deixar claro que os projetos realizados nesta administração devem não só ser mantidos como melhorados. É o nosso suado dinheiro em jogo!

--
Micaelis
Comentário de John Doe
Continuando...: Acho que não só a MS vai colaborar. Existem muitas empresas grandes por aí (muitas delas "apologistas" do SL) que deixaram de faturar *muito* nos últimos anos. Com relação aos Telecentros em SP isso já era de se esperar. Isso já aconteceu no RS também com a UERGS - que usava SL no projeto original - quando o governo do estado mudou. A que se credita isso? Radicalismo de alguns e ganância de outros. Acredito que pelo atual rumo das coisas, histórias assim certamente se repetirão num futuro próximo.

John Doe
Comentário de Ednei Pacheco
Não entendi?: Não entendi?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de gilmar botelho
Governo rejeita projeto da Microsoft XP: não tem jeito mesmo mas eles podem ser continurem mas não teram de forma alguma hoje sempre será codigo livre, graças a DEUS.....
Comentário de Heitor Moraes
Concordo Plenamente com o Ednei: Eu acho ótima essa idéia do "Not-so-expensive Edition".
Assim eu posso ter um SO de verdade (Linux) e um X-Box (uma mistura tosca de X-Box com Pocket-PC) no meu computador ao mesmo tempo.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Connochaetes Taurinus
O "PC Conectado" não é mais: O "PC Conectado" não é mais que um programa de subsídios oferecido pelo governo para a aquisição de equipamento de baixo custo financiado a juros reduzidos para as camadas de menor renda da sociedade. O governo, seja ele qual for, é autônomo para decidir o quê e como vai subsidiar. Somente levará em consideração outras possibilidades se a sociedade manifestar-se contrária à opção pretendida.

Contrários à adoção de SL no PC Conectado, como podemos ver até o momento, são uma empresa e seus parceiros, que obviamente representam seus próprios interesses e não os da sociedade. E esta, aparentemente, pouco tem manifestado-se a respeito. Com exceção dos comentários na área da informática, imprensa especializada e comunidade SL, nada vê-se nada na grande mídia (tvs, jornais de grande circulação, etc). O governo sente-se livre para fazer como quiser.

Em meu entendimento esta não é uma questão em que deva-se respeitar o "direito de escolha" do consumidor. O governo opta por dar incentivo à industria e decide em que termos o fará. É como dizia Henry Ford ao lançar o Ford modelo T, "Você pode escolher qualquer cor, desde que seja preta".
Comentário de Heitor Moraes
URGENTE!!!!!!!!!!!!: QUE ABSURDO!!!
ISSO EU NÃO TINHA VISTO:

# 128 MB of RAM maximum
# 40 GB maximum hard disk space

http://www.microsoft.com/presspass/newsroom/winxp/08-10WinXPStarterFS.asp
"No fim da página."

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Manoel Pinho
Positivo pretende lançar PC com Windows popular: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/MercadoInterna.aspx?GUID=DB6C5F22-4FE9-4C61-925A-AD495C61EF40&ChannelID=2000002

Positivo lança PC com Windows popular

Quarta-feira, 9 março de 2005 - 16:34

Camila Fusco - IDG Now!

A Positivo Informática pretende lançar ainda neste semestre um computador equipado com o sistema operacional Windows XP Starter Edition, da Microsoft, independentemente da aprovação do governo federal para sistemas proprietários no PC Conectado.

Segundo Hélio Rotenberg, presidente da empresa, se o governo não aprovar a utilização de códigos proprietários no projeto do PC popular, a Positivo trabalhará com um projeto em Linux a preço de 1.399 reais. No entanto, colocará por conta própria no mercado também um PC de baixo custo equipado com o Windows XP Starter Edition.

"Se o governo não nos permitir participar do PC Conectado com o Starter Edition, não nos restará outra opção além de lançar um produto com Linux. Mas, mesmo que não ocorra essa permissão, vamos oferecer PCs mais competitivos com Starter Edition", diz.

De acordo com Rotenberg, o computador de baixo custo com Windows da Positivo custará menos de 1.799 reais, valor pelo qual já é possível encontrar máquinas atualmente. O equipamento deverá estar à venda ainda no primeiro semestre deste ano.

Embora a política do governo para o PC Conectado ainda apresente muitas indefinições - como aquelas que dizem respeito ao modelo de subsídio e ao tipo de sistema operacional utilizado - Rotenberg elogiou a iniciativa e acredita que o movimento já contribui para a redução de preços de computadores no mercado.

"O programa do governo deu um passo enorme porque fomentou uma discussão em torno de preços e de fazer um PC competitivo para uma classe não incluída. Esse fomento já vai resultar em baixas significativas de preços. Porém, pretendemos chegar a um preço ainda menor com o subsídio do governo", afirmou.

Segundo informou o ministro das Comunicações Eunício Oliveira durante a Telexpo, na semana passada, o projeto do PC Conectado deve estar concluído até a segunda quinzena de abril.
Comentário de Adilson B. Jr.
uhm...: particionar o disco nada. formatar e instalar uma distro.
Comentário de Rafael
Firewall: O XP SE não conta com este tipo de programa (FireWall, Antivirus), e segundo a pesquisa levantada, este sistema é para novos usuários onde os mesmo usam em média 1 aplicativo aberto por vez, eles estão criando um meio termo.

Rafael Peixe
Comentário de Thiago Elias Rezende Silva
Pooor.. Very Poor Edition.. !!: Esse Windows, além das limitações de software (como rodar apenas 3 aplicações simultaneamente), tem tmb limitações sérias p/ hardware, como: O Teto p/ upgrade de RAM eh 128Mb. Lí no Terra (acho q foi lá mesmo) que esse sistema operacional não aceita processadores da família Pentium, ou Athlon.. etc.. O Starter Edition reconhece apenas 40Gb de HD.. ou seja.. se vc colocar um hd de 80Gb, simplesmente o Win não irá reconhecê-lo.. ! Enfim... ! Eu sempre achei o sistema da Microsoft Pobre.. Agora com essas limitações.. !! é impossível usar algo tão limitado.. enfim.. ! Tem mta gente q ainda vai gostar desse S.O.. entao nao posso falar mta coisa.. mas essa é minha opinião.. !


Falow.. !!
Comentário de ed bert
Observação: Acredito que a Microsoft lançando um sistema assim tão limitado só estará dando um incentivo a mais para pirataria. Ou seja, o cara compra um micro com o XpSE e formata e reinstala um XP profissional ou alguma distro de linux.

Será que eles nao enxergam que o consumidor quer o melhor?

Comentário de Linus
Filho, aqui no brasil ningué: Filho, aqui no brasil ninguém se contenta com pouco, ninguém se acha iniciante... Se for pra usar porcarias limitadas todo mundo vai preferir uma versão pirata.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004