Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pepper Pad: uma alternativa interessante ao Origami da Microsoft

Para quem curte 'gadgets' e gostaria de ver mais uma opção que rode linux, esse artigo tem uma análise do Pepper Pad.



Quem procura uma alternativa aos pesados e caros notebooks e às telas minúsculas dos PDAs, talvez veja o Pepper Pad como uma opção interessante.
” A nota foi enviada por Vandeir Eduardo (vandeir·eduardoΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
Alguém sente essa necessidade?: Eu fico curioso com o mercado desse tipo de máquina. Alguém realmente sente necessidade dela? Algo a meio tamanho entre um celular ou PDA e um notebook? Hoje em dia os PDAs já são suficientemente poderosos até para editar arquivos de suítes offices, então acho que uma máquina dessas tem muito pouca serventia.

O tamanho dele é exagerado! Eu já li algumas análises desse pepperpad na seção de "alternativas" do blog nokia770.com, e foram bastante desfavoráveis. Tá certo que comparado com um Nokia 770 ele tem HD e muito mais RAM, mas um notebook também tem e não tem tamanho muito maior.

Para que vocês usariam um treco desses? Para ler ebooks acho que um nokia 770 já é mais do que suficiente (ou seu parente com Symbian, o Nokia 7710, que eu uso pra isso e gosto muito), então acho que essa utilidade seria pouco prática.

Alguém mais aqui no br-linux usa e se interessa por dispositivos menores que notebooks? Se sim, podíamos passar a enviar mais freqüentemente notícias desse tipo para o sítio.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de ini
Resistir é inútil...: Acho que esse tipo de gadget logo será não mais um acessório, mas um hardware básico.
Melhor que um tablet ele é, com certeza.

DW...
Comentário de Patola
Hardware básico?: Mas por quê? Ele vai servir pra quê? Ou você acha que todos os computadores vão virar esse tipo de dispositivo?

Se você acha que a tendência é a miniaturização, você não acha que no futuro os computadores serão todos como um tabletinho que caiba no bolso, e não como um tabletão, muito mais difícil de carregar e mais pesado, além de mais sujeito a acidentes?
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Copernico Vespucio
Pepper Pad: Eu já conhecia o Pepper Pad, desde seu lançamento ano passado (eu mandei uma notícia ao javafree.org no mesmo dia), e só não comprei pq não tinha CC internacional.

As vantagens do Pad são as seguintes:

Primeiro, ergonomia e conforto. O mouse é substituído por uma touch screen, e a tela tem tamanho suficiente para que vc. não precise usar uma caneta. Usando efetivamente uma caneta, vc. teria funcionalidade semelhante a uma mesa digital (vc. poderia fazer desenhos a mão livre).

O teclado tradicional é substituído pelo teclado integrado no mesmo pad, preparado para que vc. o utilize com as duas mãos (tem razão quem achar que é preciso se acostumar, é verdade).

Isso significa que vc. pode usá-lo enquanto viaja em um ônibus (tipo o "frescão" - termo carioca para ônibus grande, com ar-condicionado - que pego todo dia pro trabalho), ou em um taxi, sem dificuldades. É tirar da bolsa e usar. Nada de touch ou point pads desconfortáveis, mouses externos, telas flip e teclados pequenos.

Segundo, poder. Vc. pode aproveitar sua ergonomia sem ter de se contentar com telas minúsculas ou recursos limitados.

Terceiro, facilidade. A distro Linux incluída (aliada a Java, não consigo deixar de comentar :P) é bastante simples de operar, mesmo para leigos e pode realizar tanto as tarefas comuns quanto tarefas de usuários avançados.

Não, ele não substitui desktops (poder menor), notebooks (idem) e palm-tops (não cabe "na palma da sua mão").

Ele representa um novo nicho para atender a desejos específicos e deve ser visto como tal.
Comentário de ini
Com certeza, será como você disse.: Acredito que você tenha acertado em 100% no que disse, mas para isso terão de eliminar a tela na CPU, podendo fazê-la em talvez num óculos (como já existem projetos...).
Mas, essa será a próxima etapa. O que mais atrapalha em micro-microcomputadores são os monitores (falando-se em algo portável).
Os palm tem telas minúsculas (celulares idem) mas não são confortáveis para navegar na WWW visto que pra isso precisariam de 800x600 como os tablets, nokia770, origami e o PepperPad...
É só uma questão de tempo.
Até lá, das opções atuais (que não são as ideais como todos concordamos) que seja pelo menos com linux como o PepperPad é.

DW...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004