Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este
link e acrescentou: "
A Sun Microsystems começou a liberar as primeiras partes do código fonte do sistema operacional da empresa, o Solaris 10, sob uma licença de código aberto. A primeira porção de código já aberta é a que contém o Software Dynamic Tracing (Dtrace) da nova versão do Solaris. Uma primeira versão do Solaris 10 deve estar disponível para download a partir do dia 31 de janeiro --- uma versão em DVD deve estar à venda a partir do dia 7 de março nos fornecedores especializados." Mais detalhes abaixo.
Ele continua: "
O DTrace é um programa que analisa as características de execução de aplicativos e do ambiente em que eles rodam em tempo de execução, procurando por gargalos de desempenho no sistema ou na rede que possam ser minimizados. Esse recurso precisa de suporte no kernel do sistema operacional e funciona atualmente apenas no Solaris. A licença sob a qual o DTrace foi liberado é a Common Development and Distribution License (CDDL), desenvolvida dentro da própria Sun e reconhecida recentemente como licença Open Source pela Open Source Initiative (OSI). Em paralelo com a abertura do código do DTrace a Sun inaugurou o seu novo portal OpenSolaris.org, que deverá servir de referência para a comunidade Open Source no que concerne ao desenvolvimento do OpenSolaris. Nos próximos meses a Sun irá paulatinamente abrir outras porções do código fonte do Solaris 10, mas ainda precisa se certificar que trechos de código desenvolvidos em parceria com outras empresas não sejam abertos por engano, o que poderia infringir acordos de desenvolvimento. Essa análise demandaria tempo adicional."
Parece coisa de beco sem saída: Fechado, morremos, se abrir total, os outros nos passam. Q situação...
Pra Sun vai ser realmente bom o OpenSolaris. Mesmo sem compartilhar código com os demais. Dá até pra tentar fazer viver o Solaris x86. Todo mundo já viu os benefícios de comunidades de desenvolvedores. Isso é desenvolvimento real: compartilhar conhecimento.
Por falar em desenvolvimento, e voltando à onda do CELL: Quanto tempo ficamos estagnados na arquitetura x86. Na minha opinião, nesses anos todos a evoluão foi muito pequena, com upgrades de potêncial, mas na estrutural. Pra que mexer no que está dando certo? Mesma coisa com o Windows. Pra mim, o CELL está pra hardware como o Linux está pra software. Revolução! Linux + Cell = perfeito. E a IBM sabe disso.
Voltando ao que interessa...
Sei não... acho que o próximo passo vai ser o Java. Talvez com uma licença ainda mais restritiva que essa, que prime pelo controle da evolução da plataforma. Com o avanço do .Net, abrir o código é uma questão de tempo. Basta saber como. Quando, eu acho que está perto.