Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Situação atual do processo para adoção de patentes de software na Europa

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: “A Linux Magazine disponibilizou em seu site um resumo dos últimos acontecimentos envolvendo a controversa proposta de patenteabilidade de invenções implementadas por meio de computador na Europa, aprovada recentemente na primeira fase do processo para se tornar um instrumento legal. O resumo publicado é uma versão mais detalhada da matéria que tratará do tema na edição de abril da revista: a edição número 7 deverá estar nas bancas na última semana do mês de março e terá como tema de capa WiFi (Redes sem Fio). Ela trará também, entre outras matérias, um artigo que ensina como criar panoramas fotográficos com ferramentas livres, um tutorial de Syslog-NG, várias dicas e truques do OpenOffice.org e uma análise da mais nova versão do Gimp.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bebeto_maya
Com a ALCA em breve seremos nós!: __Interessante observar o quanto os ministros da UE são capazes de decepcionar o povo, Desenvolvedores de software livre e pequenas empresas desenvolvedoras de software fechado. . .O mais incrível é que se você colocar uma enquete em um desses sites de tecnologia ¨feijão-com-arroz¨ como idg-now e Info intitulada: ¨Você é a favor de patentes de software no Brasil?¨.A maioria dos desenvolvadores de soluções VB, .NET e Delphi vão concordar ferozmente.Sem sequer analizar que para cada produto que lançarem terão que pagar a idéia a outro desenvolvedor. . .De modo que a idéia, que é patrimônio universal da humanidade, vai virar pó.

__Acredito que patentes de Software engessam países em ascenssão.Nos EUA temos uma indústria rica que pode pagar patentes a quem bem entender mas na União Européia, que conta com países tão fudidos como o Brasil, a lei de patentes será um duro golpe contra a democrácia.

__Esperemos um pouco mais, porque se a ALCA entrar aqui, a lei de patentes vem junto, e sempre poderemos contar com os comentários ¨imparciais¨ da Rede Globo e revista Veja defendendo o ¨direito a livre propriedade¨!
Comentário de ferdam
>"Você é a favor de patente: >"Você é a favor de patentes de software no Brasil?¨.A maioria dos desenvolvadores de soluções VB, .NET e Delphi vão concordar"
E eles la sabem o que é isso ?

Abraços,
Fernando
Comentário de Léo
Com base em quê, você alega: Com base em quê, você alega que a maioria dos desenvolvedores que usam VB, .NET e Delphi seriam a favor de patentes no Brasil? Cite fatos, você não perguntou a nenhum deles a respeito disso, né?
Comentário de sri_canesh
É que a maioria dos desenvol: É que a maioria dos desenvolvedores confunde patentes com direitos autorais.

Concordo com o Bebeto. Realmente, a maioria vai achar a patente uma coisa boa.

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de Kid-X
Microsnot e patentes: Olhem isso, a Microsnot quer fazer uma "reforma" no sistema de patentes!...
Isto me cheira mal...

Ah Bebeto, VB, .NET e Delphi (infelizmente) dão mais dinheiro que Assembly e C/C++!
Os arrastadores de mouse ganham mais do que os programadores de verdade! :-/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Banana Republic
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
sem querer me meter mas realm: sem querer me meter mas realmente estes dai se beneficiariam pois os que se beneficiam de não ter patentes no Brasil tenderiam a sumir e o emprego dos .Net developers estaria cada vez mais assegurado.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
kid-x, concordo que novas tec: kid-x, concordo que novas tecnologias, a citar .Net e java por exemplo, estão tornando os programadores cada vesz mais ignorantes sobre programação no que diz respeito a saber sobre o que esta sendo feito pelo programa para executar determinada taref etc, afinal, o cara simplesmente clica com o botão num icone de caixa de texto, coloca na interface e cabouçe, compila. Fica cada vez mais ignorante, dependente, preguiçoso para programar, diferentemente de um cara que precisa fazer tudo na unha mesmo como em C/C++, mas cá entre nós, estas facilidades permitem maior velocidade, produtividade, maior preocupação com a camada de negócio e não código etc. Não estou defendendo VB e cia, mas dai dizer

Os arrastadores de mouse ganham mais do que os programadores de verdade! :-/

é dose. Devemos sim tratar de pelo menos entender o codigo gerado pelas facilidades do Delphi e outros, pelo menos isso, mas não podemos barrar o progresso tecnologico. Só uma ultima coisa pra quem é defensor avido de VB entre outros: se vcs se acham o máximo por saber colocar um botão numa janela, digo: usar um componente é fácil, experimenta fazer um!¡!

falows e inte¡¡¡
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004