Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Terra: Microsoft responde perguntas da comunidade de código aberto

O principal momento da sétima edição do Fórum Internacional Software Livre, que ocorreu em Porto Alegre no começo de abril, foi um debate que contou com a inédita presença de representantes da Microsoft. Agora, o diálogo se expande por meio do site BR-Linux. O site, voltado para o sistema operacional livre, recebeu e selecionou perguntas do seu público para a Microsoft.

Dez questões sobre temas como mecanismo para contato técnico entre desenvolvedores livres e seus equivalentes na Microsoft até tópicos como patentes de software, passando ainda por segurança e interoperabilidade, serão respondidas pela equipe da Microsoft que esteve presente no debate do Fórum.

A iniciativa do BR-Linux tem o propósito de criar oportunidades para a qualificação do debate. Quem não pôde estar no fisl7.0 ou não acompanhou as transmissões ao vivo realizadas pelo site InfomediaTV pode visitar o BR-Linux (br-linux.org)na próxima semana e conferir o resultado.
” A nota foi enviada por Luis Felipe do Santos (lfelipeΘlossantos·net), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Espero dispor das respostas da Microsoft às perguntas enviadcas pelos leitores do BR-Linux já no início da semana. Vou publicá-las sem edição ou cortes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
As coisas já foram melhores...: O departamento jurídico e o de marketing da MS estão muito lentos hoje em dia. :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de rockixe
Putz: Tu posta so para postar, ou acha que estas piadinhas sao realmente importantes?
Comentário de Tango
Considerando que eu moderei: Considerando que eu moderei como "divertido" acho que são realmente importantes, IMHO.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de vmedina
Obrigado....: por ter moderado assim. :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Acho importante: Um diálogo desarmado e respeitoso. Você não?

Demorar tanto tempo para responder coisas me faz pensar que estão preparando respostas pouco conclusivas e elaboradas para que não haja riscos para eles.

Mesmo quando as coisas estão correndo de forma informal, tudo numa boa e sem ninguém gritar palavras de ordem contra ninguém, eles precisam demorar tanto pra responder? Isso foi para os EUA, e mesmo que tivesse ido 10 perguntas são respondidas em 2 dias, 3 no máximo. Isso se tratando de algo prioritário.

Eu acho que:
a) eles não estão dando mesma importância que nós;
b) eles não dão importância por isso demoraram para elaborar respostas; ou
c) eles dão importância e estão dourando a pílula(ou supositório segundo alguns).

Mas sinta-se livre para discordar de mim. :) Afinal, estamos aqui por causa da liberdade, não é isso? ;)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de MD5
Eu perguntaria isto: Gostaria saber se a MS recebe uma comi$são das empresas
antivírus pelos bug constantes existentes no sistema,
e se recebe, quanto? 5%? 10%? Quando vão criar um software sem
uma quantidade extremamente exagerada de bug para
que os consumidores da plataforma não percam tanto
tempo em aplicação de patch e atualizações de segurança,
para poder utilizar esse tempo em produtividade? Obrigado


Comentário de brain
fonte da análise?:

e mesmo que tivesse ido 10 perguntas são respondidas em 2 dias, 3 no máximo


Qual a fonte dos dados dessa tua análise? Eu acho que o modelo que mais se aproxima dessa entrevista que eu organizei é o do Slashdot, no qual eu me baseei. Analisando pelos prazos entre perguntas e respostas das últimas 5 entrevistas de lá, acho que estamos em uma boa média. Veja:

- Isam Bayazidi: 23 dias
- Stuart Cohen: 8 dias
- Mike Nash: 38 dias
- Jon von Tetzchner: 6 dias
- Mythbusters: 30 dias

Eu que fiz o convite para eles responderem, e fico muito feliz que eles aceitaram. Não impus nenhum prazo, e prefiro respostas elaboradas do que respostas rápidas. Não vou avaliar as respostas antes de recebê-las, e francamente não tenho pressa.

Comentário de rockixe
Maturidade e entendimento: VMedina,

Tu conseguiu resposta no ar durante o evento, creio que a equipe que estava lá respondendo nao trabalhava no juridico, muito menos no MKT.

Estas pessoas estao dispostas a responder as questoes elaboradas por vcs (leitores do br-linux). Imagino que cada um tem sua competencia, prazo e trabalho a cumprir e mesmo assim estao dispostos a responder.

Eles aceitaram uma sugestao do Infomedia TV e Br-Linux para atender aqueles que nao tiveram a mesma oportunidade que tu teve, de ter tua pergunta respondida ao vivo.

Se os caras aceitam nossas perguntas: Sao ruins!
Se os caras nao aceitam: Sao ruins!
Se respondem rapido: Estava tudo combinado!
Se demoram em responder: Estavam combinando tudo!

Puxa! Dificil agradar.


Comentário de vmedina
Vou responder aos dois logo: Augusto

Qual a fonte dos dados dessa tua análise? Eu acho que o modelo que mais se aproxima dessa entrevista que eu organizei é o do Slashdot, no qual eu me baseei. Analisando pelos prazos entre perguntas e respostas das últimas 5 entrevistas de lá, acho que estamos em uma boa média.


Achismo meu. Não concordando, reclame com a gerência. ;)

Essas pessoas dirgem companhias imensas com dezenas de milhares de funcionários, se não mais, que podem tratar de coisas simples como 10 perguntas em menos de um dia?

Não impus nenhum prazo, e prefiro respostas elaboradas do que respostas rápidas. Não vou avaliar as respostas antes de recebê-las, e francamente não tenho pressa.


Nem poderia impor, visto que foi algo voluntário. Eu prefiro respostas sinceras e desarmadas do que respostas armadas para não deixar brechas.

[]s!

Rockixe
Tu conseguiu resposta no ar durante o evento,


E depois tb via o Augusto aqui. POrém numa eles se esquivaram e depois ao enviar ao Augusto deram a resposta padrão com um monte de citações de entidades que formam padrões, porém são padrões que eles não tem o menor respeito como, para citar um exemplo clássico, o W3C. Eles mal implementam um básico de CSS.


Se os caras aceitam nossas perguntas: Sao ruins!
Se os caras nao aceitam: Sao ruins!
Se respondem rapido: Estava tudo combinado!
Se demoram em responder: Estavam combinando tudo!
Puxa! Dificil agradar.


Também não é assim. Nunca disse que achava ruim eles aceitarem nem não aceitar. Isso é algo que cabe a eles e eu não posso exigir.

Se eles respondem rápido eu creio que eles estão mais desarmados, e quando estão respondendo devagar estão tomando cuidado com o que vão responder. Oras, nem eu nem você somos mais crianças para achar ao contrário.

A MS passou vários anos desagradando a todos, sinceramente se ela espera agradar os outros só em receber perguntas eles deviam trocar os RPs deles. Fica feliz e festejando quanto a isso é meio demais. Eles são a MS e, embora eu adoraria ve-la produzindo SL, eu duvido que eles estão fazendo isso por quê tem o coração puro.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de
Achismo X dados existentes: Bom, teu achismo não está em sintonia com os dados existentes. E eu não enviei a entrevista pra ninguém que dirija uma companhia imensa - enviei pra um diretor (que dirige alguma parte das operações brasileiras de uma companhia imensa) e pra um conjunto de técnicos.

Talvez as respostas deles sejam como você afirma. Certamente ela não dirá "nós amamos o software livre e queremos mudar radicalmente nossa empresa para adotar este modelo". Por outro lado, talvez não, e possivelmente ainda não esteja pronto simplesmente porque as pessoas têm mais o que fazer, e não querem responder nada apressadamente.

Se eu fosse diretor da empresa e topasse responder 10 perguntas enviadas por um grupo antagônico, eu não o faria apressadamente, e com certeza não o faria em menos de 1 semana, sem múltiplas rodadas de revisão - nem sem passar pelo departamento jurídico, no mínimo. O que eles disserem, quando for publicado, vai ser dissecado por um monte de gente, vão procurar todos os significados ocultos, vão confrontar com todo tipo de outras atitudes públicas da empresa... Imagino que eles levam isso muito a sério. Espero que levem.

E eu não acho que ninguém espera que eles agradem a todo mundo simplesmente por responder perguntas. Minha opinião pessoal é de que eles são nosso maior rival, e não deixarão de ser. Mas responder é melhor do que não responder, e já que eles foram convidados, não custa aguardar o tempo que eles levarem. Depois você analisa as respostas, quando elas chegarem.
Comentário de vmedina
Por isso é um achismo. Se fosse ao contrário seria certeza!:
Bom, teu achismo não está em sintonia com os dados existentes. E eu não enviei a entrevista pra ninguém que dirija uma companhia imensa - enviei pra um diretor (que dirige alguma parte das operações brasileiras de uma companhia imensa) e pra um conjunto de técnicos.


Eu aqui pensando que vc tinha mandado para Microsoft. :P

Eu não vou perder tempo procurando quantos funcionários a MS tem no Brasil, mas creio que não sejam insuficientes para responde 10 perguntas de pessoas normais.

Se eu fosse diretor da empresa e topasse responder 10 perguntas enviadas por um grupo antagônico, eu não o faria apressadamente, e com certeza não o faria em menos de 1 semana, sem múltiplas rodadas de revisão - nem sem passar pelo departamento jurídico, no mínimo.


Pelo ralo desce as esperanças de um debate desarmado e franco. Normalmente eles vão apresentar um monte de respostas engarrafada, totalmente arquitetadas para falar muito e não responder nada.

Eu não ví nenhum comitê formador de perguntas que fizesse questões complicadas para eles. As questões que eu formulei, para entrevista e para as 10, levaram menos de 5 minutos para serem formuladas.

Mas é esperar para ver quais as perguntas foram enviadas e quais serão as respostas a elas. Até lá, tudo é especulação.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de jchaves13
Onde estão as perguntas: Devo ter me perdido em alguma parte do caminho, onde estão as perguntas selecionadas para serem respondidas?
Comentário de brain
Aleluia!:

Mas é esperar para ver quais as perguntas foram enviadas e quais serão as respostas a elas. Até lá, tudo é especulação.


Que bom que você se convenceu
Comentário de vmedina
Ué, mas vc achou que eu estivesse mais que especulando? :P: Ué, mas vc achou que eu estivesse mais que especulando? :P

Tenho bola de cristal não. Quando eu quero apresentar provas, encho de url o post! :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Julio Nascimento
Brain x Vmedina: Vcs sabem q está ficando divertido esse "embate" de idéias de vcs. Augusto, sugiro que a cada notícia, vc separe um espaço específico para vcs dois.... :P

é só brincadeirinha!!!
Comentário de Fernando Cima
Respostas: Oi Vinícius,

Nós estamos trabalhando nas respostas e vamos repassar ao Augusto nesta semana. Só mais um pouco de paciência ;)

Tem um ponto no entanto que gostaria de comentar já agora:

>deram a resposta padrão com um monte de citações de entidades que >formam padrões, porém são padrões que eles não tem o menor respeito >como, para citar um exemplo clássico, o W3C.

Acho que na minha resposta reafirmamos o nosso comprometimento em adotar estes padrões, e citei especificamente o exemplo da última reunião do W3C e do suporte ao CSS 2.1 no Internet Explorer 7, com links do feedback muito positivo do Web Standards Project. Isso foi uma esquiva? Não vejo como poderia ser mais direto.

Abraços ;)

- Fernando Cima
Comentário de vmedina
Fernando mesmo?: Vou crer que sim, por hora, mas seria interessante que você fizesse um registro no site, para que não usem seu nome em seu lugar. :)

Eu sei e vou querer ver, mas pena que para rodar o IE 7 vou precisar de uma máquina de terceiros. Porém, isso chega com um certo atraso, temos de convir. Sem mencionar que vcs fazem parte do W3C a milênios, e só na v7 do IE ele está recebendo padrões pra valer.

O tempo é o fator que menos me importa, o que eu fiz foi uma especulação relacionando a demora com um diálogo mais contido e artificial. Não sei do resto, mas eu gostaria que vcs se sentissem a vontade de chegar e falar como bem entenderem, de forma tranquila e descontraída.

Por mim, se vcs quiserem interagir, participar e até aderir são extremamentes bem vindos. Afinal, "agora só falta você(s)"! ;)

[]s! :)

ps: Ainda admitindo que vc é vc ( :P ), acho muito legal que venha aqui conversar um pouco! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de fcima
Sou eu mesmo :): Oi Vinicius,

Obrigado pelas palavras, e já fiz o meu registro (mais uma senha para se lembrar...).

>Eu sei e vou querer ver, mas pena que para rodar o IE 7 vou
> precisar de uma máquina de terceiros. Porém, isso chega com um
> certo atraso, temos de convir. Sem mencionar que vcs fazem parte
> do W3C a milênios, e só na v7 do IE ele está recebendo padrões pra valer.

Concordo com você, realmente poderia e deveria ter vindo antes. Mas como não dá para voltar atrás no tempo só nos resta correr para recuperar o atraso, e é isso que podemos garantir que estamos fazendo.

Em um passado hoje distante o Internet Explorer sempre esteve na verdade a frente no suporte a standards - o IE 3 foi o primeiro browser a suportar CSS, e o IE 4 a suportar DHTML. O que aconteceu depois foi que a partir de 2001 o desenvolvimento do Internet Explorer simplesmente parou.

Para quem está de fora pode parecer até dificil acreditar, mas após o IE 6 o grupo do IE foi extinto e de 2001 até o final de 2005 simplesmente não existia ninguem trabalhando no browser (exceto o time de Sustained Engineering para bugfixes, e uma mudanca feita pelo time de Windows para o XP SP2). O que aconteceu foi que os standards evoluiram e o IE ficou para trás.

Bem espero ter ajudado com esta perspectiva histórica. Abraços,

- Fernando Cima
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004