Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Resultado da promoção de feriadão - diferenças entre licenças abertas e licenças livres

No sábado eu propus um desafio aos leitores que estivessem perto de um computador durante o feriadão, e ofereci como incentivo os prêmios de costume: chaveiros de metal, canetas e adesivos, todos com temas relacionados ao Linux.



O objetivo era fazer o público ler um pouco mais sobre quais as características de um software ou licença livre (segundo a FSF) e o que define um software ou licença de código aberto (segundo a OSI). Para concorrer, bastava enviar uma resposta a uma das perguntas abaixo:


  1. Indique um projeto listado no Freshmeat.net ou no Sourceforge.net, que esteja de acordo com os requisitos da promoção, e que atenda à definição de Código Aberto mas não atenda à de Software Livre, e explique por que.
  2. Indique uma licença de software que atenda à definição de Código Aberto mas não atenda à de Software Livre, e que seja adotada por um projeto listado no Freshmeat.net ou no Sourceforge.net que esteja de acordo com os requisitos da promoção, e explique por que.


Os requisitos da promoção, em resumo, procuravam garantir que os projetos estivessem entre os mais populares ou mais ativos do Sourceforge ou do Freshmeat.

Eu imaginava que ia ter baixo índice de respostas corretas, pois sabia que é bastante comum o erro de acreditar que o conjunto das licenças de código aberto (de acordo com a OSI) é profundamente diferente do conjunto das de software livre (segundo a FSF), ou vice-versa - quando na verdade a maioria das licenças que se qualificam em uma categoria, qualificam-se na outra também - por conseqüência, a maioria absoluta dos programas de código aberto também são software livre, e vice-versa.

Assim, não fiquei *muito* surpreso com o número de pessoas que cometeram o erro (comum) de afirmar que licenças como as BSD (a antiga e a revisada) ou a CDDL não se qualificam como sendo de software livre. Mas fiquei bastante surpreso ao perceber que apenas 2 leitores conseguiram responder corretamente, apontando uma das raras licenças empregadas em algum software de código aberto relativamente popular que não é também uma licença livre. Ambos citaram a mesma licença e o mesmo software de exemplo. Reproduzo abaixo a resposta correta do Alan Carvalho de Assis, de Porto Alegre:


Nome do projeto: HotkeyP
Stats - Activity: 89.07% (lido em 29/04/2006 às 10:50)
Licença: Reciprocal Public License
Justificativa: O projeto HotkeyP é licenciado sob a licença "Reciprocal Public License" que é uma licença considerada Open Source pela OSI, mas não é considerada Free Software pela FSF, devido aos seguintes problemas:
* O autor original deve ser notificado sobre a publicação da versão modificada;
* Coloca limites de preço para a cópia do software;
* Obriga que qualquer modificação que uma organização realize, mesmo para uso interno e privado, seja liberada.


O Alan vai receber pelo correio a caneta da foto acima, e o Charles Magno Zimmer, de São Paulo (que deu uma resposta similar, mas mais sintética) vai receber o chaveiro.

Como prometido, fiz o sorteio de 5 adesivos entre os demais participantes. Os felizardos são:

- Alexsandro Tirloni (Porto Alegre - RS)
- Fábio Araújo (Taguatinga - DF)
- Miguel Di Ciurcio Filho (Campinas - SP)
- Arthur Miranda Motta Alkmim (Contagem - MG)
- Flávio Menezes dos Reis (Terra de Areia - RS)

Menção honrosa (e um adesivo extra) para Lucas Cordeiro Gonçalves de Carvalho (Salvador - BA), que apontou a Apple Public Source License - que já foi exclusivamente de código aberto, mas foi adaptada e na versão corrente é também uma licença de software livre reconhecida pela FSF.

Pretendo fazer o envio via carta registrada ainda ao longo desta semana, e aviso por e-mail quando o fizer. Obrigado a todos pela participação, e aguardo todos na próxima promoção!


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de miguel
Aleluia!!!: Finalmente ganhei alguma coisa! he he he

Augusto, você vai tecer algum comentário sobre nossas respostas?
Comentário de Ark
PHP: Em relação a licença não-livre do PHP, ninguém fala nada, né?
Comentário de
Como assim?: Como assim, Ark? A PHP License é livre, segundo a FSF. Ou você está falando de alguma outra licença?
Comentário de brain
Não pretendo: Daria muito trabalho, e acredito que muitas pessoas não se sentiriam bem com a publicação de suas respostas. Mas se você quiser tirar alguma dúvida sobre a sua, mande e-mail para o mesmo endereço da promoção, e terei prazer em responder.
Comentário de David
Apple License: Eu sabia do lance da Apple, mas como atualmente ela é flex-license (bi-compatível), achei que não contaria.

Hmpf! Perdi de ganhar um adesivo...

Abraços.
Comentário de RockerTux
AEEEEE: Finalmente ganhei alguma coisa em promoção!

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de Ark
PHP License: Augusto, trecho tirado direto do site da FSF:

PHP License:
This license is used by most of PHP4. It is a NON-copyleft free software license which is incompatible with the GNU GPL.

We recommend that you not use this license for anything except PHP add-ons.

Comentário de
sim, é o que eu disse: O trecho que você copiou afirma que a licença do PHP é livre, mas não tem cláusulas de copyleft. Existem muitas outras licenças nesta categoria de licenças livres, segundo a FSF - dê alguns page-ups e você verá que esta licença está listada na categoria das licenças livres (mas incompatíveis com a GPL) na página que você citou...

Não ser compatível com a GPL não torna a licença não-livre, e as licenças livres nesta categoria preservam as liberdades fundamentais definidas pela FSF. A incompatibilidade com a GPL significa que código sob esta licença não pode ser "misturado" em projetos licenciados sob a GPL, pois quebraria requisitos desta última.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004