Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Times Reader - Microsoft tentando repetir o passado

Todos nos lembramos que no passado recente, a MS, usando de táticas não muito morais (e de legalidade questionada), empurrou goela abaixo dos usuários o IE 'emendando-o' ao SO. Parece que agora a empresa vai tentar de novo o golpe com o 'Times Reader', que virá embutido no Windows Vista, e que a vítima agora seria a Adobe. Será que é a história se repetindo?” A nota foi enviada por Fábio Emilio Costa (fabiocosta0305Θgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Caso o Times Reader prove ser uma alternativa viável ao quase ubíquo formato PDF, pode ser uma excelente oportunidade para a Microsoft demonstrar se é séria nos seus propósitos de interoperabilidade, e divulgar os padrões e protocolos para uso de outros interessados em prover ou exibir conteúdo neste formato. A conferir.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Com certeza o PDF e a Adobe: Com certeza o PDF e a Adobe estão na mira da M$ e ela vai voltar a jogar sujo novamente.

Daqui a pouco vamos ver um monte de páginas web e emails com arquivos nesse formato e com certeza a M$ no máximo disponibilizará programas visualizadores do formato gratuitamente e só para windows, como já faz com os formatos do M$ Office.

E logicamente os documentos exigirão diversas fontes que só virão nos sistemas da M$ e que também não são disponibilizadas gratuitamente. Dizem que o Vista virá com novas fontes padrão.

E depois ainda tem gente que acha que obrigar o usuário a não usar o IE para ver uma página é ser radical demais e que a Microsoft está querendo se aproximar da comunidade do software livre e que vai se redimir...

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Dm7
Como equacionar isso?: Certo, não é correto a Microsoft lançar o Vista e forçar a adoção do IE7 ou do Times Reader. Então ela deve lançar um sistema "cru", ou só com os visualizadores? E uma vez nesse sistema "cru", qual seria a porta de entrada do usuário para "incrementar" seu sistema?
Abs,
Comentário de Bruno Gonçalves
Interessante: Isso tem o lado ruim de vir mais um formato proprietário e todas aquelas incompatibilidades de sempre.

Mas tem o lado bom da Microsoft ir contra Adobe/Macromedia, o Google ta com medo do que pode vir de integração entre o IE7+Vista e o buscador da própria Microsoft, então ele está divulgando o Firefox.

Quem sabe a Adobe/Macromedia vendo que a Microsoft ta entrando no seu terreno comece a portar programas pro nosso sistema.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Tango
IMHO, sim, lançar um: IMHO, sim, lançar um sistema cru. Afinal o Windows é um sistema operacional e ponto final (ou deveria ser). Existem incontáveis geradores gratuitos de PDF disponíveis hoje em dia, para Windows, inclusive. Pode parecer um pouco ríspido, mas o usuário deve ter a liberdade de procurar o que melhor se adequa ao mesmo.

A "integração" de novos formatos por parte da Microsoft é não outra que minar o espaço dos seus competidores, consolidando ainda mais seu monopólio.

Além do IE lembrem-se do caso do Windows Media e WMA/WMF. Por já vir em 90% dos computadores do mundo isso acabou com empresas como a RealNetworks e produtos como o Quicktime (que passou de ser o pioneiro em vídeo digital para um reles plugin para browsers).


--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
A Adobe sempre demonstrou: A Adobe sempre demonstrou comprometimento com padrões e tanto ela como a Macromedia têm um pouco (poderia ser mais, admito) de suas equipes voltadas para o público do Software Livre.

Existia uma época em que ver um applet em Flash no Linux era sonho e que o visualizador de PDF's era o xpdf exclusivamente.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Manoel Pinho
Veja bem. O "crime" da: Veja bem. O "crime" da Microsoft não é empacotar um monte de programas junto com o windows e nem mesmo ser um monopólio, mas valer-se disso para aniquilar a concorrência e obter lucros artificialmente altos em áreas cada vez mais diversas.

Uma distribuição linux também vem com navegadores, tocadores de multimídia, etc mas é totalmente diferente nesse sentido. A Adobe e várias software houses importantes ainda dependem muito da plataforma windows, sobre as quais elas não têm o mínimo direito de decidir o seu rumo, e, pior, a Microsoft agora também quer concorrer com suas ex-parceiras, que com os seus bons programas ajudaram o PC e o windows indiretamente a ter valor. A Oracle já percebeu isso e por isso mesmo está querendo ter uma distribuição linux própria.

Mesmo que a M$ insista em fazer o seu "padrão" próprio de qualquer coisa, se pelo menos ela documentasse os formatos de arquivos e disponibilizasse visualizadores também para outras plataformas seria bem menos pior.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de nemesis
huhuhu: "Existia uma época em que ver um applet em Flash no Linux era sonho"

tá mais pra pesadelo! :P

" e que o visualizador de PDF's era o xpdf exclusivamente."

bom, o meu é o Evince do Gnome. excepcional! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ednei Pacheco
É por isso que eu digo com: É por isso que eu digo com todas as palavras: EU TENHO AVERSÃO A MICROSOFT! Vem sempre uma P****** do lado da Redmond. Sei que vão dizer: "ah, nós somos visados porque somos os maiores...". No entanto, alguém já viu tamanha falta de ética e jogo sujo em outras empresas. Se sim, foram casos isolados. Por mim, eles não deveriam nem ter participado do FISL.

Uma coisa é certa: para eles, é TUDO ou NADA! E sinceramente, duvido que ganhem TUDO.

Desculpem minha agressividade. Considerem isso como um desabafo. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Tango
Esta também é minha: Esta também é minha posição, Manoel. Porém a história nos conta que a Microsoft tem um certo "problema com padrões". Não preciso citar exemplos.

Eu defendo rigorosamente que a Microsoft não vincule nenhum tipo de software ao Windows que tenham um mínimo de "features" que não façam parte de um padrão. Se o DoJ dos Estados Unidos servissem de alguma coisa, seria isso que eles deveriam fazer.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de .;.
E as distribuições linux: E as distribuições linux vem com quantos softwares couberem no cd? Bastante justo isso.
Comentário de .;.
Você deve ter uns 50 logins: Você deve ter uns 50 logins fakes que comentam seus comentários positivamente.

É incrível que esses comentários não sejam censurados.
Comentário de Dm7
Bom argumento,: Vc pode dividir isso em software livre x software proprietário, em monopólio x minorias. Com respeito ao monopólio, acho que a partir do momento em que ele se consolida, deve ser observado atentamente. Que o usuário tenha o direito de escolha, desde o primeiro contato com o S.O.
Comentário de Patola
Boazinha, a Adobe?: A Adobe sempre demonstrou comprometimento com padrões e tanto ela como a Macromedia têm um pouco (poderia ser mais, admito) de suas equipes voltadas para o público do Software Livre.

O formato PDF não é livre. Está longe de ser. Não pode ser usado indiscriminadamente segundo seus termos de uso. E isso se traduz em grande pesadelos para os consumidores de seu formato. Lembrando que foi a Adobe que fez o ato completamente imoral de mandar prender o Dmitri Sklyarov quando ele foi palestrar nos EUA sobre a fragilidade da encriptação do formato.

O grande problema aqui é que estamos vendo lobos brigando contra lobos. Não há nenhuma ovelha nesse pasto em quem possamos confiar. Se a Microsoft tiver sucesso no seu formato anti-PDF, vamos ter os mesmos tipos de armadilhas, se não piores. No máximo, talvez, poderíamos adotar o formato PS (taxado como ultrapassado hoje em dia) ou o DjVU (cujos termos não conheço, mas que também podem ter suas armadilhas). Mas não temos massa nem recursos para incentivar a adoção dessas alternativas.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de nemesis
heh: pelo contrário. hoje quando postei pela manhã, vi um comentário meu dentre os selecionados pelos leitores -- coisa rara! à tarde, já tinha sumido! :P

não, não é aquele sobre o N64...

e, não, só uso este login...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bebeto_maya
Padrões para lunáticos!: __E qual seria o bom? O Universal XML? Sem dúvida alguma, mas temos tantas coisas fantásticas em ciência que ganham o caminho da lixeira ou viram "travestis", em nome da volúpia da indústria e dos monopólios...Uma delas é a pesquisa com a nossa Flora, para a descoberta de moléculas com poderes medicinais, e que já estão patenteando no exterior, gerando biopirataria.

__A outra é o próprio software livre, que estagna nas Universidades a meros servidores...É triste ver máquinas paradas aqui na UFPE, simplesmente porque não "temos" licenças do Windows para pô-las em funcionamento.

__O detalhe é que são simples máquinas monofuncionais voltadas para acessar o Pergamus, nossa biblioteca virtual, escrita em php.

__"Padrões existem para serem quebrados", é esse o discurso dos pseudo-anarquistas colegas meus, que não sabem o mal que fazem...Se padrões fossem seguidos não teríamos essa corrupção científica que encontramos atualmente...Uma vez numa palestra sobre PDF, usei o OpenOffice Draw, criei um documento com imagens 3D e exportei no formato...As pessoas ficaram babando, ao mesmo tempo olharam para mim, como se eu fosse um lunático...Olham para mim como se fosse um lunático quando falo em W3C, odt, XML. Webstandards etc...Inclusive os professores!
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Tango
Você já viu alguma distro: Você já viu alguma distro vir com algum software novo que estabeleça um novo padrão, compatível ou não com o antigo e que não exista documentação?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Webmarlin
Este processo é lento: A demora da Adobe e Macromedia se justificam, pois, convenhamos, é muito difícil para qq empresa mudar radicalmente seu modelo de negócios de uma hora para outra. Começa-se com um pequena parte da empresa voltada para focar o modelo alternativo e ir estudando o terreno com calma. Principalmente empresas que já se encontram estabilizadas no mercado há muito tempo, como é o caso da Adobe. Eles têm um nome a zelar e precisam sentir segurança no novo modelo. É só ter calma que vai acontecer. Principalmente com a ajudinha que a M$ dá tomando decisões que prejuducarão a ela mesma. É o famoso tiro no pé.
Comentário de nemesis
lunáticos: gente comum e conformada tem mania de taxar pessoas excepcionais como loucos. excepcionais no sentido de serem a exceção, de não se conformarem com regras, o lugar-comum e a mediocridade em geral...

mas veja, não fossem por loucos em épocas anteriores, ainda viveríamos no Paleolítico. o Neolítico já teria sido um avanço de outros loucos com sua "agricultura"... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de The Darkness
Quem se deita com o diabo,: Quem se deita com o diabo, acorda no inferno.

Mais um parceiro da M$ fica na mira dos seus canhões.

Talvez outras empresas acordem para o fato de que não é muto "saudável" ser parceiro da M$ e comecem a dar mais apoio ao software livre.

Se eu ainda acreditasse em "boi-tá-tá" e "mula-sem-cabeça" eu até poderia achar que a M$ está com boas intenções. Mas atualmente nem vendo para crer !!!


[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Fábio Emilio Costa
Que tal liberar especificações?: Seria bastante útil a MS liberar especificações dos formatos usados dentro dele por meio de licenças abertas (no mínimo Creative Commons), de modo que as pessoas pudessem desenvolver apps para outras plataformas que abrissem e gerassem documentos para o seu leitor. Ou vocês pensam que o PDF chegou aonde está por que? É claro que os programas da Adobe, em teoria, são os melhores para gerar PDF (o que eu duvido), mas na prática vários outros sistemas podem gerar PDF (LaTeX, TeXinfo, OpenOffice.org, Programa Linux + impressão PS + ps2pdf...)

Essa poderia ser uma solução: não precisa ser boazinha, basta jogar limpo. Será que é pedir demais? :P

Meu Orkut
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote e Apóie Creative Commons;

Comentário de Fábio Emilio Costa
Opinião pessoal:: Opinião pessoal:

A Microsoft definitivamente está perdendo o trem da história.

Não é um elogio, mas se a MS quisesse, podia ter matado o Java, liberando as especificações do .Net completamente. Mas por uma jogada (burra na minha opinião) eles não liberaram System.Windows.Forms (a parte de UI), o que deixou o padrão "mutilado" IMHO.

Isso definitivamente foi um tiro no pé, na minha opinião.

Meu Orkut
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote e Apóie Creative Commons;

Comentário de Lauro César
Concordo, em termos...: Realmente a Microsoft deve ou ao menos deveria ter o direito de pôr quantos programas/formatos/recursos quisesse, se não cobrasse altos preços por isso, seja na forma financeira, embutindo o preço de tais programas no preço final do SO, seja na forma de usar essa evangelização para auferir altos lucros conseguidos por um monopólio massacrante e emburrecedor!

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de nemesis
se ao menos: eles dessem a opção de fazer seu SO funcionar sem a necessidade de ter o IE instalado, ou de permitir a OEMs instalarem programas concorrentes como OpenOffice, por mim eles poderiam carregar o Windows com tantos programas quanto quisessem...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Bill Gates Todo Poderoso!: O mal do Bill "Gayteens" é achar que o Ruindows se sustenta por si só. Deixa a Adobe portar seus aplicativos pra Linux pra ele ver o tamanho da fatia que ele vai perder. O cara não faz nem idéia! Conheço tanta empresa louca pra isso acontecer pra poderem parar de pagar licenças desnecessárias (leia-se Ruindows e Msoffice).
Comentário de Lauro César
Lunáticos... Comigo também!: Rapaz!!! O mesmo acontece comigo, mas, creio, em escala menor, pois pelo que percebo meus conhecimentos estão em um nível muito inferior aos seus. Estou apenas começando neste mundo de SL.
Um exemplo:
Dia desses entreguei um trabalho de faculdade feito em Object Pascal, acontece que o desenvolvi usando o Lazarus que é um SL similar ao Delphi e que usa o FreePascal. Como os fontes são difrentes dos feitos no Delphi, eu já tinha combinado com o professor que faria usando este programa... Acontece que ele se esqueceu disso e não conseguiu compilar meus fontes.. Concluindo, após eu lembrá-lo desse fato, um outro aluno me disse: "Mas você também gosta de ser diferente hein!" ao que respondi:"Não gosto de usar software pirata, como não tenho o Delphi, e esse SL atende ao que foi proposto, não acho que usá-lo é querer ser diferente!"

Um abraço!

===================================================
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Tango
História senhores.: História senhores.

Lembrem-se que cada "programinha" que a Microsoft imbute no Windows é uma empresa quebrando e users de outro OS castrados (no bom sentido... se é que existe um...)

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Ou seja, ainda bem,: Ou seja, ainda bem, não?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de cppware
PostScript: É por isso que eu uso PS.

=====================================
Pesquisadores do SUW (Sanatório de Usuários do Windows) confirmam:
||A Tela Azul pode mesmo causar morte!||
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004