Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Primeiras partes do código fonte do Solaris disponíveis

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "A Sun Microsystems começou a liberar as primeiras partes do código fonte do sistema operacional da empresa, o Solaris 10, sob uma licença de código aberto. A primeira porção de código já aberta é a que contém o Software Dynamic Tracing (Dtrace) da nova versão do Solaris. Uma primeira versão do Solaris 10 deve estar disponível para download a partir do dia 31 de janeiro --- uma versão em DVD deve estar à venda a partir do dia 7 de março nos fornecedores especializados." Mais detalhes abaixo.

Ele continua: "O DTrace é um programa que analisa as características de execução de aplicativos e do ambiente em que eles rodam em tempo de execução, procurando por gargalos de desempenho no sistema ou na rede que possam ser minimizados. Esse recurso precisa de suporte no kernel do sistema operacional e funciona atualmente apenas no Solaris. A licença sob a qual o DTrace foi liberado é a Common Development and Distribution License (CDDL), desenvolvida dentro da própria Sun e reconhecida recentemente como licença Open Source pela Open Source Initiative (OSI).   Em paralelo com a abertura do código do DTrace a Sun inaugurou o seu novo portal OpenSolaris.org, que deverá servir de referência para a comunidade Open Source no que concerne ao desenvolvimento do OpenSolaris. Nos próximos meses a Sun irá paulatinamente abrir outras porções do código fonte do Solaris 10, mas ainda precisa se certificar que trechos de código desenvolvidos em parceria com outras empresas não sejam abertos por engano, o que poderia infringir acordos de desenvolvimento. Essa análise demandaria tempo adicional."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Licença não tão aberta: Pelo que vi (não tenho tanta certeza), me parece que não será possível utilizar código do OpenSolaris no Linux. Por favor me corrijam se eu estiver errado (e espero estar).

Parece coisa de beco sem saída: Fechado, morremos, se abrir total, os outros nos passam. Q situação...

Pra Sun vai ser realmente bom o OpenSolaris. Mesmo sem compartilhar código com os demais. Dá até pra tentar fazer viver o Solaris x86. Todo mundo já viu os benefícios de comunidades de desenvolvedores. Isso é desenvolvimento real: compartilhar conhecimento.

Por falar em desenvolvimento, e voltando à onda do CELL: Quanto tempo ficamos estagnados na arquitetura x86. Na minha opinião, nesses anos todos a evoluão foi muito pequena, com upgrades de potêncial, mas na estrutural. Pra que mexer no que está dando certo? Mesma coisa com o Windows. Pra mim, o CELL está pra hardware como o Linux está pra software. Revolução! Linux + Cell = perfeito. E a IBM sabe disso.

Voltando ao que interessa...

Sei não... acho que o próximo passo vai ser o Java. Talvez com uma licença ainda mais restritiva que essa, que prime pelo controle da evolução da plataforma. Com o avanço do .Net, abrir o código é uma questão de tempo. Basta saber como. Quando, eu acho que está perto.
Comentário de brain
Licença aberta mas incompatível com a GPL: De fato, código com a nova licença da Sun não pode ser incorporado ao kernel do Linux, ou a qualquer outro projeto licenciado pela GPL. Mas códigos sob a licença Apache ou sob a licença Mozilla também não podem, por exemplo.

Não estou defendendo a licença da Sun, e imagino até que esta foi uma medida pensada para alcançar justamente o efeito que você descreve, mas ser incompatível com a GPL não torna uma licença menos aberta, ou mais aberta.

Mais detalhes em http://www.gnu.org/philosophy/license-list.html#GPLIncompatibleLicenses
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
O importante é estar aberto: Mesmo não compartilhando código com o Linux, acho a iniciativa da Sun muito válida pra todos nós. Não sei dizer qual a verdadeira intenção deles (sô meio pé atrás com a Sun...), mas sendo uma licença aberta, vale muito.
Comentário de Cadu
Mais ou menos...: Estar aberto não quer dizer quase nada.

Não adianta muita coisa ter o código-fonte e não poder usá-lo... É um pouco melhor que o tal "código-aberto" da Microsoft, mas ambos têm semelhanças.
Comentário de
Como assim?: Mas você pode usá-lo à vontade, Cadu. Curiosamente, é a GPL que impede a adição de trechos com estas licenças (da Sun, da Apache Foundation, do Mozilla e várias outras). Estas licenças em si não incluem nenhuma restrição quanto ao uso em conjunto com código GPL.

Eu entendo a razão pela qual a GPL não permite esta "mistura de licenças" nestes casos, e concordo com ela. Mas não acho justo e nem correto dizer que o código do Apache é menos aberto por causa disto. Aliás, nem mesmo a Free Software Foundation diz isto.
Comentário de Cadu
Uhm...: Ah bom... Tinha entendido errado então. Pensei que era a Sun que proibia o uso do código deles em códigos com outras licensas. :)
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Compatibilidade com a GPL e uso do código no Linux: A falta de compatibilidade com a GPL não é impedimento para a adoção da TECNOLOGIA no Linux. Os desenvolvedores podem ENTENDER o que o código faz e desenvolver um código novo (e, naturalmente, melhorado) para fazer a mesma coisa. Foi o que aconteceu com a implementação do Logical Volume Manager, inspirada na implementação da HP que, aliás, nem abriu o código do seu LVM. Acho isso extremamente positivo e a abertura do código do Solaris pela Sun facilita a migração da tecnologia. A incompatibilidade entre as licenças retarda a implementação da funcionalidade no Linux, mas o importante é que ela vai poder estar disponível no sistema a médio prazo.

Abraços,

Rafael
Linux Magazine
Comentário de Joerlei
Vantagens do Solaris: O Solaris 10 tem algumas vantagens sobre o linux que são interessantes. Uma delas é compatibilidade binária. Se receber a devida atenção, o OpenSolaris pode vir a ser uma excelente alternativa ao linux, principalmente em ambientes que exijam um sistema robusto e com API estável.
Comentário de brain
é cedo: Eu acredito que valha a pena avaliar e comparar o opensolaris com outros sistemas operacionais, mas ainda é cedo para isto.

O que foi liberado até o momento é apenas um componente, e ainda não dá para saber que cara terá a versão compilável do Solaris quando for liberada - o que se sabe é que ela não será igual ao Solaris de código fechado, pois ele inclui código que a Sun não tem licença para liberar.
Comentário de ferdam
OpenSolaris e as patentes: Alguem que leu (e entendeu) a politica de licença do OpenSolaris, poderia me dizer, se mais tarde a SUN nao ira reclamar de violacao de Propriedade Intelectual ou Patentes, se por acaso alguma das "ideias" contidas em seu codigo for utilizado em algum sistema Open Source.

Eu digo a "ideia" nao o codigo. Porque é muito facil descobrir que uma "ideia" foi plagiada, mesmo usando um codigo é totalmente diferente.

Abraços,
Fernando
Comentário de Norton
"Pega Ratão....?!": O que o nosso amigo Ferdam comentou faz sentido, podemos fazer a análize do código, saber como as coisas funcionam e tal, mas na hora da implementação, seja por código totalmente novo ou com partes do código original, será que não havera esta cobrança?! Acho que devemos ter o máximo de cuidado em relação a tudo que não foi desenvolvido por nós que contribuimos ou que não estaja devidamente documentado e amplamente discutido na comunidade...o que mesmo a gente precisa é de mais uma empresa nos nossos garrões tentando beber um pouco de sangue.
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Pé atrás...: Pois é... eu sou suspeito pra falar da Sun. Tô meio São Tomé com essa história toda. Pra mim, a postura deles é de ter mais vantagens do que abrir código e compartilhar conhecimento.

Ainda, a questão das patentes é real... pode acontecer.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004