Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato do I ENSOL/ENSL (Encontro Software Livre da Paraíba e Encontro Nordestino de Software Livre)

Bom pessoal, Passado a canseira da viagem e do vai e vem das palestras, posso relatar um pouco do que aconteceu no I Encontro Nordestino de Software Livre da Paraíba e I Encontro Nordestino de Software Livre neste final de semana em João Pessoa. A primeira acolhida é a beleza natural de João Pessoa, uma capital que dá orgulho de se visitar, pelas belas praias e um povo cativante. Minha primeira impressão foi a mega estrutura do evendo. Achei espetacular o Espaço Cultural de João Pessoa, um Centro de Convenções bastante modernos com um auditório imenso e as salas que foram utilizadas comportaram bem os quase 1.400 participantes presentes. Lá estavamos bem amparados, com presenças dos 'Monstros Sagrados' do Software Livre Brasileiro como Sérgio Amadeu, Júlio Cézar Neves, Anahuac de Paula Gil, Hugo Cisneiros, João Eriberto entre outras personalidades. Foi montado para os partipantes um Centro Tecnológico para acesso a Web com umas 20 máquinas rodando via LTSP. Havia uma mini-exposição bem movimentada com Stands que ofereciam serviços como o pessoal do Projeto Fedora Brasil que estavam dispostos a ajudar, tirando dúvidas e gravando cds para o pessoal. O Governo de Sergipe também estava lá marcando presença... e marcou tanto que o próximo Encontro Nordestino de Sofware Livre vai ser lá, parabéns! O que mais me impressionou foi a presença constante de todos os palestrantes, um vendo a palestras dos outros. Em todos os dias tinhamos presente o Julio C. Neves com sua simpatia que é conhecido de todos o Sérgio Amadeu que é tão alegre quanto o Júlio o João Eriberto que estava disposto a sempre nos ajudar e tirar nossas dúvidas. Uma das grandes 'sacadas' da organização do evento foi de 'cobrar' a entrada em forma de alimento não perecível. Estudantes traziam 3Kg e profissionais 5Kg. Nisto o envento arrecadou quase 3,5 Toneladas de alimentos que foram distribuidos entre 3 entidades filatrópicas do estado escolhidas via voto pelos próprios participantes do evento. Mais um ponto para comunidade de Software Livre!!!

Nas palestras que pude acompanhar, vi uma imensa vontade dos palestrantes de fazer o evento realmente GRANDE... Tive a oportunidade de acompanhar a palestra de Beraldo Leal sobre como brincar de clusters em casa usando o CLUSTER KNOPPIX que montou na palestra um Cluster com dois notebooks utilizando as ferramentas do OpenMosix . A Demonstração foram feitas com Live-CDS e funcionou perfeitamente. Na palestra de Julio C. Neves foi show!! E todo mundo queria estar lá ao mesmo tempo!! Foi uma prova da teoria que dois corpos não podem estar ao mesmo tempo... Mas como sempre, Júlio deu um show! O Paulino Michelazzo falou sobre o Mambo Server, um gestor de conteúdo para criação de Sites/Portais internet utilizando o LAMP (Linux+Apache+Mysql+Php), na minha opinião uma ferramenta espetacular que foi exibida com muita destreza pelo nosso amigo. Aconselho a todos a darem uma passada em http://www.noritmodomambo.orb para conhece-la. No domingo pela manhã, fui conhecer o projeto HLBR com o João Eriberto que mostrou e provou que o HLBR, funciona de fato. E prometeu que ainda esta semana a mais nova versão 1.1 estará no ar.

Tive a oportunidade de conhecer uma figura inigualável, o Hugo Cisneiros autor do The Linux Manual , na sua palestra 'Escrevendo Documentação e Compartilhando Conhecimento'. O Hugo mostrou que ajudar e colaborar é o príncipio para uma boa convivência em qualquer área e sempre ajudando por ajudar... sem sequer esperar um obrigado, mas tendo em mente que você fez alguém crescer em algo. Foi uma palestra divertidíssima. Logo após estive presente na palestra de Wanderley Silva Santos que falou sobre 'OpenVPN'. Uma palestra que demonstrou muita qualidade técnica e demostração de instalação e arquivos de configuração.

Para fechar o evento (UFA!) No domingo ao final da tarde presenciamos 'Redes Virais e Compartilhamento da Cultura' com Sérgio Amadeu que trouxe em um bom texto e uma apresentação bem polida sobre a vontade de compartilhar. Eu na verdade não conhecia esse termo de Redes Virais, e fiquei impressionado. Esta idéia tem como base principal tornar cada computador, notebook, palmtop e dispositivos em geral não só um receptor de dados, mais também um transmissor, fazendo que qualquer ponto cliente em uma cidade se torne um 'servidor' de conexão, fazendo assim uma grande rede viral (trazendo a idéia da disseminação do vírus). Nesta palestra e ele falou sobre DRM, Copyright, licenças GNU/GPL, Creative Commons entre outras. Logo após no teatro tivemos um encerramento com a maciça presença dos participantes onde o Anahuac de Paula Gil, presidente do congresso comandou um divertidíssimo fim de encontro com sorteios de brindes e as datas dos novos eventos. O II ENSOL será em João Pessoa nos dias 4,5 e 6 de maio de 2007 e o II ENSL será em Aracajú sem data ainda estipulada. Só posso dizer que quem não foi PERDEU, valeu a pena. Gostaria aqui de deixar meus agradecimentos a equipe do I ENSOL/ENSL que foram muito competentes em todos os aspectos, pois participei do evento e não consegui enxergar falhas! Esperamos vocês no II ENSOL/ENSL. Eu estarei lá! Um abraço a todos.
” A nota foi enviada por Dailson Fernandes (dailsonΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bardo
Mais um relato: "Durante o evento estive desconectado da rede. Após voltar, mais problema com conexão... Finalmente apresento aqui minhas impressões sobre o I Encontro de Software Livre da Paraíba. Primeiro, foi muito bom ver tanta gente..."

Mais: http://bardo.cyaneus.net/node/353

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de eriberto
Lançamento do HLBR 1.1: Conforme prometi no ENSOL, foi lançada ontem a versão 1.1 do HLBR. Vejam em http://hlbr.sourceforge.net . A palestra está em http://www.eriberto.pro.br .

Parabéns ao Anauhac, ao Julio Neves, ao Paulino Michelazzo e a todos os organizadores do ENSOL. O evento foi um sucesso. E o II ENSOL já está previsto! Vejam em http://www.ensol.org.br .
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004