Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Organizadores de evento no MIT chamam a polícia para tentar censurar Richard Stallman

Em um protesto no MIT contra as políticas da ATI em relação ao software livre, Richard Stallman quase foi preso.” A nota foi enviada por Brunno Gomes (brunnolgpΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Sobre a notícia do protesto do Stallman (logo após seu retorno do Brasil) contra a ATI, ocorrido durante uma palestra de um técnico da empresa no MIT, vale destacar que seu posicionamento foi silencioso, respeitando de forma exemplar a palavra que estava com seus oponentes e não lhe foi concedida. Outro ponto interessante foi a postura, também exemplar, da polícia do campus, que rapidamente percebeu que havia sido chamada em vão, pois nenhuma violação estava sendo cometida, e reconduziu Stallman e seu cartaz ao ambiente da palestra da ATI.



Na discussão sobre este mesmo tema que estava ocorrendo nos comentários de outra notícia, o leitor nemesis chamou a atenção para outro ponto interessante: o cartaz que Stallman segurava foi feito no Inkscape - mas após vários minutos de frustração com o aplicativo, segundo o texto.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Isaac S. Dias
Não sei quais os motivos, mas...: Não sei quais os motivos, que o levaram a fazer isso, mas uma coisa tenho que concordar:
Os drivers ATI para o Linux são ruins para danar!!
Uma Radeon X800 Pro leva uma surra de uma GeForce 5700 Ultra no Linux.
Tenho uma Radeon 9600Pro e o desempenho dela em jogos 3D (Doom 3 ou usando o Cedega) é sofrível.
Comentário de escovadordebit
Acho...: Acho que o entrosamento da ATI com a comunidade de SL é muito precário. Os drivers para Linux, realmente não são bons e a empresa parece não estar interessada em melhora-los.

Pelo menos poderiam fornecer mais informações pra que o pessoal da comunidade pudesse ajudar a melhora-los.

ps: Parabéns pelo protesto do Stallman, bem de acordo com o que um bom ativista de SL deveria fazer. Silencioso, educado mas na veia. (se chamaram a policia é porque tocou onde deveria tocar...)

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Ricardo Carvalho
So link da notícia: "It's: So link da notícia: "It's important that we don't allow ATI and NVidious to feel comfortable about the way they mistreat our community."

DRivers binários não contribuem em nada com a liberdade de software.
Comentário de Tango
Ainda assim, são muito bem: Ainda assim, são muito bem vindos. Não se pode esperar que todo e qualquer desenvolvimento opte por usar uma licensa livre, é direito de cada desenvolvedor resolver o que vai fazer com seu hardware/software.

Porém, é aconselhável ter respeito por seus consumidores.

Lembro-me até hoje, de forma muito amarga de um modem que tive, Motorola SM56. O driver lançado, binário, só funcionava até o kernel 2.4.8. A partir dele até o 2.6.0 tinha que ser feita uma modificação no SRC do próprio kernel para poder funcionar, coisa que trazia muita instabilidade ao sistema. 2.6.0 em diante, nunca mais funcionou.

A Motorola cancelou cessou a comercialização do modem, desenvolvimento de drivers, tudo. Resultado, quem tem um Motorole SM56 hoje em dia e quer usar Linux fica a ver navios.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de ricarab
Concordo plenamente!: ADORARIA que todos os drives e softwares do mundo fossem livres, porém não são!

Um bom trabalho tem feito a NVidia, sempre mantendo seus drives atualizados, e com qualidade impecável e crescente, não dá para negar!

As distros que possuem um bom suporte a esse drive, como SuSE e Ubuntu, proporcionam uma experiência bastante agradável ao usuário, sem necessidade de recompilar nada, tão menos instalar manualmente.

Meu irmão sempre desejou comprar um hardware da ATI, porém ele usa linux, e o mostrei o quão difícil é manter um drive sem bom suporte, e ele prontamente escolheu um bom hardware da NVidia, e está satisfeito com os resultados.

----------------------------------------------------------------------------------
A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de escovadordebit
Lembranças amargas.: embro-me até hoje, de forma muito amarga de um modem que tive, Motorola SM56.

Também tive problema com um certo modem ADSL que funcionava com USB.Tive que entrar em contato com um pessoal na França para, adaptar o driver que eles haviam desenvolvido via engenharia reversa. Um driver binário teria sido muito bem vindo.

Certa vez um driver da ATI também se recusava a trabalhar com o sistema de cores da TV no Brasil, embora avaliando o chipset concluí que o hardware poderia trabalhar com qualquer padrão de TV no mundo. Passei dias discutindo com os canadenses da ATI até que resolveram alterar o driver para incluir o sistema de TV brasileiro,enviando-o em um CD.

Tudo isso poderia ser muito mais fácil se o código estivesse aberto. Talvez infelizmente, a competitividade comercial entre empresas acabe gerando isso.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de nemesis
o problema não são drivers: o problema não são drivers binários: são especificações de hardware fechadas, como essas duas fabricantes fazem. Não dá pra tirar boa performance com drivers livres pra esse hardware apenas na base de muita tentativa-e-erro através de engenharia reversa. E ainda creio que engenharia reversa nesses casos acionaria um processo jurídico dos brabos...

a indústria de PCs se consolidou por causa de uma plataforma aberta para a qual vários fabricantes podiam concorrer com suas próprias soluções. A NVidia e a ATI apontam uma tendência crescente contra esse "free market"...

esse é o verdadeiro protesto do Stallman, não pedindo drivers abertos, mas especificações abertas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tango
"o problema não são:
"o problema não são drivers binários: são especificações de hardware fechadas"


Educadamente discordo. Claro, especificações abertas seriam o ideal para todos, mas não é bem assim que funciona, como todos sabem.

Se uma empresa tem um bom suporte e drivers atualizados para todos os sistemas ela deve ter seu mérito.

No final das contas eu acho que isso deveria servir como uma motivação para conscientizar o consumidor do seu poder. A força que o consumidor tem, especialmente quando passa a fazer parte de uma comunidade, é descomunal. A maior propaganda, positiva ou negativa, é a boca-a-boca.

Eu estou bem certo que, com base em minha opinião, eu consegui impedir a venda de, pelo menos, mas seis unidade de modems Motorolas SM56.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de escovadordebit
Eu tambem...: Toda vez que sou questionado a respeito de softmodems indico os com chipset Lucent. Tem bom suporte para Linux e funcionam muito bem.

Esse SM56 é um vaga-lume... ele queima o filme da Motorola. (muito ruim mesmo!)

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de bebeto_maya
Parábens!: __Bom, achei estranho a dificuldade em se fazer um cartaz tão simples num programa como o Inkscape...O Stallman é o "homem-inconformismo", entrem no site do cara e vocês vão encontrar de petição para retirada do mercúrio das vacinas até petições pela possibilidade de homens usarem saias sem serem molestados, ou pela liberação da maconha...

__Acho ótima essa veia ativista do Stallman, pois as vezes as autoridades, soberbas que são, se esquecem que deveriam objetivar o humanismo e não seus caprichos ou ideologias e pontos de vista.

__Eu particularmente, como componente de uma dissidência, me estresso muito fácil.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Henrique Vicente.
Mas, há que alternativas. . .?: Concordo com o Stallman, mas. . .

Há que alternativas para placa de vídeo 3D além dessas duas gigantes?

Bem que eles poderiam indicar :)
Comentário de nemesis
não há, e por isso o: não há, e por isso o ativismo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de pedro.medeiros
Ainda assim, são muito bem:
Ainda assim, são muito bem vindos. Não se pode esperar que todo e qualquer desenvolvimento opte por usar uma licensa livre, é direito de cada desenvolvedor resolver o que vai fazer com seu hardware/software.


Ainda assim, é necessário verificar o que os desenvolvedores alegam. No caso da Nvidia, dizer que o desenvolvimento do driver é muito complexo ou específico para ser passado à comunidade foi uma bola fora. Subestimou os desenvolvedores de um kernel totalmente livre.

Antes fosse mais honesta sobre os motivos, mesmo que fosse a desculpa-padrão...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004