Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Screenshots do Ubuntu 6.06 Dapper Drake flight 7

O Phoronix publicou duas páginas repletas de screenshots do mais recente beta da próxima versão do Ubuntu.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rafael_Gomes
Como sempre...: A Ubuntu revoluciona e mostra que veio pra ficar !!!

Conhecimento é TUDO !!!
Comentário de jarbelix
Conquistar o Desktop é o caminho: Realmente o Ubuntu está show de bola. O que mais me chama a atenção no Ubuntu é a facilidade de se instalar programas.

Uns podem dizer que: "no Debian é do mesmo jeito, basta um apt-get install pacote que já teremos o programa instalado. Sim, isso é verdade mas fiz uma instalação do Debian CDD-BR e achei muito simples também, porém os pacotes no Ubuntu são os mais atualizados possíveis para desktop. Na minha opinião essa é a diferença crucial, isto é, pacotes atualizados , que está levando o Ubuntu a ser preferido por todos.
Comentário de giganttee
Não querendo criar guerras: Não querendo criar guerras mas falam tanto que Ubuntu revoluciona e etc mas... onde é que ele revoluciona?
Sinceramente... ele não trás nada de novo. Nada! Tudo que ele tráz se encontram em outras distros. Talvez a "revolução" dele seja o fato de trazer tudo prontinho pro usuário iniciante. Mas peraí, então Kurumin e Suse também são distribuições "revolucionárias".

Obs.: Não estou criticando. Acho o Ubuntu uma boa distribuição para desktop. Usei por muito tempo. Apenas estou apontando algo que não vejo: a revolução/inovação de que tanto falam.
Comentário de ars351naoconectado
como é tradicional, a: como é tradicional, a osdir.com também publicou os screenshots da família ubuntu flight 7. tão lá os shots do kubuntu e do xubuntu também.
Comentário de ricarab
Revolução que ninguém vê: Eu também concordo que revolução não seja assim um bom termo para se usar, mas acho sim que o Ubuntu trouxe algo de novo que as distros atuais não tem: foco no usuário doméstico atravéz da USABILIDADE.

A começar pela instalação, o Ubuntu me oferece o melhor do software livre, sem redundâncias. No SuSE eu preciso fazer uma instalação enxuta, para depois customizar colocando somente o que eu preciso. Na instalação padrão há software de sobra, inclusive redundante como "Real Player", que é instalado, porém, eu já tenho o "Kaffeine + Plugins" além do Amarok que são instalados por padrão.

No Ubuntu os repositórios já vêm configurados para se usar o mirror mais adequado, de acordo com a nacionalidade escolhida na instalação. No SuSE é mais complicado: é necessário ir até a página da distro e procurar, e eu nem mesmo encontrei mirrors oficiais para o Brasil.

Os repositórios não-oficiais como Universe e Multiverse complementam os oficiais, porém na maioria das outras distros os repositórios extra-oficiais sobreescrevem pacotes oficiais, tornando sua utilidade mais difícil e problemática.

Não é que as outras distros não tenham excelência, o problema é que elas são complicadas no sentido da usabilidade. Por que distros como Mandriva e SuSE não fazem versões enxutas, cabendo em somente um CD, com um instalador simples e de quebra automatizem certas coisas desnecessárias ao usuários domésticos?

A grande diferença do Ubuntu não está nas ferramentas gráficas que ele AINDA não tem, nem tão menos no instalador gráfico. A diferença está na USABILIDADE! As grandes distros precisam olhar um pouco para o lado do usuário doméstico e da simplicidade, focando a usabilidade do sistema.

----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de jvic
Ubuntu é puro hype. Como: Ubuntu é puro hype. Como assim "o Ubuntu trouxe algo de novo que as distros atuais não tem: foco no usuário doméstico atravéz da USABILIDADE"? O que aconteceu com o Mandrake/Mandriva, que já faz isso desde muito muito muito tempo...

Quando o Ubuntu surgiu, não chegava aos pés do Mandrake 10, e já era aclamado como "a distro mais fácil". (sim, eu experimentei ambas). Até hoje não acho que alcança o Mandriva, que tem um instalador gráfico decente, com um particionador gráfico decente, com pacotes atualizados e testados, com uma quantidade imensa de hardware suportado, com um instalador gráfico muito mais simples de usar que o Synaptic e tão poderoso quanto, com suporte "out-of-the-box" a mp3, DVD, e tudo mais (sim, na versão gratuita tem tudo isso)...

Nada contra o Ubuntu, sério. Mas é puro hype.

Comentário de Bruno Gonçalves
Muito bom, mas não perfeito.: O Ubuntu realmente é muito bom, mas assim como as outras distrribuições não faz milagre, alias ainda acho que como distribuição falta muito, o forte do Ubuntu são os repositórios.

A instalação eu acho que varia de acordo com quem quer dizer que é boa ou ruim, afinal vc não precisa personalizar nada, td mt objetivo, mas ao mesmo tempo cade a liberdade de montar como você quer?

A versão com Gnome é realmente muito boa e muito testada, contrastando com o Kubuntu que é cheio de bugs, parece que a próxima versão (Não ainda nessa 6.06) irão dar atenção devida ao Kubuntu.

Realmente a parte de revolucionário não vejo no Ubuntu, exceto na parte de marketing, nenhuma distribuição faz um marketing tão forte, o que me dedixa um tanto preocupado, são muitos milhões investidos e pode ser que tenha algum interesse errado nisso tudo, espero que não, mas dedsconfio de tudo mesmo :p

Falando em revolução, precisamos de uma revolução na parte de mensageiros, sempre passo vergonha na hora de tentar convencer alguém a migrar pra Linux na hora que vou mostrar o Amsn, Gaim, Kopete...


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Gustavo Monteiro
Mandriva: Acho que você disse o que muita gente pensa e não tem coragem de falar por aqui, concordo contigo para quem está começando o Mandriva é o mais fácil de todos , seguido de perto pelo Kurumin.
Comentário de hamacker
Colega, a instalação do: Colega, a instalação do dapper é gráfica e chama-se "expresso".
Alias é um livecd instalável com particionamento permitindo resize das partiçoes, criação de login,etc ... tem alguns espataculos durante a instalação como a seleção de região onde mostra um globo terrestre onde voce clica na sua localidade e abre um zoom com as regioes mais proximas para selecionar, já tinha visto isso no gnome, mas nunca num instalador. O barato dessa instalação é que voce pode experimenta-lo e se gostar instala. Faltou um joguinho decente enquanto aguarda a instalação ser completada.

Porém, a instalação texto ainda existe e pelo que parece é o que a maioria usa. Ela tem suas vantagens é uma instalação leve, perfeita para instalação "oem","server" e outros tradicionais ambientes gráficos diferentes de gnome/kde.

Comentário de hamacker
O ubuntu está: O ubuntu está experimentando o que o redhat possuia antes de ser "fedora", uma legião muito grande de usuarios, muita docuementacao, muito howto's, muito wikis, muito repositorio,...

Por ter herança da familia debian, praticamente toda documentacao existente pode ser aplicada ao ubuntu. Além disso, os upgrades/dist-upgrades sao transparentes como em qualquer familia debian. Sempre usei debian nos servidores e sentia falta disso nas distros com enfase em desktop, praticamente em todas o upgrade nao funcionava direito e o jeito era backup e posterior reinstalacao da nova versao.

Quanto a distro de instalacao, compare 1 unico CD versus 5 cd's do fedora, 1 dvd do SuSE, 3 cds do mandriva. Nao quero gerar polemica (se é que isso é possivel) mas o ubuntu vem com unico CD e apenas o que é preciso. Em duas instalacao em notebooks diferentes, os drivers ndiswrapper foram instalados, incluindo os winmodens de ambos diferentes, nem saberia como configurar o touchpad, mas ele já tá lá funcionando. Eu to falando, terminou a instalacao o hardware tá pronto para uso. Mas não faz milagres, nem todos os hardwares terão a mesma sorte, e convenhamos outras distros podem fazer (e algumas fazem) a mesma coisa porque afinal de contas tudo é linux, mas o jeito como se faz é diferente. Com a mesma qualidade do ubuntu, só tinha experimentado SuSE.
Comentário de Rick
Ubuntu so é famosa porque: Ubuntu so é famosa porque foi criada por um milionario.
Comentário de cenoura
só para constar: Sobre:
a seleção de região onde mostra um globo terrestre onde voce clica na sua localidade e abre um zoom com as regioes mais proximas para selecionar, já tinha visto isso no gnome, mas nunca num instalador

Este detalhe existe na instalação do Fedora e do Red Hat há muito tempo e acredito que em outros Linux também.

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de tijucas
Prático...: ...Creio que seja a palavra que define o Ubuntu (aliás como se pronuncia isso). Uso slackware por que ainda acho ele mais fácil de configurar que qualquer outra distribuição, mas minha mulher, que também usava slackware, está usando kubuntu e realmente ele é muito prático, pricipalmente com o lance de hardware, que, na maioria das vezes, não precisa configurar nada.
Comentário de minholi
Onde está a revolução do Ubuntu?: Ainda que poucos tenham percebido, a verdadeira revolução do Ubuntu está no fato de ter atingido um público muito mais amplo que as demais distribuições de linux e outros sistemas operacionais.

Primeiro porque é a comunidade mais aberta e preocupada com aquilo que realmente interessa (que é a usabilidade do software) que eu conheço. Segundo porque além de ser fácil de usar é a única distribuição que levou o ato de colaborar para pessoas que jamais sonharam colaborar com o desenvolvimento de softwares. Mas como? Vocês podem estar se perguntando.

Se ainda não conhecem o site http://www.launchpad.net então devem fazer uma longa visita para entender do que se trata. Em cada aplicação presente no Ubuntu existem links no Menu "Ajuda" que apontam para o Launchpad, e com isso o volume de colaboradores direto cresce cada vez mais, e a lei de "submeter o software à maior quantidade de olhos possível" passa a ser "dê voz a maior quantidade de bocas possível".

De que adianta ter à minha disposição o código de um software se eu não sei programar? De que adianta conhecer uma outra lingua se eu não sei como traduzir? De que adianta ver um erro e não saber como proceder para avisar que ele ocorreu?

Essa é a revolução do Ubuntu. Os usuários comuns tem voz.
Comentário de marcus
Desaprendendo...: Estou usando o Ubuntu desde a versão 4.10 e minha conclusão é de que eu estou com um grande problema: acho que estou desaprendendo a futucar nas entranhas do S.O. Nunca mais tive que quebrar a cabeça pra configurar nada, seja meu modem, minha placa wireless, minha camêra digital, pendrive, receptor de infravermelhor, isso sem contar placa de som, placa de rede, vídeo...
Enfim... estou desaprendendo, pois o Ubuntu não me oferece desafios, como acontecia no Conectiva e Slackware que eu usava antes.
Estou com um grande problema!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004