Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Para o público e o privado sem ideologismo

Artigo escrito por Falcon_Dark (Fábio Luiz) que trata da polêmica matéria da Revista Veja, bem como das vantagens na utilização de Software Livre no mundo corporativo e em órgãos governamentais. Abaixo, um pequeno trecho:

'Quando você troca o pagamento de licenças pelo custeio de treinamento profissional há um ganho bem mais sutil e difícil de calcular. Você deixa de investir em compra de software, que irá tornar-se obsoleto em alguma data futura (e portanto tem prazo de validade) e aplica no profissional cuja data de validade e valor agregado são bem maiores. Ao preparar seu profissional com treinamento ele produz mais tornando-se mais eficiente. Por isso sempre é mais adequado investir em treinamento do que em compra de software.' Leitura mais que recomendada. Parece que a comunidade não está inerte diante do texto de desinformação da Revista Veja.
” A nota foi enviada por RogerYoda (yodarogerΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vandeir
Texto muito bom!: Apesar de ser um texto bastante extenso, vale a leitura. Muito bem escrito e com ótimos argumentos. Até fiquei surpreso com a ausência de comentários nessa notícia. Espero que não seja porque o pessoal não teve paciência para ler todo o texto. Mesmo assim, parabéns ao Falcon_Dark.
Comentário de vmedina
Muito, Muito Legal! :): Ótima matéria Falcon!

Foi feita com muito cuidado e é muito embasada. Parabéns pelo trabalho que, pelo tamanho, não deve ter sido pouco.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Rogério Rolando Ramazotti Rufino
Eu sou ph0dão: O texto pode ser muito bom mesmo. Parece ser, li com muita pressa.

Mas eu tenho uma enorme dificuldade em levar a sério alguém que assina como "Falcon_Dark". Impossível não imaginar algum garoto de 12 anos que gasta toda sua mesada em revistinhas de super-heróis.

Tcha-rammmmmmmm... Eu sou... o Falcon_Dark! Saltando das sombras! Tá-tá-rammmm... Ta-ra-ra-rammmm...
Comentário de froger
Pelo menos é a primeira: Pelo menos é a primeira resposta consistente sobre o assunto que foi dada, como falou o VMedina o texto foi feito com cuidado e merece parabéns pelo trabalho. Curiosidade: o texto foi enviado para a veja ?


Fabio Rogerio
Linux User 222742
http://froger.eti.br

Comentário de River de Morais e Silva
Excelente Artigo: Artigo com ótima argumentação e pontos bem centrados.

Parabéns ao autor.
Comentário de brandizzi
Concordo, concordo...:

Mas eu tenho uma enorme dificuldade em levar a sério alguém que assina como "Falcon_Dark". Impossível não imaginar algum garoto de 12 anos que gasta toda sua mesada em revistinhas de super-heróis.


Eu pensei exatamente a mesma coisa, e até já comentei com ele, mas ele é, de longe, um dos melhores blogueiros livres brasileiros. Escreve muito bem, *mesmo*. Resista à tentação de ceder ao apelido :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Fábio Emilio Costa
Concordo...: Leio o blog do Falcon à algum tempo e o cara é bom... Tem MUITOS artigos interessantes e o cara escreve bem. Tou com o Adam, o cara é realmente bom.

PS: Aproveitando, no meu Blog eu também postei algumas considerações sobre a questão Veja. A maior parte baseada no artigo do Falcon, assumo! :P

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de Nome e Sobrenome Quaisquer
Tudo é política: O Falcon Dark acertou em cheio ao escolher a política como viés para análise do texto da Veja.

O Ex-ministro das Cidades e futuro candidato a deputado federal, Ciro Gomes, em entrevista à edição de Maio de 2006 da revista Caros Amigos proferiu: "Tudo é política!". Provavelmente, em algum nível, tudo seja mesmo questão de política.

Tecnologia, e mais precisamente software, são fulcro de uma disputa multibilionária, cuja truculência por seu domínio é semelhante a da disputa pelos recursos energéticos (petróleo, álcool, biodiesel, energia atômica, etc.) e faz parte de uma série de outros ingredientes-chave altamente cobiçados por quem ambiciona ou quer manter poder global.

Software livre, tendo atingido escala global, já há certo tempo, era de se esperar que fosse usado como moeda de troca por grupos econômicos e políticos. Para muita, mas muita gente mesmo, aspectos não técnicos do SL são a única coisa que importa.

Como, infelizmente, esse é um dado que não ensinam no curso de Ciência da Computação, presumo, era mais que previsto que muita gente se decepcionasse ao ver iniciativas políticas ou econômica$ fazendo uso do SL.

Do mesmo modo, manifestações como essas por parte da ala engajada do jornalismo da Abril não deveriam assustar ninguém, sem, no enanto, aceitá-las resignadamente. É, contudo, só mais um lance num jogo cujos participantes são interesses nada desprezíveis e cujas regras deveríamos conhecer para evitar decepções futuras.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Muito bom o artigo. Sem: Muito bom o artigo. Sem dúvida o governo acertou em optar pela migração para o software livre. Este processo não deve ser fácil e certamente ocorreram várias dificuldades e erros assim como acertos. Já li vários textos sobre os projetos de migração, mas, tirando o problema na migração da câmara dos deputados, não encontrei nenhuma análise sobre outros projetos de migração que não deram certo ou estão em dificuldade. No meu entender este tipo de análise seria muito útil para o aprofundamento deste assunto. Não sou desenvolvedor, mas gostaria da opinião de vocês a respeito.
Comentário de jchaves13
[off topic] Revistinhas: Esse é outro preconceito, se as crianças aprendessem a ler revistinhas, tomariam gosto pela leitura e aprenderiam muito mais, e não teriamos que aguentar o português sendo "assassinado" 15 ou 20 vezes em uma frase com 10 palavras.

ps.: Que não foi o caso do Rogério, se ele "assassinou" alguém, eu não notei.
Comentário de Manoel Pinho
Observatório da Imprensa: Como vi sugerido nos comentários do artigo, ele merecia ser publicado no Observatório da Imprensa (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/), a mídia mais isenta da imprensa brasileira que conheço. Já vi muito artigo lá escrevendo sobre as maracutaias das empresas de telefonia e sobre a exploração dos serviços ADSL por exemplo.

Para enviar o artigo basta acessar

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/materia.asp

(email canaldoleitor@ig.com.br )


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de vmedina
Por ser coisa pública...: A do Governo federal até que vai bem.

Eu trabalhei com migração durante dois anos e sei como essa é uma área complexa e difícil. Qualquer pessoa que critique levianamente é por que nunca teve essa experiência! :)

Além que o Rogério Santanna do SLTI me pareceu uma pessoa bem responsável.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Issae!: As HQs são manifestações culturais mais genuínas e inteligentes que o Funk, mas são chamadas de coisas de criança!

Sou contra descriminação dos leitores. Eu conheço professores de faculdade com amplo conhecimento de vários campos que estão sempre lendo!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de KubLin
muito bom, valeu: simplesmente muito bom o artigo do Falcon_Dark
argumentos com base e claro
parabéns
Comentário de Rogério Rolando Ramazotti Rufino
Cultura para quem precisa: Sim, ler revistinhas faz muito bem às crianças, eu também li muitas. Mas, perdoe meu preconceito, quando o sujeito chega aos quinze, vinte, TRINTA anos de idade, está na hora de começar a ler outras coisas hein! Não digo acrescentar, quero dizer trocar mesmo. Um sujeito de 20 anos ainda ficar se preocupando com a morte da Gwen Stacy, francamente, isso não pode ser saudável. Garanto que a morte da cachorra Baleia ou o nascimento de Macunaíma trarão reflexões e sentimentos muitos mais profundos e engrandecedores para a alma faminta que se alimenta de suas histórias.

Vmedina, então pra dizer que as HQs têm valor você as compara com funk? Funk???? Eta fim do dia né? A pilha já está acabando e os argumentos vão ficando fraquinhos né? Volta amanhã, vai. De manhã, com a pilha novinha.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Manoel, muito boa a: Manoel, muito boa a sugestão. Gostaria que o texto estivessse em vários meios de comunicação, assim muitas pessoas entenderiam porque o governo deve adotar o software livre. Só esse termo "isento" não me agrada. Nenhum meio de comunicação é isento, e nem deve tentar ser. Deve sim marcar claramente a sua posição para que nos situemos ao ler suas publicações.

[]s
Comentário de vmedina
Meu caro, leia direito: [ironia]Caro amigo dos clássicos, eu sei que você certamente não precisa que eu simplifique mais visto que está acostumado com as expressões linguísticas, mas para os outros que não são tão eruditos como você vou detalha mais um pouco tá.[/ironia]

O que eu ressaltei foi que as HQs tem um valor muito maior que o Funk, visto que englobam muito conteúdo intelectual e cultural, porém ao contrário deste ela é discriminada por pseudo-intelectuais como você como coisa de criança.

Por falar nisso, IMHO, macunaíma é meramente um personagem tosco que só serve para inferiorizar o brasileiro. Por isso eu nunca lí o livro.

No mais acho que vc entendeu tudo.

[]s!

ps: Não, eu não sou um pseudo-intelectual somente um irônico com um ótimo vocabulário. Agradeço às HQs que me direcionaram para livros e etc. Saudades de perder a manã lendo "as aventuras do barão de munchausen"! Deviam fazer uma HQ dele.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de gatompachi
ótimo vocabulário? pouca ortografia e pouca gramática: O correto é "lingüísticas", "detalhar", perguntas são demarcadas por ponto de interrogação, o pronome deve concordar em número com o sujeito, repetir a palavra "como" duas vezes na mesma frase (separadas apenas por um pronome) é indesejável, faltou uma vírgula antes do "somente", e é "manhã".

Macunaíma é uma importante expressão do modernismo (e não vale a pena desprezá-la sem antes ler, você deve ter essa má impressão sobre a obra baseando-se em propagandas do filme vistas nos comerciais da Globo), e não é o único personagem do livro, que aliás é uma importante crítica social, com o sentido contrário ao que você imagina: é uma obra nacionalista crítica, sem xenofobia.

Já houve várias edições de quadrinhos do barão. Se você prefere ver figurinhas, aqui tem uma: http://image.milehighcomics.com/istore/thumbnails/01523901426.1.GIF


Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Não sei se estou saindo do: Não sei se estou saindo do tema do post, mas não quero perder a oportunidade de perguntar a você que trabalhou com migração (não sei se no governo ou não).

Li alguns comentários de pessoas que trabalham com software livre dizendo que - em muitos casos - as migrações no governo federal foram realizadas por "decreto", sem preocupação com os sistemas legados e com as aplicações proprietárias que não tem equivalente em software livre. Isto é realmente verdade? Existiu alguma pressão para que as coisas fossem feitas a "toque de caixa"?

Hoje ouvi o ministro da justiça dizendo que o governo vai criar - em 30 dias - um banco de dados de segurança pública integrando dados dos presidiários de todos os estados brasileiros. Imaginando que cada estado possui seu próprio sistema de banco de dados (proprietário ou não). Isto é realmente possível? Neste prazo? Ou é só demagogia e a bomba vai estourar nas mãos dos pobres desenvolvedores?

São dúvidas que me atormentam e se você ou mais alguém puder esclarecê-las eu agradeço.

[]s
Comentário de Fabio Luiz (falcon_dark)
Vinícius. Dadas as: Vinícius. Dadas as discussões que tivemos derivadas de um outro artigo meu considero essa mensagem o melhor elogio que já recebi por esse trabalho que faço. Acho muito importante isso que você fez, de deixar pra trás diferenças anteriores e poder opinar sobre um novo trabalho. Muito obrigado mesmo. Tenho sua pessoa em alta conta por razão desse comportamento.

Para esclarecer aos demais, sou um grande fã de HQs sim, uma forma de arte muito recriminada e pouco entendida. Já tive 12 anos (como todos aqui) mas o apelido não tem o tipo de relacionamento aqui imaginado. Ao clicar em meu perfil (link disponível em meu blog) pode-se saber um pouco mais sobre mim e também há alguma informação no Orkut, para quem estiver interessado. Ainda assim, se um garoto de 12 anos produzir bom conteúdo em seu blog, eu não teria nenhum problema em ler e apreciar o trabalho.
Comentário de Fábio Emilio Costa
[OT] - Não é verdade. Adulto também lê revistinha: Quadrinhos não são apenas para crianças. Se você lê mangás como "Neon Genesis Evangelion" ou "Vagabond", ou então obras da Bonelli Comics como "Dylan Dog" e "Tex" (Não, nenhuma coincidência com o famoso processador de textos), você verá que são histórias em geral maduras e ricas.

Além disso, esse é um preconceito bobo de achar que revistinhas não são culturais. Foi o mesmo preconceito que levou os militares a censurarem o Chico Bento, AFAIK.

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de vmedina
Eu que agradeço.:
Vinícius. Dadas as discussões que tivemos derivadas de um outro artigo meu considero essa mensagem o melhor elogio que já recebi por esse trabalho que faço. Acho muito importante isso que você fez, de deixar pra trás diferenças anteriores e poder opinar sobre um novo trabalho.


Só posso é elogiar algo tão bem feito quanto este seu artigo. Foi muito bom mesmo! :)

Eu não gostei daquele artigo em específico, porém isso não é motivo de não reconhecer esse belo trabalho.

Muito obrigado mesmo. Tenho sua pessoa em alta conta por razão desse comportamento.


Obrigado a você por levantar a voz contra algo que não é verdade. Pessoas assim são a base da nossa comunidade! :)

Não ligue para esse pessoa... quem nunca usou um apelido na Internet? :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Obrigado pela correção! :): Oh! Mesmo? Obrigado Gatompachi! Vou tentar me redimir e não causar mais danos ao português. Mas é como dizem: "herrar é umano". ;)

Algum dia eu irei ler, mas a premissa que me incomoda. Esse lance de brasileiro não ser herói é muito ruim.

Tomara que eu me depare com uma delas... seria ótimo ter uma HQ dele. Eu tenho um livro, mais infantil, em casa tem algumas ilustrações simples! :) O filme que fizeram a algum tempo tb foi legal! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Sim, trabalhei.: Eu trabalhei com isso durante dois anos na Prefeitura de Rio das Ostras. Hoje em dia não migramos mais desktops, porém toda a infra é SL.

Eu não sou do governo federal, mas não houve pressão aqui. Foi uma decisão estratégica, para garantir mais agilidade e nos livrarmos de fazer licitações para adquirir softwares. Imagine toda vez que quisesse comprar um servidor web ter que licitar.

Eu acho que esse banco já existe, mas ninguém nunca quis junta-los. Nada é impossível, pois o lance seria compatibilizar os poucos que existem e desenvolver uma forma de um "falar" com o outro.

Márcio Thomaz Bastos(é assim né?) não me parece afeito a demagogias, sendo sempre muito sério. Ontem mesmo brigou com o pessoal do congresso, por esse corre-corre para criar leis que não vão servir pra nada. Pura demagogia do parlamento. Ainda bem que não aderimos ao parlamentarismo hein!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Valeu pelas informações: Valeu pelas informações Vinícius.

Quanto ao ministro, parece que ele está protegendo sua reserva de mercado :-)

[]s
Comentário de brandizzi
Moderem-me, please :): Pobre de você, porque ler quadrinhos é tão bom quanto (mas não tão bom *como*) ler García Marquez ou Guimarães Rosa :) Mas cada um escolhe o que vai perder na vida...

Quanto ao funk, quem vai dizer se é ruim é a gente... daqui a dez anos :) Minha aposta é que a gente nem vai mais se lembrar disto, mas o mundo da cultura é tão imprevisível...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004