Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Descrição da instalação do Linux em um notebook LG LW20

Claudio Matsuoka enviou um relato da instalação do Linux em seu notebook LG LW20: “Notebooks são caros, desconfortáveis, não-atualizáveis e ficam obsoletos rapidamente -- bons motivos para eu ter adiado a compra de um notebook por muitos anos. Mas a perspectiva de algumas viagens, potencializada pela frustração de usar um notebook emprestado no último FISL, fez com que eu considerasse novamente a hipótese. Quando um amigo apareceu na empresa com um Powerbook novinho, a decisão foi tomada: era hora de dar o passo. A primeira providência para minimizar o desconforto foi buscar um sistema com o menor tamanho físico que não comprometa as dimensões do teclado, garanta boa mobilidade e ofereça alguma robustez. Os limites impostos para a escolha foram: 12" ou 12" wide, peso abaixo de 2kg, preço abaixo de R$6000 (requisito este não totalmente cumprido -- hah! como se isso fosse uma surpresa), boa vida de bateria e bom suporte no Linux. Eventualmente a lista de candidatos foi restrita ao Thinkpad X60, Asus W5F, Powerbook 12" e LG LW20, todos com seus prós e contras. Vaios e Fujitsus foram eliminados devido à dificuldade e custo de manutenção. A pronta disponibilidade no mercado, garantia do fabricante, resolução de tela e características construtivas fizeram com que eu me decidisse pelo LG LW20, apesar da já antiga plataforma Sonoma e da ausência de Bluetooth. Se baseado em Napa, o LW20 seria praticamente imbatível. (...)



Tendo instalado Linux pela última vez num notebook em meados da década de 1990 e estando, portanto, completamente desatualizado em relação à tecnologia, fiquei um tanto receoso de presenciar manifestações diversas da Lei de Murphy durante o processo de instalação do sistema. O que, felizmente, não aconteceu. A distribuição escolhida foi o Kubuntu 6.06 beta2, versão de instalação (não o livecd instalável).
” Veja o texto completo em Linux no LW20.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Desculpe se a pergunta é: Desculpe se a pergunta é cretina, eu sei que cada um usa o que quer, mas eu não resisto: por que uma pessoa que trabalha na Mandriva escolheu o Kubuntu como distro para seu computador?
Comentário de Manoel Pinho
Tirou as palavras da minha boca...: Tirou as palavras da minha boca...

http://qa.mandriva.com/twiki/bin/view/Main/ClaudioMatsuoka

Eu instalei recentemente e com sucesso o Mandriva 2006 num notebook HP Pavilion, que usa processador Centrino, também tem tela widescreen (ou seja, com resolução fora das "normais" 1024x768, 1280x1024) e tudo foi reconhecido e instalado propriamente. Só não testei o winmodem.

Inclusive a Mandriva tem um acordo com a Intel e a versão 2006 tem suporte pleno ao Centrino.

Mesmo que a idéia do notebook seja para fazer palestras com OO.org, usar um produto de concorrente nunca é bem visto. Quando usam windows o pessoal ainda usa a desculpa do Power Point e que veio pré-instalado, mas instalar outro linux é brabo.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de beckmann
Por outro lado, é: Por outro lado, é interessante usar mais de uma distro, para poder ter pelo menos uma base de comparação e não ficar estagnado apenas no ambiente de "trabalho".

Comentário de cmatsuoka
Se você trabalha vendo a: Se você trabalha vendo a mesma coisa o dia todo, vai querer instalar algo diferente pra variar um pouco ;)

Depois, eu já tenho Mandriva no notebook da empresa. Ter um referencial de comparação é saudável.
Comentário de Clovis Sena
O layout do teclado ficou ok??: digo, as teclas chatinhas, como / | ç ~ " ficaram nos lugares certos ou mapeadas em teclas diferentes ??
Comentário de cmatsuoka
Layout de teclado: Testei rapidamente o layout abnt2 e as teclas parecem ter ficado certas. Mas logo mudei pra us (ou seja, a tecla "ç" produz ";"). Eu prefiro assim, basta não olhar para o teclado na hora de digitar.
Comentário de lordello
Vou dar uma de chato aqui: Vou dar uma de chato aqui :-)
"que usa processador Centrino"
Centrino NÃO é um processador, é sim um SÊLO que garante a quem compra uma máquina, que todo o chipset é Intel. Ou seja, CPU, IDE/SATA, Rede, Audio, Video, tudo Intel.
O notebook é lindo, a LG está de parebéns, mas eu gostaria de comprar um Turion, sem Windows de preferência :-)

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello

Comentário de cmatsuoka
Sem Windows: O principal problema é que certos subsistemas do Linux, incluindo alguns de especial interesse para notebooks, não estão em qualidade de produção (ACPI é um deles). No meu caso, algo errado aconteceu numa tentativa de suspend e foi necessário recorrer ao Windows que ficou instalado lá para recuperar o sistema. Pelo menos por enquanto, é prudente deixá-lo lá.
Comentário de IGNUMATICKS
Teclas multimida: Eu não conhecia esse KMilo. Controlo meu volume assim (no KDE):

Painel de Controle
Regional e Acessibilidade
Input Actions
New Group -> "nome do grupo"
New Action

No painel da direita:

[aba General]
Action name: "volume+" (use o nome que quiser)
Action type: Keyboard shortcut -> DCOP Call (simple)

[aba Keyboard Shortcut]
aperte o botão e depois a combinação de teclas desejada

[aba DCOP Call Settings]
Remote application: kmix
Remote object: Mixer0
Called function: increaseVolume
Arguments: 0

Isso faz aumentar o volume. Para diminuir, crie outro item com estas alterações:

Action name: "volume-" (use o nome que quiser)
Called function: decreaseVolume

Vualá.
Comentário de Manoel Pinho
Pentium M: Você tem toda a razão. O microprocessador é um Pentium M. A gente acaba falando impropriamente Centrino porque a mídia acaba usando muito esse nome.

Eu pessoalmente tenho um Desknote que veio SEM sistema operacional instalado e ainda um CD do ThizLinux, um linux chinês. Não paguei o imposto M$ :-) Na época o preço dele era bem mais barato que os laptops Toshiba e Compaq/HP, mas hoje não sei se valeria a pena.

O curioso é que a Dell e a HP brasileiras vende desktops sem sistema operacional (na realidade vem só um CD do FreeDOS) mas nunca vi vendendo um laptop sem sistema...

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004