Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Breve análise da nova ferramenta de banco de dados do OpenOffice.org

O Newsforge publicou uma análise preliminar do OpenOffice.org Base, que será incluído a partir da versão 2.0 da popular suíte. Trecho: "Esta notícia vai discutir o OpenOffice.org Base e como ele pode ser usado em sua empresa. Vou abordar as similaridades (e diferenças) entre o programa de banco de dados do OpenOffice.org e o Access. Continuarei com um pequeno comentário sobre questões de migração. Vamos encerrar construindo uma base de dados de contatos, um formulário, uma consulta e um relatório usando assistentes."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Morvan
Breve análise da nova ferramenta de Banco de Dados: Já havia feito uns testes deste DBIDE, por ocasião de um artigo publicado aqui mesmo no BrLinux. Fiquei excitado com a idéia de poder ter um IDE similar ao Access, pois já utilizara este último muitas vezes, para fazer o arcabouço de aplicações que depois seriam compiladas no VB. Quando o OOBase estiver mais "redondo", vai ser mais uma enorme pedra no sapato das soluções proprietárias, acredito. Seria bom termos mais acesso à sintaxe do UnoBasic, o que vai ao encontro também da questão da exportação das macros do MSOffice para o OO, um ponto ainda bastante obscuro para a maioria, mesmo dos usuários mais avançados.
Comentário de Cadu
Legal...: Legal que o pessoal do OpenOffice.org esteja fazendo isso.

Espero também que eles estejam trabalhando para melhorar a velocidade do OpenOffice.org, porque ele ainda está lento...
Eu já testei a nova versão 2.0 e realmente achei mais rápida. Só não estou usando ela porque os desenvolvedores, por algum motivo muito obscuro resolveram não distribuir mais a versão em desenvolvimento com o instalador padrão e só em rpm. Pfff... Um nojo. Já reclamei no fórum (eu e mais um monte de gente), e não fizeram nada.

Espero que quando lancem a versão 2.0 estável, coloquem o instalador padrão.
Comentário de /-//_/(¬( )
Se vc tiver o slackware, bast: Se vc tiver o slackware, basta dar na pasta dos rpm o comanto rpm2tgz ./*

ou fica a dica pra quem tiver
Comentário de osni_passos
Para tranformar os RPMs em de: Para tranformar os RPMs em deb's tem um procedimento descrito na pagina de dowload do alpha do 2.0:
http://installation.openoffice.org/servlets/ReadMsg?list=dev&msgNo=609
Em casa uso o kurumin e instalei com essas instruções sem problemas...


Comentário de Hermesdsb
Tradução: - Este é um dos artigos que alguma boa alma que domine o inglês, poderia fazer uma tradução.
- Sem dúvida a ausência do Banco de Dados no OpenOffice dificulta vários processos de migração. São aquelas pequenas aplicações, normalmente feita pelo usuário na empresa que facilita muito o seu trabalho, e em outros casos chega até a impossibilitar a execução normal das tarefas.
- Estou fazendo alguns testes e não consegui localizar a função de importar dados de planilhas e também do Dabase, que são as principais funções que utilizo.
Comentário de Cadu
Foi o que eu fiz: Eu usei o rpm2tgz, mas o OpenOffice.org não executou depois. Se não me engano por uma incompatiblidade de bibliotecas...

Mas valeu a dica! ;)
Comentário de Pools
No Salckware: Olha, não basta dar rpm2tgz apenas,
tem no http://www.linuxquestions.org/questions/history/267411
um how to completinho, e funciona!!


até mais!

Comentário de toko
Quase tradução ;): Hermes; não tive tempo de traduzir (provavelmente nem terei), mas o artigo diz que estas funções (de importação de dados) não estão implementadas na versão 1.9.5 (se não me falha a memória) que o autor usou em seus testes.

Evandro Guglielmeli

PS- Brain: Muito boa a nova versão do BR-Linux... tá parecendo vinho francês; fica melhor a cada ano que passa :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004