Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Software Livre em Portugal

Allan Gomes (allan.xxxxx @gmail.com) enviou este link do IDGNow e acrescentou: “Pronunciamento do Presidente de Portugal no encerramento do colóquio "A Sociedade em Rede e a Economia do Conhecimento: Portugal numa Perspectiva Global" realizada nos dias 5 e 6 de março em Lisboa, Portugal: "O alargamento do acesso às redes digitais, indispensável para que não se gerem novas formas de exclusão, pode passar pela consideração de oportunidades associadas a open source software, pelo que o acompanhamento de experiências como as que hoje se desenvolvem no Brasil pode revestir-se de grande interesse, designadamente numa perspectiva de promoção estratégica da língua portuguesa no mundo." O pronunciamento do Presidente da República de Portugal é animador quando lembramos do que se passou nesta semana sobre as patentes de software na UE. Digo que é animador por existir interesse do alto escalão na liberdade dos Softwares e por saber que o Brasil se tornou uma tendência ou mesmo um espelho neste assunto. Agora espero que além do discurso, alguma coisa seja feita com relação às patentes na Europa. Seria muito bom se além das esperiências eles buscassem algumas das leis que foram criadas aqui em prol o Software Livre. Leia o discurso na íntegra seguindo o link acima.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo
Elogiar os esforços de Portugal.: Seria de grande importância se cada um de nós pudéssemos escrever ao Presidente de Portugal elogiando os esforços pelo SL além do Brasil.

O site é: http://www.presidenciarepublica.pt/pt/main.html

Obrigado Antonio, é que aqui a gente tem mania de dizer governo. Veja você, por exemplo, o título da notícia: http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/brasil/1905501-1906000/1905579/1905579_1.xml - Governo unifica discurso em defesa dos gastos e da carga tributária
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Em portugal é tudo em bando: Em portugal é tudo em bando de cabeças duras... é difícil tomar decisões
sobre qualquer coisa que seja, excepto tá claro para o futebol....
Comentário de Ricardo
Será?: Olá anônimo...

Eu pergunto: Será que eles são cabeças duras e só pensam em futebol mesmo?

Acho melhor a gente começar a rever nossos conceitos tomando cuidado com as piadas de português ;-)

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/cultura/1904501-1905000/1904773/1904773_1.xml - Diretora do Festival de Cinema do Rio vai integrar júri em Lisboa (US por EFE);

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/economia/1904501-1905000/1904696/1904696_1.xml - Grupo Pestana apresenta interesse em comprar parte da Varig (IG Economia por EFE).

Claro, não tem a ver o conteúdo com Software Livre, mas, se você falou sobre futebol, risos, parece que as coisas estão começando a mudar.
Comentário de bebeto_maya
PArece piada. . .: __Fala-se muito em o Brasil ser um polo de excelência em software livre, o melhor e maior. . .Mas há muita mídia sobre isso. A bem da verdade, sabemos que as empresas daqui tão preo para o software livre, só usam Internet Explorer, Outlook, Office e têm uma tendência absurda a abrirem frente para o framework da Microsoft. . .Basta ver os cursos na área:ASP.net, Office, e neguinho se matando por um certificado MS que só tem valor em republiquetas de banana.Fora o suporte praticamente inexistente de empresas de serviço e fabricantes de hardware para quem usa Linux.Não obstante o valor de uma grande empresa especializada em Linux no Brasil,(Conectiva), é de 2 milhões de dólares,enquanto nos EUA a Red HAt está avaliada em dois BI!

__A tendência de se usar Linux e Software Livre, no Brasil, se baseia muito mais em uso doméstico do que empresarial, fato comprovado pelo sucesso dos Live-CDs de dois anos pra cá.Antes só se falava em Linux no server de meia dúzia de empresas brasileiras.Hoje se fala muito em SL/Linux devido a sua popularização nos desktops residenciais.Pouca gente instala o pinguim, ou mesmo um simples firefox, em máquinas empresáriais preferem ficar batendo cabeça no arcaico e rudimentar Internet Explorer.Ou seja, contrariando as tendências mundiais, o Linux no brasil é usado muito mais por hackers e usuários domésticos avançados (embora seja simples para usuários comuns), do que por empresários.

__O que espero sinceramente, é que o PC popular vingue e mude o contexto da informática em nossa país.Fala-se que se der certo a MS vai se ferrar legal, pois o Brasil servirá de espelho para outros países emergentes, porque até agora nosso país é muito bom na teoria!
Comentário de well
Brasil ou Portugal?: Você está falando do Brasil né? :P
Comentário de ferdam
Pelo modo de escrever, parece: Pelo modo de escrever, parece-me ser um Portugues nato, criticando seus dirigentes.

Abraços,
Fernando
Comentário de ferdam
Onde estava o Conselheiro de Portugal ?: Com todo esse alinhamento do governo Portugues em relacao ao SL, eu pergunto :
- Onde estava o representante de Portugal na decisao do Conselho da UE sobre patentes ?
Ou sera que do ponto de vista dos Europeus, a lei de patentes nao tange o SL ?
Pensem, grandes cidades de paises da Europa, fizeram migracoes para SL, outras estao se preparando para tal e de repente deixam passar as leis de patentes no Conselho da UE.
Estranho, nao ?

Abraços,
Fernando
Comentário de Ricardo
Nossas inquietações.: Oi Fernando,

Eu gostaria de poder saber também já que estas são muitas de nossas inquietações, mas eu recorri a um link de um site exposto aqui no site do Augusto e encontrei o seguinte:

No site do FFII ( http://wiki.ffii.org/Cons050307Pt ) "diz que Portugal estava presente, mas que este conselho não contou com a maioria dos estados".

Portugal não ia apoiar o SL e depois, de uma hora para outra, mudar de opinião até com base no seminário que teve em Portugal e maiores informações estão no link: http://www.presidenciarepublica.pt/network/home.html

Ah como eu gostaria de ter uma bola de cristal!
Comentário de ferdam
Pior ainda: Po! Mas se estava presente votou o que ?
Estivessem ou nao a maioria dos estados representados, ele deveria ter votado.
Ate onde eu saiba, o representante da Espanha estava presente e votou contra. Tambem, que eu saiba foi o unico (to certo ?).

Abraços,
Fernando
Comentário de eje del mal
Solução Lusitana: Vale lembrar que quando falamos em solução lusitana nos referimos a um método sempre eficaz de resolver o problema...
Comentário de eje del mal
Pois é: __Parece que desta vez o sobrinho do chefe é mais importante que o gerente de TI. Só falta o SL explodir de repente e tirar grande parte do mercado da M$FT...

__Taí, gostei deste duplo sublinhado!
Comentário de patrick
Onde estava o Conselheiro de Portugal ?: O Conselheiro de Portugal na União Européia, Durão Barroso, é do PSD (o nosso PFL/PSDB, pró-Microsoft e a favor da guerra no Iraque), enquanto que o Presidente (e também o novo Primeiro-Ministro) de Portugal é do Partido Socialista, que, salvo engano, apóia o software livre.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Será?: Prezado Bebeto,

Sinceramente, não é o que eu vejo. Já trabalhei em duas empresas, uma de telecomunicações e outra financeira. Nas duas, eu trabalhei em desenvolvimento em C para Linux.
Comentário de Ednei Pacheco
Pra vocês verem...: Pra vocês verem...

Uma vez comentei aqui no Br-Linux em que eu não tenho o orgulho de ser brasileiro e admirava a Espanha... Nossa, fui um "pouquinho" criticado... E no entanto, vejam só o exemplo que eles dão...

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de ferdam
Aiiiii ! Serviu-me a carapuç: Aiiiii ! Serviu-me a carapuça !
Fui eu, né !?
E por falar em Espanha estou indo pra la no sabado.
Abraços,
Fernando
Comentário de Antonio
Software livre em Portugal - comentários feitos: Olá,
Quero declarar que não vou falar de futebol nem tenho um bando a fazer team para a resposta.
Ponto dois, nunca estive no Brasil nem tenho familiar emigrado com padaria, por aí ou por cá. E, as mulheres na família não têm bigode para piada...mas podem continuar com piada de portuguêa...pois, no fim, a piada diz mais de quem a conta do que dos personagens da mesma!!
Gozado, como utilizador de software livre pode não se possuidor de "cabeça" livre, para alguns.

Mas, vamos ao assunto:
************
Ricardo - seu link é para o Presidente e não para o Governo, que são coisas diferentes por aqui.
o portal do Governo está em : www.portugal.gov.pt
na home page tem um link "contacte o Governo"
Agora já deve ir dar ao novo Governo, mas este só toma posse no sábado, dia 11.
*********************
"Em Portugal é tudo em bando"
Não é importante saber de onde esta vem ---- cretino há em todo a parte!

***********************

A anterior maioria no Parlamento, que apoiava o Governo, não deixou passar uma Lei para o uso de SL na Administração Pública.

**************************

"Onde estava o Conselheiro de Portugal"

As coisas não são tão simples, Ferdam.
O mecanismo de tomada de decisão na UE é complicado. Neste caso, envolve opinião do Parlamento, decisão da Comissão e a Directiva é aprovada pelo Conselho de Ministros. Depois, ainda volta ao Parlamento e poderá ter de ser adoptada pelos países membros.

As explicações de patrick pecam por um detalhe: D. Barroso não é o Comissário (Conselheiro, como diz) de Portugal, mas sim o Presidente da Comissão da União Europeia (isto não envolve uma apreciação nem patriotismo bacoco...embora haja quem dissesse que era uma posição de prestígio para o país (????!!!!????)).

Quanto à decisão da UE sobre patentes, temos uma notícia sobre a aprovação em:
http://www.electricnews.net/frontpage/news-9592703.html
(curioso vejo os nomes de 3 países...e a Espanha não está lá ---- só refiro isso pelo que dizem o Ricardo e o ferdam)

Depois disto, vamos a ver no que dará...
Para a História fica a campanha em NoSoftwarePatents.com, com o link:

http://www.nosoftwarepatents.com/en/m/intro/app0411.html

onde é curioso ler o que se diz em:

http://www.nosoftwarepatents.com/phpBB2/viewtopic.php?t=439

Este link dá uma visão do regresso ao Parlamento e tem algumas opiniões, pois é uma página de discussão.

Creio que já ultrapassei o "tempo regulamentar"...e arrisco um cartão amarelo, pelo menos. Será?!

Comentário de Ricardo
Explicando.: Obrigado Antonio, é que aqui a gente tem mania de dizer governo. Veja você, por exemplo, o título da notícia: http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/brasil/1905501-1906000/1905579/1905579_1.xml - Governo unifica discurso em defesa dos gastos e da carga tributária.

Já sobre seus outros comentários, tirando de que eu não mencionei em nenhum momento algo sobre a Espanha, você tem razão e se errei desculpe, mas eu tinha a intenção de ajudar desde meu primeiro post e espero que você tenha percebido.

Eu pensei que o Primeiro-Ministro português já tinha assumido.

Eu sei que Portugal começa a passar por mudanças políticas significativas para atender o desejo de seu povo dentro da democracia a lembrarmos que o Dr. Jorge Sampaio dissolveu o Parlamento português e convocou eleições que deram vitória ao Sr. José Sócrates.
Comentário de Ricardo
Sem comentários.: .
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Orgulho e admiração: não tenho o orgulho de ser brasileiro e admirava a Espanha... Nossa, fui um "pouquinho" criticado...

Você foi criticado por não ter orgulho de ser brasileiro ou por admirar a Espanha?
Comentário de António
Explicando: Olá Ricardo,

Tudo bem. Estava tudo bem com seu texto, e a parte da Espanha e futebol nem era sua.
Sua sugestão de enviar mensagens ia na linha da campanha para tentar travar esta Directiva - primeiro junto dos Deputados ao Parlamento Europeu e, depois, dos governantes dos países da UE.
E, mesmo agora, nunca é demais tentar sensibilizar os responsáveis por estas decisões, pois o assunto é importante.
Espero não se chegar na Europa aos casos ridículos que temos visto nos States e, noutras áreas, em países como o UK, onde um vivaço tentou patentear a palavra "caril"...já não falando no tio Bill Gates que diz ter a patente das "to do lists", como nunca ninguém antes tivesse tido a ideia de elaborar uma lista de coisas a fazer....
Um abraço
António
Comentário de ferdam
>" (curioso vejo os nomes de: >" (curioso vejo os nomes de 3 países...e a Espanha não está lá ---- só refiro isso pelo que dizem o Ricardo e o ferdam)"
Antonio, tudo bem !?
Eu entendi ser esta a posicao daqueles 3 paises (Dinamarca, Polonia e Portugal) ante a (para simplificar) lei de patentes, nao na votacao desta ultima segunda-feira.
O que causa nauseas sao as declaracoes da Irlanda.
Quanto a Portugal, nos confiamos em voces ;-)
Abraços,
Fernando
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004