Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre a matéria da Veja criticando a política de informática do Governo Federal

O número de visualizações e comentários na nossa notícia de ontem sobre a matéria da Veja - que criticou duramente a forma como o governo federal selecionou suas prioridades na área de TI mantendo o foco no software livre, o que teria impedido a atribuição de recursos suficientes às áreas que já iam bem, e não teria alcançado resultado positivo suficiente para justificar isso, nas áreas que escolheu tratar com maior atenção - demonstra que a comunidade tem o maior interesse em acompanhar como o governo federal trata esta questão.

Ainda na manhã de hoje, ao ver que a maior parte dos comentários dos leitores se concentravam em criticar a Veja, diluir as acusações (apontando que outros governos agiriam de forma semelhante ou pior) ou negá-las apenas de maneira genérica, incluí meu próprio comentário na discussão, lembrando a todos que nossa comunidade é provida de grande número de articuladores políticos com laços estreitos com o governo, e que certamente eles estariam preparando uma resposta à altura. Como a Veja circula desde sexta-feira e seu ciclo de repercussão tem pico no final de semana, e como esta resposta ainda não foi divulgada, tenho certeza de que quando vier, será fortíssima, certeira e objetiva, demonstrando mais uma vez o verdadeiro valor dos indivíduos e organizações que assumem para si os papéis de articulação política.


Um dos quadros que não apareceram nas transcrições

 

Entretanto, aproveitei o domingo de sol para dar uma volta pelo centro deserto da cidade (afinal, é dia das mães) e acabei comprando a Veja. Ao ler a reportagem impressa, incluindo as fotos e os dois quadros que não constavam na transcrição que circulou ontem (quem comprou a revista na banca pode ler a reportagem online informado a senha SINOP. Quem não comprou, terá que se contentar com as transcrições), minha opinião mudou: embora meu nível de confiança nos articuladores políticos da comunidade continue sem alterações, acredito que não posso ficar de braços cruzados, e resolvi fazer a minha parte.

Desta forma, preparei um conjunto de questões bastante diretas sobre 10 pontos levantados pela Veja, e enviei ao Secretário de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, única autoridade governamental citada nominalmente na reportagem. Fiz o envio de forma bastante respeitosa, e (em respeito à sua agenda) enviei cópias para sua chefia de gabinete, para a assessoria de imprensa do Ministério e para chefias técnicas do órgão com que tenho contato mais direto.

Assim, a SLTI tem uma oportunidade de demonstrar a sua transparência e ajudar a refutar as acusações, pintando um quadro mais positivo sobre a atuação do governo federal na área de TI. Aguardemos as respostas!

Aproveito para pedir um favor à comunidade, em especial ao pessoal de órgãos de TI do governo federal, como o SERPRO, a Dataprev e o ITI (e segundo os logs de acesso, vocês não são poucos!). Se puderem, enviem o link desta notícia (sempre de forma respeitosa e cordata) a suas chefias imediatas, sugerindo que encaminhem aos escalões superiores. Vamos ver se a comunidade livre nacional consegue criar no âmago dos órgãos tecnológicos do governo federal um nível maior de conscientização sobre sua presença.

Por falar nos logs, o pessoal da Info e do IDG que assina nossos feeds também vai ser bem-vindo se quiser reproduzir as respostas da SLTI ou a existência desta campanha ;-)


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cícero Moraes
Críticas da Veja: Curioso... Sinop e o nome da cidade onde resido. :)
Comentário de athalyba
Olha só quem escreveu ...: "(...), minha opinião mudou: embora meu nível de confiança nos articuladores políticos da comunidade continue sem alterações, acredito que não posso ficar de braços cruzados, (...)"

A matéria deve ser uma m*rda mesmo, a ponto de revoltar a augusta pessoa do Brain ;-)

Anyway, não podemos esquecer que a Veja é a mais insidiosa plantadora de mentiras na imprensa nacional (agora com 32% de seu controle em mãos sul-africanas pró-apatheid anós atrás) e, lendo as suas últimas matérias, vê-se claramente um inimigo feroz do Governo, sem muitos escrúpulos para distorcer e manipular os fatos.

Não é de se esperar uma análise imparcial da Veja qdo o assunto é Governo Federal.


Comentário de
Por essas e outras que eu parei de ler a veja.: A Veja é preconceituosa, e como consequência cega, quando fala que uso de Software Livre é para quem tem ódio pelo capitalismo. Ela simplesmente fazem como pessoas que dizem que ele é coisa de comunista, e aproveitam para puxar um medo da ditadura de que a esquerda é toda "comunista que come criancinha"! Desprezam o fato de empresas muito capitalistas usam, produzem e vendem Software Livre, como a IBM, Novell e RedHat.

O Sr. Fernando Parra tem a boa idéia de dizer que temos que pesar bem qual solução usar. Oras, vamos acompanhar o pensamento lógico que eu e mais alguns colegas (trabalhadores da administração municipal) tivemos quando queríamos contratar um sistema de groupware. Na época poderíamos:

a) Comprar uma solução proprietária que não funcionaria dentro da nossa rede, custava mais ou menos R$ 80.000,00 e fazia tudo que nós queríamos; ou

b) Usar uma em Software Livre, idêntico ao que era oferecido pela firma, nos permitia fazer as mudanças que queríamos no código, era em um código que a equipe de desenvolvimento já trabalhava e tinha requisitos bem baixos para ser posto em ação e ainda assim só custaria o preço das horas normais de trabalho dos funcionários para faze-lo funcionar.

Claro que escolhemos a B porquê, apesar de software livre ser coisa de quem tem raiva do capitalismo, ele dava o melhor custo-benefício, sem falar em TCO. Eu acho que capitalismo é isso, ou estou errado?

Como se não bastasse ela continua, dizendo que os programas da Receita terem versão para o windows é uma prova de que o SL falhou, interpretando uma atitude do governo para permitir que as diversas plataformas (Windows, Mac, Linux, e qualquer porcaria que tenha uma JVM) é uma derrota do SL. Ou seja, para a veja, informática séria é feita somente no Windows. Nem vou entrar no absurdo que foi dizer que o código é aberto no programa do IRPF. Será que eles sabem o que é isso?

O governo do Paraná é um grande incentivador do SL e adota uma solução livre de groupware e distribuí o código dela. Não sei quanto ao código específico dessa solução, mas acredito que "a maçã não caia muito longe da árvore".

Sobre um portal de compras pela internet, como vamos realmente ter transparência se não temos o código para analisar? Pena que ela não cita o desatre de ter contratado a MS para produzir um programa que ela não terminou para a pref. de são paulo.

Aí para fechar com chave de ouro, ela pula de alhos para bugalhos quando começa a falar sobre as urnas, que até onde eu saiba não são em software livre, emprestadas ao Paraguai, chora a miséria de empresários, que nem ao menos são brasileiros, pelo empréstimo das urnas para promover a democracia nos nossos vizinhos. Um grande erro do governo brasileiro pois, como os americanos exemplificam, nada melhor que uma bela e maravilhosa guerra para ajudar o processo democrático.

Contando com o apoio da empresa Vesta, notória desenvolvedora do portal de compras da administração anterior, que reclama pelo governo brasileiro ter passado para o mesmo Paraguai o programa de licitações que a revista dis ser inoperante. Oras meus caros, se realmente não funciona por quê não oferecer a sua versão hiper funcional ao invés de fazer biquinho?

Agora nós temos dois infográficos. Sim, pois uma para uma melhor credibilidade, temos que ter figurinhas!

No primeiro, eles comparam a instalação ou manutenção. Eles dizem que o SL ganha na instalação, mas falham ao precisar contratar gente para a manutenção. A Veja esquece que:

  • Ninguém vai fornecer, a menos que contratado e pagando, updates de capacidade por 5 anos. Oras, a MS tem um programa de compras que contempla casos como estes

  • Os funcionários podem até mesmo desenvolver novas capacidades, atualizar o produto e até mesmo usa-lo como base para um novo de graça. Qual empresa de "software pago" faz a mesma coisa?

  • Se a empresa de "software pago" falir, adeus novas versões, updates de segurança e manutenção. Isso não ocorre no SL.

  • Se os usuários aprenderem a trabalhar com o programa uma vez, eles podem continuar se atualizando e difudindo o conhecimento indefinidamente, eliminando o custo de uma nova contratação.

  • O treinamento para educar funcionários nos usos e funções dos programas de software livre é uma realidade e serve para TODAS as esferas de governo. Acesse em: www.cdtc.org.br.



O segundo infográfico é mais o resumo do papo desta "matéria jornalistica", porém não cita em nenhum lugar que um dos obstáculos básicos a uma integração de vários bancos de dados não é técnico e sim político-administrativo. Qualquer curso decente de gestão de TI, aponta a questão da unificação informação como uma questão difícil pelas relações entre os departamentos e a perda de poder que a desconcentração de informação causa.

Pela quantidade de enganos e falhas de percepção, acho que a veja poderia contatar (ou contratar) um especialista em SL, como o nosso caro Augusto aqui, sempre que quisessem falar contra, para evitar outros vexames.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Noel
Mande também para a redação da Veja: Enviei meu comentário a respeito da matéria para redação da Veja. veja@abril.com.br

As cartas dos leitores tem mais credibilidade do que uma resposta formal do governo.

E acreditem... eles publicam.
Comentário de bebeto_maya
Monopólio da nossa mente!: __Não mudo minha opinião: É literatura selecionada, você pega meia dúzia de detratores do Software Livre e consegue fazer uma reportagem terrível...Você ignora os pontos benéficos e frisa os erros cometidos...

__A indústria farmacêutica faz isso a séculos, com remédios pesados cheios de efeitos colaterais. Os médicos, também, quando querem defender o tiomersal, (algumas vacinas contém grande quantidade de mercúrio na forma de tiomersal, um conservante barato e muito tóxico excluído do Merthiolate e Mercúrio Cromo), a indústria automobílistica. a de celulares, a dos transgênicos...E tantas outras: A tática é (des)satanizar algo mostrando só um ponto de vista, com estudos selecionados.

__Me considero uma pessoa bastante ética e racionalista, portanto detesto estes veículos de comunicação...Incluindo Época,Observatório da Imprensa e Istoé também, embora admita que também publicam conteúdo sério em algumas áreas...

__O fato é que temos monopólio em todos os setores, temos uma democrácia falsa, movida por elites que decidem o que devo usar, beber, comer e até digitar...Isso é muito ruim. Tudo parece ser movido por interesse e inspira desconfiança em todas a população.

__Uma dica: CMI- Central de Mídia Independente. Ali você pode discutir o que quiser mesmo...Qualquer tipo de polêmica, sem interesses de grupos específicos.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Toskinha
Ah, Augusto...: "já se passaram mais de 48h desde a ida da Veja às bancas, o público (fora da nossa comunidade) está claramente mal informado e repercutindo um viés profundamente negativo contra nosso movimento, e essa resposta enérgica ainda não foi divulgada. Isso me faz pensar que ela virá com força incomum, uma vez que a demora certamente significa que está sendo preparada uma peça à altura do desafio,"

Sempre um eterno otimista... sonha criança, sonha...
Comentário de kiss the blade
Ele é a Pollyana do linux.: Ele é a Pollyana do linux.
Comentário de brain
Não é isso, Sulamita: Toskinha, não é bem otimismo, acho que está mais na direção contrária disso. Mas é que eu acho que quem se coloca nessa posição de articulação política do movimento, e permanentemente exibe a variedade e riqueza de seus contatos governamentais, simplesmente não pode deixar de dar uma resposta clara, direta, enérgica num momento como esse. Se uma resposta não surgir numa situação destas, quando surgirá? E aí que articulação política será essa?

Mas é como diz o provérbio levantino: eu confio em Alá mas amarro meu camelo. Já mandei minhas próprias perguntas pra área mencionada na reportagem, então se houver transparência, devo receber dados que permitam compor alguma resposta em defesa do emprego do software livre no governo brasileiro.

E, considerando como essas coisas funcionam, devo recebê-las só depois que os articuladores políticos já tiverem publicado as deles, respondendo às mesmas perguntas, porque os contatos mais fortes são com eles, e provavelmente eles vão ser até consultados sobre se vale a pena responder pro BR-Linux ou não. Espero que não digam que não ;-)

É como no caso da publicação de material em português sobre a palestra do Stallman sobre a GPLv3 durante o fisl: eu ainda acredito que a FSFLA e o site do evento vão publicar um material sensacional sobre o assunto, considerando que já passou um tempão. Mas a comunidade já fez por onde, então no final das contas saiu um relato aqui antes.

Vamos torcer para que nesse caso da SLTI, a comunidade também faça por onde, mas que o pessoal que escolheu pra si esse papel de articulação política e que vive exibindo os contatos que tem (ainda essa semana vi em uma lista nacional uma declaração "exclusiva" de figurões do governo federal sobre um assunto bem menos importante) faça um trabalho muito melhor e maior que o meu, e emplaque uma resposta completa, direta e objetiva em veículos de circulação nacional.

O silêncio prolongado justamente das pessoas que têm esse envolvimento político, numa hora dessas, poderia ser interpretado de outras formas. Mas nesse ponto eu prefiro torcer pra ser um silêncio por ausência de recursos para dar uma resposta rapidamente do que por não haver um jeito de responder sem se sujar. E jamais insinuaria que existe algo de podre no reino da Dinamarca, ou que os articuladores A, B, J, W ou X estão implicados ou são coniventes.

Em resumo, prefiro ir procurar eu mesmo a minha resposta, e dar a essas outras pessoas o apoio que estiver ao meu alcance, pra que elas possam fazer o excelente trabalho que sempre espero delas. Não é uma visão de Pollyanna, ktb - eu vejo as mesmas coisas que você vê. Mas não quero assumir que a vaca alheia foi pro brejo levada pelos seus próprios guardiães antes de dar a eles todas as chances de se apresentarem e darem um boletim médico sobre o estado de saúde dela.
Comentário de Manoel Pinho
Estratégia: Eu concordo que pode haver alguns casos isolados de insucessos em migrações para software livre por diversos fatores mas culpar a opção estratégica pelo software livre é uma estupidez. É mais ou menos a mesma coisa do que dizer que comprar uma casa própria sai mais caro do que o aluguel de uma casa por 5 anos. Pode até ser, mas no final a casa própria é sua e durante o tempo que você fez a reforma ou decoração pelo menos você aprendeu a fazer essas tarefas.


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de leonardo_lopes
Desinformação:: Não estou aqui para fazer a defesa do governo e sua política de software livre, ao qual tenho minhas críticas, mas vou aqui apenas me reter a fazer críticas a reportagem da Veja, que contém diversas falhas.

"A oposição aos programas comerciais – leia-se aí a Microsoft, fabricante do sistema operacional Windows e a maior empresa mundial de software – é uma bandeira do PT."
- Reducionismos são sempre bons para quem quer distorcer os fatos. A defesa do software livre não se resume a ser contra a Microsoft, muito pelo contrário, está relacionado ao que vai ser usado e não ao que não vai.

"O software livre é um programa ou sistema operacional que pode ser modificado por qualquer um e, em princípio, pode ser obtido gratuitamente na internet. Em teoria, é uma boa idéia usar e não pagar. Na prática, talvez seja um problemão, sobretudo se o uso se transformar em obrigação."
- Mais uma vez a Veja trabalha com a campanha do reducionismo, eles citam a liberdade de modificar, mas simplesmente a ignoram e levam em consideração apenas o preço para fazer seu discurso sobre o Software Livre.

"'Ao optar por um programa, é preciso pesar cuidadosamente os prós e os contras', diz Fernando Parra, presidente da DTS, empresa de São Paulo que desenvolve softwares e presta serviços de tecnologia. 'Não se podem tomar, com base em motivos ideológicos, decisões que deveriam ser técnicas.'"
- Software Livre não se resume a uma decisão ideológica, mas uma decisão também técnica. A liberdade de modificar, por exemplo, é uma questão técnica muito forte, mas que é vista apenas pelo lado ideológico para aqueles que defendem o software não-livre.

"A migração para o software livre custou caro para os cofres públicos. O governo federal precisou contratar 2.000 técnicos em informática. Só os salários e os encargos trabalhistas desses programadores ultrapassam 56 milhões de reais por ano..."
- Tem que se buscar qual o motivo real da contratação desse pessoal, ninguém contrata 2000 técnicos para fazer uma migração pura e simplesmente.

"Nem sempre o software livre é pior que o comercial, mas sua adoção pelo governo brasileiro revelou-se ineficiente."
- Eles já fazem a pessoa que não conhece software livre pensar que a maior parte dos softwares livres são ruims.

"Foram feitas versões em código aberto do programa de imposto de renda on-line e do portal de compras públicas ComprasNet."
- Jamais existiu qualquer versão de código livre dos programas de imposto de renda, quanto ao ComprasNet, desconheço os fatos, apenas verifiquei que ele faz uso de ASP em suas páginas...

- A reportagem segue com fatos relativos a realização de licitação on-line, quanto a isso é uma questão que em nada está relacionada ao software livre, já que a estrutura pra realização de tais licitações existe, apenas não é usada.

- A reportagem é concluida com um quadro completamente falso onde coloca que somente se paga por licença nos software proprietários e que a manutenção do mesmo é gratúita, e o oposto ocorre no Software Livre. Todos sabemos que as coisas não são bem assim, infelizmente todos sabemos que a Veja tem seu posicionamento contrário ao software livre única e exclusivamente pelo fato de ele ter sido adotado pelo PT, e vamos ter que conviver com isso enquanto o esse governo estiver aí.
Comentário de Profano
Veja só como são as coisas...: Sempre, por toda minha vida, primei por incentivar e estar ao lado das pessoas que têm a capacidade de produzir, gerar, pesquisar, enfim, fazer algo com um objetivo claro e que busque resultar um bem comum.
De igual modo, procurei sempre me afastar dos detratores e parasitas, pois, além da incapacidade de fazer algo útil, são negativos e deprimentes, além de más companhias.
Certa ocasião, anos atrás, na sala de espera de um consultório médico, tive o desprazer de manusear uma revista dessa e fiquei deprimido com a forma com que agridem e ofendem a verdade dos fatos e, por essa razão jamais gastei um único centavo para adquirir um exemplar.
Fico espantado ao ler na nota do Brain ter comprado um exemplar da revista. Pô! Meu caro, até entenderia, se pelo menos, a tal revista fosse impressa em papel higiênico...

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
Comentário de edivaldo
Veja é tendenciosa: A muito tempo a veja tem deixado claro em suas matérias o quanto ela é tendenciosa, com essa ultima, ficou mais claro ainda.
Uma matéria sem base alguma, criticando sem nenhum conhecimento real de todos os detalhes do caso e puxando pro lado de quem? (Microsoft).
É claro que eles não perderiam uma chance de criticar o governo atual e ao mesmo tempo agradar a um grande anunciante.
No final, essa matéria deveria estar no site da Microsoft, dentro da campanha "get the facts".
A Imprensa brasileira precisa ser revista...
Comentário de Morvan
Estamos Fazendo o Jogo: ... deles, Augusto. Ao discutir esta reportagem, bem como aquela que fala sobre a fortuna do Lula, depositada em um paraíso fiscal, estamos "espalhando" as "notícias" da imprensa(sic). Não é fácil rebater a "notícia" e ao mesmo tempo não desqualificar a reportagem, até mesmo pela falta de auto-apreço da Editora, a qual parece se achar totalmente a reboque dos Diogos Maynard da vida. Você acha, por acaso, que o arroubo da Direitona (leiam-se PFL / PSDB) de patriotismo(?), pedindo uma ação mais dura do Governo (logo eles, que são os verdadeiros "Genuflexos" dos americanos!!!) é um mero acaso? Ademais, quem é a Veja, ou qualquer veículo de "notícias" brasileiro, para falar com propriedade e abalizadamente, sobre SL e ou qualquer assunto que não seja enxovalhamento de imagem de pessoas da esquerda? Falta-lhes conteúdo, Augusto. Não se pode ser Carlos Lacerda e McGiver ao mesmo tempo, é o que parece, no caso da imprensa marrom. No tempo das megaprivatizações criminosas, a reportagem de um destes revistecos (não sei se a Veja ou a Isto É), dizia, garrafalmente: "Vai sobrar Telefone". Sobrou, mesmo! Não pelo que eles insinuavam, mas porque ninguém agüenta pagar as contas mensais destas sanguessugas das Telemares! Como eu disse, não é fácil. Mais fácil e melhor é não repercutir os "assuntos" destas porta-diatribes dos Lacerdas. Ao lixo com estes excrementos...
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
A imprensa brasileira é livre!: A imprensa brasileira é livre de deve continuar assim. No lugar de uma atitude xenófoba, devemos escrever para a Veja criticando a reportagem e rebater os argumentos utilizados pelo repórter. Se todos nós dissermos aos editores da Veja que não concordamos e fornecermos argumentos para isso, estas reportagens não se repetirão.
Comentário de Marco Zero
ComprasNet não é baseado em software livre...: Leonardo tem razão. Não é nem nunca foi, de acordo com a Netcraft Porém, que ironia, a Veja é!
Comentário de sergio da silva martins
pensa um pouco: Pensa um pouco sobre alguns fatos. Semana passada a revista Carta Capital (edicao 392 - A Semana - Homenagem a Franz Kafka) publicou em seu editorial, na voz de seu editor Mimo Carta o relato de como a veja trata quem ela ataca. Ele foi vamos dizer assim "ofendido" numa coluna do Diogo Mainardi (edição n° 1934) e se sentiu no direito de invocar o famoso e justo direito de resposta, qual não foi sua surpresa, que ele foi totalmente ignorado. Foi atráz da justiça e a "Juíza" simplesmente recusou o direito alegando que o prazo havia sido vencido. É verdade que foi editor da própria revista em tempos idos mas hoje é mais como um "desafeto" da linha editorial da revista, portanto pesa ai um argumento por ele ter sido ignorado.
Eu não tenho muitas esperanças de ver alguma resposta, a não ser na seção de cartas que de vez em quando eles se dão ao trabalho de responder alguma carta contestando eles.
Comentário de Sandro Rib
"A ilusão do software livre": O que mais me chamou a atenção foi este quadro, no final da reportagem. O trecho que fala sobre manutenção é lastimável...

Ok, se o governo precisar de modificações em uma solução livre ele vai contratar alguém ou acionar alguma equipe própria (SERPRO, por exemplo). E no caso de uma solução proprietária? Tá certo que correções de falhas são geralmente previstas (= não cobradas) em contrato, mas se o governo quiser alguma modificação que não seja uma correção de falha, obviamente a empresa que desenvolveu a solução irá cobrar! Muita ingenuidade (pra não dizer algo pior) da parte do digníssimo repórter que escreveu esta matéria...

---
Atualmente rodando SUSE 10.1
Comentário de Bruno Laturner
Fico espantado ao ler na: Fico espantado ao ler na nota do Brain ter comprado um exemplar da revista. Pô! Meu caro, até entenderia, se pelo menos, a tal revista fosse impressa em papel higiênico...

Parafraseando o tua assinatura, Ignorância pode ser interpretado como não prestar atenção na opinião dos outros e mesmo assim comentar sem saber o que eles disseram. Ou seja, estar mal-informado.

Um dos significados de Fanatismo é intolerância excessiva à pontos de vista de outrem.

O Augusto é um homem livre justamente por ter comprado a revista, lido a opinião contida dela e ter expressado sua opinião, em todas as condições antônimas à ignorância, sobre a matéria.

----------------
AjudaLinux.org
Comentário de Manoel Pinho
Direito de resposta: Em vez de enviar qualquer resposta para a edição da Veja acho que seria muito mais eficiente mandar sugestões de resposta e provocar o ITI (http://iti.br/) para exigir o direito de resposta com um mesmo número de páginas e na mesma seção da revista, não na seão de cartas simplesmente.

Essa matéria claramente tem um cheiro de lobby.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Carlos Roberto
O problema não é esse.: O problema não é esse. Essas reportagens tendenciosas querem somente criar polêmica e ibope para vender seu produto, foi exatamente o que o Augusto fez, quando na verdade deveria justamente acontecer o contrario.

Poxa Augusto, o que custa pedir emprestado a revista para alguém? =/


_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de brain
Patrulha: Para mim, ir até a banca e comprar essa edição da Veja para investigá-la foi um ato simples, rápido e que me deu condições de ler a reportagem na íntegra imediatamente, comentá-la aqui, enviar perguntas que me permitam refutá-la para a autoridade mencionada, e reproduzir pra você um trecho da matéria que não estava na transcrição previamente divulgada.

Se eu esperasse para encontrar alguém que tivesse uma edição pra me emprestar, eu estaria esperando até agora, e não teria feito nada disso.

Além disso, eu compro as revistas que quero ler, e não as revistas que você aprova, ou as revistas cuja opinião combina com a minha. Num caso específico como esse, como eu pretendia escrever a respeito da reportagem, acredito ter feito o mais certo - pois se eu tivesse me baseado na transcrição que circulou na véspera, teria feito um trabalho incompleto.
Comentário de Newton
Alguem de vcs trabalha no Governo ?: E ai, mais uma vez, aparece um artigo tipo FUD... Se foi para criar caso, conseguiu... Nao vou brigar com a VEJA, pois nao vale a pena ! Ela deveria continuar fazendo o que vem, ou seja, reportagens sobre os desmandos e a impunidade nesse pais, pois no restante, eh ruim ! Haja puxacao de saco do Diogo Mainardi, maravilhosas... entrevistas nas Paginas Amarelas e, quando falta assunto, viva o Codigo da Vinci... Mas, voltando ao assunto inicial, ja escrevi outras vezes, so vi dias de Open Office, CDs de graca, distribuicoes com problemas de copyright, mal dimensionadas , pois quem trabalha, sabe que quando se tem, 90 % das maquinas sao Pentium I e II ou K6-II, com poderosos 32 Mb RAM ! Adoram falar que tudo da certo, organizam encontros, rasgam a seda para la e para ca, enquanto isso, NUNCA HOUVE GOVERNO que organizasse um projeto de implantacao de informatica, em seus orgaos ou unidades ! Pergunte a um deles, se alguem conversou com algum fabricante de memoria, processadores, placas ? Alem disso, alguns xiitas, dificultam sobremaneira a continuidade de softwares que rodam somente em Windows,mas nao apresentam solucoes, so barram ! O resto eh bla, bla, bla, que fazem algo ! Vao atras e vejam, que os poucos projetos que deram certo, fazem parte da insistencia de quem implanta, do que do apoio dos que deveriam organizar, mas que nos encontros, cursos, dizem que fizeram algo... Desde 1.999 venho trabalhando com software livre (por iniciativa propria) e, infelizmente vejo que com raras excecoes, os governos vem perdendo a oportunidade de fazerem a coisa acontecer ! Mais por vaidades, interesses e outras situacoes. Outra coisa, CANSEI de ouvir e ler bla, bla, bla. Materias como essa da VEJA, deveriam apontar as reais causas de que se nao deu certo, por que ? Pessimo gerenciamento, briguinhas, outros interesses, publicidade negativa (encontros dizendo que alguem faz melhor que outro...), vamos implantar, sem oferecer suporte... Infelizmente, o quadro do funcionalismo publico apresenta na sua maioria, servidores com idade acima dos 40-50 anos, com serias dificuldades de utilizacao de computadores ! O que parece simples, a uma geracao que cresceu com a informatica, nao eh bem assim no setor publico ! A restricao aos concursos, adaptacao a sistemas desenvolvidos por outros estados, locais, sem suporte ! O reporter deveria tb verificar a situacao dos softwares windows, ou ainda em MS-DOS . Trabalha-se com aplicativos em Clipper, Access 97... Questoes sobre softwares nao registrados... maquinas jurassicas... Outro FUD, na questao software livre ! Nao eh por causa dele e sim, que GOVERNO ALGUM, nunca deu a devida importancia ao setor de informatica, independente de qual SO se trabalhe ! Falo isso, pq sou funcionario ha 19 anos e, se vc nao faz a coisa acontecer, nao espere que apareca algo que lhe ajude ! Quem esta dentro, sabe o quanto isso eh verdadeiro e doi ! Atenciosamente, Newton


Comentário de sergiotucano
Veja que mentira! falaciosos e tendenciosos, isso tem que acabar: Mais uma vez a Veja só faz valer o bordão:

Veja que mentira...

É incrével como é colocado na matéria o Software Livre como a causa de quase tudo oque há de ruim e errado no Governo.

Matéria tendenciosa e falaciosa.

O problema é que muitos atrelam o Software Livre aqui no Brasil com o PT e, no caso da Veja, eles querem derrubar o PT, um dos caminhos obviamente foi o Software Livre...

Numa matéria cheia de erros técnicos e de mentiras sobre a adoção dele aqui no Brasil, o prejudicado não foi apenas o Governo mas também o Software Livre.

Estou cansado de todos criticarem tudo a respeito do Brasil e nada para melhorar, esta minha mensagem a Veja ficará no esquecimento e a de todos os leitores também por que ninguém tomará outra atido senão a de ficar irritado com esta revista.

Nós brasileiros temos o direito de cobrar uma apuração verdadeira dos fatos descritos na revista de forma concisa e sem apelos políticos e declarações que visivelmente favorecem empresas de Software Proprietário.

Querem nos fazer de burros mas esqueçem que quem fez a fama desta revista foram nós leitores e que podemos diante de matérias tão estupidas acabar com esta fama, não sei o porque de ser tão lida esta revista já que ela sempre se mostrou inclinada a objetivos políticos.

no meu blog, livre pensamento, esta meu ponto de vista completo e o e-mail que enviei para a Revista.

FALOW !

http://sergiotucano.blogspot.com
http://www.desktoplivre.org.br
Comentário de Richard Stallman
A Veja Ladra e o Governo passa...: Nunca em nosso país estamos vendo um total descaso contra a população e as instituições. Estamos a ver navios com a atual política, corrupta, populista e demagoga. Este governo não fez nada efetivo em prol do Sofwtare Livre, só afastar diversas pessoas que queriam trabalhar, para colocar "cumpadres e cumadres" para mamar nas tetas.

A Veja é um filhote da ditadura que ainda vive a ladrar em busca de oportunismos e gerando falácias. Pior é que os desavisados caem nos contos do vigário destes senhores.

ESTAMOS PERDIDOS ! Ou nasce um lider neste país que nos tire desta vala moral, ou em breve caíremos em guerra civil !

-- Gnu Rulez !--
Comentário de sergiotucano
Breve?: Em Breve cairemos em uma guerra civil?

Acho que já estamos em uma, veja oque esta ocorrendo em SP e o que sempre ocorreu no RJ...

Porém este não é o assunto em questão.

FALOW !

http://sergiotucano.blogspot.com
http://www.desktoplivre.org.br
Comentário de Richard Stallman
Não "FALOW": Primeiro que o assunto em questão é mais amplo do que esta picuinha da Veja com o Software Livre.

Graças a este desoverno presente, estão tentando associar o SL ao PT e todo a este caos que existe hoje no Brasil. Não é um problema pontual e sim geral, e temos que olhar como um todo, não só para nossos umbigos.

Falou ?

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Professor de Matemática indignado
Custo de licensa de uso Microsoft: O fio do Capeta em Brasília está com um novo Pólo de tecnologia próximo da Casa Do TOrtO. O estado não tem dinheiro para pagar o uso de licenca de software para o TIO GATES então mudam drasticamente para o LINUX e põe a sociedade educacional em cheque com seus conhecimentos é uma pena. Uso o conectiva 10 é super leve e nunca deu vírus pau etc que não pudesse sem estudo em faculdades e etc.. resolver. Então é pura politicagem e quando incomoda a arrecadação de impostos é considerado ilegal. Ponham impostos no cigarro e na bebida e aumentem a passagem de ônibus que dá mais pau e ibope do que os software. A população morre de fome e não tem dinheiro nem para comer que o diga de usar o computador em casa. è luxo para intelectuais e filhos da classe operária. Então qualquer difamação contra o LINUX e´fortalecimento do sistema podre que foi instaurado nesta merda de País corrupto onde máquinas foram instaladas e sem licensa de uso de software. O código livre precisa de retorno pois não basta estagnar o conhecimento. Alguém sabe onde fica o clìtoris do WINDOWS>VISTA? O seu código fonte?
Comentário de Richard Stallman
Belas Palavras: O clítoris eu não sei, mas o c* fica entre a cadeira e o teclado de muitas empresas aí...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de edards
Veja = PSDB: Amigos, estamos em ano eleitoral, e poucos sabem, mas o verdadeiro dono da Veja é cacique no PSDB, logo ...

abraços,

____________________
Edards - Athlon 64 3400+
Kurumin 6.0

Comentário de vmedina
Ainda tem que ter coração forte para ler...: ... o monte de besteiras que ela escreve sobre o SL e o uso dele em orgãos públicos.

Nem me refiro ao Governo Federal, é algo mais com o SL mesmo. Para quem vive disso e pretende trabalhar com isso indefinidamente é ultrajante.

Um bando de alegações maldosas e sem base alguma. Sorte que eu tava lendo umas tiras do Dilbert enquanto lia e elaborava uma resposta baseada no texto online, o que me descontraía.

Sinceramente, eu não consigo ler a veja sem gritar um xingamento hoje em dia! :/ Eles estão/são muito parciais!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Agora, imagina esses caras...: No planalto??? Imagina o problema que vai dar?

Vão ser anos tristes e sombrios para o SL, caso a entrada destes monstros no governo.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
A imprensa brasileira é LIBERTINA!: Ela ataca quem quer, como quer e se você tentar proibir esse comportamenteo calunioso é porquê é um inimigo da verdade.

Noel, não tente justificar esse tipo de reportagem pouco baseada e parcial da Veja com a liberdade de expressão.

Não é a primeira vez que a veja publica algo assim, e não vai ser a última.

[]s!

ps: Xenofóbico é aversão à estrangeiros. Aonde entram os estrangeiros?


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Alexei Lepismann
Toskinha e KTB: dois otários desiludidos com o SL: Quem conhece essas duas figuras sabe que, por absoluta falta de experiência de vida, alimentaram falsas expectativas para o SL que, depois de virem não se realizar, puseram-se a culpar tudo menos sua própria inépcia.

Cresçam, amiginhos!

Quem soube, conseguiu o que quis com o SL, desde escrever software decente, a ganhar dinheiro, passando por ganhar prestígio, fama, e fazer plataforma política.

Quem não soube, como diz Esopo, "ficou de longe a amaldiçoar o inimigo, que é a única coisa que resta aos impotentes e fracos".
Comentário de Richard Stallman
Nossa...: Todos vão usar Windows a perder de Vista... (desculpe o trocadilho...)

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Carlos Roberto
Paciência: Bem nesse caso então te custou tempo ou paciência.

Discordo da compra, pois vc está incentivando indiretamente eles a continuar nessa publição de materias tendenciosas.

Além disso, eu compro as revistas que quero ler, e não as revistas que você aprova, ou as revistas cuja opinião combina com a minha.

Não é esse o ponto, é esse aqui:

Seria muito melhor ver a revista vendendo mais por causa de sua parcialidade e informação do que suas materias tendenciosas e FUD.

Se vc e mais 50 mil fizer isso todo final de semana quando ela publicar uma materia tendenciosa, vcs estarão dando força a ela nesse tipo de materias.

pois se eu tivesse me baseado na transcrição que circulou na véspera, teria feito um trabalho incompleto.

Como eu disse, se quisesse ler a materia inteira, existe outros meios.

Mas agora que vc já comprou, vamos esperar que sua ansiedade pela integridade de seu trabalho seja melhor.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de brain
Discordar: Eu concordo que seria possível eu ter deixado de escrever sobre o assunto, ou simplesmente cruzado os braços ou falar mal da Veja sem ler a reportagem. Mas não acho nada disso certo, e para fazer o que eu acho certo, era necessário ler a matéria na íntegra.

Mas tudo bem, você é livre pra discordar da compra.
Comentário de marcelolynx
Veja "e" os Fatos: Não é à-toa que cancelei minha assinatura com a veja, pois juntei 15 exemplares com a mesma capa!! Lula e seus comparsas. Tudo bem mostrar os fatos é o dever da imprensa mais lavagem cerebral comigo não funciona uma revista nacional que publica 15 exemplares seguidos do mesmo assunto e com a mesma intensidade e visão só pode estar tentando me convencer que sou um idiota.
Agora em mais um ataque ao governo colocam o software livre em xeque, trabalho para o governo e na verdade muita coisa ainda esta por ser feita, mas em nada cabe um comentário desprezível que esta revista fez, na verdade querem afetar o governo e para isso usam de todas as armas até o software livre!!
Estou enojado com essa ala de jornalistas libertinos, que falam mentiras de quem e do que bem entende, pra mim não passam de uns irresponsáveis.
Abaixo a Veja, Abaixo os Jornalistas Libertinos!!
Convido todos da comunidade de Software livre a dar uma resposta dura a esta revisa tendenciosa e mostrar que o nosso país está maduro, que nos já sabemos escolher o melhor sem lavagem cerebral.


EU USO SOFTWARE LIVRE !!!

Marcelo Oliveira
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Comentário de vmedina
espiadinha: Na próxima vez, abre a capa e espia só o código! :P

heheheheheheh!


[]s!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Por isso que eu digo:: Temos que apoiar esse governo.

Como nenhum dos candidatos, fora o Lula, apoiam o SL não podemos votar em alguém que vai acabar com tudo de uma hora pra outra.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Richard Stallman
Uma pausa...: A Veja sem sombra de dúvida é uma vergonha para o jornalismo nacional. É um templo de falácias e notícias tendenciosas, que acabam com a credibilidade de qualquer um. Agora dizer que este governo não tem culpa no cartório, me desculpe é tapar o Sol com a peneira.


-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Temos que apoiar...: ...um governo antenado com as necessidades do povo e dos projetos sociais e tecnológico do país. O PT e sua quadrilha, não está fazendo isso e sim jogando a ética e todas as coisas que eles mesmo pregavam, no lixo !

Me desculpe mas PT,PSDB e os outros são farinha do mesmo saco. Precisamos de um líder !!!! Um cara que esteja interessado nos problemas de nosso país, que hoje está desgovernado ! Agora sem populismo chavistas ou de Evo Morales !

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Carlos Roberto
Leitura sim compra não!: Mas não acho nada disso certo, e para fazer o que eu acho certo, era necessário ler a matéria na íntegra.

Augusto, acho que está confundido as coisas, ou eu me expressei melhor.

Leia minha msg novamente, pois eu editei ela.

Sim é melhor vc ler a materia inteira, mas vc não deveria compra ela. Como existem outros meios para leitura íntegra, acredito eu que seria melhor vc se utilizar desses meios antes da compra, como por exemplo pedir a revista emprestada e ter paciência.

Ficou claro agora? Só sou contra a compra dela, mas não da leitura para rebater os argumentos como vc quer.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Vercim Getórige
Eu sou o líder que o País precisa!: Não sou do PT nem do PSDB e defendo o SL como instrumento de soluções dos problemas de nosso país.
Comentário de vmedina
Que seria?: Dos presidenciaveis mais destacados, você prefere quem?

Lula(PT)
Alckimin(PSDB/PFL)
Garorinho(PMDB, se ele botar candidato)
Heloísa Helena(PSOL)

Sinceramente, eu só votaria no Lula ou na Heloísa Helena. Porém sei que somente um tem chance de ganhar.

Agora votar no PSDB nem com arma na cabeça!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
Mas é como eu disse...: ... você é livre pra discordar da compra!
Comentário de Richard Stallman
Nem PT, nem PSDB, Garotinho na Creche e Heloísa Helena Longe !: Sinceramente nesta eleição não tenho candidato. Veja as nossas opções
Lulla = Bem, sem comentários, não preciso dizer nada, basta olhar a nossa volta,
PSDB = suicídio, de volta oas tempos de entreguismo de FHC,
Garotinho = pena que a greve de fome não deu cabo nele
Heloísa Helena = Eu acho que ela deveria viver no tempo de Stalin, para ver o que ela prega, realmente representa.

Não tenho candidato, voto nulo este ano !
-- Gnu Rulez !--
Comentário de vmedina
Eu voto no Lula: Não fez mal ao país, como alguns querem pregar, teve um índice de corrupção muito menor que os anteriores (só aparece mais pq deixam apurar, não engavetam processos) e ainda por cima apóia o SL e deixa o dolar baixo.

Pra mim, é o melhor dessa eleição.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Richard Stallman
Caro Vinícius: Respeito sua opção, mas Lulla nunca mais !

-- Gnu Rulez !--
Comentário de vmedina
Cada um com a sua! :): Não tem problema não, afinal democracia e liberdade é ter opiniões divergentes! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Metatron
Parabéns: Você é um dos mais inteligentes e moderados desse site. Eu as vezes quase perco a cabeça devido ao amontoado de absurdos...hehehe
Comentário de JCCyC
Não só isso é excesso de patrulhamento mas...: A compra que ele fez EVITOU que muitos de nós resolvessem comprar. Portanto, foi uma anti-compra!
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Não estou tentando: Não estou tentando justificar o erro da Veja. Eu mesmo escrevi um texto para eles criticando a reportagem. Já disse em outro comentário, ao que parece, o que motivou a matéria foi a má gestão do governo na área de TI.

Argumento que o repórter pode ter usado de má fé ou de fontes que ele dispunha no momento e que passaram informações erradas a ele. Temos que cobrar a veja por esta reportagem (veja@abril.com.br). Somos muitos e podemos exigir que ela se retrate diante do seu equívoco.

Mas não adianta sair por aí xingando e quebrando tudo. Precisamos rebater a reportagem com argumentos convincentes, só assim conseguiremos desvincular o software livre de mais este escândalo do governo Lula.
Comentário de vmedina
Então não tente ué!: Suposta má gestão né? Afinal, o que ele usam para atacar já foi rebatido na lista psl-br e me pareceu bem convincente.

O que algumas pessoas não entendem é como rolam as coisas no setor público. Você, Noel, trabalha em um orgão público? Para os padrões públicos a coisa foi até bem.

Espero que você tenha lido o que eu coloquei ali em cima, pois eu apresento inúmeros argumentos convincentes.

Agora, você é tão libertino quanto a veja gritando escâncalo. Se houvesse um escândalo, seria matéria de capa e haveria uma CPI, pois a oposição adora. Você deveria deixar de acusar sem provas, assim como a Veja.

Além disso não creio que o vc tenha olhado o plano de migração para saber se é ou não justificado estes gastos. Mas a Veja e o resto da oposição são assim, reclamam quando gasta pouco e reclamam quando gasta muito.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Toskinha
eeeeeeee, alguem assinou o recibo: Pena que seja tão incompetente provavelmente no governo quanto na arte de fazer pesquisa sobre a vida profissional de cada um...
Agora, que teve muita gente que conseguiu sim fazer plataforma politica e desviar dinheiro publico, isto ninguem disse uqe não.
Agora, fracos realmente agora se nota quem é... sou tão fraca que nem usam meu nome para engrossar as teorias da conspiração ne? O que houve, arrependido de não ter conseguido "imunidade política"?
Comentário de psybox8
Governo Lula x SL: `Lulla = Bem, sem comentários, não preciso dizer nada, basta olhar a nossa volta,`

Basta olhar a nossa volta ? Tem certeza ?
Acho que apenas olhar seria uma atitude pouco inteligente, devemos sim olhar, analisar, e concluir!
Comentário de alisonrabelo@hotmail.com
Credibilidade da Veja ?: Depois das últimas notícias da Veja tentando, por algum motivo, desmantelar o governo federal com reportagens sem fundamento. Acredito que não precisamos perder tempo com reportagem deles.

mkt@servitec-eng.com.br
www.servitec-eng.com.br
Comentário de artur
A Veja vem provando há mais: A Veja vem provando há mais de 30 anos ser uma revista séria e imparcial e que informa o cidadão brasileiro os fatos ocorridos no país.
A reportagem não contra o software livre (EU USO!!!), e sim contra a inépcia e ineficiência do governo Lula do PT, nesse e em tantos outros assuntos (mensalão_não_sei_de_nada e da Bolívia_chute_na_bunda_do_Morales_e_do_Chávez) de interesse do povo brasileiro.
Comentário de Paiva, Fernando
Com certeza nós da: Com certeza nós da comunidade software livre, temos que dar uma resposta a altura.
Comentário de Ricardo Barroso
Reportagem da Veja: Esta claro que esse tipo de reportagem não passa de matéria paga, pois sabemos bem do poder financeiro de grandes corporações que se acham prejudicadas com o avanço do softlivre.Se tudo isso fosse verdade como é que aqui no Ceará depois que eu implantei o Linux e o OpenOffice e um colega implantou o java acabaram os problemas e o departamento de informática do TCE tomou um grande impulso? Será que um orgão tão pequeno comparado a estrutura do Governo federal funciona maravolhasamente bem com poucas pessoas dando suporte e uma equipe com três anos não deu certo? Francamente isso é subestimar nossa inteligência.

Ricardo Barroso
Analísta de Suporte LINUX
TCE-CE
Comentário de ars351
amigos, vejam o comentário: amigos, vejam o comentário do ricardo bamfy, no webinsider.

alexandre ribeiro da silva
Comentário de Marcola
o que fazer: Bom, parar de ler a Veja eu já parei faz tempo, sujiro como próxima atitude coquetel molotov na redação.
Comentário de edmafer
Não foi só isto...: Edson Marco Ferrari Junior

A veja, além da matéria impressa e a notícia on-line também informa como deve ser passada a alunos esta matéria na Veja Sala de Aula

http://veja.abril.com.br/idade/saladeaula/aula_da_semana/p_02.html
Comentário de monthiel
O dinheiro domina: Tudo é questão comercial. Quem paga mais por uma matéria criticando uma outra empresa???
Sim, infelizmente o mundo é assim. No mínimo a Vesta ficou pê da vida por perder dinheiro e resolveu dar uma bolada para botar uma porcaria dessa na Veja, por sua audiência. Ou mesmo a microsoft... sei la... injustiça...

-----------------------------
Blog sobre linux:
http://meulinux.blogspot.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004