Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado Corretor Gramatical para o OpenOffice.org/BrOffice.org

'Temos o prazer de anunciar o lançamento da primeira versão livre do CoGrOO (Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice), o único corretor gramatical em software livre para a língua portuguesa. Este projeto foi patrocinado pela FINEP (Edital de Software Livre/2003), pela Universidade de São Paulo e pelo Centro Universitário SENAC-SP, e é hospedado na incubadora de projetos da FAPESP. O projeto durou dois anos e meio e contou com o trabalho de 12 colaboradores.

Ele funciona tanto nas versões 1.X, quanto na versão 2.0 e também no BROffice. É multi-plataforma, rodando em Linux e Windows (outros portes virão, pois o servidor de correção gramatical foi implementado em perl e a interface com o usuário, em java).'
” A nota foi enviada por Roberto Salomon (rfsalomonΘopenoffice·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Zambon
Parabéns!: Ainda não pude testar o Corretor pois estou em horário de almoço, mas vou testá-lo logo a noite. Antecipadamente meus parabéns pelo projeto, audácia e persistência. Realmente fico muito feliz com isso, principalmente por ser um software (BROffice.org) indispensável em qualquer empresa ou residência. O Corretor será um grande incentivador (além da já consagrada qualidade do BROffice.org) na sua adoção nos desktops. Novamente, parabéns!!!
Comentário de Emerson
Bom, porém...: O trabalho do corretor em si ficou muito bom, antes de tudo parabéns para a equipe!

Agora... Eu realmente espero que possam integra-lo com o BROffice de uma forma mais transparente.

Infelizmente, o BROffice por si já é pesado, imagina quando vc tiver que passar as instruções para um usuário leigo: Vc vai ter que instalar o OpenOffice... agora o Perl.... Agora o Java.. Agora o corretor...

Bom, acho que vcs entendem onde quero chegar.



Comentário de Manoel Pinho
UTF8: Conforme vocês podem ver nos comentários da notícia do CoGrOO no broffice.org, o programa só funciona em sistemas que usem locale iso8859-1. Não funciona em sistemas com UTF8 por enquanto.

O problema é que várias das principais distribuições linux já usam UTF8 por default e então é necessário mudar isso também na distribuição.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Carlos Menezes
Re: UTF8: Algumas distribuições ainda usam o locale iso8859-1, por padrão, como a Kurumin, por exemplo. Trabalharemos em prol de fazer a configuração de locales algo que não impacte tanto na aplicação.
Grato pelo comentário,

Carlos Menezes
Comentário de Carlos Menezes
Re: : É possível que as próximas versões sejam completamente integradas ao BROffice. Vamos trabalhar nisso.

Abraços,

Carlos Menezes
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004