Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais um vídeo do FISL: presidente do ITI fala sobre código aberto e software público

O pessoal do Infomedia, uma das raras mídias televisivas do Brasil que abre espaço regularmente para a cobertura do código aberto, me mandou mais um vídeo da sua cobertura do FISL, dessa vez dando voz a Renato Martini, presidente do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação, órgão da Presidência da República, e também participante desde 2000 de organizações não governamentais na área de tecnologia e sofware livre.

ITI faz uma avaliação das iniciativas do governo em relação ao open source: Software público e software livre. Ainda que entendidos como a mesma coisa, a distinção entre as ferramentas é fundamental para o governo. Foi o que explicou o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação ao InfomediaTV.

Eu já assisti ao vídeo (com o comando gmplayer -ss 20 http://infomediastreaming.terra.com.br/videos/281.mpg para pular os comerciais não-relacionados ao software livre) e gostei bastante do posicionamento do Renato Martini, que eu já conhecia em parte devido a ter lido seu livre 'Criptografia e Cidadania Digital', mas nunca tive oportunidade de conversar mais do que breves palavras com ele. Ele fez um breve balanço do posicionamento do ITI em relação ao código aberto no governo federal, observou que o governo precisa aprender a dinâmica de trabalho do código aberto e fazer com que o software público seja desenvolvido com ferramentas e técnicas obtidas nessa comunidade, sendo usado em todas as esferas governamentais.

Segundo ele, um grande desafio do próximo governo será construir a infra-estrutura para fomentar o empreendedorismo privado nessa área, pois o software livre só será mesmo uma revolução para o país se desenvolvermos o pleno potencial das competências locais.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lady Ju
Bem legal!: esse video com o Renato ficou bem legal!
Parabens mais uma vez ao Infomedia TV
Pena que nao aparecia nada da musa =P
Comentário de ricardomoc
Faz sentido?: Que me perdoem os leitores, mas será que toda vez que se posta uma notícia sobre a infomedia é necessário citar o comando para pular as propagandas da Microsoft? Sei que ninguém é obrigado a vê-las, tampouco sou favorável a elas. Mas tenho medo disso virar uma paranóia. E acho que não é necessário dizer que paranóia não é saudável para ninguém, ou é?

http://anjoserosas.blogspot.com
Comentário de Patola
Paranóia: Dizem que os paranóicos são apenas pessoas que sabem mais sobre o que está acontecendo que a média. :)

O ruim, Ricardo, é que quando relaxamos e acabamos deixando os 22 segundos passarem "vendo" essa propaganda, inconscientemente somos pouco a pouco convencidos dela. Essa é uma das táticas mais conhecidas e eficientes de lavagem cerebral, repetir até a exaustão, até (falsamente, ao que parece) atribuída ao ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, na frase "uma mentira dita 500 vezes torna-se verdade".
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004