Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenOffice.org BASE - o início

Foi com grande surpresa que vi o chamado para o envio de textos sobre o BASE no BRLinux. Surpresa pela coincidência. Estou implantando desde a semana passada, o projeto de um pequeno banco de dados aqui na empresa (empresa de engenharia, onde trabalhamos com análise de projetos e documentos para execução de obras), e depois de muito procurar, encontrei no BASE (http://www.openoffice.org.br/) o porto-seguro para quem nunca nem viu um banco de dados, que era o meu caso. Não é esta a minha área, e nunca gostei muito de programação, mas a necessidade às vezes nos obriga a “tentar”...e graças ao projeto BROffice estou me saindo muito bem (e começando a gostar da coisa). A suite toda (estamos em fase de migração, trocando o antigo MS pelo BROffice, e apesar de alguma resistência, e alguns percalços com arquivos antigos, a mudança está sendo bem sucedida) tem tudo que é necessário para o nosso escritório (mas isso não é o alvo deste texto), e para somar-se a tamanha eficiência, ainda tem o BASE.

Como sou 'quase' totalmente leigo em programação, quando fui incumbido de realizar este projeto (desenvolver um banco de dados para diminuir a papelada e a burocracia do meu departamento e agilizar os atendimentos) procurei por softwares que tivessem bastante documentação, que fossem “famosos”, e sobre os quais existissem muitos fóruns, sites, e etc...mas ao me deparar com o BASE e sua simplicidade, me senti confortável para começar os trabalhos nele, partindo de simples exemplos e conseguindo adaptar nestes exemplos as minhas necessidades. Fiquei realmente surpreso e feliz. Vou conseguir dar conta do recado, e de quebra, ainda estou aprendendo muito sobre banco de dados...algo como se eu tivesse feito um bom curso, apostilas, e tudo mais...claro, salvo as devidas proporções.
” A nota foi enviada por Adriano Campos (kropcoΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Veja abaixo o restante do relato do Adriano.


Partindo do tutorial “Introdução ao BASE”, do Noelson A Duarte, disponível em pdf em http://br.geocities.com/noelsonalves/ , consegui entender o funcionamento do programa, as relações entre tabelas, formulários, consultas e relatórios, e o melhor, consegui começar (e muito bem) o meu projeto de BD. Também peguei muitas dicas no Rau-Tu do OpenOffice e em vários tutoriais em inglês e português que garimpei pela internet...salve o mestre Google. Claro que ainda estou no início, mas como em menos de uma semana consegui progressos significativos, a tendência é que o projeto seja um sucesso. Vou usar o BD em uma intranet, onde a manipulação será toda feita por browser (firefox, claro), com protocolo, gerenciamento, relatórios, administração e etc usando um front-end em PHP (outra coisa que estou aprendendo, usando Xampp, Xoops e seus módulos - talvez use o Drupal, mas ainda estou testando- e tudo mais) que linkado ao BD me dá um sistema simples, pequeno, prático e ideal para o uso que preciso.

Por enquanto, apenas criei as várias tabelas, com o ótimo assistente do BASE, fiz algumas relações, estou modelando os formulários e alguns relatórios. Também já consigo colocar e gerenciar imagens (views de Auto-CAD, ou fotos das obras por exemplo), fazer relatórios específicos e gerenciados por senha para diretoria, gerência, manutenção, ou quaisquer outros departamentos, usando uma ou várias tabelas, e mais alguns passos que já aprendi. Esta semana estarei desenvolvendo ainda mais meu projeto, e talvez antes do fim de semana, tenha ainda muito mais progressos para contar e mostrar.

O motivo pelo qual resolvi escrever, é a imensa facilidade de aprendizado que este programa está me propiciando. Gostei muito da “cara” dele desde o princípio, e o fato de ser agregado ao BROffice, do qual também sou usuário e entusiasta, facilitou a opção pelo BASE. Pretendo integrá-lo ainda com uma base maior, em MYSql (será??), bem como descobrir meios para melhorar meu BD (tunning, seria essa a palavra???), e se possível, vou contando aqui os acertos (e erros, claro) dessa minha empreitada...e é claro, colhendo dicas e informações com os comentários da comunidade. Agora vou voltar aos estudos e ao desenvolvimento do meu projeto.

Espero com isso poder colaborar com a comunidade de alguma forma, se não técnica, ao menos incentivando outros que, como eu, não são programadores, e tem um certo “medo” da coisa. O bicho não tem 7 cabeças não, ...talvez umas duas ou três, mas...é aí que está a diversão. Enfrentar só o básico não tem graça, se a missão é obter e transmitir conhecimentos, é preciso tentar. Obrigado e até a próxima.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Xisberto
"O bicho não tem 7 cabeças: "O bicho não tem 7 cabeças não, ...talvez umas duas ou três, mas...é aí que está a diversão. Enfrentar só o básico não tem graça, se a missão é obter e transmitir conhecimentos, é preciso tentar."

E eu acho que esta é a questão. Transmitir conhecimento e aceitar desafios é o importante.

Boa sorte na sua empreitada rumo à implementação desse sistema!!

?i vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!!
Comentário de Não Enche
Efeito BR-Linux:
Desculpe, este site está temporariamente indisponível!

O site que você está tentando acessar excedeu sua quantidade de transferência de dados permitida.
O acesso a este site será reabilitado dentro de uma hora. Por favor, tente novamente mais tarde.


Hehehe. Dá para dizer que o site do tutorial do Noelson foi "BR-Linuxado" :-)


Comentário de Manoel Pinho
Mirror: Hehehehe. O Slashdot brasileiro...

O site dele não mas as apostilas, inclusive a do Base, estão hospedadas no nosso servidor pois o geocities tem essas políticas idiotas de hospedagem.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org