Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Curso Redes e Servidores Linux, com Carlos E. Morimoto

Curso: Redes e servidores Linux (com Carlos E. Morimoto). Em São Paulo, de 29/05 a 03/06 (intensivo, com aulas à tarde).

Este é um curso sobre a configuração de servidores Linux. Nele você aprende a configurar cada serviço diretamente nos arquivos de configuração ou utilizando ferramentas genéricas, sem se prender a uma única distribuição. Os exemplos dados durante o curso usam como base o Debian e Fedora, com dicas de peculiaridades do Mandriva, Slackware, Kurumin e Ubuntu.

Este é um curso intensivo, onde você passa menos tempo vendo teoria e opções pouco usadas e mais tempo aprendendo a resolver problemas do dia a dia. O formato das aulas permite que sejam abordados uma grande quantidade de temas numa única semana, oferecendo uma visão global dos recursos disponíveis e onde eles podem ser aplicados. Ao invés de fazer um curso sobre o Squid, outro sobre o Samba, outro sobre o Apache, etc., você aprende muitas coisas de uma única vez, economizando tempo e dinheiro.

Temas abordados do curso: * Endereçamento IP, máscaras, portas e roteamento. * Redes wireless. * Compartilhamento da conexão, configuração de servidores DHCP e DNS local. * Cache, filtros de conteúdo, log e controle de acesso usando o Squid. * Configurando servidores LAMP (Apache + Mysql + PhP), incluindo virtualhosts e DNS (e DNS reverso) * Servidores FTP e SFTP, para disponibilização de arquivos e atualização de conteúdo do servidor web. * Configurando servidores Samba, usando o Samba como PDC e centralizando os logins da rede. * Compartilhando impressoras através do Cups e Samba. * Administrando seu servidor remotamente e configurando servidores dedicados (hospedados num datacenter). * Usando o SSH: acesso remoto, chaves, transferência de arquivos e automatização de tarefas. * Usando o FreeNX e o VNC para rodar aplicativos gráficos remotamente. * Configurando um servidor de terminais com o LTSP. * Firewall: entendendo a configuração do Iptables e escrevendo scripts de firewall. * Servidores de e-mail com o Postfix + Squirrelmail (aula extra no sábado a tarde). Todo o curso é ministrado por Carlos E. Morimoto.

Nesta turma do dia 29/05, combinou do curso de redes e o curso para iniciantes serem ministrados na mesma semana: o curso para iniciantes de segunda a sexta, das 8:00 às 11:00, e o curso de redes das 12:30 às 18:00. Fazendo o curso de redes, você tem acesso também às aulas para iniciantes e pode fazer os dois cursos simultaneamente (pagando apenas um), aproveitando para tirar todas as dúvidas.

Veja mais detalhes sobre a programação de cursos no: http://guiadohardware.net/cursos/
” A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Parece bom...: Alguém por aqui já fez um desses cursos? O que vcs tem pra dizer, vale a pena?
Abs,
Comentário de MD5
O BR-Linux está muito puxa-saco!: Que acho?

Que o BR-Linux está muito gorducho e burguês!

Sim, já mandeis mensagens sugerindo sites da
comunidade, notícias e opiniões e nunca colocam nada!

Vem o C.Morimoto patrocinando no site e aportando uns $$$$
então tem alto destaque de noticias e novidades "estrelares".

Olha, eu aprecio o trabalho do Carlos Morimoto no site
GDH e o aporte para a comunidade do software livre com
o Kurumin, mas este site BR-LINUX está muito chupa meia!

Pó cara! Quando vão colocar minha sugestão para que sites
da comunidade façamos um boicote contra as empresas que não
oferecem um bom suporte ao sistema?

Como enviei e não colocaram NADA! Vou reproduzir aqui..
(Se era Morimoto que envia colocavam na hora!) .. que sac..!

Revoltado com fabricantes de hardware!

Olá! Cansado do desleixo dos fabricantes de hardware que
oferecem suporte "porco" e nenhum suporte para o software
livre estou propondo para toda página pertencente a
comunidade Linux e Software livre um boicote de propaganda
através de algum banner o página que mostre aos novos usuários
sobre estes fabricantes que não respeitam o consumidor e seu
direito de escolha. O Linux hoje é utilizado por milhares de
usuários e não por uns poucos. A época em que o Linux era
sinônimo de sistema para hackers passou a muito tempo e está
na hora desses fabricantes (qualquer dispositivo for) oferecer
suporte ao Linux.. Obrigado

Um exemplo de fabricante que desrespeita o consumidor é a ATI,
conhecida fabricante de placas 3D que oferece um suporte muito
porco e que em lugar de ajudar o usuário, o atrapalha incentivando
ao erro e a desistir do sistema em lugar de progredir.

Um exemplo do que eu recomendo é colocar algum banner onde
especifique que certo fabricante não oferece um bom suporte
ao sistema. No caso da ATI, eu colocaria um banner que falasse
"Vai usar aceleração no Linux? Evite ATI, vai em NVIDIA!"
Esse banner poderia ir numa página onde explica o motivo pelo
qual hoje é recomendável utilizar uma placa da NVIDIA em lugar
de uma ATI com suporte horrível ao sistema. Coloquei ATI como
exemplo, mas podemos escolher qualquer produto de fabricante
que ainda não respeite a escolha do usuário pelo sistema Linux.

Obrigado pela atenção .. MD5

Ops! Também envie a sugestão deste site para colocar nos links
da comunidade e NADA! http://www.winuxmicro.opentime.com.br
Eu gosto muito desse site, mas acho que é discriminado, eu
sugiro e ninguém coloca entre os link. Então como o site é
discriminado .. EU GOSTO MAIS AINDA! estou furioso ...SIM!

Comentário de brain
era só pedir: Interessante este site winuxmicro, ainda mais porque é aqui de Floripa. Acabei de incluir o link ali na área de sites da comunidade. Se você tivesse pedido antes, eu teria incluído - mas acabei de dar um grep nos meus e-mails de 2004 e 2005 e não tem nenhuma referência a este site...

Quanto ao seu boicote, verifiquei agora e você enviou a mensagem pelo formulário de contato, e não pelo de indicação de notícia. O de indicação de notícia é lido e processado diariamente, e o de contato não - geralmente deixo acumular por até 2 ou 3 semanas. No próprio formulário tem um alerta (bem destacado, até) para que ele não seja usado para enviar material para publicação, e inclui um link para o formulário correto para esta finalidade. Provavelmente eu teria publicado sua notícia, apesar de achar que se for para substituir a ATI por causa dos drivers, o ideal é escolher uma placa para a qual existam drivers completos em software livre - o que não é o caso da nvidia.

Quanto ao Morimoto, ele enviou a mensagem pelo link certo, e foi publicado em menos de 48 horas, como é o usual. Ele não é patrocinador do BR-Linux - o anúncio dos cursos dele que eu publico na barra lateral é uma contribuição que eu forneço voluntaria e gratuitamente, como também é o caso de vários outros anúncios que estão ali. Espero que não te incomode eu apoiá-lo.
Comentário de MD5
Sinceras desculpas (estou envergonhado)..: Bom, eu não estava tão nervoso assim ;- )

Colocar link do C.Morimoto?
Claro que não me incomoda, tudo pelo contrario.
O cara sempre compartilhando conhecimento no GDH
(que por questão visito desde que ele foi criado).

Pelo visto mandei tudo pelo canal errado e só falei
besteiras (estou envergonhado) .. sinceras desculpas 8-(


Comentário de escovadordebit
Evite ATI, vai em NVIDIA! : Evite ATI, vai em NVIDIA!

O problema é que se você quer capturar vídeo (amador) em uma qualidade de DVD a ATI (infelizmente) é a que tem melhores soluções, mesmo usando Linux.

Ja em 2002 eu conseguia ver TV e capturar vídeo com minha All In Wonder. Dava um bocado de trabalho pra configurar tudo no Suse 7.2 mas fato é que funcionava. A base do chipset era um Brooktree Bt848 e ja naquela época havia um bom trabalho do pessoal do GATOS em desenvolver um driver para Linux.

As placas da Pinnacle também podem ser utilizadas com Linux mas até onde sei os drivers são muito ruins (se alguém tiver informação contrária poste por favor).

A Nvidia, embora esteja um pouco mais empenhada em desenvolver suporte (ao menos razoavel) para Linux, não tem boas soluções para captura de vídeo.

Devem haver outras soluções para captura de vídeo com Linux porém normalmente não estão disponíveis no mercado nacional, além do que costumam ter um custo proibitivo.

Quem edita vídeo profissional para o mercado publicitário pode investir em sistemas mais robustos, mas para nós (relés mortais) fica difícil.

Então, hoje vejo que a engenharia reversa ainda é uma opção.

ps: Desculpe se esta meio off topic mas só queria acompanhar o raciocínio.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de MD5
Sobre o curso: Retornando ao assunto do curso, eu não o fiz. Acredito com certeza que deve valer cada centavo investido, já que ninguém dúvida das qualidades técnicas do professor.

Quem fazer, acho que deve ser um ótimo investimento. falou!
Comentário de escovadordebit
LPIC-1 e LPIC-2: Alguem sabe se o conteúdo programático destes cursos prepara para certificação LPIC-1 ou LPIC-2? O conteúdo está (mais ou menos) alinhado com o das certificações LPI?

Algumas licitações ja estão exigindo que exista pelo menos um rsponsável com certificação LPI.

Sei que o Morimoto não foca o curso nisso, mas como ele costuma ministrar cursos em outras cidades poderia unir o útil ao agradável.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Necronomicon
LPI...: Você já fez uma prova da certificação LPI ? Eu fiz, uma única vez, foi quando comecei a usar Linux (na época usava o Mandrake...), não passei, na de nível I consegui 4.8 e na de nível II 3.7...hehehe, resultados medíocres mesmo...
A prova é com as seguintes condições: você não pode escrever NADA no caderno de questões, os poucos cálculos que existem (endereços IP e relacionados) devem ser feitos mentalmente, escrever só na folha de respostas, e o tempo é bem curto por pergunta, perguntas cheias de pegadinhas, NÃO é uma prova aonde você vai refletir sobre a questão...o tempo não permite, faz os vestibulares parecerem coisa de criancinha...é decoreba da grossa, digo isso porque se eu tivesse memorizado horrores de páginas man, eu teria passado, mesmo que ao final eu fosse um "certificado" de latinha...
Ainda vou refazer essas provas, acredito que hoje eu passo, e sem ter me submetido à lavagem cerebral de um "treinamento para a LPI". Escrevi com boas intenções, pode acreditar.
Comentário de escovadordebit
Eu sei que é difícil.: Não é só o fato de ser difícil.

Sei que você tem que fazer uma série de configurações que não são do seu dia a dia. Além disso são explorados comandos com parâmetros que também não são do seu dia a dia.

Um colega meu é certificado Red Hat e na certificação teve inclusive que efetuar configurações práticas em terminais (levantar terminal, configurar sendmail, etc.).

Certificado de "latinha" ou não, fato é que o negócio da certificação ta pegando (vide licitação do LDAP dos Correios) e na prestação de alguns serviços estão começando a exigi-la.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004