Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Veja - Opção de Lula pelo software livre atrasa o país

Saiu na revista Veja desta semana - edição 1956, 17 de maio de 2006: 'Opção de Lula pelo software livre atrasa o país: Ao insistir no software livre, o governo deixa de melhorar os serviços eletrônicos aos cidadãos e desperdiça dinheiro. Um critério para avaliar a eficiência da administração pública é o uso da informática para reduzir a burocracia estatal e facilitar a vida do cidadão. Quatro anos atrás, o Brasil pertencia à elite mundial nesse quesito, à frente do Japão. Brasileiros eram convidados para descrever em congressos internacionais a experiência nacional com as compras públicas pela internet, com a declaração on-line do imposto de renda e com o voto eletrônico. O governo Lula mudou radicalmente as prioridades nessa área. Em lugar de ampliar as experiências bem-sucedidas, passou a priorizar a implantação do software livre na administração federal. O resultado: o Brasil caiu dezenove posições no ranking das Nações Unidas que avalia o uso da informática pelos governos, ficando atrás do Chile e do México.” A nota foi enviada por Carlos Alberto Lopes (carberto·lopesΘbol·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Na minha opinião, não foi tanto um ataque ao software livre em si, mas sim à forma como o governo federal (a única autoridade governamental mencionada nominalmente no texto é Rogério Santanna, da SLTI - Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento) selecionou suas prioridades de uma forma que não dedicou recursos suficientes às áreas que já iam bem, nem alcançou resultado positivo suficiente nas áreas que escolheu tratar com maior atenção.

Naturalmente estou muito interessado na resposta que será dada (não deixem de me mandar o link, se virem antes de mim), e torço para que as discussões na comunidade não fiquem naquela de dizer "ah mas o político Y fez pior", ou "ah mas essa revista é um filhote da ditadura e tem acordos com a empresa X". Uma resposta clara a todos os pontos levantados, provando o quanto o governo de fato fez pelo Brasil com sua política de software livre e demonstrando todos os avanços reais nessa área seria a melhor reação, na minha opinião.

O link que o Carlos Alberto enviou é apenas para assinantes da revista, e vários leitores enviaram a transcrição completa da matéria. Agradeço a todos, e publico abaixo alguns trechos.



Segue transcrição parcial:


A oposição aos programas comerciais – leia-se aí a Microsoft, fabricante do sistema operacional Windows e a maior empresa mundial de software – é uma bandeira do PT. A posição está baseada, em parte, na desconfiança ideológica que o partido nutre em relação às grandes corporações capitalistas. 'Não podemos depender dos programas vendidos por uma ou outra empresa privada', explica Rogério Santanna, secretário do Comitê Executivo de Governo Eletrônico, subordinado ao Ministério do Planejamento.(...) Em teoria, é uma boa idéia usar e não pagar. Na prática, talvez seja um problemão, sobretudo se o uso se transformar em obrigação. 'Ao optar por um programa, é preciso pesar cuidadosamente os prós e os contras', diz Fernando Parra, presidente da DTS, empresa de São Paulo que desenvolve softwares e pre sta serviços de tecnologia. 'Não se podem tomar, com base em motivos ideológicos, decisões que deveriam ser técnicas.'

A migração para o software livre custou caro para os cofres públicos. O governo federal precisou contratar 2.000 técnicos em informática. Só os salários e os encargos trabalhistas desses programadores ultrapassam 56 milhões de reais por ano – o dobro do que o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, vinculado à Casa Civil, estima que o governo federal economizou com os programas que deixou de comprar em 2004. Nem sempre o software livre é pior que o comercial, mas sua adoção pelo governo brasileiro revelou-se ineficiente. (...)

O governo do Paraná envia mensagens para o celular de desempregados informando sobre vagas disponíveis. Em São Paulo, já é possível preencher o boletim de ocorrência policial pela internet e pedir segunda via do documento de identidade. O governo federal nem sequer conseguiu fazer o mesmo com a emissão de passaportes. Um dos principais atrasos refere-se à licitação on-line. O governo federal faz apenas 46% de suas compras públicas – de material de escritório a papel higiênico – pela internet, contra 80% do governo de São Paulo. Em uma licitação on-line, a União informa que bens deseja comprar, e fornecedores de todo o país e do exterior se engalfinham para ganhar a concorrência com o menor preço. O comprador sempre sai ganhando, porque o número de ofertas é muito maior, e a transparência no processo diminui os riscos de corrupção. Se o governo federal tivesse o mesmo padrão de compras on-line que o estado de São Paulo, teria economizado 3 bilhões de reais nos últimos três anos, segundo estudo da FF Pesquisa & Consultoria.

Em lugar de investir para oferecer serviços aos cidadãos e melhorar a eficiência da máquina burocrática, o governo Lula usou as conquistas eletrônicas da administração anterior em sua desastrada campanha para se tornar líder sul-americano. A conseqüência dessa política foi um banho de água fria nas aspirações comerciais de muitas empresas sediadas no Brasil que desenvolvem software e urnas eletrônicas. A Unisys e a Diebold Procomp, fabricantes de urnas eletrônicas de São Paulo, tinham planos de exportar a tecnologia para os países vizinhos. Em vez de emprestar algumas poucas urnas para fazer propaganda, o governo Lula decidiu bancar as eleições alhei as. Só para o Paraguai foram emprestadas 15.000 urnas para as eleições de 2005 e 2006. A empresa Vesta, de São Paulo, deixou de vender softwares de compras públicas on-line para a Bolívia porque Lula, em seu primeiro ano no poder, resolveu oferecer ao país, de graça, um programa com a mesma função. 'O governo federal não só reinventou a roda com o software livre à custa do contribuinte, como prejudicou a competição no mercado de tecnologia', diz Paula Santos, sócia da Vesta. É a política do software livre contra o livre mercado.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de spook
Veja detona qualquer coisa que venha do PT: "Na minha opinião, não foi tanto um ataque ao software livre em si, mas sim à forma como o governo federal (...) selecionou suas prioridades"

Correto. Odeio falar de política aqui, mas a Veja fala mal de qualquer coisa do governo do PT, já que é uma revista descaradamente tucana. O SL entrou no meio, então a Veja aproveita e fala mal também
Comentário de puelocesar
"É a política do software: "É a política do software livre contra o livre mercado."

Simplesmente absurdo isso.

E quando falam no aumento dos custos com o software livre se esquecem que estes custos em geral são um investimento em tecnologia local, e não simples transferência de capital para o exterior..

Usam os erros de um governo enfraquecido por escândalos e casos de corrupção para atacar o software livre e defender os interesses de gigantes internacionais de software (não vou citar o nome da empresa X)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Quanto eram mesmo os: Quanto eram mesmo os investimentos para o combate ao software livre daquela empresa X?

40 bilhões? É.. bastante dinheiro.. fico imaginando quanta gente dá pra comprar com isso.. talvez no excel tenha um easter egg que calcule

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de
pode ser: Pode ser que tenham comprado sim. Segundo a tal carta anônima, eles gastariam 500.000 só comprando o pessoal da própria comunidade, imagina quanto dinheiro não dedicariam a comprar as maiores revistas semanais? ;-)

Mas eu acho que isso não é uma boa resposta, torço para que o governo (ou a própria comunidade) possa demonstrar quanto foi investido, quanto houve de retorno, e quanto o Brasil avançou com isso. E, se possível, que possam desmentir que o Brasil despencou nesse elenco internacional mencionado...

Ainda que não tivesse havido esse ataque da Veja, acho que esse balanço seria bem interessante pra todo mundo - e ao contrário de várias outras organizações, essa aí tem mesmo a obrigação moral (quando não legal) de prestar contas e ser transparente.
Comentário de puelocesar
É eu sei Brain.. eu postei: É eu sei Brain.. eu postei mais como um desabafo.. tanto que expressei minha opinião ali em cima e depois despejei essa agora.. pq com certeza vão moderar

É uma pena que isso simplesmente vai repercutir como uma imagem negativa do software livre.. pois toda a classe média lê aquilo e acredita em tudo, e ainda acha que está informada.

Parece que o governo petista só serviu para afundar a imagem da antiga oposição e levar junto a imagem de várias outras coisas boas. Como disseram em malvados.com.br, "Pelo menos o governo lula nos ensinou um coisa. Não confie em ninguém."

Vou mudar minha assinatura do darwin awards para "perdi minha fé no mundo, sim eu já fui tolo o suficiente para ter um dia"

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Argonico
Será que algué do paraná: Será que algué do paraná não poderia dizer algo?

Nossa eu achava que o calculo deveria ser a longo ou medio prazo, atualizar software todo ano sai quanto mesmo?
Pessoas fazendo adaptações aqui ou contratando serviço ficar como uma luva fica quanto mesmo no (Proprietário) e (Livre)?

Suporte ao Windows tem aonde mesmo, opa o 98 já era ,opa tem um monte de orgão e empresa que usa, opa não era para falar será que é vergonha ou é pirata mesmo. A é a maquina não roda também as coisas novas!
Comentário de minholi
Eu sou do Paraná!: Aqui no Paraná a história é bem diferente dessa que está sendo apontada pela Veja. Eu tive a oportunidade de trabalhar no projeto de informatização do DETRAN-PR na época em que ele foi terceirizado para a Positivo Informática e digo que o software desenvolvido (utilizando tecnologias livres) pela atual gestão do Governo do Estado dá um banho no anterior (que eu conhecia muito bem).

Fora isso, os eventos e a preocupação com a inclusão digital e a utilização de software livre em nosso estado estão tendo resultados muito positivos, até porque eu tenho visto muita preocupação por parte do governo e dos órgãos responsáveis em atuar em consonância com a comunidade de usuários e desenvolvedores de software paranaenses.

Eu não vejo como o uso de softwares livres prejudicam os serviços eletrônicos ao cidadão, muito pelo contrário, eles estão é ficando melhores. Na minha opinião o que pode estar errado é a divulgação, por vezes infantil, de que o simples fato de adotar softwares livres traz melhorias diretas, o que não é verdade.

Eu não sei como esse ranking é feito, e que critérios são utilizados, mas sinceramente penso que o uso de tecnologia pelo governo deu um salto de qualidade com a adoção de softwares livres, pois muitas soluções que antes não poderiam ser desenvolvidas devido aos altos custos de licenciamento de produtos e ferramentas utilizados na sua construção e disponibilização agora estão sendo desenvolvidas com custos muito inferiores.

Penso que o mais indicado, frente a essa situação apontada pela Veja, seria o Governo Federal enumerar as aplicações e soluções que foram e estão sendo desenvolvidas em nosso País e que ainda não ganharam o mesmo status das citadas no artigo e que segundo o próprio, eram expoentes do desenvolvimento tecnológico de nosso País.
Comentário de Ricardo Severo
Omissão de informação: A reportagem da revista Veja cita o Paraná como um dos estados com boa aplicação da informática, mas não diz que é um dos estados que mais investe em software livre.
Este artigo ataca indiretamente o software livre, com afirmações questionáveis. Infelizmente a Veja é uma revista de muita influência também.
Não ficaria surpreso se houvesse algum estímulo externo - ou seja, $$ - na publicação dessa reportagem.
Comentário de Marcus VBP
A veja é a Globo das revistas. Credibilidade zero: A Veja só faltou dizer que lula enviou dinheiro para bin laden em caixas de uísque falsificado.Ela faz questão de não ser imparcial.
Comentário de jairo girotto
Na minha opinião é um: Na minha opinião é um ataque direto ao software livre e a revista merece ser cobrada pela Comunidade do Software Livre. Não dá para confundir Gestão Pública com Software Livre como fosse ele o responsável por má gestão em Tecnologia da Informação por parte de qualquer governo que o adote. Acho que a matéria é mentirosa. A Gente faz um grande esforço de convecimento da qualidades do software livre(no meu caso, dentro da Justiça Federal/RS onde desenvolvemos o Processo Eletrônico onde todos atos processuais são praticados pela Internete usando exclusivamente Software Livre) aí nos deparamos com este tipo de matéria que alimenta os defensores das "caixinhas" fechadas ...


Jairo Girotto

Jairo Girotto
Comentário de vmedina
Não tem por quê se desculpar.: A veja é realmente tendenciosas em várias áreas, além de ser conhecida pelas denuncias baseadas em vapor.

Essa declaração nada mais é que política oras. Estão começando a dar o tom do que vai acontecer caso o PSD/PFL chegue ao poder.

Como eu sempre digo, e vou continuar a repetir, depois que o PSDB/PFL invadirem o palácio do planalto, virá por aí o mais novo caso de migração Linux -> Windows da MS.

Por mais que queiramos, e eu preferia mesmo que fosse assim, separar SL de política, não vamos conseguir fazer isso a tempo para essa eleição. É uma senhora "sinuca de bico".

[]s!

ps: A vesta ainda tinha que dar aquela declaração, ela simplesmente vendeu o pregão online e ainda por cima é parceira Microsoft. Suspeita para falar? Que isso!

pps:Duvida que a veja seja tendenciosa? Procura no site dela por denúncias sobre o alckmin! :P EU não achei, se acharem me avisem! ;)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de RAM
Antes de mais nada eu: Antes de mais nada eu gostaria de lembrar que um tempo atrás a reportagem da Exame do Grupo Abril que disse que o software livre incentiva a pirataria. Depois eles disseram numa nota pequena na edição seguinte que isto era um enganho.
Agora eles manifestam a choradeira de algumas empresas que faziam negócio com o governo e deixaram de fazê-lo.
Ora quem quer desenvolver pode, mas não precisa de garantias de compra do governo.
Recentemente pesquisadores da Harvard Business School estavam estudando a capacidade de solução de problemas que têm a comunidade de software livre. Um problema no kernel foi resolvido em menos de 24h com especialistas de diversas partes do mundo participando. Vale observar que enquanto um californiano detectando o problema e colocando na rede, enquanto ele dorme gente na Índia pode já estar trabalhando na solução. Quando que isto aconteceria na Microsoft? Eles iriam primeiro ver se vale a pena corrigir agora ou juntar isto com outras pendências porque corrigir muito estraga a imagem do produto lucrativo.
Infelizmente vejo que a Veja tem estímulos políticos em tal reportagem. A comunidade de software livre não deve se preocupar porque o governo Lula não ataca empresas de capital estrangeiro. Vejam os lucros dos bancos ...

Comentário de acefalo
"e torço para que as:
"e torço para que as discussões na comunidade não fiquem naquela de dizer "ah mas o político Y fez pior", ou "ah mas essa revista é um filhote da ditadura e tem acordos com a empresa X"


Então é melhor eu ficar quieto.

Mas que foi uma oportunidade para atacar tanto o PT (que para a Veja ainda é esquerda) quanto o Software Livre, isso está evidente.
Comentário de Marcos Quadros
E o exemplo gaúcho?: A dita reportagem faz alusão ao excelente exemplo do Rio Grande do Sul, no uso do software livre?
Comentário de Ludi
Grupo Abril: Todas as publicações da Abril detonam o governo federal, até mesmo o UOL News.
É óbvia a razão. Sempre foi e continuará sendo.

Infelizmente há poucas fontes que realmente são imparciais e que te dão os fatos e não os boatos.

É Brasil.
Comentário de acefalo
O pior é que, depois da: O pior é que, depois da globo, creio que ela seja a maior formadora de opinião do país.
Comentário de Dirceu_Machado
A gente se quebra pra: A gente se quebra pra trabalhar sério, de forma correta e assim tentar mostrar ao povo que confiem no SL, que ele é funcional, é estável, é um substituto a altura ao software proprietário e tal e vem uma reportagem dessas em uma revista (querendo ou não) de repercussão nacional pra dar ré em tudo isso.
Depois nego fica falando: "Eu disse que isso não prestava, até a Veja falou...."
Quando se afirma que se gastou 56 milhões em desenvolvimento não se disse que esse dinheiro gerou emprego, fomentou a indústria de programadores brasileiros, que esse dinheiro ficou no Brasil circulando ao invés de ir pro exterior, que existem n casos de migração bem sucedida nessa área e tal.....
A veja é realmente fã de divulgar notícias sem pesquisar sobre o assunto, ainda mais quando é pra atacar o PT e apoiar o PSDB. Eu tento me afastar da política, mas sinto que se o PSDB/PFL ganhar se terá um grande retrocesso no panorama SL nacional (onde o Brasil é uma das referências mundiais).
Comentário de Tango
Precisamente. O fato de isso: Precisamente. O fato de isso ter saído na Veja é suficiente para pessoas esclarecidas saberem que esta matéria não vale a página em que foi impressa.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Metatron
Não foram comprados: Não foram comprados, é ideológico, os donos da mídia em geral são de extrema-direita; mesmo que o PT tivesse ficado nos anais da história por bons atos, por qualidade técnica, por riqueza moral...mesmo assim, eles montariam alguma coisa para atacar. A questão é simples: se for do nosso time pode até fatiar criancinhas, mas como é um baixinho, gordo, barbudo, "ignorante" e com nove dedos...NÃO, volta prá senzala! Chega de brincar de presidente!
E como já disseram num outro post, o atual governo apóia o software livre, sobrou para nós também.
Comentário de Tango
Isso explica um bocado, não: Isso explica um bocado, não é?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de marcus
"ah mas essa revista é um: "ah mas essa revista é um filhote da ditadura e tem acordos com a empresa X"
Comentário de KubLin
responder a altura: como nosso colega disse gestão é uma coisa e SL é outra
precisamos responder a altura essa reportagem
quem se prontifica a fazer um texto bem bacana com casos de sucesso pra quebrar os caras
abraços
Comentário de kiss the blade
Ainda não vi ninguem: Ainda não vi ninguem contestar os dados da reportagem.

Só vi nego falando mal da revista, dos donos, de quem escreveu, etc. Ad-hominem total. Cadê a isenção?

Cadê o pessoal que trabalha com software livre no governo pra contestar? Vão desmentir os dados? Sim ou não?

Ou vão ficar caladinhos?

Que economia é essa que só de pessoal custou MAIS QUE O DOBRO do que se economizou? A migração no governo virou o quê, cabide de emprego de gente incompetente?

Vão exigir direito de resposta? Pq se for tudo mentira, tem que ter direito de resposta na publicação. O veículo é grande, tem responsabilidade.

Até que alguém prove que os dados que a revista publicou não são verdadeiros, vou continuar acreditando que tudo que foi publicado é verdade.

E se for MESMO verdade tudo isso que ela publicou, então a migração para SL do governo é malversação de recursos públicos SÉRIA. Caso de CPI. Tem que ser investigada e TODOS, TODOS os responsáveis por essa farra com o dinheiro público tem que ser no mínimo presos.
Comentário de alexkurumin
É difícil comentar: Não sou nem um pouco envolvido com política (partidária) e por isso fica difícil fazer qualquer tipo de comentário sobre o que os carinhas da Veja acham do governo do tio Lula, mais relacionado com a opção do SL. Acho que uma coisa pode ser dita sobre outra política. A política pública. Quantos centros de inclusão digital já foram montados no país?
Acho q isso eles não sabem. Acho que eles não sabem das empresas particulares q também adotaram o SL, desde as grandes até as pequenas. Hoje mesmo fui a um supermercado (aquele do tio Abílio) e ao veirifcar uma máquina de caixa que estava "restartando", pude ver o tio LILO e uns nomes bem familiares como EXT2, kernel 2.x.x. etc. No meu trabalho (serviço público) estamos migrando, e às vezes apaio mas também tenho vitórias, e o "apaiar" não está somente relacionado com a falta do conhecimento necessário para certas tarefas, e sim com alguns chefes que por falta da visão da independência tecnológica, insistem em reverter a migração de algumas máquinas ao menor impecílio. Antes, com o software do Tio Bil, a rede vivia infestada por vírus, agora com servidores Linux, não acontece nada disso, parece coincidência, não? O acesso pelo proxy é mais rápido e estável, o serviço de backup é mais simples e prático, o web server de intranet é mais versátil. Sem falar da cultura da pirataria que está caindo pelas tabelas. Por isso digo: Não sou pirata, sou livre!
Comentário de nemesis
FUUUUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuddddddddd!!!!!!: "Quatro anos atrás, o Brasil pertencia à elite mundial nesse quesito"

que ufanismo hipócrita! Brasil só é elite em roubalheira política.

"experiência nacional com as compras públicas pela internet, com a declaração on-line do imposto de renda e com o voto eletrônico"

pq essas inovações parariam com software livre?! ao contrário, desimpedidos na escolha da tecnologia mais apropriada, sem pagamentos de licenças, a tendência é continuarmos a inovar...

"A posição está baseada, em parte, na desconfiança ideológica que o partido nutre em relação às grandes corporações capitalistas."

ah, claro! óbvio que desconfiar de uma empresa que detém um monopólio de acima de 90% de todos os microcomputadores usados no mundo é coisa de petista analfabeto!

"Não se podem tomar, com base em motivos ideológicos, decisões que deveriam ser técnicas."

exatamente! dar continuidade a um império puramente por causa de upgrades forçados é péssima idéia!

"A migração para o software livre custou caro para os cofres públicos. O governo federal precisou contratar 2.000 técnicos em informática. Só os salários e os encargos trabalhistas desses programadores ultrapassam 56 milhões de reais por ano – o dobro do que o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, vinculado à Casa Civil, estima que o governo federal economizou com os programas que deixou de comprar em 2004."

Visão limitada e pueril: quem migrou, não está apenas economizando em licenças agora, mas também amanhã e nas licenças associadas com todos aqueles produtos essenciais, mas que nunca fazem parte do pacote comprado. Além de que aparentemente a revista parece preferir alimentar os rotundos programadores estrangeiros do que os nossos.

"Se o governo federal tivesse o mesmo padrão de compras on-line que o estado de São Paulo, teria economizado 3 bilhões de reais nos últimos três anos, segundo estudo da FF Pesquisa & Consultoria."

ok, o governo federal não tem um serviço online eficiente, mas o que isso tem a ver com software livre??...

"O governo federal não só reinventou a roda com o software livre à custa do contribuinte, como prejudicou a competição no mercado de tecnologia... É a política do software livre contra o livre mercado."

ao contrário, software livre gera mais competição sadia do que nunca! Taí a M$ implementando várias boas idéias do mundo livre em seu Vista, correndo atrás do prejuízo...

quem está realmente reclamando são os eternos dependentes da M$, com medo de que a única tecnologia que dominam vire um nicho de mercado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fabiano Rodrigues
Não Veja, nem leia....: O artigo da Veja é tão ruim e demonstra ignorancia do papel do software livre na área de tecnologia no mundo atual. É tão ruim que não dá para não crer em má-fé.
Comentário de Krusty
Ironia...: Sabe o que é irônico?

A Editora Abril utiliza pelo menos uns 20 servidores Linux... e há tempos...

Abraços
Krusty
Comentário de fureka
Nao entendi as comparações: Nao entendi as comparações efetuadas , pois são serviços que os Órgãos públicos ( sejam executivo legislativo e judicário ) nos niveis federais estaduais e municipais devem ter .

chega a ser ridícula a reclamacao , pois só estes tantos mil tecnicos que justamente irao aprender e ter o conhecimeno para gerar as ferramentas para atendimento ao publico.

outra coisa é que software no Poder Público nao é so atendimento on-line e mesmo nesta questao nao é citado que é um software livre ( o Apache) que esta em 70% dos servidores do Mundo.

"Em teoria, é uma boa idéia usar e não pagar. Na prática, talvez seja um problemão, sobretudo se o uso se transformar em obrigação."

Nao temos opcao ??? ah mas quando é obrigacao de usar produtos proprietarios mesmo tendo SL melhores que eles nao é uma obrigação ?


"
A migração para o software livre custou caro para os cofres públicos. O governo federal precisou contratar 2.000 técnicos em informática. "

ótimo , como seremos um País de ponta senão contrarmos técnicos e nao dermos treinamentos a els ?? nao tem de se pagar pelos software proprietários nao ?? paga-se duas vezes, pelo software em si e pelo custos de instalacao , treinamento manutencao. ô pessoal mal de matematica.


São brilhantes em misturar numeros, nao sei de onde tiram os 2000 tecnicos ,mas nao deve ser pro ITI exclusivamente , deve ser baseado no numero de Servidores de todo país treinados , mas ao se referir as economias , se resringiu apenas a um Orgao , esquecendo que temos milhares de prefeituras , camara municipais, governos estaduais , assembleias legislatimas , cada uma com diversos setores e departamentos com diversos computadores cada uma.


"Foram feitas versões em código aberto do programa de imposto de renda on-line e do portal de compras públicas ComprasNet. O resultado foi tão ruim que os dois programas continuam funcionando no sistema Windows."

Sistema on-line nao tem nada a ver com SL , pode ser feito nele ou ate mesmo nos sistemas da microsoft. Esquecem que ai esta a Democracia, pois como muita gente ainda usa o Windows , não é imposto usar esse ou aquele software, usa-se Java que roda em qualquer um e tem as mesma funcionalidades.

O comprasnet funiona da mesma forma que outros site online citados como ideais pelo folhetim veja. Esquecem queé cada orgao que escolhe usar ou nao o pregao, e ainda se escolher o pregao se quer que seja eletronico ou presencial ( em um decreto pede preferencia pelo eletronico mas nao obriga)


"O governo do Paraná envia mensagens para o celular de desempregados informando sobre vagas disponíveis."
" Em São Paulo, já é possível preencher o boletim de ocorrência policial pela internet e pedir segunda via do documento de identidade."

Será que este sistemas nao usa Software livre ??

" O governo federal nem sequer conseguiu fazer o mesmo com a emissão de passaportes."
São tao baixos em exigir coisa que nao tem sentido , pois Tambem em sao paulo nao se tira 1ª via de identidade on-line. É obvio que é necessario ter a presenca fisica para evitar falsificacoes.



"
Algumas promessas de governo eletrônico foram cumpridas apenas parcialmente, como a de fazer com que as bases de dados dos diversos órgãos públicos conversem entre si. O governo tenta sem sucesso fazer o cruzamento de dados entre as secretarias de Segurança, da Receita Federal e dos tribunais eleitorais. "
este é um processo lento , que que fazer com responsbilidade com tecnicos e envolve muitos orgaos e uma base de dados muito grande , como o cadasstro do CPF x Titulo de eleitor. Envolve os Estados tambem , que muitos nao tem sistemas informatizados ( quer sejam linux windows maquina de datilografar etc)

Comentário de doutor.zero
Primeiro foi a matéria que: Primeiro foi a matéria que as FARC teriam financiado o PT. Nada de provas e como não pegou o assunto foi esquecido. Depois publicaram uma matéria sobre dólares de Cuba em caixas de bebida (imaginem um dos melhores serviços de inteligência do mundo tendo que mandar dinheiro em caixas de bebida, sendo que o mais fácil seria lavar tudo em qualquer banco "sério e honesto").

Nesse final de semana dizem que o Lula e vários petistas tem contas lá fora, mais uma vez de ouvir dizer, sem qualquer prova... O que vem depois? "Lula foi quem matou PC Farias!" ou "PT sumiu com o corpo do ET de Varginha!".

Esse revista já está tão desacreditada que nem mesmo a elite conservadora e a classe média alienada deste país acreditam mais no que ela escreve.

Ao invés de perdermos tempo discutindo mais essa bobagem da Veja devemos incentivar as pessoas a pararem de assinar esta porcaria.
Comentário de Metatron
Armação completa: Boa noite,

Eu tenho acompanhado as capas dessas revistas, com exceção da "Carta Capital", todas as outras estão abertamente em guerra contra o governo atual, o qual é apenas mais um que prometeu e não cumpriu completamente, mas há semanas vejo a tentativa incessante de incinerar o Lula, pegaram as mazelas de décadas da república e jogaram sobre ele. Mas não está funcionando, a idéia do "gordo, baixinho, burro..." etc, está revertendo a favor do presidente, o cidadão comum (maioria) está se vendo nas frases de ataque...
Vi numa edição da Carta Capital uma foto do nosso caro acadêmico FHC, era uma foto espantosa, tomada no exato instante de um ódio visceral manifestado, ele com os punhos cerrados e a boca torta, mostrava o que sente pelo Lula, pura inveja de um "letrado" que não conseguiu nem a metade do reconhecimento nacional e internacional do presidente.
Com certeza, se o presidente for reeleito (eu acredito nisso), FHC pode até ter um infarto...hehehe
O SL é apenas mais um alvo que estão atacando, desespero puro mesmo, não vai funcionar.
Comentário de bebeto_maya
Hipócrisia e estupidez!: "e o governo federal tivesse o mesmo padrão de compras on-line que o estado de São Paulo, teria economizado 3 bilhões de reais nos últimos três anos, segundo estudo da FF Pesquisa & Consultoria."

__Isso não tem nada Haver com Software Livre, tem haver com má qualificação dos nosso técnicos e engenheiros num setor em que o mundo inteiro, ou ao menos o primeiro mundo, domina muito e bem: O desenvolvimento com ferramentas de autoração livres para códigos php, servidores apache, banco de dados MYSQL, entre outros...Não se pode culpar o Software Livre pela ignorância de nossos profissionais...É absolutamente ESTÙPIDO.

__Veja não gosta de falar do Computador para todos, das Casas Brasil, porque são políticas usando Software Livre que levaram inclusão digital para milhões de pessoas, que hoje estão comprando PCs por menos de R$1000,00..Se limita, então, a selecionar literatura para desqualificar nossa comunidade, e procurar o desafeto de sucubos que durante um década, sugaram sangue e leite dos cofres públicos mandando milhões para o Exterior e faturando ilegalmente com a venda de serviços proprietários super-faturados...Veja se esquece do escandalo da DataPrev, do Caso FUST e de muitas outras picaretagens da época FHC.

__Veja só se lembra do que lhe interessa...Politicagem neo-liberal para massagear o ego das elites dominantes...Para veja vale o lobby de todos os poderosos: O lobby dos médicos, o lobby da Microsoft, o Lobby das multinacionais, o lobby do PSDB, entre outros.

__Sim, o governo ferderal errou, poderia ter migrado só a base operacional e exigido que as empresas fornecedoras de Softwares migrassem seus aplicativos para Linux ou UNIX, incluindo aí a Microsoft com seu MS Office e .NET. Poderia ter exigido mais qualificação...Mas culpar o Software Livre não tem nenhum fundo de ciência...É puramente interesse.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Emerson
Concordo. Por isso, não: Concordo. Por isso, não acredito em nada do que a Veja publica denegrindo o Governo e acho que o povo brasileiro não se deixa mais enganar tão facilmente como antes por noticiários tendenciosos. O Brasil está certo em adotar o software livre e a política nesse sentido deve continuar. Aliás, o melhor do Governo Lula é não colocar o Brasil aos pe? dos EUA, como certos políticos que todos sabem muito bem quem são fazem quando ocupam o poder. Seria bom conhecer a idéia dos candidatos à Presidência da República sobre o tema, para não votarmos em qualquer um nas próximas eleições... Sob o risco de sermos anexados pelos EUA via ALCA, e adeus liberdade, inclusive, tecnológica.
Comentário de timm
Meus dois comentários distintos:: Pessoalmente falando:
Fui só eu, ou tem um dedinho de Steve Ballmer & Aurélio Minerbo nessa matéria?

Já li vários textos do Baboo com o mesmo enredo "ideológico".

Politicamente falando:
INfelizmente o PT apoia o software livre, e como no Brasil nada é feito da maneira certa, nós do Software Livre acabamos pagando por mais essa. O apoio do governo ào Software Livre, infelizmente, é um fiasco, salvando apenas o PC Conectado.
Comentário de Eudes Cruz
Enviei a Veja a seguinte: Enviei a Veja a seguinte manifestação pessoal:

------------------------------
Prezados senhores(por favor, não publicar),

Um trecho de seu artigo sobre software livre diz:"Nem sempre o software livre é pior que o comercial, mas sua adoção pelo governo brasileiro revelou-se ineficiente." Sou apolítico, e uso software livre justamente pelo aspecto técnico. E uso também Windows, por necessidade. O meu Windows Home com a devida licença, por incrível que pareça, é o único que vi até agora instalado num computador, fiz questão de comprá-lo. Por outro lado, vi muitíssimas vezes o Windows Professional instalado em computadores, cópias não licenciadas, ou seja, pirataria mesmo.

Também tenho visto muitos HIPÓCRITAS defenderem o uso do software proprietário e usarem os mesmos, só que não licenciados. Assim é fácil. Encontra-se isto em todas as esferas, pública ou privada.

Se há algum atraso ao país, não creio que isto seja devido ao uso do software livre. Citaram-se exemplos. Há exemplos positivos do uso do software livre também. E muitos. Basta procurá-los.

Deste modo, creio que os senhores afirmam verdades, meias-verdades e claras distorções, aliadas à falta de menção dos dois lados do assunto. Não estou me referindo ao aspecto político, foco claro da matéria, e sim ao aspecto técnico. É uma pena, pois embora os senhores tenham todo o direito de publicar qualquer assunto, deixam de informar bem.

Claramente, os senhores confundiram as coisas. Imagine, por exemplo, culpar Santos Dumont pelo ataque ao World Trade Center. Não foi ele o pioneiro da aviação? Da mesma forma, não tem sentido culpar o software livre por um suposto atraso do Brasil. O problema, talvez, não será devido às más decisões tomadas? Isto poderia acontecer com o software proprietário também. Ademais, precisa-se analisar quais critérios são usados para o ranking.

Obrigado pela atenção.


PS: Solicito, por favor, que não publiquem, integralmente ou resumido, esta minha manifestação. Ela tem o objetivo de demonstrar que me importei muito com o assunto, embora ache que isto não vá influir de maneira nenhuma quando forem publicar algum assunto relacionado no futuro. De qualquer maneira, obrigado novamente.
------------------------------
Comentário de .;.;.
"Vi numa edição da Carta: "Vi numa edição da Carta Capital uma foto do nosso caro acadêmico FHC, era uma foto espantosa, tomada no exato instante de um ódio visceral manifestado, ele com os punhos cerrados e a boca torta, mostrava o que sente pelo Lula, pura inveja de um "letrado" que não conseguiu nem a metade do reconhecimento nacional e internacional do presidente."

HAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAAHAHAHAAHAH!!!!!!!

FHC, no mínimo, é um dos melhores cientistas sociais do mundo, e não sou em quem diz isso. Tá, e eu nem vou falar mais nada... Mas como disseram logo acima: "Tem gente que ainda pensa que o PT é de esquerda".
Comentário de KubLin
parabéns Eudes: valeu Eudes Cruz, gostei do que escrevera
vou ver se elaboro algo a contento por aqui pra enviar pros caras
falou

Comentário de Donnie Darko
Não precisa pedir; eles: Não precisa pedir; eles não publicariam mesmo...

Acho que essa revista já passou dos limites. Alguém aqui que enteda sobre essas questões poderia nos esclarecer como que tal revista publica VÁRIAS mentiras e não é punida? Votei no Lula e não votarei na próxima eleição, mas fico "de cara" com as coisas que essa revista publica contra o PT. Se fossem verdade todo mundo no PT deveria estar preso.
Comentário de Marco Zero
Cuspiu no prato que comeu...: Se é pra falar mal do software livre como é que o site deles é movido a apache + php?
_____________________
$ telnet www.veja.com.br 80
Trying 200.196.241.202...
Connected to veja.abril.com.br.
Escape character is '^]'.
GET / HTTP/1.1
host: www.veja.com.br

HTTP/1.1 301 Moved Permanently
Date: Sun, 14 May 2006 14:05:06 GMT
Server: Apache/1.3.31 (Unix) PHP/4.3.9
Location: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1
Transfer-Encoding: chunked
Content-Type: text/html; charset=iso-8859-1
_______________________________________
De acordo com o Netcraft é em cima do Solaris 8... ninguém é perfeito, né? Nem a Veja.

Comentário de joaoemanuel
Bem, isso tudo está: Bem, isso tudo está ocorrendo porque a transferência do SP para SL não foi uma transferência e sim enfiaram na gula de todo mundo o SL e falaram usem. Se a transferência tivesse ocorrido de forma correta, além do custo ser mais baixo e teria evitado esta reportagem da Veja, evitaria dos órgãos utilizarem SP até agora e ainda fazerem compras de SP para continuarem com o mesmo.
Comentário de Piras
Revista Veja - Opção de Lula pelo software livre atrasa o paí: Não sou nem imparcial nem isento para tratar da matéria, pois há anos colaboro com o PSDB no exercício de minhas atribuições funcionais. Mesmo assim lamento o conteúdo desta matéria da revista "Veja".

Lamento, antes de tudo, por ser ela uma amostra exemplar do que seja o mau jornalismo. Antes de tudo, não houve sequer a sombra de contraditório no conteúdo da matéria. Afinal, onde está o outro lado? Onde estão aqueles que defendem a adoção do "software" livre ou a política do Governo Federal a respeito do assunto? Por que sua opinião foi simplesmente omitida de toda matéria, restando apenas uma declaração de princípios feita por um assessor do Governo Federal, que só abordava, genericamente, as razões pelas quais a atual gestão optou pelo apoio ao "software" livre, sem que se tivesse oportunidade de resposta ao núcleo da reportagem, que é o eventual prejuízo sofrido pelo país na adoção dos sistemas abertos?

Mau jornalismo também por confundir vários assuntos distintos como se fossem o mesmo. Afinal, que tem a ver a doação de urnas eletrônicas pelo Brasil a países entrangeiros com o apoio ao "software" livre?

E a qualidade dos serviços de "governo eletrônico" prestados pelos Estados do Paraná ou São Paulo? Qual é a relação entre este fato e a adoção do "software" livre? Se o "governo eletrônico" da União tem qualidade inferior ao de São Paulo o problema nada tem a ver com o tipo de sistema operacional adotado. Seria o mesmo com Linux ou sem Linux, com Windows ou sem Windows. A questão está simplesmente em ter uma política para o setor e fazê-la merecer boa gestão e a dotação orçamentária adequada.

A qualidade do governo eletrônico de São Paulo em relação ao da União já era marcante antes da atual administração. O governo Fernando Henrique não concedia ao "software" livre o mesmo apoio que o atual e nem por este motivo investia mais que a administração Lula no aprimoramento dos serviços via Internet. O mérito de São Paulo está no fato de que o governador Mário Covas e Secretários de Estado importantes, como o da Fazenda, Yoshiaki Nakano, acreditavam no governo eletrônico como fonte de aperfeiçoamento do serviço público e investiam nele pesadamente. Como o mesmo não ocorria no Governo Federal, desde aquela época a situação era bastante desigual entre Estado e União. A escolha do sistema operacional aqui é questão absolutamente secundária.

Quanto a esta afirmativa final de que se escolheu o "software" livre contra o livre mercado, o articulista só pode estar brincando. Se a Microsoft está sendo processada em toda parte por medidas contra a livre-concorrência, é o software livre que ameaça o livre mercando?

O que mais favorece o livre mercado: centenas de empresas, indivíduos e associações produzindo uma imensa variedade de programas em todo o mundo ou um a constituição de um monopólio mundial por parte de uma única empresa, de capital concentrado em pouquíssimas mãos?

Durante anos a Microsoft evitou a expansão de quase todas as suas concorrentes, absorvendo uma a uma quase toda companhia que pudesse ameaçar o seu monopólio. A Beos é só o exemplo mais lamentado. Várias outras tiveram o mesmo fim. Mesmo assim, nunca a "Veja" publicou uma só linha sobre a ameaça ao livre mercado no mundo do "software".

Agora, quando dispomos realmente da tão propalada liberdade de escolha, que é essencial ao capitalismo, a revista "Veja" percebe que o livre mercado está ameaçado! E o interessante é que, agora mesmo na União Européia, é a Microsoft que está sendo processada por ameaça à livre concorrência, não qualquer empresa ou comunidade formada para o desenvolvimento do Linux.

Na Espanha quase todas as Comunidades Autônomas (os "Estados" espanhóis), além de vários municípios, já dispõem de suas próprias distribuições; na Alemanha vários municípios também já migraram para o "software" livre, a começar por Munique, que adotou o Debian e a Cidade de Viena também dispõe de uma distribuição própria, a Wienux. E apesar de tudo isso, não li ainda nenhuma matéria na imprensa européia afirmando que por esta razão a Europa caminha para o comunismo.

Não vejo nenhum motivo para que o PSDB ou qualquer outro partido retire o apoio da atual administração à difusão do "software" livre entre nós. E lamentaria profundamente qualquer decisão neste sentido. Para mim, eventuais erros de gestão devem merecer o devido reparo, nunca a questão de princípio, pela qual é imperativa a defesa do livre mercado e do direito de escolha do consumidor brasileiro contra eventuais monopólios, sejam eles nacionais ou internacionais.

Evidente que falo exclusivamente por mim. Mas acredito que maioria dos eleitores, qualquer que seja a sua opção ideológica ou partidária, exprimirá nas próximas eleições o seu apoio à promoção do "software" livre no País.




Comentário de Piras
Além da questão político-partidária: Não sou nem imparcial nem isento para tratar da matéria, pois há anos colaboro com o PSDB no exercício de minhas atribuições funcionais. Mesmo assim lamento o conteúdo desta matéria da revista "Veja".

Lamento, antes de tudo, por ser ela uma amostra exemplar do que seja o mau jornalismo. Antes de tudo, não houve sequer a sombra de contraditório no conteúdo da matéria. Afinal, onde está o outro lado? Onde estão aqueles que defendem a adoção do "software" livre ou a política do Governo Federal a respeito do assunto? Por que sua opinião foi simplesmente omitida de toda matéria, restando apenas uma declaração de princípios feita por um assessor do Governo Federal, que só abordava, genericamente, as razões pelas quais a atual gestão optou pelo apoio ao "software" livre, sem que se tivesse oportunidade de resposta ao núcleo da reportagem, que é o eventual prejuízo sofrido pelo país na adoção dos sistemas abertos?

Mau jornalismo também por confundir vários assuntos distintos como se fossem o mesmo. Afinal, que tem a ver a doação de urnas eletrônicas pelo Brasil a países entrangeiros com o apoio ao "software" livre?

E a qualidade dos serviços de "governo eletrônico" prestados pelos Estados do Paraná ou São Paulo? Qual é a relação entre este fato e a adoção do "software" livre? Se o "governo eletrônico" da União tem qualidade inferior ao de São Paulo o problema nada tem a ver com o tipo de sistema operacional adotado. Seria o mesmo com Linux ou sem Linux, com Windows ou sem Windows. A questão está simplesmente em ter uma política para o setor e fazê-la merecer boa gestão e a dotação orçamentária adequada.

A qualidade do governo eletrônico de São Paulo em relação ao da União já era marcante antes da atual administração. O governo Fernando Henrique não concedia ao "software" livre o mesmo apoio que o atual e nem por este motivo investia mais que a administração Lula no aprimoramento dos serviços via Internet. O mérito de São Paulo está no fato de que o governador Mário Covas e Secretários de Estado importantes, como o da Fazenda, Yoshiaki Nakano, acreditavam no governo eletrônico como fonte de aperfeiçoamento do serviço público e investiam nele pesadamente. Como o mesmo não ocorria no Governo Federal, desde aquela época a situação era bastante desigual entre Estado e União. A escolha do sistema operacional aqui é questão absolutamente secundária.

Quanto a esta afirmativa final de que se escolheu o "software" livre contra o livre mercado, o articulista só pode estar brincando. Se a Microsoft está sendo processada em toda parte por medidas contra a livre-concorrência, é o software livre que ameaça o livre mercando?

O que mais favorece o livre mercado: centenas de empresas, indivíduos e associações produzindo uma imensa variedade de programas em todo o mundo ou um a constituição de um monopólio mundial por parte de uma única empresa, de capital concentrado em pouquíssimas mãos?

Durante anos a Microsoft evitou a expansão de quase todas as suas concorrentes, absorvendo uma a uma quase toda companhia que pudesse ameaçar o seu monopólio. A Beos é só o exemplo mais lamentado. Várias outras tiveram o mesmo fim. Mesmo assim, nunca a "Veja" publicou uma só linha sobre a ameaça ao livre mercado no mundo do "software".

Agora, quando dispomos realmente da tão propalada liberdade de escolha, que é essencial ao capitalismo, a revista "Veja" percebe que o livre mercado está ameaçado! E o interessante é que, agora mesmo na União Européia, é a Microsoft que está sendo processada por ameaça à livre concorrência, não qualquer empresa ou comunidade formada para o desenvolvimento do Linux.

Na Espanha quase todas as Comunidades Autônomas (os "Estados" espanhóis), além de vários municípios, já dispõem de suas próprias distribuições; na Alemanha vários municípios também já migraram para o "software" livre, a começar por Munique, que adotou o Debian e a Cidade de Viena também dispõe de uma distribuição própria, a Wienux. E apesar de tudo isso, não li ainda nenhuma matéria na imprensa européia afirmando que por esta razão a Europa caminha para o comunismo.

Não vejo nenhum motivo para que o PSDB ou qualquer outro partido retire o apoio da atual administração à difusão do "software" livre entre nós. E lamentaria profundamente qualquer decisão neste sentido. Para mim, eventuais erros de gestão devem merecer o devido reparo, nunca a questão de princípio, pela qual é imperativa a defesa do livre mercado e do direito de escolha do consumidor brasileiro contra eventuais monopólios, sejam eles nacionais ou internacionais.

Evidente que falo exclusivamente por mim. Mas acredito que maioria dos eleitores, qualquer que seja a sua opção ideológica ou partidária, exprimirá nas próximas eleições o seu apoio à promoção do "software" livre no País.

Comentário de alexhubner
Méritocracia: O velho problema deste governo (mais do que os outros): dar vazão à ideologia em lugar da meritocracia. Já cansei de dizer: software deve ser adotado por mérito, não por decreto.

O que se fez foi simplesmente passar a borracha em coisas boas que já existiam (só porque eram feitas em software proprietário) e obrigar (muitas vezes na marra) a adoção de um modelo de software que ainda não é resposta para todos os problemas. É uma política burra e nada natural, da qual só uma ""comunidade"" conivente (afinal, se é pelo software livre, vale qualquer coisa né não?) poderia aceitar (e apoiar). É um tiro no pé. Algo que a maioria dos defensores do software livre não consegue ver, simplesmente por estar interessada demais em emplacar seus ideais, a qualquer custo. Resultado: inflaram a máquina pública e gastaram muito mais do que gastariam com licenças e afins. Obviamente sem falar que evoluiram nada ou quase nada (se é que não houve retrocesso em muitos casos) na área. Absolutamente previsível, coisa típica (e encontrada em outras áreas).

Agora a comunidade chora e berra, trama teorias da conspiração, se dói como sempre... Se fosse uma matéria falando bem vocês iam aplaudir de pé, né? No meu entender a matéria em questão (e sim, eu li antes de postar aqui - algo que muitos não devem ter feito) não ataca o software livre, ataca a FORMA COMO ELE FOI ADOTADO NO GOVERNO. E convenhamos: esse governo fez muita besteira, também na área de tecnologia. Mas é aquela velha história: se falou mal do governo (que é ideologicamente a favor de SL e força a barra para adotá-lo), falou mal do software livre. Aí já viu... Sem falar que parece que para a maioria aqui software proprietário é sinônimo de Microsoft. Dica: o mundo não é feito só de um sistema operacional e de uma suíte de escritório viu?

Aliás, quantos aqui me taxaram de anti-SL simplesmente porque eu questiono as ações do governo nesta área? Ah... se falei mal do governo, sou anti-SF, sou pago pela Micro$oft (com direito a cifrão no lugar do S)... Sejam menos reativos, leiam e façam críticas mais construtivas, pois esta ladainha é discurso velho, inócuo.
Comentário de kiss the blade
O que eu já notei...: ... é que alguns dos malucos que comentam neste site, quando foram se alistar no Exército não juraram pela bandeira do Brasil. Juraram pela GNU GPL.

Em qualquer país civilizado um escândalo desse porte teria rendido uma investigação AMPLA e levado algumas dezenas de meliantes pra cadeia.

53 milhões POR ANO é mais grana do que o que foi declarado que foi movimentado por Marcos Valério no início das denúncias do mensalão.

E isso sem contar o que foi para as empresas tipo IBM, Novell e as diversas "consultorias" e "Organizações Sem Fins Lucrativos" de software livre.

Uma investigação aprofundada de tudo o que foi jogado no ralo com essa migração fracassada cortaria MUITAS cabeças.
Comentário de alexhubner
Publicidade na Carta Capital: 80% da publicidade existente na revista Carta Capital é de empresas do governo. Não é de se espantar que ela seja a única (como já foi dito) a apoiar este governo. Talvez todos os restantes sejam pagos pela Microsoft e outras representantes do Grande Capital... uuuuuhhhhhhh.

E depois ainda falam mal da Veja... Carta Capital?? Francamente...
Comentário de Metatron
Academia: Boa noite,

Você fala do FHC a partir da imagem que a mídia apresenta, eu conheço as entranhas da universidade aonde FHC foi gestado, fiquei por lá 10 longos anos, conheço como funciona o poder e como os títulos são fabricados, como pesa ser um fidalgo nos concursos para professores, etc. Você faz piada a partir de informações de terceiros, eu não, estive lá, sei como é.
E você pode estar pensando na "teoria da dependência", FHC trabalhou nessa área na década de 60, depois, muito depois, "esqueçam tudo que eu disse".
No nosso país, infelizmente, há séculos, nossa elite (os donos das riquezas), não são brasileiros: "meus avós são bretões", "sou parente em terceiro grau do grande Bismarck, do primeiro reitch, unificador da Alemanha","sou sobrinho de um tirolês", "minha família pertence a casa dos Tudor", etc
Estou querendo dizer que a nossa elite não pensa o país, não se preocupa com ele, com o destino coletivo, nada! Vive aqui, enriquece cada vez mais aqui, mas a mente não está aqui, está lá fora, não são brasileiros de verdade.
Toda essa resistência ao SL é para que mais uma vez, não ocorram mudanças importantes, que o grosso da população continue como gado.
Tudo isso que eu disse independe do PT, pense um pouco no que eu disse, olhe à sua volta, leia os livros da história nacional, veja que tristeza é o nosso passado.
E mesmo com toda a sujeira que surgiu das entranhas do PT (algo muito comum nos outros partidos) eu prefiro queimar o meu título do que votar nessas pessoas que estão por trás da mídia escrita.
Muito ruim com o PT ?
Sim é. Mas seria muito pior com o "dotô" FHC e seus amigos.
Tenho pós-graduação em ciência também, mas não me acho melhor do que os que não tem, se a academia fosse imprescindível, os EUA não teriam num lenhador um dos seus maiores presidentes, com direito a estátua no capitólio e tudo mais.
Comentário de Metatron
Carta Capital: Citei a carta capital porque é a única revista de textos gerais que eu tenho paciência para ler um pouco, com as outras não consigo, o nível mental é negativo.
Quanto às propagandas, foi bom você ter avisado, pois não presto atenção nas mesmas, não as leio.
Comentário de Eudes Cruz
Não ataca o software livre?: Tudo bem. Uma leitura atenta deixa transparecer o que o Augusto menciona no início: a FORMA que selecionaram as prioridades.

No entanto, para o leitor mediano de Veja, não. No mínimo, pode-se imaginar, a pessoa que não é da área de informática, ou seja, a grande maioria dos leitores da revista, achará que o software livre, em si, tem algo a ver com o declínio no ranking, o que, como sabemos, não é verdade.

Neste sentido, acho que a matéria deixa o software livre em descrédito.


Comentário de George Kihoma
Parece que certas pessoas: Parece que certas pessoas gostam de se fazerem de burras.
Se fosse meritocracia, a MS naõ precisaria gastar bilhões com propaganda. Se fosse meritocracia vc não estaria defendendo o seu softwarezinho de b****. Estaria torcendo por um teste comparativo.
Quem defende software livre defende muito mais que software gratuito. Defende software que seja de fato auditável. Ou vc vai querer me convencer de que, software proprietário (leia-se produto instalado e sem fontes disponíveis) é auditável? Ou vai querer que um governo inteiro use software sem acesso aos fontes, apenas acreditando nas palavras de quem fez o tal programa, de que ali não es esconde nenhum backdoor?
Como pode alguém defender que um governo use software proprietário em suas máquinas, se esse alguém é inteligente e honesto? Quem defende uso desse tipo de produto ou é um jegue condenado a usar "janelas" e conviver com backdoors nativos ou é um cara muito "inteligente" que cedeu ao lado negro da força...


Comentário de Gustavo Monteiro
Calma: Calma meu amigo, também não é assim, o problema é a forma que a matéria foi escrita, o que tem haver a tecnologia das urnas eletrônicas com software livre ?, e a última informação : "... É a política do software livre contra o livre mercado. ...", Livre mercado ?, não é um certo conhecido monopólio que prejudica o livre mercado ?.
Comentário de George Kihoma
53 bilhoes... Ao menos foi: 53 bilhoes... Ao menos foi isso que disse a Veja...
A propósito, eu sou brasieliro de patriota e é exatamente por isso que defendo software livre. Não sou um vendido baba-ovo de uma multi-nacional que enche as turras com o dinheiro dos nossos impostos convertidos em pagamentos de "licenças de uso". Vc já se deu ao trabalho de ler uma EULA da MS? Leia.. E se concroda com ela, vc deve ser muito rico (para pagar todas as licenças que eles querem que vc pague) E muito burro (para não saber que existem softwares equivalentes e melhores que podem ser obtidos de forma gratuita e que vc pode conferir o fonte antes de executar)
Comentário de George Kihoma
Na verdade, software livre e: Na verdade, software livre e urna eletrônica tem tudo a ver. A filosofia da FSF diz que o usuário deve ter acesso aos fontes, para sabaer exatamente o que seu programa está fazendo. Agora me responda: o código das urnas é aberto? Não? E vc confia que nós não temos eleições compradas? Num país em que deputados vendem a alma, a mãe, a pátria por um punhado de dinheiro?
Aliás, sabia que a primeira exigência nos EUA para a utilização das urnas é que o código seja aberto? Porque aqui no Brasil não é?
Sabe que já tivemos problemas por causa disso?
Já ouviu falar em proconsult ?
Não? Então leia:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=284MEM001
http://www.dci.ufscar.br/recortes/proconsult.htm

Por isso e muito mais sou a favor do software livre sim.
E brasileiro com muito orgulho.
O que não sou é um entreguista de m*******
Comentário de Tango
Tal que X = PFL.: Tal que X = PFL.
Não, eu não sou pró-PT.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de zca
Onde voce viu isso ? Tirou: Onde voce viu isso ? Tirou da cartola?
Vá à pagina da revista que há uma resposta para o que voce disse.
Comentário de bebeto_maya
Simplista!: __Não Alex, a matéria de Veja ataca tanto o Software Livre como o Governo de Lula...Ninguém disse aqui que software livre é solução para toda necessidade. E eu condordo que a base Operacional Linux+Unix é muuuuuuito superior a base operacional Windows, e isso não é ideológico...Entretando MS Office é melhor: Conclusão: Lance a Microsoft uma versão do sistema para Linux.

__Agora você é ideológico... Você se apega a qualquer sensacionalismo anti-Software livre e automaticamente, sem nenhuma análise prévia, já considera correto, e usa extremismo para desqualificar pontos de vista racionais.

__Onde estava quando do escândalo do FUST...Certamente você não reclamou nadinha...O que eu, que programo também Software Livre, tenho haver com as picaretagens do governo em estratégias mal-feitas? Nenhum programador de Software Livre tem culpa...A culpa é do governo.

__Agora você não fala da EULA extorsiva dos Softwares da Microsoft, não fala dos BUGs, não fala das vendas super-faturadas...Se nós somos fanáticos, você, que se julga equilibrado, é bem mais unilateral...

__Estou cansado de argumentos ideológicos de gente como você, pseudo-racionais, tratam quem se opõe a seu ponto de vista como ignorantes, inocentes, estúpidos, interesseiros e outros adjetivos...Como se o fosse de fato.

__E por incrível que pareça, detesto o "Observatório da Imprensa", pelo mesmo motivo que detesto a Veja: São parciais e tendenciosos.Apenas estão em lados diferentes. De um lado os intelectualóides moderadores do mundo, do outro os cavaleiros da burguesia...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Carlos Roberto
A questão é: os editores: A questão é: os editores sabem disso? Ou melhor, eles se importam com isso?

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Carberto
Sim, deveriam estar presos: Sim, por estarem 'PILHANDO' nosso pais, deveriam todos os que estão sendo acusados com provas, presos!
Comentário de Carlos Roberto
VEJA que mentira!: A questão é: os editores sabem disso? Ou melhor, eles se importam com isso?

Aproveito a oportunidade para convidar o pessoal a entrar na comunidade: Leu na Veja? Azar o seu! do Orkut.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Roger Rampazzo Rossano Ribas
Resmungos de sempre: Muitos dos comentários são muito bons. Muito bons mesmo.

Mas não adianta nada ficar dizendo essas coisas aqui. Enviar cartinhas à Veja muito menos. Ninguém está ouvindo.
Comentário de vanildo
Software livre: "Muito ruim com o PT ?".
Sou morador de Brasília, e lembro que quanto o FHC deixou o governo, o arroz "tio joão" estava a R$ 12,00, cimento tocantins R$ 20,00, hoje o arroz R$ 5,40 o cimento R$ 10,90. A era dos Fernando foi a pior era brasileira, duas pessoas totalmente compromissadas com a elite, vendeu os bens da nação (CSN, Vale, e outros), e pergunto: a onde está todo este dinheiro? eu nunca vi tantas prisões de elemento do "colarinho branco" como neste governo. Mensalão?? isto foi herança, criada nos governos dos Fernandos. Lembram do PC Farias?. Software Livre a parte, que com certeza é um grande sacada, quebrou neste governo a dependência total do governo federal de software proprietários. O Ministério das Cidades na gestão do Olicio Dutra, adotou linux como plataforma, adquiriu através de licitação, microscomputadores sem sistema operacional pois os mesmos rodariam linux, economia fantástica dos recursos públicos. A questão do software livre quanto ao uso, está vinculado ao técnicos/usuários pois é muito mais comodo para um técnico com várias certificações MS, quando se depara diante de um problema diz: "deu pau, abre uma chamada na MS". Já no linux, estes mesmos profissionais terão que analisar os logs e resolver o problema. É terrível para proffisional cheio de certficações, ter que aprender tudo de novo, e que nesse apredizado, descobrir que tudo que ele aprendeu é uma tremenda bobagem, pois eles não passam de um mero apertadores de botões.
Comentário de brain
Tenham paciência, os articuladores certamente responderão: Nossa comunidade é excepcionalmente bem provida de pessoas e organizações que adotam para si o papel de articuladores do movimento e têm criado nos últimos anos elos sólidos com o governo em suas várias instâncias de contato com o código aberto.

Não tenho dúvida de que veremos em breve uma resposta à altura sendo provida por estes articuladores, demonstrando cabalmente onde há erro nos dados mencionados pela Veja, e ainda expondo para todo o país (eu tenho especial interesse nesta parte) tudo o que as autoridades e órgãos mencionados de forma tão parcial na reportagem da Veja já realizaram em prol do país (e baseados em software livre) em suas gestões.

O fato de a comunidade como um todo não dispor hoje destes fatos (na forma de números e dados objetivos) é uma falha nossa, mas felizmente podemos sempre contar com as organizações articuladoras para nos apoiar neste tipo de questão, e certamente elas agora o farão com a mesma transparência exemplar que sempre as caracteriza.

Estou particularmente curioso principalmente por ter notado que já se passaram mais de 48h desde a ida da Veja às bancas, o público (fora da nossa comunidade) está claramente mal informado e repercutindo um viés profundamente negativo contra nosso movimento, e essa resposta enérgica ainda não foi divulgada. Isso me faz pensar que ela virá com força incomum, uma vez que a demora certamente significa que está sendo preparada uma peça à altura do desafio, que não se limitará a tentar desqualificar o emissário (no caso da Veja em questões de política, acho que é até desnecessário... mas isso é apenas opinião pessoal) ou a apontar denúncias contra outras áreas para tentar diluir a questão, mas sim para comprovar a qualidade com que o software livre vem sendo empregado em sólidas políticas públicas que trazem progresso e economia real (demonstrável na ponta do lápis) ao país. São dados que (acredito) todos nós gostaríamos de ver. A época é mais do que apropriada, e a Veja acabou dando um excelente ensejo, embora a intenção dela não fosse essa.

E você pode fazer sua parte dando sua opinião na pesquisa que publiquei hoje na capa do site, sobre as ações do governo federal em prol do software livre.


Comentário de Carlos Roberto
Extremismo não!: "Até que alguém prove que os dados que a revista publicou não são verdadeiros, vou continuar acreditando que tudo que foi publicado é verdade."

Não precisamos de provas, apenas usar o discernimento com inteligência
vendo se a materia tem coerencia ou não.

Se eu for seguir sua linha: até que alguém prove que os dados que a revista publicou não são mentirosos, vou continuar acreditando que tudo que foi publicado é mentira.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Eudes Cruz
Tecendo a manhã: Você tem todo o direito de não enviar nada a Veja. Pessoalmente, posso fazer isso, como de fato fiz. Não procurei representar a comunidade, mas a mim mesmo. Acho que ficarmos acomodados é pior. Tenho vários exemplos de coisas sobre as quais respeitosamente reclamei e pensava que não iria surtir efeito, mas surtiram.



Abaixo está um trecho de um texto de João Cabral de Melo Neto:

"TECENDO A MANHÃ



Um galo sozinho não tece uma manhã

Ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele

E o lance a outro; de um outro galo

Que apanhe o grito que um galo antes

E o lance a outro; e de outros galos

Que com muitos outros galos se cruzem

Os fios de sol de seus gritos de galo,

Para que amanhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos."


Comentário de vmedina
Já estou lá...: A milênios! :P

Melhor só as anti-diogo mainardi! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
E as consequências para o SL se o PT não se manter?: E as consequências para o SL se o PT não se manter?

http://br-linux.org/linux/revista_veja_diz_que_adoo_ao_software_livre_saiu_caro_ao_pais_e_provocou_atrasos#comment-41190

Por mais que não devesse ser atrelado ao PT, isso já ocorreu e nenhum sinal da tal oposição mostra comprometimento com o SL. Na verdade só vem sinal contrários!

Por isso eu acho que essa eleição vai ser muito valiosa para o SL. Se isso tudo cair por terra, vai ser um senhor golpe.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de alexhubner
Para um leitor leigo a: Para um leitor leigo a reportagem pode passar esta imagem ruim sim. Agora, será que isso também não acontece com outros temas dos quais os leitores não dominam? Pergunto pois vejo (inclusive na mesma Veja) inúmeras reportagens sobre segurança e privacidade que, aos olhos de um leigo, dão a impressão de que a Internet é um ambiente absolutamente hostil e inseguro. O mesmo sobre vários outros temas, inclusive na própria mídia dita "especializadada".

A questão é que a comunidade mostra-se muito reativa, sempre. A impressão que dá é que ninguém pode falar mal de software livre, sequer chegar perto disso (como é o caso, ao se criticar a adoção deste no governo). Vocês não sabem aceitar críticas, mesmo quando estas são construtivas. Creem serem sujeitos perfeitos e não passíveis de qualquer crítica (junto do modelo de software que idolatram), não são capazes de ler algo que critique sem fazer pré-julgamentos, sem descer a lenha de todas as formas possíveis (pegando ponto a ponto e tirando do contexto), tirando sarro e fazendo o que chamo de FUD invertido. Um FUD (prática abominada por vocês) em que o alvo é o software proprietário, especialmente nos casos em que se decide (por pura falta de conhecimento) que softwares da Microsoft (e suas, práticas, seu lobby) é o exemplo máximo e mais fiel do que é software proprietário, ignorando todo um mercado existente (inclusive com iniciativas dentro do próprio movimento). Já disse: o mundo não é feito apenas de sistema operacional de desktop e uma suíte de escritórios.

No final, este extremismo e esta luta inócua por defender SL a qualquer custo acaba sendo confundida (por leigos) como defesa ao governo ou a práticas onde o que vale mesmo é a ideologia e não o mérito. Vocês perdem oportunidades de mostrar o quão melhor é SL em vários lugares, perdem a oportunidade de contrapor os dados, as informações, etc. Enquanto o discurso inflamado não perder força, a comunidade não poderá se desvenciliar de preconceitos existentes. Mas infelizmente expoentes da comunidade parecem gostar da existência de trolls e soldados "anti-MS" por aqui. Acham que isso dá volume ao movimento. Ledo engano.

Importante: estou me referindo somente aos comentários. Tenho apreciado bastante a nova "cara editorial" que o Brian tem nado ao BR-Linux. Mais sensata, mais profissional. Parabéns Brian.
Comentário de jchaves13
"Por mais que não devesse: "Por mais que não devesse ser atrelado ao PT, isso já ocorreu ..."
Venho alertando para o perigo disso há muito tempo, aqui sempre fui moderado quando tocava no assunto.

"nenhum sinal da tal oposição mostra comprometimento com o SL."

Aqui em MG o governo do PSDB (que eu *não* ajudei a eleger) vem, sem alarde (talvez até por ser "coisa do PT"), implantando o SL na educação e até nas operações da PM, não sei detalhes pois apenas tenho visto como cidadão, meu medo são as empresas que se apropriaram do SL (Linux) por aqui.

Comentário de Ludi
A Globo não forma opinião: Ela simplesmente a impõe. Ela não reporta, ela simplesmente implanta a "notícia" de acordo com seus interesses (à lá Fox News).
Lembra do que o Bone disse? A maior parte do telespectador da Globo é um Hommer e, infelizmente, é.

Comentário de vmedina
Mas enquanto isso em SP...: O bicho pega para o lado dos telecentros, como já foi reportado aqui.

Bom saber desse lance em MG, a ultima coisa que eu havia ouvido era que a Sec. de Educação tinha comprado unidades de Windows e Office.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de .;.;
Como nível acadêmico não: Como é que nível acadêmico não é imprescindível?

Não é questão de ser melhor ou pior, isso não tem nada a ver! É o presidente da República Federativa do Brasil! O maior cargo do país!! Se colocar um zé ninguem lá, analfabeto funcional, o que você espera? Eu digo: Espera isso que você tem com o Mula-lá.

Não sou tucano, e provavelmente não vá votar no bagaço de xuxu nem no Serra, mas acontece que o Lula e o PT não dão pra nada! Quanto tempo vai demorar pras pessoas entenderem isso?

O controle da inflação é um mérito completamente tucano, petistas batendo o pé no chão e chorando ou não. Só por isso o FHC foi um presidente 10000x melhor que o Mula-lá.

Lula é um presidente sem personalidade. Não tem plano econômico (ele copia o plano econômico tucano do fhc, e mal, diga-se de passagem), não tem plano social, não sabe fazer política externa (se não fosse pelo Hugo Chaves, eu diria que o segundo principal destruidor do Mercosul é ele) não tem plano nenhum! Fez só medidas eleitoreiras pra dar um jeio de continuar lá em cima. Pro-duni, bolsa-esmola, come zero, só coisas eleitoreiras!

Aliás, o come-zero falhou medonhamente e ninguem se lembra disso né?

Já que você é a favor 'do povo', a economia do país está "tão boa" por que? Por que a OAB negou o pedido de cassação do presidente? Lula entrou lá com discurso de esquerda festiva, mas lá dentro foi completamente elitista, favoreceu as elites, por isso ainda está na presidência. Senão ele e a corja petista teria sido chutada do governo.

Acontece que a classe média está sendo aniquilada pelo governo petista, e ninguem quer ver isso.

E o fato de outros partidos em outros governos terem roubados, não isenta o PT de ter protagonizado a maior crise de corrupção do Brasil, e uma das maiores do mundo dos últimos tempo. Argumentar isso é falacioso, é desonesto, é desculpa pra fugir dos fatos, mas parece que só resta o tu quoque aos petistas mesmo.
Comentário de glaydsonlima
Minha resposta: Como assinante de Veja (e não sei mais até quando) escrevi isto para o e-mail veja@abril.com.br

O ataque realizado pela revista ao modelo software livre, incentivado
pelo governo segundo vocês através de um viés ideológico, derrapa tanto em seus
argumentos que, faço força, como assinante, que não tenha um viés
mercadológico, afinal a Microsoft, monopolista, e principal interessada
é anunciante da Veja.

Recentemente finalizei um monografia na conclusão do meu MBA de Gestão
de Negócios, pelo IBMEC, onde fiz um estudo sobre o tema
(pode ser baixado em ...).
Neste estudo verifiquei além dos custos de licenças, os custos de
capital, em um país com juro real básico na faixa dos 10%.

Vamos aos fatos:

1. A culpa do Brasil cair no ranking tecnológico é culpa do software
livre? A Veja cita vários problemas que nada tem a referência ao uso ou
não do software livre.
2. O que é melhor para a revista, a contratação de 2.000 técnicos no
Brasil, ou o pagamento do mesmo valor de licenças aos EUA?
3. Existem centenas de estudos sobre custos de software livre com os
mais diversos resultados, e Veja publica exatamente um anunciado (se
não, financiado) pela Microsoft.
4. Diferente do informado pela revista, os programas de receita on-line
e ComprasNet não são softwares livres, mas foram feitas versões para
rodar em plataforma Linux, afinal, como cidadão não posso ser obrigado
ao usar um produto (Windows) para fazer minhas obrigações fiscais. Cada
cidadão deve usar o que é melhor para suas tarefas, para sua
produtividade e para seu bolso, ou a revista acharia justo que todo
cidadão tivesse que comprar o Windows? (naturalmente não vale pirata, ok?).
5. O leilão eletrônico são desenvolvidos em servidores. Se não for
implementado é por uma questão de incompetência administrativa. Que
culpa tem o Linux e softwares livre por isso?
6. Suporte técnico para softwares proprietários? Quantas empresas
utilizam o serviço da Microsoft? Na esmagadora maioria dos casos são
contratados terceirizados ou contratada uma equipe própria. A Veja
apresenta que empresas e governos ficam isentos deste custo.
7. A questão de distribuição de urnas e softwares pelo governo
brasileiro é uma questão que nada tem de referência com a adoção dos
softwares abertos.
8. A comunicação entre banco de dados também não é uma questão ligada ao
software livre.

Se existe incompetência de gestão em diversos setores, e como leitor de
Veja acompanho, não levem como base irreal cega para criar argumentos
que favoreçam uma empresa patrocionadora (a Microsoft). Pega mal viu?

------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de .;.
http://br-linux.org/linux/nod: http://br-linux.org/linux/node/4071/41304#comment-41304

Parte da minha resposta está ai, e complemento: Por que a economia brasileira desceu tanto no final (apenas no final) do governo FHC?

Também reitero: Não esqueça que o plano real com o controle da inflação é mérito completamente tucano, do governo FHC. E que a média de crescimento economico do Brasil no governo Lula, está abaixo do esperado, abaixo da média mundial.

Mensalão?? isto foi herança, criada nos governos dos Fernandos.
Com todo respeito, mas essa foi a coisa mais estúpida que eu li na vida.

E o resto do seu texto é nonsense.
Comentário de Guilherme P. de Freitas
Nível da discussão: Como o alexhubner, eu acho que o nível das discussões aqui em geral são muito baixos. A tese da Veja parece ser algo como "a gestão de TI do governo é ruim, em grande parte por causa da adoção do software livre" e a resposta da comunidade é "a Veja é de direita" ou "a Veja é vendida". Ok, pode ser de direita, ou vendida. Mas isso não derruba a tese da Veja.

A primeira coisa a se frisar no argumento contra a tese da Veja é que ela não apresentou bons argumentos contra o software livre, e sim evidências de que a gestão de TI do governo federal é ruim: queda no ranking das nações unidas, poucos serviços online para o cidadão, etc.

A segunda coisa é que a Veja fez isso com um texto confuso que leva o leitor desatencioso a crer que a adoção do software livre é grande parte do problema da administração de TI do governo. De fato, parece que o texto "quer" fazer essa associação entre má gestão de TI e adoção de software livre. Pode ser que não seja o caso, pode ser mera confusão (ok, acho difícil, mas não posso ler as mentes dos autores da matéria).

Terceiro ponto, os quadrinhos no fim da matéria são muito, muito simplistas. Parecem "dogmas", não há explicação para as afirmações ali contidas.

Dito isso, acho que retirando os quadrinhos, e mudando o título da matéria para "Gestão de TI do governo está ruim" ou algo assim, a reportagem ficaria aceitável. Isso diminuiria muito a associação entre adoção de software livre e má gestão de TI. Essa associação é que eu acho que deve ser combatida, pois a revista não apresenta argumentos suficientes, ao meu ver, para que essa associação seja válida.

Após essas mudanças, poderiam ser discutidas as fontes dos estudos, e mais alguns outros detalhes do texto. Como citar que São Paulo e Paraná usam software livre com sucesso em vários setores (metrô de São Paulo por exemplo). Ou contestar a fonte da pesquisa que dá base para um quadrinho que diz que o software proprietário sai mais barato após 5 anos. Ou simplesmente enfatizar que o problema do software livre no governo federal pode ser simplesmente uma migração mal planejada em muitos casos, e não simplesmente "software livre é ruim".

Eu vou preparar uma resposta à matéria da Veja, assim que tiver tempo. Daí eu posto aqui. Por favor, quem tiver boas respostas à essa matéria da Veja, me mande um email. Boas respostas, pra mim, excluem argumentos do tipo "a veja é vendida" ou "a veja é de direita". Uma boa resposta a essa matéria deve atacar a tese da Veja, seja diretamente ou indiretamente.
Comentário de Noel
O Software Livre não é o culpado: Em sua matéria na veja desta semana, Duda Teixeira confunde o software
livre com a ineficiência do Governo Lula - e outros interesses - e
demonstra má intenção ou falta de conhecimento sobre o assunto.

1) O fato de 2000 técnicos em informática contratados pelo Governo
federal não terem conseguido desenvolver um software (livre ou não)
demonstra a ineficiência de gestão do governo e não problemas com o
modelo de software livre como insinua o repórter.

2) O governo federal utiliza software livre como parte do sistema de licitações via internet
que pode ser acessado pelo site http://www.comprasnet.gov.br. De fato, o
Governo de São Paulo estaria economizando um bom dinheiro com licenças
se utilizasse software livre. O dado que 80% das licitações do
governo de São Paulo são realizadas por meio eletrônico enquanto somente
46% no governo federal demonstra, apenas, a melhor gestão do governo de
SP e, no caso, não tem relação com o tipo de software utilizado.

3) A dificuldade na integração de bases de dados da Receita Federal,
secretarias de segurança pública e tribunais eleitorais advém justamente
da utilização de softwares proprietários que utilizam diferentes padrões
fechados e não permitem, muitas vezes por contrato, a alteração e
integração dos softwares. Já o software livre, por sua natureza, utiliza
padrões internacionalmente reconhecidos e abertos facilitando, assim, a
integração de bancos de dados.

4) O pioneirismo na utilização de urnas eletrônicas no processo
eleitoral brasileiro carrega consigo irresponsabilidade e
desconhecimento do processo tecnológico envolvido, principalmente em
relação à segurança. A utilização do software livre nas urnas
eletrônicas, além de reduzir gasto significativo com licenças, deixa o
processo mais transparente.

5) O modelo de software livre não é contra o livre mercado, como diz o
repórter. Ele possibilita e incentiva a difusão da tecnologia e criação
de nichos de mercado tanto na área de desenvolvimento quanto na área de
suporte. Isto pode ser constatado pela criação de inúmeras empresas
desenvolvedoras de software livre espalhadas pelo Brasil, 384 delas
cadastradas no site www.softwarelivre.org. Já o modelo proprietário
praticado por grandes empresas de software visa o monopólio da
tecnologia e do mercado em detrimento do livre mercado, por esta razão,
a Microsoft está sendo duramente punida pela União Européia.

6) Todo software necessita de manutenção (suporte). A diferença é que no
modelo proprietário a manutenção é exclusividade de quem detém a
propriedade do software. Por esta razão o suporte da Microsoft é tão
ruim - ninguém, além dela, pode corrigir uma falha do Internet Explorer,
por exemplo. Já no modelo de software livre, qualquer empresa ou pessoa
pode realizar a manutenção do software. Esta concorrência tende a
melhorar a qualidade e reduzir o preço da manutenção. O dado apresentado
pelo repórter, de que ao fim de cinco anos, o custo de manutenção do
software livre é mais alto que o preço do software pago, é inconsistente
- pode ser desmentido por qualquer pesquisador sério da área -
e faz parte de uma campanha contra o software livre promovida por
grandes empresas de software proprietário que vêem seu monopólio
ameaçado.

Portanto, Duda Teixeira, o modelo de Software Livre deve sim - para o
bem do livre mercado - ser implantado e incentivado pelo governo
federal. O problema central é a incompetência do governo Lula, tão
comentada em outras áreas e que também afetam a área de TI.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Tudo bem, a Veja foi: Tudo bem, a Veja foi tendenciosa, mas daí a querer por a culpa nela dos crimes cometidos pelo PT já é demais.

Temos que enviar emails para veja@abril.com.br dizendo, sem agressões vazias, e sim com argumentos a barbaridade que foi a matéria do repórter. Na democracia temos que ganhar no argumento e não na imposição ou agressão.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Permita discordar de você.: Permita discordar de você. Está na cara que o repórter não entende do assunto e provavelmente recebeu informações de alguém ligado à Micro$oft ou outra empresa similar. Não acredito que a Veja esteja por traz de uma campanha contra o software livre.

O fato é que o governo do PT está envolvido em diversos crimes e maracutaias e está mergulhado em um descrédito total. Infelizmente, neste caso, quem sofreu as consequências, injustamente, foi o software livre.

Nossa função é escrever para a redação da Veja veja@abril.com.br, alertá-los que o software livre não tem nada a ver com isso e exigir que eles não publiquem este tipo de notícia sem consultar alguém ligado ao movimento de Software Livre.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Concordo Plenamente: Concordo plenamente com você Jairo e por isso devemos cobrar duramente a redação da Veja por esta matéria (veja@abril.com.br).
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Marcus, imparcialidade não: Marcus, imparcialidade não existe. Principalmente na imprensa! Por isso temos que entupir o email da redação da veja com críticas contra esta matéria que utiliza algumentos falsos e depoimentos de pessoas ligadas somente ao mercado de software proprietário. (veja@abril.com.br).
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
A Carta Capital Faliu!!: Por favor Metatron, a revista Carta Capital já faliu a muito tempo. Ela só está circulando graças a mesada do governo federal - 70% de sua receita vem de empresas estatais e do próprio governo. Ela já não é mais uma revista e sim uma versão da Voz do Brasil escrita.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Ótimos argumentos Fureka!: Ótimos argumentos Fureka! Para o bem da comunidade, envie-os para a redação da revista Veja (veja@abril.com.br) quem sabe eles acordem para a besteira que publicaram.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Acho esse tema meio: Acho esse tema meio off-topic, mas achei muito estranha a reação do Lula criticando a Veja. Quem disse sobre as contas no exterior foi o famigerado Daniel Dantas. Mas o Daniel o Lula não xingou. Se o Lula não tem o rabo preso porque não processa o Daniel Dantas? Dúvida cruel...
Comentário de Toskinha
Previsível: O que a Veja fez agora, e o que vem por aí o resto do ano, é só confirmação do que eu cansei de combater 3 anos atrás e ninguém me dava ouvidos. "Política está em tudo", "política é importante", "ninguém pode ser apolítico". Aí está.
Depois de anos trabalhando no convencimento que software livre era viável, era tecnicamente melhor, gerava economia, chegou a galera do oba oba e resolveu migrar tudo por decreto. O que se faz com os sistemas legados, o que se faz com as aplicações proprietárias que não tem equivalente em software livre? O que se faz com usuários que não tem conhecimento nenhum? Migra-se por decreto. Xinga-se os usuários que só estão de má vontade.
Vocês realmente acham que já não está havendo retrocesso na migração mal feita e incompetente que houve por lá? Vocês realmente acham que o PT apoia, sendo que os computadores do partido que foram comprados todos rodam windows? Vocês realmente acham que eles fizeram um bom trabalho? Voces acham mesmo que só nas licitações de software proprietário que deve ter rolado uma comissãozinha? Ou foi esquema de politicagem? 2000 pessoas, 250 milhões, não era isto que o orçamento da migração queria? Se você não fosse da comunidade, fosse um cidadão comum, aceitaria isto de boa? Nem eu aceitaria.
Agora tá aí. Obvio que a Veja foi tendenciosa, obvio que não faz pra ela a menor diferença se vai nos afetar. Ela só tá preocupada em mostrar a incompetencia do governo atual, e nisto só petista que ainda tem sua boquinha que diz que não sabe. E ainda vão querer usar de palanque político, "se não votarem na gente vão reverter tudo que migramos para software livre!". Eu queria era auditoria das contas desta galera toda...
Comentário de Metatron
Não é mesmo: Se fosse imprescindível, a maior potência econômico/militar do planeta não teria um asno como presidente...você com certeza sabe de quem estou falando.
O que importa no dia a dia é uma equipe de alto nível técnico, o causo é que não é apenas o governo atual que não a possui, é uma mediocridade técnica secular...vem de longe meu caro, quando nem seu tataravô era um zigoto ainda.
Para resumir essa discussão, os cargos de poder no nosso país são em geral ocupados por picaretas/pilantras. Eu estudei a história de nosso país com cuidado, o único caso aonde uma pessoa tentou criar tecnologia própria foi o Barão de Mauá, no século XIX...você é uma pessoa bem informada e com certeza sabe o que aconteceu com ele.
Uma coisa comum é as pessoas acreditarem que a ciência/tecnologia está (e pode ser feita) desvinculada das decisões das elites locais, isso é de uma extrema ingenuidade; o que as elites locais decidem é o que será; há tanta resistência para a assimilição do SL porque elas (as elites) estão amarradas com as elites internacionais, numa relação simbiótica (as elites se dão bem) e parasita (nós nos damos mal); não interessa para essa relação uma libertação no caso do software (isso sem contar os outros casos).
Comentário de Metatron
Mesmo ?: Não sabia, mas isso (faliu) para mim é uma prova de que não é uma revista de massa, apenas uma minoria a lê, e minoria não sustenta uma revista.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
É isso aí Kublin. Concordo: É isso aí Kublin. Concordo com você e vou além. Todos aqui deveriam enviar textos para a veja (veja@abril.com.br) criticando a reportagem - eu já enviei o meu. Quanto mais e-mails melhor, assim a Veja vê que o software livre não é o vilão da história e sim a incompetência do governo Lula na área de TI.
Comentário de kiss the blade
Você dizia isso há 3: Você dizia isso há 3 anos.

Eu já dizia isso há mais de 6.

No dia em que a grande mídia, as revistas semanais e os partidos de oposição concluírem que o movimento software livre brasileiro é partidário, é de esquerda, é chapa branca, PODEM DIZER ADEUS ao SL no governo. Vai haver uma grande campanha de divulgação desses dados, nos telejornais, nas revistas, no horario eleitoral.

A queimação vai ser tao, mas TAO grande que nego que estiver envolvido vai pedir pra nunca ter nascido.

E isso se não houver uma investigação em nível nacional.

Eu sou a favor de uma grande investigação nas contas de quem se beneficiou com esse FIASCO de migração. Pois não estamos falando de pouco dinheiro. Isso é MAIS dinheiro do que o Juiz Lalau desviou das obras do TRT.

É dinheiro público, que por incompetência administrativa FOI PARA O RALO.

Ou melhor, para as contas bancárias de quem tem a boquinha.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Com todo respeito Metatron,: Com todo respeito Metatron, não sei o que significa "revista de massa". Mas o fato é que o governo (que tem muito dinheiro) é quem financia a revista. Não importa quantas pessoas assinem ou comprem a revista, a verba já está garantida, sacou? Está falida porque já não tem mais credibilidade!
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Porque vc pediu para não: Porque vc pediu para não publicar?

Os argumentos são ótimos!! Peça já para publicar! Eu apóio!! (veja@abril.com.br)
Comentário de Metatron
Simples: Revista de massa é para a maioria, um exemplo de revista que não é de massa é a Linux Magazine. Falir para mim é quando não possui sustentação econômica, me parece ser o caso; credibilidade não tem nada a ver com isso, pois se assim o fosse, todas essas revistas de variedades (Veja, Isto É, Época, etc) já teriam desaparecido. Não leio esse tipo de revista, o nível é muito baixo; seus textos não contêm nada de relevante para mim.
Comentário de Rafael Ribeiro Ravache Rocco
Mensagem cifrada: O que você está tentando dizer? A Linux Magazine faliu? É oficial? Você está sabendo de alguma coisa?
Comentário de Metatron
?...Não: Acabei postando no lugar errado, mas...não é possível que você não tenha entendido o que escrevi. Por hora bye, preciso calcular uma álgebra de Lie.
Comentário de brain
Eu estou sabendo de alguma coisa ;-): Essa semana eles me pediram o texto pra minha coluna da edição de daqui a alguns meses, como é usual. Aparentemente está tudo funcionando normalmente por lá, exceto as conseqüências do atraso de abril.
Comentário de Toskinha
Desculpe KBT: Mas bem que eu estava esperando um momento certo para dizer isto: você é meu mais novo ídolo. Eu sei que sou new generation, só quis dizer que eu também falei.

Mas você é meu novo ídolo. O melhor troll de todos os tempos da última semana :D sério. Só conheci o pontobr quando já estava morrendo...
Comentário de Eudes Cruz
Embasamento: Na minha opinião, é preferível que eles publiquem uma resposta, que provavelmente será fornecida, sobre o uso de software livre nas áreas mencionadas na matéria com dados, números e fatos. Como eu não os tenho, preferi solicitar que encarem como manifestação pessoal e, por isso, não acho que devam publicar. E, como disse o Donny,não precisaria pedir. Eles não publicariam mesmo ;-)
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Eudes, se a matéria tivesse: Eudes, se a matéria tivesse atingido somente ao governo eu concordaria com você. Mas o repórter misturou as coisas e agora o software livre é visto como vilão para os leigos que leram a matéria. Por isso é importante que pessoas fora do governo mandem críticas aos editores da veja.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Esse governo Lula...: Os comentários da Sulamita mostram que a incompetência e o oportunismo do governo Lula atingiram diretamente as pessoas que trabalham seriamente com software livre. E tem gente que ainda morre de amores por esse governo. Vai entender...
Comentário de vmedina
Isso não resolve.: Simplesmente a oposição irá fazer o messmo desmanche que fez no RS.

Se preparem, caso o lula não volte


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Duas perguntas, sem maldade.: Qual você acha que será a solução deste problema do SL ter ficado associado ao PT, mas para essa eleição ainda?

Você já trabalhou em migração no serviço público para conhecer os tais usuários?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Temo que a má gestão de TI: Temo que a má gestão de TI do governo Lula tenha condenado por um bom tempo a utilização progressiva do software livre na administração pública federal.

Li em outros comentários que o governo já gastou milhões de reais com as migrações e obteve resultados pífios, pois, o processo todo foi mal planejado. Ainda existem indícios de superfaturamento e desvio de dinheiro público.

Conheço vários municípios e estados administrados por pessoas de diferentes partidos adotando soluções com software livre. O governo do Rio Grande do Sul pode ser até a exceção. Não podemos em nome do Software Livre apoiar a roubalheira de dinheiro público.
Comentário de vmedina
Má gestão?: Você tem que ver que estamos falando de serviço público, é muito diferente de uma empresa.

Existem várias boas iniciativas de migração, e existem várias pessoas defendendo a migração decente lá dentro. Existem iniciativas como o cursos.cdtc.org.br e tantas outras.

O ponto é que existem pessoas que não gostam da atitude do governo em relação ao SL e muitas outras que gostaram enquanto o dinheiro escorria. Outras pessoas se ressentem do fato de lá correr SL e não Código aberto.

Mas o mais importante é que uma grande maioria só criticou depois que fecharam a torneira da grana. Vai se fazer.

Mas as pessoas que tocam no governo a migração e são bem sérias. Dizer que toda a migração é fraudulenta é besteira sua. Se fosse já teriam aparecido indícios.

RS e SP são a REGRA! Aprenda logo isso de primeira.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
Melhor maneira!: __COmo disse, eu que uso Software Livre e que programo-o também (http://zappwm.codigolivre.org.br), não tenho nada haver com as "cagadas migracionais" do governo lula...

__Portanto se o governo não soube utilizar adequadamente Software Livre, o que tem a Comunidade haver com isso...Não somos miquinhos amestrados de políticos...Mechemos com uma ferramenta técnica...Nenhum livro de Software Livre sério, tem a bandeira do PT estampada nele...Veja deveria ter quebrado o pau com o PT, não conosco...

__Em tempos aqui na UFPE, temos um laboratório de Informátia em Linux, que atende a leigos e funciona muito bem, obrigado...Pegaram umas sucatas e fizeram um Servidor de Terminais. Custo quase de zero.

__Por que o governo não chamou técnicos de verdade, ao invés e empresas incompetentes que só querem ganhar grana e pagam mal a seu funcionários...Por que não se planejaram corretamente?? Eu não tenho nada haver com isso...E se me perguntarem: Linux é melhor, não trava, não tem vírus, mas tem que ter culhões pra usar...Tem de queimar, pelo menos, uns dois neurônios...Mas se você não tem cérebro, paciência. A melhor maneira, nem sempre é a mais fácil.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de .;.
Melhor um golpe no SL do que: Melhor um golpe no SL do que no futuro do país, não acha? :)
Comentário de .;.;.
Existe vida inteligente no: Existe vida inteligente no BR-Linux!
Comentário de fabiorecife
"...Software Pago com cinco anos de garantia...": Gostei da piada. Vou comprar a revista e da próxima vez que um usuário de Windows me pedir auxílio vou exibir a matéria e pedir para ele ligar para o suporte da Microsoft.
Quem ainda não sabe a Veja faz matérias pagas a muito tempo. Deve-se sempre ler o conteúdo da Veja e se perguntar quem foi que pagou a matéria.
Agora lembrem-se que a Microsoft disse que tinham 20 bilhões de dolares para torrar com publicidade e desinformação.
Finalmente fico triste que as referências ao governo de São Paulo corrobore com a idéia que as candidaturas para o PSDB vão ser apoiadas pela Microsoft, com todo peso que isso significa : a total anuência dos governos a serem controlados pelo PSDB com a Microsoft.

PS.: Quem é Duda Teixeira ?
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Não duvido da boa: Não duvido da boa intenção e seriedade da maioria do pessoal técnico que está trabalhando para o governo. Mas o problema é mais grave. Pelo menos 53 milhoes de reais foram gastos, e pelo visto muito mal gastos com migração.

A Sulamita já alertava para a falta de planejamento e má gestão da migração. O resultado já começa a aparecer. Temo pelo que virá.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Não vejo isto como uma: Não vejo isto como uma questão partidária. O fato é que o governo federal fez um auê em cima do software livre, mas na prática a coisa não foi tão bem assim.

Não duvido que alguém ligado à Microsoft tenha procurado o reporter que por desinformação ou má fé (leia-se matéria paga) colocou o Software Livre como culpado pela má gestão do governo em TI.

Essa história que o PSDB é contra e o PT é o etérno defensor software livre é conversa fiada, é dogma de petista. Em vários estados e municípios prefeitos e governadores de vários partidos tem adotado soluções com Software Livre.

De qualquer forma, Fabio, temos que fazer nossa parte escrevendo para a redação da Veja (veja@abril.com.br) criticando a famigerada matéria, que aborda um tema real - a incompetência do governo atual - mas ataca injustamente o software livre.
Comentário de vmedina
Te deixo com as mesmas 2 perguntas.: Vai lá e responde:

http://br-linux.org/linux/revista_veja_diz_que_adoo_ao_software_livre_saiu_caro_ao_pais_e_provocou_atrasos#comment-41363

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ironwood
Queria saber porque existem os contratos de suporte então ...: Fico me perguntando isto. Se existem cinco anos de garantia em cima do software que você usa, quando comprado, porque então é preciso pagar um contrato de suporte ?
Se a Veja me respondesse eu ficaria feliz ...

Comentário de vmedina
Duas palavras para a veja.: Software Assurance.

Procure no site da MS.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de tecnorudi
Opção de Lula pelo software livre atrasa o país.: Não sei qual interesse da revista veja tem por tras deste artigo.
Realmente o que falta é investimento maior nesta area.
Veja o Banco Banrisul, que se tornou referencia mundial de Software livre em Bancos.
José R. Moreira
Comentário de vmedina
Não não...: Ele recebeu contribuições da FSF e da OSI.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Quer ver?: Coloca teus olhos aqui:

http://br-linux.org/linux/node/4083/41313#comment-41313

Hoje em dia, soltar um pum no meio do plenário é caso de CPI.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
O que ele esquece...: É que o ônus da prova é de quem acusa, e não do réu (fora casos de direitos do consumidor).

Para mim, a Veja é tendenciosa e parcial até que se prove o contrário.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de olival.junior
Análise (séria) da notícia: Como parece que ninguém quis realmente checar os "fatos" apresentados na revista, corri atrás das informações no fim de semana e descobri várias evidências que colocam a reportagem como, no mínimo, distorcida.

Começando pela própria pesquisa citada pelo jornalista para dar vazão às críticas ao governo atual. Ora, a tal pesquisa sequer era da ONU (era do Fórum Econômico Mundial) e traz dados de 2002 e 2003 (ou seja, dados do final do governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, do PSDB; e do ínicio do governo Lula), quando dificilmente alguma ação a respeito de SL poderia ter dado margem a alguma coisa. Inclusive, o país já tinha caído no ranking anteriormente, em edições prévias da pesquisa (e bem antes do governo Lula).

A resposta completa está em http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-May/012283.html

Se alguém quiser comentar, mas não quiser clicar no link acima, é só escrever aqui que eu transcrevo os dados relevantes (o post foi longo na lista original).

Que fique claro, porém, que isso não significa que eu concorde ou apoie a maneira como a questão de SL no governo vem sendo tratada, aliás, que a questão de TI no governo vem sendo tratada. Estou apenas trazendo mais fatos para quem quiser realmente entender o porquê a reportagem da Veja não passa de mais um "factóide" anti-PT, quando poderia ter sido uma análise clara, com justificativas legítimas, para desancar o governo atual (se o jornalista soubesse do q estava falando).
Comentário de vmedina
Boa!: Muito legal Olival!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Credibilidade tem a Veja...: Que mente na cara de todos nós.

Vamos por em pratos limpos Noel, vc defende o SL ou a Veja? Por que uma coisa é você querer falar mal do governos, outra é apoiar mentirar sobre o SL.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Franco Peluti
Bom acho que a veja foi: Bom acho que a veja foi infeliz na reportagem, acredito que o objetivo não era atacar o software livre, mas sim a forma como o governo está fazendo a transição e por descuido do reporter que escreveu a reportagem acabou atacando também. O foco da matéria está na implementação afobada que segundo a Veja está acontecendo, não conheço como que está sendo implementado não quero criticar nem elogiar pois desconheço, de qualquer forma a reportagem pode ser dada como um ponto de vista, não que devamos dá-la como verdade mas sim usá-la para instigar a nós a pesquisar e se interar mais no assunto, pois afinal isso afeta todos nós.
Comentário de fcima
Onde está a tal "carta anônima"?: Oi Augusto, ao ler o seu editorial da semana passada achei que você tivesse já descartado a tal "carta anônima". Mas agora como você está dando credibilidade a ela e colocando o fato no terreno da possibilidade, então deixa eu perguntar: Quem está sendo comprado e por quem? Quem escreveu a tal carta com a "denúncia"? Quem recebeu a carta?

A tal carta - e agora você infelizmente corrobora - acusa a Microsoft e as autoridades do *crime* de *corrupção*, algo incrivelmente sério. E a forma usada para a acusação é tão covarde que sequer nos dá possibilidade de nos defender. Se você acha mesmo que uma coisa absurda dessa é possível, então por favor dê nome aos bois. Assim vamos poder ver quem está falando a verdade.

Abraços,

- Fernando Cima
Comentário de brain
?????: Fernando, eu não corroborei nada, nem mencionei a tal risível carta anônima exceto para ironizá-la. A ironia deveria estar óbvia e auto-evidente, a não ser que você leia a minha mensagem como uma confissão de que eu realmente recebi R$ 500.000,00 da Microsoft, e portanto acho provável que a reportagem da Veja tenha também sido comprada pela empresa. E não é o caso.

Mas se a Microsoft quiser gastar R$ 500.000,00 com projetos ou eventos da comunidade, terei prazer em indicar endereços de pessoas que vocês podem procurar.

Lamento que você tenha optado por escrever isso em público, e não em uma mensagem para mim. Você tem meu endereço. Mas agora que a flecha está lançada e a oportunidade está perdida, lamentar é mesmo o que resta.
Comentário de fcima
Te respondi por email...: Mas publicamente já digo aqui que entendi de forma totalmente errada o que você escreveu. As vezes a ironia passa despercebida, ainda mais no fim do expediente. Ficam aqui as minhas desculpas.




Comentário de Piras
Alguns pontos: 1. A matéria da Veja não ataca somente o PT ou a gestão deste partido. Há uma crítica clara a qualquer política pública de apoio ao software livre, expressa sobretudo na declaração de que o Governo Federal apoia o "software" livre com dinheiro dos impostos, como se isto fosse algo irregular ou um desperdício de recursos públicos, assim como na incrível frase final, aquela do "'software' livre contra o livre mercado".

2. Até o momento não li nem ouvi nenhuma manifestação oficial do PSDB contra o "software" livre. Sei que vários expoentes do partido já exprimiram sua oposição à preferência concedida pelo Governo Federal ao "software" em programas como o "Computador para todos". Associar "software" proprietário a Oposição é tão tão nocivo quanto associar "software" livre ao Partido dos Trabalhadores. Penso que devemos sempre falar para gente de todos os perfis ideológicos, caso contrário, o código livre será sempre objeto de manipulações partidárias.

3. Não acredito que o movimento tenha mostrado até o momento, ao menos no que se refere a matéria da "Veja", excessiva sensibilidade ou até mesmo intolerância em relação a críticas.

O que ofende na matéria citada não é o fato dela ser hostil ao "software" livre. Qualquer pessoa ou movimento pode pensar e dizer o que bem entender a respeito de qualquer assunto. O que me escandalizou foi a violação de certos princípios que, ao meu ver, deveriam sempre ser seguidos por um órgão de imprensa.

Foi a qualidade dos argumentos, a confusão entre o apoio ao "software" livre e assuntos distintos - como a qualidade do governo eletrônico da União em relação ao de alguns estados ou a doação de urnas eletrônicas a outros países latino-americanos -, assim como a apresentação do "software" livre como opção contrária ao livre mercado, que torna a matéria um exemplo do que não se deve fazer num órgão de imprensa responsável.

Textos e estudos elaborados pela própria Microsoft a respeito do assunto podiam ser questionados em termos técnicos, mas não chegavam a tal nível.

4. E ao que parece, segundo a ótica pretensamente liberal da revista "Veja" só o monopólio estatal ofende o livre mercado. O monopólio privado, pelo visto, é perfeitamente aceitável. Adam Smith jamais escolheria a revista "Veja" como porta-voz do capitalismo.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Valeu pelos esclarecimentos.: Valeu pelos esclarecimentos.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Valeu pelos esclarecimentos.: Valeu pelos esclarecimentos.
Comentário de bebeto_maya
Agradecimentos...: __Sempre acredito nas respostas mais cientificas, com estudos e análises profundas, sem interesses de grupos especiais...Acredito que ciência não é feita por quantidade...Se eu tomo um remédio e acabo sofrendo mais com ele do que com a doença, eu simplesmente não tomo mais.Peço outro ao médico...Não importa se dez mil estudos mostram que o medicamento é bom...Se somente um mostrar que o medicamento pode fazer mal, e estiver certo...Já é suficiente.

__Portanto, não importa se Veja convence Universidades, professores, asslariados e miseráveis, a mim não convence...

___Agradecimentos ao Olival!

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de .;.
Cara, eu respondi sua: Cara, eu respondi sua pergunta como se fosse pra mim. Eu jurava que você tinha comentado isso de baixo do meu comentário de apoio.. :S

Só desconsidere a resposta, e de qualquer maneira, mensagem legal que recebi depois de mandar meu comentário:

"The comment you posted has been flagged as potential spam. It will not be visible until the site administrator has a chance to review it.".

¬¬
Comentário de artur
A Veja vem provando há mais: A Veja vem provando há mais de 30 anos ser uma revista séria e que informa ao cidadão brasileiro os fatos ocorridos no país.
A reportagem não contra o software livre (EU USO!!!), e sim contra a inépcia e ineficiência do governo Lula do PT, nesse e em tantos outros assuntos (mensalão_não_sei_de_nada e da Bolívia_chute_na_bunda_do_Morales_e_do_Chávez) de interesse do povo brasileiro.
Comentário de vmedina
Sem problemas! :): Fala com o Augusto se quiser liberar. Eu tive uma minha bloqueada assim tb, por falha minha.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de fureka
cada um na sua posicao: Nao se esqueca que ele é o presidente da republica e nao Presidente do PT ou um coitado como o Dantas afundado em acusacoes desde as Privaticoes do FHC que nunca foram investigadas. Como Chefe de Estado não pode ficar batendo boca por ai, principalmente com acusacoes sem provas do tipo "que alguem disse que ouviu que parece"

Eles é que precisam criar esse clima poruqe querem voltar ao poder. Vejam quantos assuntos foram tratatos na cpi dos bingos ( isso antes do STF intervir nesta bagunca) e nao se provou nada , alias bastava as "investigacoes" apontarem inocencia do PT para eles irem ficando com preguica.
Veja o caso do Silvinho pereira, ele fora convacado em outubro e novembro mas nao comparecera. Tinha ficado por isso mesmo, já que parecia que o PT ja tava morto mesmo. Bastou uma declaracao, onde ele disse que o Marcos Valerio queria arrecadar um Bilhao de reais ( Veja que sacaniaram dizendo que o PT e o LULA) para se lembrarem e traze-lo a forca pois ja tinha faltado duas convocacoes. Viu ? depois de SEIS MESES. Será que investigar ou so querem criar factoides ??

Comentário de Yawarakit
Dentro do Proprio PT: Na verdade existem petistas pró-M$, é só ver que em Belo Horizonte/MG, O Linux está em toda a secretaria de educação (são mais de 3.000 máquinas) e o diretores do PT da empresa de processamento de dados daquele municipio não dão a devida enfase ao Linux. As escolas municipais que utilizam a distro Linux que foi desenvolvida por esta mesma empresa, não dá o devido retorno fazendo boicote de até no atendimento solicitado por professores. Como é que podemos acreditar em um partido como este também.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Não concordo com a: Não concordo com a reportagem da Veja porque o repórter colocou o Software Livre como responsável pela ineficiência em algumas ações do governo.

Como defensores do software livre temos que criticar a matéria neste sentido. Por outro lado, o governo deve explicações para a sociedade, então cabe a ele responder por algumas questões abordadas na matéria.

Só quero separar as coisas. Já enviei - no sábado - um e-mail para a redação da Veja criticando a matéria e acredito que todos devam fazer o mesmo. Mas eu não ponho a minha mão no fogo pelas ações deste governo.

Respeito sua postura radical diante da Veja. Mas eu acredito no convencimento via argumentos. Em vez de para de ler a Veja, enviei minha opinião a respeito da matéria e aguardo uma retratação na próxima edição.

Mas... cada um reage da sua maneira, portanto respeito sua atitude.
Comentário de Lincoln
wallpaper: interessante esse wallpaper....rsrsrs


http://www.reggaevale.com.br/veja/wall8_veja_800x600.jpg
Comentário de Lincoln
wallpaper: interessante esse wallpaper...


http://www.reggaevale.com.br/veja/wall8_veja_800x600.jpg
Comentário de Ozéas
Sobre "Opção de Lula pelo: Sobre "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país"

O software livre é um movimento mundial, aberto, comunitário e cooperativo. Não é correto fundir tal assunto com política, a menos que se queira omitir informação, para persuadir ou impor concepções. No que diz respeito a questões técnicas, o Linux, ou o SL em geral, é superior, em muitos aspectos, de certa forma, e, em certa medida, a maioria dos softwares proprietários. Tanto que esses estão adotando estratégias desesperadas para vencer o Código Aberto.
A filosofia do Código Aberto é um modo de gerir informação que esta além das cadeias do capitalismo, é uma tecnologia do conhecimento que sobrevive em meio a selvageria econômica. Provavelmente subsistirá num próximo sistema econômico, em que o foco não será o capital, mas sim a informação. O Governo adotou uma ótima opção tecnológica, apesar da necessidade de melhoras.
Quando se quer impor opinião, afirma-se somente o que é favorável àquele ponto de vista, quando se quer dizer a verdade, apresentam-se os fatos enquanto fatos, sem omissão nem distorção.
A matéria é uma retórica infantil, partidarista, caolha e preconceituosa.




Comentário de Aleks Montanha
Permita-me.:

Não sou um leitor assíduo da revista Veja. Trabalho como docente em uma instituição de ensino superior e também fomento a utilização do software livre na região onde resido.Não sou político e não gosto de utilizar a política para justificar o que ocorre em nossas vidas. Acredito que o país é feito por cidadãos e que cidadãos formam a nação de forma compatível com seu poder crítico.
Me espanta o título de uma matéria dispondo de forma inescrupulosa “O GRATIS SAIU MAIS CARO”, em referência à utilização do software livre. Cabe a nós, comunidade do software livre, fazermos uma ressalva sobre este título e deixar de forma clara que o software livre não é e nunca foi grátis.
Sobre o trecho “...saiu mais caro.”, gostaria de fazer perguntas sobre quanto gasta hoje todo o governo com o desenvolvimento de software para gestão de suas prefeituras, por exemplo. E quanto gasta hoje o poder público com o licenciamento de software proprietário. E, ainda, saber para onde vai este dinheiro. Fica no Brasil?
O Brasil caiu dezenove posições no ranking do software “proprietário”, já no ranking do software livre, está no topo da lista.
Hoje, o Brasil sedia um dos maiores, senão o maior, eventos de software livre no mundo, o FISL, Fórum Internacional de Software Livre, realizado em Porto Alegre-RS, que contou com a presença de vários nomes importantes, empresas como o Google, Sun Microsystems e Universidades, Comunidades entre outras, que hoje estão fazendo investimento alto no desenvolvimento de software livre.
Será que elas vão cair no ranking mundial também?
O software livre, permite a democratização da tecnologia, deselitisando os meios de produção de software pela facilidade em adquirir uma ferramenta. Muitos talentos estão surgindo em razão desta facilidade. Oportunidades foram criadas para milhares de pessoas porque com o software livre é possível implantar um sistema operacional repleto de aplicativos de forma acessível a todos.
O governo do Brasil, pode ter muitos problemas, mas devemos separar assuntos políticos e interesses monopolistas das inovações tecnológicas e revolucionárias que hoje trazem ao nosso país novas oportunidades de crescimento e expansão tecnológica.
Afirmo que não existe ilusão no software livre. O sistema operacional e os programas podem ser obtidos gratuitamente na Internet. Já o software proprietário é pago e a instalação deste software de outra forma constitui-se crime de pirataria.
Quanto à manutenção, saliento que o custo de manutenção do software livre é, sim, mais elevado, devido à pouca oferta de profissionais capacitados na área. Isto significa que existe a carência de profissionais e que o mercado pode absorver muitos cidadãos brasileiros que hoje estão desempregados, sem perspectivas, sem dinheiro e sem oportunidade. Estes, podem optar por desenvolver, dar suporte, treinamento e consultoria em software livre.
E ainda, em referência à matéria divulgada pela revista Veja , sabemos que a manutenção de sistemas baseados em software livre necessita de consultores especializados para adaptar e melhorar o software constantemente. Pergunto :
O software proprietário não precisa de atualizações, nem de consultores especializados ?

Sobre a empresa proprietária do programa dar suporte técnico gratuito por até cinco anos,
quem mantém esta empresa neste período?
Certamente, nestes casos, o preço deste suporte técnico está embutido na aquisição e instalação do software proprietário.
Se a empresa presta serviços de manutenção de forma gratuita por cinco anos, o que garante a estabilidade desta empresa? Se esta empresa chegar a encerrar suas atividades em função disto, quem prestará o suporte?

Quanto à utilização da Internet para operações como compra de materiais e outros tipos de transações, não sei dizer com exatidão sobre o quanto o governo efetua tais procedimentos, mas em contra partida, o Brasil é líder absoluto neste conceito:

A propósito, porque a fonte desta pesquisa é da International Data Corporation ?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004