Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o PC Conectado

A notícia vem do IDG Now. Trechos: “ A Cobra Tecnologia já definiu as parcerias iniciais para participar do PC Conectado, projeto de inclusão digital do governo federal. De acordo com Leandro Vergara, presidente da empresa, foram fechados acordos de financiamento com o Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco Mercantil do Brasil (BMB).Vergara também destacou que a Cobra mantém negociações com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Popular do Brasil. No que diz respeito a hardware, a Cobra firmou parcerias com a TriGem e com a Solbi Computadores. A Solbi já iniciou o processo de imunidade industrial no Ceará e estima que dentro de 60 dias o projeto esteja em operação.”

Outro trecho da mesma notícia: “Impasse do software: A definição do modelo de software que vai equipar o PC Conectado dependerá de projetos compatíveis apresentados pelas empresas, na opinião de Vergara [presidente da Cobra], não necessariamente de programas de código aberto. "Se a Microsoft colocar uma proposta compatível e aderente ao grupo de tecnologia da informação do governo capitaneado pelo Cezar Alvarez [assessor especial da Presidência da República, responsável pelo projeto PC Conectado], ela estará dentro do projeto", disse.”

StanStyle (ludi at ig.com.br) enviou este link e acrescentou: “A Microsoft estuda mudar a configuração do Windows XP Starter Edition para o mercado brasileiro, como uma tentativa de participar do projeto PC Conectado do governo federal, informa o IDG Now.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de StanStyle
Razões técnicas mas não é só.: Djalma Valois, criticou o programa Windows Starter Edition, da Microsoft, em razão de suas limitações técnicas que prejudicam o usuário.
Agora, provavelmente, devemos esperar algumas investidas da Microsoft neste projeto, através de seus "contatos" políticos.
É bom deixar claro que nós estamos "de olho" nos caminhos que o projeto vai tomar.
Felizmente, não acredito que o governo vai ceder.

Lembrei de uma frase do Sergio Amadeu que retrata bem a razão da investida da Microsoft no PC Conectado. Bom... Acho que vocês sabem qual é.

Comentário de Julio - Búzios
Se o governo perder a oportun: Se o governo perder a oportunidade de divulgar em massa os softwares livres através do PC Conectado, a cultura do Janelas continuará nas mentes e mouses dos usuários. É incrível como a política nos traz muitas surpresas, onde o bom passa a ser ruim e vice versa, onde os interesses falam mais alto! É aguardar os próximos capítulos e torcer pelo Sergio Amadeu, Gilberto Gil e cia.
Campanha Pró Kurumin no PC Conectado.
Comentário de bebeto_maya
O governo tem que pressionar a M$!: __NInguém reparou na quantidade de banqueiros envolvidos no PC COnectado. . .Será que o governo do Lula continuará, compulsivamente, enriquecendo banqueiros em projetos sociais. . .Acho que o excesso de bancos, num momento em que todos estão trocendo o nariz para os figurões, tende a queimar o projeto. . .Quanto a MS, o meu medo é que nessa nova abordagem ele venham entrando de fininho até terem todo o mercado ou 70% dele. . .Agora acho que o governo tem que entrar pesado:Forçar a MS a garantir interoperabilidade com os computadores Linux (o maior terror da MS, imaginem eles usando Samba??), portar seus softwares para a plataforma livre e darem um produto um pouco menos capenga que o Windows Starter. . .Certamente os tucanos e suas privatarias e comissões vão fazer de tudo para o PC Conectado virar mais um WIndows Like!
Comentário de Rodrigo Pinheiro Matias
Distro da cobra: Fiquei sabendo que o freedows tem uma licensa proprio na qual ele cria uma distribuiçao livre e outra paga. isto é possivel?
Comentário de brain
Licença LISA: Eis os termos da licença do Freedows: Licença LISA. De fato ela não é livre (atente principalmente para as restriçoes do capítulo 4). Mas naturalmente ela não vale sobre os softwares livres incluídos no Freedows (como o kernel, bashe muitos outros), mas apenas sobre os softwares da própria Freedows. Respondendo diretamente à pergunta, isto é possível sim, e não viola a GPL. E torna não-livres os softwares distribuídos sob esta licença.

Recentemente a empresa anunciou que estava preparando uma versão especial para o PC Conectado, que seria 100% software livre.
Comentário de lewis
PC Conectado+Free Software=SUPER BRASIL: "Recentemente a empresa anunciou que estava preparando uma versão especial para o PC Conectado, que seria 100% software livre."

Isso é muito bom. Um computador popular com um SO da Cobra totalmente livre, traria muito desenvolvimento ao nosso povo que sofre.

Os amigos do capital que vira ROYALTIES para empresas estrangeiras irão "gorar" essa tentativa até o final.

Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
Comentário de synerama
Efeito dominó: "devemos esperar algumas investidas da Microsoft "
E como devemos esperar...
É claro que a preocupação da Microsoft não é somente quanto ao que perderá ou ganhará em termos monetários, mas sim quanto à repercussão que terá em todo o mundo, ao inevitável efeito dominó, pois havendo sucesso com o PC Conectado usando o Linux será mais fácil implementar projetos semelhantes em outros países, a argumentação a favor será mais convincente.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Já dizia Mr. Dawes: __NInguém reparou na quantidade de banqueiros envolvidos no PC COnectado.

"While stand the banks of England, England stands".
Comentário de StanStyle
Yeap!: Isso mesmo.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
[curiosidade off-topic] Janelas?: Você traduz o Windows para Janeles? E a Apple seria a Maçã?

A título de informação, rolou esses dias na lista de tradução do GNOME que a galera não deveria traduzir marcas e nomes de software.
Comentário de hamacker
Hummm...preparando uma versao especial...: Seria muito mais fácil escolher uma distro das já existentes, facilitaria o suporte "daquele amigo que conhece linux". Fala sério, já usei SuSE, RedHat, Conectiva, Slack, Debian, Knoppix e seus derivados.
Mas Freedows ? quem é ele ? Mesmo que desenvolvam uma versao só com softwares livres, vai começar a base do zero, seria melhor como eu disse, escolher uma das existentes.
Talvez o debian like, voltado para desktops : kurumin, kalango, debian ccd-br por possuirem melhor pt_BR e já que o futuro da conectiva anda meio incerto.
Comentário de Job
E pq não Mandrake, Suse, RH,: E pq não Mandrake, Suse, RH, Linspire, o proposta deve ser aberta a qualquer participante, inclusive para MS.
Desta forma, pode-se em principio, aceitar qualquer SO, desde Apple,
BeOS, FreeBSD, etc.
O importante é que os requisitos favoreçam o usuário, com mais aplicativos disponíveis e a longo prazo e que o "pobre" usuário
não tenha no futuro de pagar taxas extras por atualizações e caso necessário o próprio usuário tenha a liberdade de fazer. "Fonte abrto".
Pelo lado economico, a tecnologia não poderá ser gerida por apenas 1 fornecedor, de forma a garantir a concorrência.

Alguem tem o email desde acessor?

Comentário de Siberian
Eu até boto fé no *PC Conec: Eu até boto fé no *PC Conectado*, mas não enquanto a Cobra Tecnologia estiver envolvida com ele. É uma pena que usuários inexperientes possam cair direto num Freedows da vida.
Comentário de Julio
Janelas????: Foi uma forma irônica de chamar o SO do Tio Bill. Nada mais.....Aqui postamos apenas comentários. Não é nenhum trabalho técnico ou coisa parecida. Talvez deveria ter colocado entre aspas. Me diga, vc nunca leu sobre o "sistema operacional da maça" ??????.....Abraços
Comentário de lewis
Kurumin NÃO!!!!: Pensei que depois que o Morimorto tivesse diminuido o ritmo de desnvolvimento o "povo" esqueceria esse mod "bugado" do Knoppix pra sempre.

Infelizmente não é isso que eu vejo.


Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004