Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

As discussões da GPL 3 no FISL

Escreve o Vinicius Medina: “A FSF publicou em seu site um texto, na lingua inglesa, um resumo da 2ª conferência internacional sobre a GPL 3 no 7º FISL. Um dos pontos interessantes, IMHO, foi o aviso do RMS sobre o perigo de adoção de patentes de software no Brasil. Aparentemente existem esforços para que o nosso "escritório de patentes", que vou interpretar livremente como o INPI, forneça estas patentes. Ele então pediu que os ativistas pró Software Livre tomem ações opostas a estes esforços.

Sobre a GPL 3, ele apontou que "não existe uma grande mudança por quê não há grandes mudanças". Segundo ele, a licença continuaria a cumprir seu papel de proteger as 4 liberdades e incorporaria apenas mudanças para acompanhar novas leis e softwares. Ele comentou também sobre relação com a OSI. Neste tópico ele insistiu que a FSF está disposta a cooperar com grupos como a OSI para espalhar o uso de softwares que respeitem as 4 liberdades, contanto que isto não exija que a FSF "fique quieta" sobre seus princípios e motivações políticas.

Mais detalhes no original em inglês: http://www.fsf.org/blogs/community/fisl-gplv3.html


O texto do blog de John Sullivan indicado pelo vmedina conclui com uma avaliação pessoal sobre o FISL, que acho interessante reproduzir (em tradução livre), por trazer um ponto de vista diferente: “Foi minha primeira vez no FISL, e certamente espero retornar no futuro - quando terei (espero) aprendido como dizer pelo menos algumas coisas em Português Brasileiro. A organização foi fantástica considerando o tamanho do evento, e todos nossos anfitriões brasileiros nos trataram muito bem.

Federico Heinz deu voz a uma crítica ao evento que deveria ser levada em conta - um importante evento social na conferência foi patrocinado por uma empresa de software proprietário hostil aos interesses da nossa comunidade. Durante um painel da GPLv3, ele encareceu ao público para que não comparecessem a este evento [nota: alguém sabe que evento social foi este?], e aparentemente um grande grupo (incluindo todos os representantes das FSFs) seguiram sua deixa. No futuro, este tipo de patrocínio deveria ser declinado.

Foi incrivelmente inspirador ver tantas pessoas (milhares) em um evento voltado mais para o ativismo e aspectos técnicos do desenvolvimento de software livre do que para a turma do paletó e a venda de servidores que poderiam ocupar meu apartamento inteiro. Foi definitivamente o ambiente correto no qual realizar a segunda em nossa série de conferências sobre a GPLv3.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de caio1982
Talvez: Comentaram no meio dos stands sobre um jantar bancado pela Microsoft durante um dos dias do evento, mas não sei dizer se foi público assim nem se foi esse o tal evento que ele comentou.
Comentário de rockixe
Frederico o que?: Quem se importa com este cara?

Comentário de Toskinha
"Um dos pontos: "Um dos pontos interessantes, IMHO, foi o aviso do RMS sobre o perigo de adoção de patentes de software no Brasil. Aparentemente existem esforços para que o nosso "escritório de patentes", que vou interpretar livremente como o INPI, forneça estas patentes."

Alguem poderia avisar o Stallman que a questão de patentes vai além das patentes de software. Implica também em patentes de medicamentos, de plantas, até de animais "descobertos" pelos EUA na Amazônia e patenteados lá. Mas de qualquer forma, não custa mesmo avisar contra a ALCA.

"Sobre a GPL 3, ele apontou que "não existe uma grande mudança por quê não há grandes mudanças""

Talvez por isto a falta de interesse... não tem novidades. Como disseram, todo este grande hype de GPL3 parece tentativa de fazer um grande acontecimento pra trazer a FSF de volta as notícias.

"Neste tópico ele insistiu que a FSF está disposta a cooperar com grupos como a OSI"

WOW! Finalmente uma novidade!!!!

Você fica falando que todo mundo ataca a FSF ou o Stallman, como se ele e a FSF não fossem os primeiros a adotarem a postura "atire primeiro, pergunte depois". Vide toda a discussão Linux Gnu, FS/OS. Vide os esforços dele para diminuir a importância do trabalho do Linus ou invalidar o movimento OSI, que nunca deixaram de reconhecer o trabalho dele. Se alguem inventar alguma coisa que não eles, lá vem pedrada. Se não for com a bola deles, pagando o devido dízimo e prestando todas as reverencias, lá vem ataque. O Stallman é contra tudo, não sei qual a injustiça. Alias, ele mesmo não tá nem aí para as críticas, as viúvas que ficam se doendo...

Agora, fala sério. Depois a gente que fica de perseguição... o cara para a grandiosa conferencia da GPL 3 pra falar de evento social da MS??? Uma hora eles falam bem da MS por criar lisenças livres, outra eles dizem que ela nem devia estar ali. Povo não se conversa, pelo jeito. Ou opina conforme a maré?

E btw, este assunto já encheu mesmo... alguem por aqui precisa trabalhar.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004