Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Conselho da UE aprova patentes de software contrariando decisão do parlamento europeu

lutoRodrigo (japa@jrscomputacao.inf.br) enviou este link do O Globo (exige registro) e acrescentou: um trecho“BRUXELAS - O Conselho de Competitividade da União Européia formalizou nesta segunda-feira o acordo político, alcançado em maio de 2004, sobre a polêmica proposta de patenteabilidade de invenções implementadas por meio de computador, conhecida como "diretiva das patentes de software".

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
:-(: Hoje é um dia negro para a livre expressão de idéias.

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de anakinpendragon
Infelizmente, e o poder das g: Infelizmente, e o poder das grandes corporações , atropelando tudo em beneficio propio, contrariando o bem comun e das pequenas empresas.
Comentário de SdnNvs
Patente do peido: Vou patentear o peido solto na frente do computador e vou cobrar pelo uso dessa tecnologia... opa... aahhhh... ainda bem que sou dono da patente... hehe...
Comentário de vmedina
E isso significa o que?: Esse lance é meio enrolado, e significa oque?
Que as patenteste de software foram aprovadas e serão utilizadas na europa?


Comentário de brain
Patentear software: Significa que agora na Europa, assim como é nos EUA, é possível patentear conceitos e algoritmos usados em programas de computador, e também que lá será possível agir judicialmente contra infratores destas patentes. A grande diferença em relação ao modelo de direitos autorais adotado no Brasil é que o sistema de patentes não se limita a proteger contra plágio, cópia e falsificação da implementação do autor original, mas protege até mesmo contra a reimplementação do mesmo conceito.
Comentário de Metatron
Luto: Infelizmente, eu estava certo. Para variar, o "Deus" da humanidade falou mais alto e comprou todo mundo.
Onde "Deus" = dinheiro
Comentário de miguel
Como assim?: Peraí, sou por fora do sistema político europeu, mas assim como no Brasil, para virar lei, não tem os deputados e senadores aprovarem, ou algo parecido?

Já não foi dito que a maioria dos países europeus era contra? Quem regulamenta é um conselho? Não entendi.
Comentário de brain
Maioria absoluta: Como diz a notícia linkada, o parlamento ainda pode rejeitar a medida, mas para isto precisa de maioria absoluta (376 votos).
Comentário de lmveloso
*(: Confesso que fiquei muito decepcionado com a atuação dos países Europeus. De certa forma eu adimirava a força política daquele povo junto a seus governantes. Espera só quando eles acordarem amanhã... tomara q ainda haja tempo para se salvar alguma coisa.

Comentário de Cadu
~:(: Esses caras ainda vão morrer afogados em sua ganância e burrice.
Comentário de Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
Ainda nos resta...: ...a desobediência civil :)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desobedi%C3%AAncia_civil
http://www.culturabrasil.pro.br/desobedienciacivil.htm

Comentário de brain
Não precisamos dela - ainda?: Aqui no Brasil as patentes de software continuam ilegais ainda. Mas não sei até que ponto a desobediência civil quanto ao uso de patentes em projetos de software com autor definido poderia resistir ao processo judicial usual.
Comentário de I.c.h.
espero q não seja o começo: espero q não seja o começo do fim
Comentário de bode
E agora José?: Mas deixa eu ver se entedi direito. Um exemplo: Sendo o MSN de propriedade da M$, quem desenvolve o aMSN e outros programas que se utilizam da mesma "idéia" podem sofrer penalidades? É meio nebuloso ainda pra mim este assunto...
Se for assim F**** de vez!? Porque aí, niguem vai poder usar Samba ou ver filme no formato .wmv no Linux (legalmente), só no Outro SO. Tô viajando ou o caminho é por aí... Ah, sem contar que as grandes empresas tem cascalho pra sair por aí requerendo patente a torto e a direito e os pequenos desenvolvedores...
Comentário de salomon
Ainda há esperanças: Apesar da aprovação, a Lei de Patentes ainda tem que ir ao Parlamento Europeu para uma segunda leitura. Lá, o projeto poderá ser emendado ou rejeitado.

Agora é torcer para que os representantes no Parlamento rejeitem a proposta. Com isso, a "culpa" pela rejeição não seria da Comissão Européia cujos membros parecem não querer "ofender" os lobistas a favor das patentes de software.
Comentário de pedr0
É engracado...: é engracado como tudo parecia estar ao nosso favor, indo otimamente bem ... varias tentativas frustadas, e ai , de repente, uma noticia dessas ....
Comentário de brain
Nem tudo é patenteável: Se os programas mencionados usarem algum recurso patenteado, eles podem ser acionados judicialmente sim. Mas não é pelo simples fato de o MSN pertencer à Microsoft, é preciso haver alguma infração de patente.

Quanto aos teus outros exemplos, o Samba atualmente é usado legalmente nos EUA, onde existe respaldo legal para patentes de software há muito tempo. Já o WMV é patenteado mesmo, me parece que só pode haver implementações licenciadas dele.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
viva o maldito dinheiro: politicos egoistas e capazes de vender a propria alma por $$$$$$$,so pensam no suborno que as grandes multinacionais lhes pagam e naum pensam na dimensão do estrago pra população mundial que este tipo de lei do mais rico traz a curto,medio e longo prazo,monopolio é a desgraça do chamado mundo globalizado,sem contar que a cada dia fica mais claro que os americanos do assassino e ditador george w. bush manda na europa,cada vez mais submissa a tudo,só vejo alguma resistencia ao imperialismo assassino americano na asia e no oriente medio,lamentavel a atual situação do nosso planeta azul e belo.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
umbrella: ao ler a noticia e parar um minuto pra pensar em como anda o mundo atual me lembrei de resident evil ,onde o interesse de grandes empresas faz o que quer e a vida humana naum tem valor algum perto dos interesses corporativos.

que deus abençoe a todos,que a realidade nunca chegue ao ponto da ficção.
Comentário de glaydson
É piot: Na verdade o q se pode patentear é o conceito de comunicador instantaneo.

Imagine q a primeira planilha tivesse sido patenteada. Não existiria Lotus 1-2-3, Quatro Pro, Excel... Estariamos todos usando a planilha inicial, ao preço q eles quisessem com os recursos q eles quisessem.

O negócio é ruim assi,


Comentário de Leonardo Menezes Vaz
A natureza sempre encontrará uma saída.: A notícia pode ser bombástica, mas não é o fim do mundo. Muitos aqui devem lembrar que alguns anos atrás os EUA proibiram a comercialização de software criptográfico para fora do país. Projetos como o OpenSSH estiveram ameaçados, porém graças à criatividade dos seus mantenedores e a excelentes "workarounds" os caras acabaram driblando todas condições adversas mudando a base de desenvolvimento para fora dos EUA. Depois de algum tempo o governo dos EUA caiu na real que não adiantava continuar com esse tipo de restrição e deixou isso de lado. É certo que o eixo EUA-Europa adote patentes de software para que interessesse de poucos seja respeitado, porém ainda tenho minhas dúvidas que outros países como China e Rússia venham aderir ao movimento.

Com relação ao Brasil, não sei qual seria o posicionamento adotado pelo governo com relação a algo desse tipo. É algo difícil de prever, mesmo com um governo com diversas iniciativas. De qualquer forma, não há com o que se preocupar, pois a natureza sempre encontra um meio. :)
Comentário de brain
Exemplo: Neste exemplo específico, acho que é tarde demais para patentear o conceito de comunicador instantâneo. Mas não descarto a possibilidade de que outros clones funcionais do MSN incluam alguma característica patenteada.
Comentário de synerama
Força da grana: É a "força da grana que ergue e destrói coisas belas"...
Comentário de David
Hugo Lueders, the director of: Hugo Lueders, the director of public policy at pro-patent organisation CompTIA, said he is pleased the Council has adopted the directive. He claims software patents are needed to ensure that the EU can keep to the goals set by the "Lisbon Agenda" --- that the EU will become the world's most competitive and dynamic knowledge-driven economy by 2010.

Agora eles querem dominar o mundo até 2010. Olha se esse projeto for aprovado, será um _grande_ golpe na comunidade. Grandes empresas serão detentoras do "direito" de usar o conhecimento alheio. Preparem-se para o armagedom.

Voces sabiam que ja se patenteia ate organismos vivos (microbios e bacterias)? Imagine uma empresa patentear a cura da aids?




Comentário de Leonardo
E por aqui...: ... patentear software está nos planos de alguém?

Tipo, o PSDB deve forçar essa barra.
Algum rumor?
Comentário de brain
Rumores: Não sei de nenhum rumor, mas foi no governo FHC que a atual lei do software (que deixa completamente de fora as patentes de software, instituindo que o regime de proteção a ser usado é o de direitos autorais) foi aprovada.

Mas o plano do ALCA (a que o Brasil vem resistindo) inclui uniformizar as legislações de "propriedade intelectual" de todos os países envolvidos. E de alguma forma não imagino que isso significa que os EUA vão abolir suas patentes de software.
Comentário de Fernando Fraga
Samba: A M$ tem um processo de 2002 para vetar o uso do Samba no EUA devido ao uso de protocolo patenteado, mas, a decisão judicial é que se desde 1996 (data de surgimento do Samba no EUA) a M$ não se sentiu prejudicada pelo Samba, fazê-lo agora é somente uma forma de prejudicar a concorrência.

Tem direito... mas não levou.

----------------------------
http://beakman.homelinux.net
Comentário de Metatron
Jurassic Park I: Por favor..."a natureza sempre encontra um meio" é a frase do matemático de Jurassic Park I...é apenas um filme
No horizonte: Rollerball
E com direito a tocatta em Dó menor de Bach!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
=D: Eu não sei vocês, mas, se quiserem, terão que vir aqui em casa tirar o Linux de meus computadores! ;)
Comentário de Júlio Reis
Se eu bem entendi, nada imped: Se eu bem entendi, nada impede que alguém registre um programa, como copyleft, seguindo a GPL, e estes recursos fiquem indisponíveis para um software proprietário. De acordo com a mesma lei aprovada, certo?
Comentário de cinz3nt0
Me expliquem!: Bom, esse negócio de invenções implementadas por computador quer dizer o que exatamente? Vejam se eu entendi direito:

Eu tenho uma ídeia, que facílite a vida do usuário, exemplo: Um programa que fique me chamando de bonitão e gostosão enquanto eu estou trabalhando. Aí eu vou lá e programo essa ideia, vejo o código e começo a vender. A comunidade open-source ve que a ídeia é legal e faz a versão GPL do meu programa.

Conclusão: eu posso patentear essa ídeia, não apenas o meu programa? Se for assim vão patentear até o clique do mouse???

Foi um exemplo tosco mas foi o único que me veio a cabeça.

Um Abraço.
Comentário de Ricardo
Tristezas!: Desculpem pois eu não sei se estou fazendo o correto para postar.

Lamentavelmente esta "notícia negativa" mostra que a União Européia tem pouca força para barrar interesses dos países mais ricos com suas empresas além da influência das multi norte-americanas dentro daquele bloco.

Tristeza mais ainda foi ter visto o Bill ganhar o prêmio de Cavaleiro do Império Britânico...

Alguns representantes da UE mostram que não estão governando para seu povo, mas sim para uma meia dúzia, algo assim como acontece aqui no Brasil onde só os banqueiros tem ficado ricos e mais ricos cada vez mais.

Nos resta talvez ainda uma luz, pois bem que algum país membro da UE poderia discutir a questão das patentes como condição para a realização do referendo para a ratificação da Constituição Européia, por exemplo, parece que Portugal ainda não realizou o referendo (possivelmente fará isso em abril) e lembrando que se um país recebe um "NÃO" no referendo, a UE não vai para frente.

Vejam a condição dos países na ratificação da Constituição na UE no link: http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/1900001-1900500/1900153/1900153_1.xml - Posição em que se encontram os países da UE para ratificar a Constituição - US por AFP.
Comentário de Felipe Balbi
Patentes de Software: Acho que esse é um grande e terrível momento para a Comunidade SL do mundo inteiro.

O que fazer agora que os EUA e toda a UE estão aceitando patentes de software? O que irá acontecer com os grandes criadores que trabalham dentro de garagens, quartos, salas, etc? O que vai acontecer com todo o potencial criativo que vemos na Comunidade Européia?

O Software Livre está passando por uma grande ameaça, mas o que fazer contra essa ameaça? Esperar? Nunca, nem morto... O que precisamos fazer mesmo é impedir que essa M***a de Patentes de Software seja aceita no nosso país. Temos que nos impor frente aos poderosos.

Nos chamam de "País em Desenvolvimento" e tudo o que "eles" fazem é tentar impedir que nos desenvolvamos por completo. Quem vai querer que o Brasil, um país tão rico de criatividade, se torne uma super potência?? Só mesmo nós brasileiros. Então vamos lutar por isso.

É hora de toda a comunidade livre se unir, por que a união faz a força, por que juntos nós somos fortes.

Petiçoes, ações, protestos, tudo o que aparecer é válido.

Participem de grupos de usuários, ONGs de SL e mostrem que vocês estão vivos.

Se na sua cidade não tem uma ONG ou um Grupo de Usuários (mesmo que não tenha personalidade jurídica como no caso de grupos de usuários) criem um. Iniciem um movimento, iniciem projetos de inclusão digital, capacitação e conscientização de que o SL é uma ótima saida para diversos problemas no Brasil.

Abraços a todos,

Felipe Balbi
Membro da Comunidade Sol http://www.comunidadesol.org
Membro do Debian-AM http://www.debian-am.org
Comentário de Leonardo
Está atrasado amigo!: Já patentearam o @TODO e o double click...
Se não me engano, a Microsoft.

Procure no Slashdot...
Comentário de
frase análoga: Tem uma frase relativamente analoga que pode ser melhor aplicada ao caso, se ampliarmos suficientemente o significado de Internet e de censura: "The Internet treats censorship as damage, and routes around it." (John Gilmore). Resta descobrir se neste caso isso vai ser verdade. Já foi muitas vezes antes, como no caso do OpenPGP que alguém já mencionou.
Comentário de brain
Patentear um programa GPL: A versão atual da GPL não permite que você distribua um programa GPL sobre o qual incidam restrições de patentes que reduzam a eficácia da licença. Acho que é a cláusula 7, e que a 8 também menciona o assunto quando trata de restrições geográficas.

Memso assim, esta cláusula é antiga, e o cenário das patentes de software mudou muito nesta última década. Este é justamente um dos pontos que vêm levando a FSF a anunciar uma nova versão da GPL para relativamente breve.
Comentário de André Simões
O problema nem é esse...: Com a comunidade de desenvolvedores de software livre sem poder continuar a desenvolver o Linux, em alguns anos seu sistema não será compatível com vídeos, áudio, hardware, protocolos de comunicação, em suma, se as patentes dominarem todo o mundo, "comercialmente" o Software Livre acaba sem o êxito comercial atual tupo pelo que lutamos irá por água abaixo.

Você vai poder guardar o seu computador atual com Linux para mostrar aos seus filhos com relíquia.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Cura da aids: Meu amigo david, remédios sempre foram patentiados.
Pq tu acha q existem centenas de empresas farmaceuticas procurando a cura da mesma? para o bem da humanidade? ... nao, pelo simples fato que quando descobrirem vao ficar milhonarias pois vao ter a patente do remedio.

Nao lembra que durante o governo FHC, o governo entrou na justiça para quebrar a patente sobre o coctel de remédios para aideticos?


Comentário de bode
Sei não...: A M$ vai deitar e rolar agora. Ela não pode simplesmente comprar o Linux e enterra-lo, como uma pessoa não pode apagar uma chama com as mãos, mas pode cortar o oxigênio que a alimenta... Parece que isso está acontecendo... como eu gostaria de estar errado agora!
A situação fica pior ainda pra gente com a ALCA. Não é só a M$ que vai se dar bem com isso! A indústria farmaceutica também é um exemplo. Com seus malditos "missionarios e pesquisadores" infiltrados na selva amazônica, já detem conhecimentos que serão vendidos pra nós mesmos! E ai de nós se quebrarmos as patentes... E isso tá aí, trafico de espécies animais e vegetais... Duvido q isso tudo vai para algum colecionador exótico na Inglaterra...
Eu acho a situação desesperadora e acredito que deva vir um contra ataque por parte do DAVI, senão o Golias vai se tornar ainda mais forte...aiaiai!

Pode parecer teoria da conspiração, mas, sei não...


Comentário de brain
Você pode patentear a invenção: Sob o sistema que permite patentes de software, você pode patentear a sua invenção sim. Por exemplo, a Amazon patenteou a idéia da compra em um clique de mouse só, a Unisys detinha a patente do formato de compressão usado nas imagens GIF (essa já expirou). Qualquer pessoa que implementar a mesma invenção, mesmo que não saiba que ela existe ou que nunca tenha visto como a tua implementação funciona, pode estar cometendo uma violação, e pode ser obrigada a parar, ou até a te pagar pelos eventuais prejuízos que tenha te causado.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Exatamente...: Essa citação é exatamente desse filme. :)
Comentário de Roger de Almeida
Desde quando um Conselho é s: Desde quando um Conselho é superior a um Parlamento??????

Quem legisla é o Parlamento!!
Se não for, então acabou a democracia.

[]
Roger
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Hmmm....: Por ser uma questão polêmica, que mais cedo ou mais tarde vai acabar chegando aqui no Brasil. seria interessante para algum dos tantos "articuladores" do SL no Brasil começasse a pensar sobre o assunto. :)

Para os "Dom Quixotes" que curtem um bom "blá-blá-blá" o desafio está lançado. :)
Comentário de Kid-X
Bem estranho: Como disse o nosso Lawrence Lessig: "Daqui a alguns anos, nossos filhos olharão para trás e nos perguntarão: Como isso pode acontecer? Como milhões de pessoas morreram sendo que poderiam ter sido salvas se não fosse essa ridícula proteção às patentes?"

Quanto as patentes na UE, eu acho muito estranho e muito suspeito esse negócio de aceitarem as patentes "da noite pro dia"(no modo de dizer)...
Não faz um mês quando disseram que as "patensofts" estavam praticamente mortas na UE, e hoje aparece essa... desgraça!

=> Tem coisa atrás disso aí!!! Tem tratado aí!!! Tem algo debaixo do pano!!!
Comentário de Kid-X
Nosso esforço: E todo o nosso esforço contra as patentes na UE?
Tudo isso não pode ser em vão!!!
Comentário de EdCrypt
Banana Republic: Nos planets tem gente linkando para o site da UE com o texto "Banana Repulic". Tomara que o Google Bomb funcione.

Eduardo de Oliveira Padoan
http://edcrypt.cjb.net
Comentário de Júlio Monteiro
Hoje é um dia triste para o: Hoje é um dia triste para o mundo do Software Livre.
Comentário de Leandro
Isso quer dizer que: Brain

Isso quer dizer que se alguém quiser criar um programa GPL que crie arquivos wmv ou os reproduza esse alguém poderá ser processado?


Leandro
Comentário de
Não necessariamente: Não exatamente nestes termos. Mas se alguém sob jurisdição de leis que permitam patentes de software escrever e distribuir um programa que viole as patentes relacionadas ao WMV, está sujeito a ação legal sim. Mas a caracterização da violação varia de caso para caso, não sei qual a política da Microsoft quanto ao uso de seus formatos multimídia patenteados. Mas o wmv não é o único formato multimídia a ter restrições baseadas em patentes...
Comentário de ferdam
BR-Linux ou Muro das Lamentações: Pessoal,
isso aqui esta parecendo o Muro das Lamentações...
Não quero dizer que foi uma decisao que devamos comemorar, mas aqui entre nos, era de se esperar (vao dizer que eu disse isso agora, pode ser, eu torcia para que nao se concretizasse).

Temos durante todo esse tempo correndo atras do que eles fazem, MSN, *mule,WMV, Office, etc e etc. Eles inventam e nos corremos para fazer o mesmo em GPL.
Quanto nos inventamos nos ultimos tempos ?
Nao temos o capital que eles tem para investir em pesquisa ?
Balela, grande parte dos membros da nossa comunidade sao de Universidades (é so ver que grande parte dos mirrors de GNU/Linux estao sediados nas Universidades).
Ah! Mas as Universidades so fazem pesquisa para vende-las para as grandes empresas. Sim mas as patentes seriam de propriedades delas.
Ou que tal inventarmos um modo de pesquisa ?
Se quisermos competir, temos que jogar o jogo deles...
Ah! Mas nao queremos fazer o jogo sujo e mercenario deles.
Entao vamos minguar ate sumir do mapa.
Como disse Geraldo Vandre :
"Quanto mais eu ando,eu mais vejo estrada, mas se eu nao caminho eu nao sou é nada.
Se tenho a poeira, como companheira, faço da poeira o meu Camarada!"

Abraços,
Fernando
Comentário de lmveloso
Parabéns Espanha...: Parabéns aos Espanhois, os únicos que tiveram a dignidade de votar contra essa Absurda e Abusiva Lei de Patentes de Software.

De acordo com o documento:
http://ue.eu.int/ueDocs/cms_Data/docs/pressData/en/misc/84021.pdf

O pior de tudo é que lendo o documento fica claro que os votaram a favor acreditam realmente que com isso estao incentivando a inovação e o investimento alem de estar protegendo a competição.

E pra a nossa segurança, nobres colegas, fiquem tranquilos pois eles estarao monitorando o efeito da maldita sobre mercado interno/externo e comunidade open source. fdptas

OLHA A FALACIA:
Pretendem com isso poissibilitar que "Empresas Inovadoras" retirem o maximo de vantagens de sua atividade inventiva.. Afff Dá pra crer?!

Alguem pode me explicar como é que esses caras pretendem proteger e incentivar as pequenas e médias empresas e a comunidade de software livre? A caca ta toda documentada...
fdptas duas vezes!
Comentário de Roger de Almeida
Comentários sobre Direito Autoral em Softwares: Estava fazendo uma pesquisa sobre contratos de softwares e suas claúsulas, e acabei encontrando esse documento muito interessante.



[]
Roger

Comentário de Metatron
Esclarecimento: Meu amigo, leia um pouco sobre a história recente (últimos 100 anos), a Europa é composta por países que enriqueceram através do colonialismo nos continentes africano, asiático e sul americano. Eles estão aqui (no Brasil) até hoje, você não percebe isso ?
Alemanha (principalmente), junto com França e Inglaterra são os "carros de boi" da comunidade Européia, e com o dinheiro fluindo entre os países membros, a maioria pode comer patê de fígado de ganso (aka foi gras), brioche, comprar um gravador de CDs como se fosse uma caixa de fósforos( um amigo que mora lá me disse isso)...por isso, porque eles iriam se importar com as possíveis consequências nefastas de uma lei de patentes ?
Eles estão bem, obrigado...que se f... o resto do mundo! Esse é o pensamento guia, infelizmente é claro.
Eu acredito que eles só se importariam se o continente estivesse uma m...de dar gosto, onde leis como essa impedisse que eles melhorassem econômicamente. Mas não é o caso. Citaram a China também se não me engano, bem, a China é o maior centro de pirataria do mundo, não importa se a lei é aprovada ou não, eles não vão respeitá-la, principalmente um país com uma enorme estrutura militar. Ahhh sim...Bill Gate$ foi condecorado...oras, os EUA foram um colônia inglesa, depois se tornaram um império, e a Inglaterra ao contrário, se tornou o lambe botas americano...eles se amam meu amigo...Tony Blair apoiou explicitamente a invasão do Iraque (eita nóis, vamos beber petróleo!), nada disso me espanta.
Comentário de Jose Luis
Armagedom: Há muitos séculos, milenios, se prega o armagedon, porém ele nunca ocorreu. Cada notícia que se tem contrária a comunidade, ocorre al idêntico. A maioria das pessoas pensam o pior. As coisas não devem ser neste sentido. Embora esta notícia seja preocupante não existem motivos para tanto alarde. O linux e todas a comunidades a ele ligadas não se postará diante o império monetário ou governos cooruptos e até mesmo parlamentos caducos, assim como não fez diante outras tentativas inescrupulosas. Venceu todas a barreiras e continuará a vencê-las, pois trata-se da vontade popular. "Mata-se o homem. Mas nao a idéia". Já disse uma vez e repito. O mundo está mudando e não tem volta. Impérios antes forte, ruiram, como por exemplo Roma, França com Napoleão e mais recente, a Alemanha com Hitler. Todos passaram...As idéias de liberdade e fraternidade continuam. Progredir é uma lei natural e quem ficar em posição contrária será atropelado por esta lei. Assim, como os imperios citados acima, aqueles que se opuserem a isto será esmagado. Ou acampanham o progresso, ou perde o bonde da história e fica na estória.

Comentário de Metatron
Farra do Boi: Aqui no "país das maravilhas" ???
Vai ser uma farra do boi meu caro, o pessoal por aqui idolatra o Bill, imagine a cena: os deputados todos vestidos a la Freddy Mercuri cantando "I was born to love Bill"
Comentário de Metatron
Genial!: Isso mesmo! Algo que sempre me irritou é essa coisa infeliz de ficar clonando tudo que a Microlixo disseminou. Os WM tem que se parecer com o Win Tele Tubbies, os programas de comunicação tem que obedecer aos protocolos da MS,os cliques do mouse idem, os visualizadores de vídeo tem que ler padrões MicroLixo, a MS inventa o .NET...daí vem dotgnu...e até o macaquinho (o mono do Icaza) e todo mundo bate palma. Agora aguentemos as consequências.

Comentário de ferdam
Roger, este endereco nao abre: Roger, este endereco nao abre
Abraços,
Fernando
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Era previsivel:: A conseçao do titulo de "Sir" para o "cavaleiro negro"; Sir Gates, the buyer; já indicava isto. Sem surpresa. A rainha E. II é a presidente do sindicato internacional dos aristocratas. Ora bolas, B.G. III também tem numeros romanos no nome, apesar de ser das colonias ele é um aristocrata. O tempo passa o tempo voa e a aristocracia continua numa boa quebrando as regras: isto me lembra um tal de John Lackland "Joao sem terra" que assinou a Magna Carta para depois..., bem, fingir que o assunto não era com ele.

Monopolistas (ou comunistas, tanto faz, nenhum deles gosta de competição) uníeis !!!!
Comentário de Carlos Roberto
Pequena correção: Temos durante todo esse tempo correndo atras do que eles fazem, MSN, *mule,WMV, Office, etc e etc. Eles inventam e nos corremos para fazer o mesmo em GPL.

Só uma coisa o eMule que por consequecia surgio o xMule, aMule, entre outros, já nasceram GNU/GPL puritanos. Quem eles melhoraram e muito foi a rede eDonkey que nasceu com software proprietário (eDonkey e Overnet) a qual queria se referir.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy?

Veja no meu site.
Comentário de Helio
patentes de medicamentos: Complementando, seguem alguns trechos de uma reportagem que saiu no JB Online,

http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernos/vida/2005/02/25/jorvda20050225015.html

"Segundo avaliação da organização, metade das prescrições e vendas de medicamentos em todo o mundo são indevidas. No caso dos antibióticos, a questão é ainda mais grave: cerca de 75% das prescrições seriam dispensáveis, o que, junto com a automedicação, tem colaborado para o desenvolvimento de bactérias mais resistentes. “As drogarias são os novos templos da modernidade
Comentário de vmedina
Não necessáriamente: Com a comunidade de desenvolvedores de software livre sem poder continuar a desenvolver o Linux, em alguns anos seu sistema não será compatível com vídeos, áudio, hardware, protocolos de comunicação, em suma, se as patentes dominarem todo o mundo, "comercialmente" o Software Livre acaba sem o êxito comercial atual tupo pelo que lutamos irá por água abaixo.

Como já citou o Augusto, "a internet interpreta censura como danos e desvia dela". O Mercado segue os mesmos princípios. Entenda, se criarmos uma infraestrutura de sistemas multimídias e programas livres, que seriam mais baratos, os programas livres serão adotados.

Antigamente todo o hardware era específico para cada fabricantes e os protocolos idem. Aí apareceu o IBM-PC e seguiram este padrão e por isso os PCs estão diponíveis a quase todos hoje em dia. Nos protocolos era uma salada. Aí veio o TCP/IP e todos os adotaram.

Se tentarem patentear todas as coisas para que o SL tenha que gerar suas alternativas pode ocorrer a mesma coisa, ou seja, o mercado vai adotar o que for financeiramente melhor. Cabe a nós como comunidade ajudar neste desenvolvimento.
Comentário de Nex Naru
Quando eu achei que a liberda: Quando eu achei que a liberdade estava ganhando espaço com o sucesso que open source estava começando a ter...vem essa...:(
Será que não tem como recorrer?
Comentário de cinz3nt0
Mas cara, até onde isso pode: Mas cara, até onde isso pode chegar?

Tipo, alguem pode patentear a ídeia de um programa rodando direto servindo paginas de internet (Servidores Web) ou um programa que lhe de funções para armazenagem de dados (Bancos de dados). E tudo o mais que nós já vimos nos computadores.

VISH...

Um abraço.
Comentário de Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
Nada não está tão ruim que não possa piorar: ALCA! :)

O esquema é fazer, ser processado, perder na justiça, e não pagar o que foi pedido. Iriamos preso? Talvez. Caberíamos todos na cadeia? Provavelmente não. Prenderiam dezenas/centenas de incaltos desenvolvedores de SL? Provavelmente não.

De qualquer forma a gente já teria algumas coisas para 'ensinar' para os Europeus sobre o nosso (patético) 'jeitinho brasileiro' que possui em seu vocabulário expressões como: "Lei que pega" e "Lei que não pega".

Eu estou sendo meio 'irônico' e fazendo 'piadinhas' mas certamente é um assunto seríssimo e será temerário se isso acontecer no Brasil.

De qualquer forma já é algo *extremamente* temerário isso estar acontecendo lá. É só você ver a porcentagem de projetos de SL que são desenvolvido em países que utilizam a legislação de patente para a defesa do software.
Comentário de wvrocha
onde estão os caras que lutavam dia-a-dia: Engenheiros Do Hawaii

Segunda-feira Blues I

? onde estão os caras que lutavam dia-a-dia sem perder a ternura jamais ?
? onde estão os caras que desmaterializavam moedas de dez mil reais ?
? onde estão os caras que desconheciam limites ... universal e singular ?
? onde estão os caras que desenhavam novas cidades
em guardanapos na mesa de um bar?

? onde estão as provas, onde estão os fatos ?
? as boas novas eram só boatos ?
? onde estão os atos de bravura e rebeldia (ternura guerreada dia-a-dia) ?
? será que estamos sós ?

? onde estão os caras que pregavam no deserto ?
(o deserto continua lá)
? onde estão os caras que deixavam as portas abertas para a vida poder circular ?
? onde está o teatro mágico só para iniciados ?
? onde está o espaço não privatizado ?
? onde estão os caras que acenavam com a mão invisível um mercado para todos nós ?

? onde estão as provas, onde estão os fatos ?
? as boas novas eram só boatos ?
? onde estão os caras que lutavam e cantavam ?
( por um mundo ideal eles gritavam : ! não estamos sós ! )

? onde estão os caras que diziam que a guerra ia acabar ?
? onde estão os caras que diziam que a maré ia virar ?
? onde estão os caras que espalharam o vírus, prometeram a cura e viraram as costas ?
? onde está o outro ? onde está o diferente ? onde está o comum a toda gente?

? onde estão as provas, onde estão os fatos ?
? as boas novas eram só boatos ?
? onde estão as provas, onde estão os fatos ?
Comentário de Léo
Concordo com você. : Concordo com você.

Supondo que esta lei seja aprovada(espero que mais esta imbecilidade não seja), aplicá-la na prática é outra coisa(vide pirataria). Leis não se impôe por vontade dos defensores. Se não é aprovada publicamente, ela não será respeitada, e em tempos de Internet, na qual a informação pode circular rapidamente para qualquer lugar(embora alguns tenham de se descolar fisicamente), uma coisa destas não funcionaria bem na prática, apenas reforçaria os argumentos anti-patentes de software. Isto por si só, estimula aos europeus contrários a isto a pressionarem o Parlamento Europeu a rejeitar tal aberração(Esta situação me lembrou a Invasão do Iraque).

Nos EUA, inclusive o FTC(Federal Trade Commerce) está preocupado com as patentes de software, até por que é lá que estão as patentes mais idiotas, como compra-em-um-click da Amazon.com e o duplo-clique patenteado pela Microsoft.
Comentário de adilson
Cavaleiro sim, "Sir", não: Bill Gates ganhou sim um título de cavaleiro mas isso não trás automaticamente o "Sir" no nome. Só podem ser chamados de "Sir" os britânicos de nascimento.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Job
Naturalmente este não é o f: Naturalmente este não é o fim do SL, mas é o início do fim, do um conceito que possibilita o desenvolvimento de pequenas empresas.
A economia do SL, baseia-se em venda de serviços, mas se o Software esta sobe um calhamaço de patentes (ridículas), a empresa terá de vender o produto e não mais o serviço para poder arcar com o custo de patentes.
Como as pequenas, dispõe de pouco ou nehum portfolio de patentes, fica impossível fazer acordos de troca de patentes. Concentrando assim a economia a grandes empresas.

É o fim do SL?
Bem, pode ate não ser, mas é uma tremenda rasteira, pois esta na europa grande quantidade de pequenas empresas/contribuidoras do SL.
Com essa medida, pode ser o fim para essas empresas.
O Brasil, America Latina e Asia, possuem pouca contribuição em matéria de SL, somos incapazes de sustentar os inúmeros softwares que poderão ser abandonados.
Aqui, ainda estamos tentando fazer as pessoas ler/escrever.
O domínio de Inglês geral no Brasil é ridículo.
O que inviabiliza o desenvolvimento de uma forte indústria de software.

Mas a luta continua.!
Comentário de renatogdelf
Refuse / Resist: A princípio (até mesmo pensando friamente a respeito) é uma notícia muito triste.

Estamos, como sempre estivemos neste planeta, à mercê de poucos, que fazem o que querem, apenas por interesse próprio.

Felizmente, existem os lutadores, que não se conformam de maneira alguma (assim como eu e talvez todos aqui) e no entanto, tem um diferencial: uma inteligência/capacidade de superar obstáculos e criar algo inovador.

Assim foi com o RMS, que a partir de suas idéias, fez surgir a GPL que conhecemos (esta lei de patentes talvez jogue no lixo a GPL(?) ).
O Linus queria acessar a universidade de todo jeito, e deu no que deu (LINUX!!!). Estes míseros dois exemplos nos dão esperanças.

Como não tenho a capacidade que estes caras tem, acredito que alguns poucos como eles vão achar o melhor caminho para nós que não nos conformamos com estas artimanhas egoístas. Não estou apenas aguardando alguém resolver a situação, longe disto.

Vamos continuar difundindo o SL e suas idéias, isto já é alguma coisa.

Estou querendo dizer que a volta por cima é possível.

Esta ganância, com certeza, vai recair em um TIRO NO PÉ, em algum momento.

Vamos continuar resistindo como podemos.

Comentário de Afonso
Lei de patentes européia: Na união européia, afinal,qual orgão é o soberano, o conselho da UE ou o parlamento europeu ?
Se for o parlamento, a decisão do conselho poderia ou não ser acatada pelos paises membros,se for o conselho, a decisão dos países membros não é relevante e a decisão é imposta a todos.
Alguém sabe qual orgão é o principal?
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Muitas dúvidas, poucas certezas.: Sinceramente tenho mais dúvidas do que certezas para qualificar este evento como mau,bom,começo,fim de qualquer coisa.
Ainda não sei como será a nova lei de patentes na Europa, se irá seguir o modelo "idiota" dos Estados Unidos(que induz uma pessoa a ignorância sobre a existência de uma patente) ou será mais justa e talvez boa para o software livre.
E mesmo a influência de uma lei na União Européia sobre os seus paises membros não é imediata, como já ví em outros comentários.
Acho que tem muita água para rolar, vejam exemplos de empresas que apoiam o software livre liberando as sua carteiras de patentes como um exemplo de que a comunidade possui membros poderosos que podem defênde-la(e também como a possibilidade de um controle das grandes corporações).
A título de consolo podemos considerar que pelo menos em comparação com o copyright a patente tem a vantagem de possuir um prazo de expiração menor, o que impede situação em que detentores de uma idéia consigam 50 ou 70 anos de exclusividade( pelo que sei a média é 8 anos :-( ).

Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Acho que há um pouco de exagero: Vejam só, nos EUA as patentes de software são realidade faz tempo, donde se conclui que se o SL fosse realmente tão abalado por elas assim, provavelmente empresas e projetos de SL nos EUA teriam sido condenados a tempos. No entanto, a Redhat não morreu, há mais projetos de SL e desenvolvedores criando seu SL nos EUA, imagino eu (A Ximian e o pessoal do OpenOffice não ficam a maioria nos EUA não?). Se houvesse mesmo a chance de grandes corporações transformarem a vida de empresas/projetos de SL num inferno insuportavel ao ponto de exingui-las por que não o fizeram até agora?

Vale lembrar que a IBM, a Novell e outras empresas na onda do SL são detentoras de (muitas) patentes. Enquanto elas apoiarem o SL, duvido que processem desnvolvedores de SL por infligirem suas patentes. Digo mais, no caso de um MS querer confusão, não duvida nada que a IBM e outras ameace com retaliações (tipo revogando alguma licenceamento de um patente sua em produtos adversario) e por aí vai.
Eu sei que não é o ideal ficar dependendo de IBM e CIA., mas como ja disseram aqui as Universidades tambem estao na jogada, elas tambem patenteiam até pra impedir que empresas particulares o façam e impeçam o avanço da ciência.

O que eu acho é que o cenário da batalha mudou, passaremos a um nivel de dificuldade maior, mas não estou tao certo assim de que isso é o comanho certo e seguro do fim do SL. Há muitos elementos envolvidos, e acho que se pode jogar o jogo com as armas do adversario, inventando, patenteando pra garantir a liberdade de produzir.


Comentário de Ednei Pacheco
Lado positivo:: Vejam pelo lado positivo: pra chegar à este ponto, ELES ESTÃO NO DESESPERO! Por isso não acho esta notícia tão ruim, apesar de nos trazer complicações. Uma situação análoga seria de uma cadela vocíferando com qualquer um que se aproximasse dos seus filhotes. Porquê acontece isto? é porque ela sabe que eles estão SÉRIAMENTE AMEAÇADOS.

Companheiros SL: tenham fé e continuem trilhando pelos caminhos da ideologia.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Marcel
O Conceito de Comunicador Ins: O Conceito de Comunicador Instantâneo é patenteado pela Mirabilis (Agora AOL), pelo que eu saiba...

Pelo menos nisto estamos livres de alguma patente MSN !
Comentário de ferdam
Putz, eu pensei isso tambem.: Putz, eu pensei isso tambem. É quase como um golpe de estado quando percebem que vao perder o poder.
Tem uma coisa que todos deveriam notar : SL é um ideal e nao se acaba com um ideal com regras e normas. Elas sempre podem ser (e serao, tenho certeza) contornadas.
Por isso eu tinha postado para que parassem com as lamentaçoes e comecassem a pensar nos "dribles".
Que a GPL precisa ser repensada (eu nao conheco quase nada dela) para aprender a jogar sob as novas circunstancias.
De qualquer forma, o que precisamos é criar, inventar e nao ficar correndo atras.
Eu tinha ate esquecido que criamos, sim, nos ultimos tempos, muitas coisas boas : GNU, Linux, *BSDs. Precisamos faze-los correar atras de nos...
Eles tem bilhoes e nos somos milhoes...

Abraços,
Fernando
Comentário de lmveloso
Ja que somos milhões, se cad: Ja que somos milhões, se cada um de nós valesse U$ 100,00 nós teríamos trilhões então! Seriamos mais ricos! Mas como eu acho q valemos mais q isso (apesar de alguns ~= R$1) somos entao MUITO mais ricos do que pensamos...

Mãos a massa Galera!.. vamos faze-los correr a traz de nos assim como esta sendo no campo dos Clusters..

(gostei da analogia Fernando! hehehehe)

Falando sério, acho q não é o fim! É chato mas não é o fim. Acredito q tal medida ira auxiliar ainda mais a aproximação entre Linux e Empresas como IBM, HP, SUN, NOVELL, RED HAT, ETC... sendo que a ideologia de software livre já está bem madura.
Porém, concordo q deveremos nos adaptar a algumas mudanças...
Digamos que o cenário já foi melhor!
(trad: *!@$ #*$ %!@$#%&**)
Comentário de Roger de Almeida
Aqui abro normalmente : Aqui abro normalmente


http://www.ulbra.tche.br/~danielnm/if/abinfo/jornal_2/livro.htm
Comentário de so
Patentes: Olha só, não estamos sozinhos...

Todos os handhelds podem violar patente

22/08/2003 - Em 1984 a empresa E-Pass Technologies patenteou um computador pequeno do tamanho de um cartão de crédito, para funções como armazenamento seguro de informações pessoais.

No ano de 2000 a empresa entrou com processo contra a 3com, responsável pelo Palm, alegando violação da patente. Em seguida fez o mesmo contra a Microsoft e Compaq. Em 2002 o juiz alegou que o processo contra a 3com não tinha mérito, alegando que a patente era apenas para um tipo de equipamento mais específico.

Agora a corte de apelação informou que a patente não é apenas para um tipo de equipamento. A E-Pass agora pretende retomar os processos contra a Palm, Microsoft e Compaq, e provavelmente entrará com processo contra outras empresa que produzem handhelds.
Comentário de escovadordebit
Política: Não gosto muito de misturar política com SL, mas acho que está mais que na hora de elegermos algum deputado (quem sabe o Sergio Amadeu se candidata...) para brigar pelos direitos do software livre e repúdio às patentes. O maior problema é termos representatividade e meios de dissiminar a informação entre os congressistas. O pessoal das Células Tronco fizeram barulho e através da informação massiva conseguiram fazer com que o projeto fosse aprovado. Acho que ja somos em número suficiente para conseguirmos alguma representatividade, ainda mais aproveitando o bom momento que o governo se mostra favorável à ampla utilização do software livre.
Comentário de Manoel Pinho
Boa: Tenho a certeza absoluta de que, quando começar essa palhaçada de guerras judiciais por causa de infrações de patentes entre as próprias empresas que hoje as defendem, irão mudar de idéia.

A própria M$ escapou recentemente de uma ação movida por uma tal de Eolas que dizia ter patenteado o conceito de plugins para navegadores. É simplesmente ridículo.

Nesse tipo de guerras judiciais todo mundo acaba perdendo, inclusive as megacorporações, pois agora estarão sujeitas a processos por infrações de patentes anos sem querer, depois de usarem alguma obscura patente gfeita anos atrás por uma universidade ou empresa.
Comentário de André Simões
O problema é que...: ...não dá pra ficar sem acesso aos padrões impostos pela indústria.

Um exemplo é compactação de audio, existem players que tocam MP3 (grátis, mas não livre) e para o WMV, mas até hoje eu não encontrei nenhum player que toque música no Ogg Vorbis, se você conhece me indique que eu paro de usar MP3.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Ednei Pacheco
Algum candidato? &;-D : Algum candidato? &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de brain
audio players portáteis com suporte a OGG: Na verdade há vários, já encontrei até no comércio local. O Iriver IFP-790T é legal, por exemplo. Toca MP3, Ogg e até wma, além de incluir rádio fm, display com nomes das músicas e gravador de áudio, com 256MB. A IRiver tem também o IFP795T, com 512MB e similar ao modelo acima, e o IFP799T com suporte a ogg e 1GB. O Rio Karma toca Ogg e armazena 20GB.

Indiquei, agora você já pode parar de usar mp3 :-)


Comentário de Leonardo
Já começou o back fire: Vejam isso:

http://yro.slashdot.org/yro/05/03/08/0157259.shtml?tid=155&tid=3

Pra quem não vai/uqer/sabe ler, uma empresa de Hong Kong está proces
sando a Apple sobre uma patente de...

AUTENTICAÇÃO DE LOGIN HTTP.

Imaginem só, como um dos comentários levantou, se a China começar a dar patentes ridículas à cidadão chineses e cair em cima de Apple, Microsoft,
& CIA?

Ia ser uma boa dose do próprio veneno!!!

Comentário de Ednei Pacheco
Software Livre!: Honrado Ferdam,

Sabe por onde poderíamos começar? Reforçando o idealismo: Software Livre! Da minha parte, todo e qualquer projeto de cunho livre (seja distro, ambiente gráfico, aplicação, SO) tem o meu apoio. Pode ser aquele aplicativo que um monte de gente acha que não deveria ser fornecido para outra plataforma, aquela distro em que pensam de não deveria ter sido criada (por já existir uma), aquele formato de arquivo ainda em pouco uso, e por aí vai... À partir de agora, NÃO ME IMPORTA MAIS minhas considerações sobre estes trabalhos: importará apenas se SÃO SOFTWARE LIVRE sob a GPL/FDL.

Começarei retirando de meu site todas as referências à produtos proprietários ou protegidos sob patentes. Em meu humilde livro tenho 2 ou 3 referências descritas nestas condições (se não me engano). Aos poucos, elas estarão FORA da próxima edição. Posso estar sendo um pouco radical, mas tem outro jeito?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!

Comentário de Leonardo
Reações na Europa: O Groklaw, muito à frente na cobertura deste assunto

http://groklaw.net/

mostra que o povo da Dinamarca está indignado com o reperesentante deles, EXPLICITAMENTE instruído a votar contra, votou a favor do assunto...

Interessante.

(Suborno, alguém?)
Comentário de vmedina
Grande Coisa!: Isso e nada é tudo a mesma coisa.
As pessoas deviam parar de ficar só se preocupando com a MS. De que vale a patente não estar na mão da MS se ela existe? A AOL não é nem um pouco melhor do que a MS.

Eu por mim não uso mais o ICQ nem nunca usei o MSN. Prefiro o Jabber!

Mais informação:

www.jabber.org
Comentário de semente
Não existe democracia: E desde quando existe democracia? Ou melhor, desde quando a democracia funciona?

--
Guilherme Mesquita Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de vmedina
Vale lembrar: Se bem me lembro, a China não respeita as patentes americanas e nem as reconhece. Acho que seria BEM possível isso acontecer 1 ou 2 vezes. Logo após os EUA ou as empresas iam dar um calaboca para que a China não permitisse mais isso.
Comentário de Patola
Conta errada...: Ja que somos milhões, se cada um de nós valesse U$ 100,00 nós teríamos trilhões então!

Se fôssemos 10 milhões e cada um de nós valesse US$ 100,00, a conta daria um bilhão de dólares. Não só é pouco como a Microsoft compraria fácil, fácil...
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de ferdam
Ainda bem que sempre tem algu: Ainda bem que sempre tem alguem que tem essas respostas.
Eu nao sou bom nisso, sei la qual tocador toca o que...
EU geramente consulto meu irmao, mas ele so conhece solucoes do wintendo.
Abraços,
Fernando
Comentário de ferdam
Amigo vmedina, nada que se ef: Amigo vmedina, nada que se refere a China (e talves em breve a India) vale como argumento.
Eles tem muitas "garrafas pra trocar"... e como tem...
Eu ja disse isso aqui uma vez, fazer negocio com os chineses é mais ou menos assim : "façam do meu jeito ou procurem outro cliente".
Alguem se habilita ?
Abraços,
Fernando
Comentário de Ricardo Cruz
Psicologicamente...: Acredito que não mudará muita coisa em curto prazo ao SL, talvez psicologicamente, mas a reação poderá ser melhor do que imaginamos.

SL é uma ideologia, e isto ninguem conseguirá derrubar.
Comentário de lmveloso
Ok...: Ok Patola obrigado pela correção, mas a matematica aqui é o de menos, além de que nem eu nem voce se venderia por U$ 100,00 cada, ou venderia?!.
Deixando um pouco de lado esses números mágicos, acho importante nos unirmos em torno da nossa causa, e lutarmos pelo nosso lugar ao Sol.
Vc apoia o software livre, eu também, então deixemos de lado as picuinhas e vamos faze-lo crescer.
O caminho é longo e precisamos nos apoiar para que nossas boas idéias e ideais prosperem por aqui na terra brasilis.
Abraços.
Comentário de ferdam
Desde que escrevi este post,: Desde que escrevi este post, uma ideia nao me sai da cabeca. Tenho certeza absoluta que ela é muito, muito dificil de implementar, mas...
A criacao de um Fundo Internacional para Sustento de Pesquisas e Desenvolvimento para SL (uso esse acronimo so para simplicar o fim).
As empresas envolvidas com SL depositariam uma misera porcentagem de seus lucros, os Clubes do tipo Mandrake, ou outros clubes poderiam ate ser criados, doacoes e ate votando em legisladores que tenham em mente a aplicacao de fundos governamentais nisso, como o FUST/FUNITEL no Brasil, sei la mais o que.
Poderia-se assim criar e manter um centro de excelencia para pesquisas e desenvolvimento (nao so de software).
Temos em nossa comunidade (sempre pensando em ambito internacional) Engenheiros, Fisicos, Medicos, Quimicos e tantos outros especialistas que de alguma forma poderiam contribuir e por que nao, usufruir.
Sempre lembrando que somos alguns milhoes em todo mundo.
Eu acho que to ficando louco...mas nao deixo de sonhar !

Abraços,
Fernando
Comentário de ferdam
Parabens, apenas cuidado para: Parabens, apenas cuidado para nao prejudicar sua vida profissional.
Muito obrigado pelo "Honrado".

Abraços,
Fernando
Comentário de joel
guerras judiciais...: Aqui segue um ex. destas guerras, bem atual:

"Empresa de Hong Kong afirma ter direito a 12% do lucro da Apple"
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u18111.shtml

O problema é que as grandes empresas sempre acabam se acertando entre sí,para não se canibalizarem, como peixes grandes que preferem não brigarem entre sí, e sim atacar os cardumes de peixes pequenos para se alimentarem...
mas creio que o modelo de desenvolvimento do software livre já não é um peixe tão pequeno, nem tão indefeso (;

Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
>>>>Bill Gates ganhou sim um: >>>>Bill Gates ganhou sim um título de cavaleiro mas isso não trás automaticamente o "Sir" no nome. <<<

Licensa poetica :)

>>>>Só podem ser chamados de "Sir" os britânicos de nascimento.<<<<

A questão aqui não é de se ou quando, mas de quanto vai custar ao "Cavaleiro Negro" comprar um titulo de Sir.

Os aristocratas europeus estão quebrando as regras que mantem o funcionamento do sistema politico da Europa. Quando dão um titulo de cavaleiro a um individuo que é um pessimo exemplo para as crianças apenas porque ele tem dinheiro para comprar este privilegio os aristocratas estão sinalizando que o futuro da Europa é negro ! Há alguns anos os aristocratas franceses tentaram aprovar a vergonhosa lei da "deduragem": "você sabe de um imigrante ilegal ? Dede ou quem vai se danar é você !". Os Leginarios e a "Resitencia Francesa" que estão no Walhalla choraram neste dia !

Porque a rainha Elisabeth não deu o titulo de Cavaleiro ao Linus T. ?

Ele é europeu, e é um bom exemplo para as crianças e jovens !!!! Alem disto serviu no exercito do seu pais, eventualmente em caso de guerra contra a Europa, ele seria convocado

Mas ele é de familia pobre (para os padrões da realeza britanica).

Vergonha, vergonha o Papa, direto do trono de São Pedro diz que a democracia não pode ser canonizada e a rainha da Inglaterra (chefe da igreja Anglicana) vende o seu apoio a um antidemocratico monopolista.


Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Patente Pendente: >>>>Bill Gates ganhou sim um título de cavaleiro mas isso não trás automaticamente o "Sir" no nome. <<<

Licensa poetica :)

>>>>Só podem ser chamados de "Sir" os britânicos de nascimento.<<<<

A questão aqui não é de se ou quando, mas de quanto vai custar ao "Cavaleiro Negro" comprar um titulo de Sir.

Os aristocratas europeus estão quebrando as regras que mantem o funcionamento do sistema politico da Europa. Quando dão um titulo de cavaleiro a um individuo que é um pessimo exemplo para as crianças apenas porque ele tem dinheiro para comprar este privilegio os aristocratas estão sinalizando que o futuro da Europa é negro ! Há alguns anos os aristocratas franceses tentaram aprovar a vergonhosa lei da "deduragem": "você sabe de um imigrante ilegal ? Dede ou quem vai se danar é você !". Os Leginarios e a "Resitencia Francesa" que estão no Walhalla choraram neste dia !

Porque a rainha Elisabeth não deu o titulo de Cavaleiro ao Linus T. ?

Ele é europeu, e é um bom exemplo para as crianças e jovens !!!! Alem disto serviu no exercito do seu pais, eventualmente em caso de guerra contra a Europa, ele seria convocado

Mas ele é de familia pobre (para os padrões da realeza britanica).

Vergonha, vergonha o Papa, direto do trono de São Pedro diz que a democracia não pode ser canonizada e a rainha da Inglaterra (chefe da igreja Anglicana) vende o seu apoio a um antidemocratico monopolista.

Comentário de Agora sim
"Bill Gates ganhou sim um tí: "Bill Gates ganhou sim um título de cavaleiro mas isso não trás automaticamente o "Sir" no nome.
"Só podem ser chamados de "Sir" os britânicos de nascimento."

A questão aqui não é de se ou quando, mas de quanto vai custar ao "Cavaleiro Negro" comprar um titulo de Sir.

Os aristocratas europeus estão quebrando as regras que mantem o funcionamento do sistema politico da Europa. Quando dão um titulo de cavaleiro a um individuo que é um pessimo exemplo para as crianças apenas porque ele tem dinheiro para comprar este privilegio os aristocratas estão sinalizando que o futuro da Europa é negro ! Há alguns anos os aristocratas franceses tentaram aprovar a vergonhosa lei da "deduragem": "você sabe de um imigrante ilegal ? Dede ou quem vai se danar é você !". Os Leginarios e a "Resitencia Francesa" que estão no Walhalla choraram neste dia !

Porque a rainha Elisabeth não deu o titulo de Cavaleiro ao Linus T. ?

Ele é europeu, e é um bom exemplo para as crianças e jovens !!!! Alem disto serviu no exercito do seu pais, eventualmente em caso de guerra contra a Europa, ele seria convocado

Mas ele é de familia pobre (para os padrões da realeza britanica).

Vergonha, vergonha o Papa, direto do trono de São Pedro diz que a democracia não pode ser canonizada e a rainha da Inglaterra (chefe da igreja Anglicana) vende o seu apoio a um antidemocratico monopolista.
Comentário de brain
Já existe iniciativa semelhante: O OSDL é uma delas, aplicando recursos da indústria (incluindo distribuições) no desenvolvimento direto e no incentivo ao software de código aberto. E ele recentemente anunciou a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento como o que você mencionou.

Acredito que manter um fundo internacional pró-desenvolvimento livre que recebesse contribuições de indústrias e governos e mesmo assim tivesse capilaridade suficiente para agregar contribuições e participação diretamente de participantes individuais seria um grande desafio administrativo.
Comentário de Ednei Pacheco
Tá muito caro, Augusto? : Tá muito caro, Augusto?

Vi esses aparelhinhos na casa dos R$ 400,00 e só não o comprei por não suportarem Ogg Vorbis. &;-(

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ednei Pacheco
Ok! &;-D : Ok! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de brain
preço: Sobre o preço eu não sei dizer, até porque varia muito conforme a procedência. Você vai ter que fazer sua pesquisa :)
Comentário de ferdam
Eu escrevi pensando justament: Eu escrevi pensando justamente na iniciativa da OSDL. Nao sabia que os recursos eram destinados tambem para o desenvolvimento e pesquisa em SL, pensava que era para fins juridicos.

Quanto ao desafio administrativo, nao resta a menor duvida, mas creio que ja deva existir modelos desses pelo mundo. Uma ONG por exemplo.

Abraços,
Fernando
Comentário de Tango
Mas tem o porém...: Infelizmente a função de um programa de mensagens instantâneas é a comunicação instantânea entre duas ou mais pessoas. Isso acaba meio desvirtuado, quando atestamos que a maioria esmagadora da Internet usa MSN ou ICQ. O que é uma pena, é verdade, afinal eu também preferiria muito se ideais valessem alguma coisa.

Tenho uma conta do Jabber, mas infelizmente não mais que 10 contatos na mesma.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Luiz Felipe - luizfox
Desenvolvedores europeus: Mas a questão é que existem grandes desenvolvedores na Europa, e eles não vão desenvolver algo se eles não podem usar.
Comentário de Ricardo
Refletindo...: Metatron,
Eu não sei se você percebeu, mas parece que estão ocorrendo mudanças em alguns países da UE manifestadas pelo desejo (voto) do povo. Estas mudanças será que não são pela insatisfação?



Comentário de Renato Siqueira
Versatilidade: Ou...
Se você quiser ter versatilidade, compre um palm básico (tipo o Tungsten E ou Zire 72) com um cartão de memória de 512Mb. O preço do kit, no arremate, é bem próximo de um player de mesma capacidade, e você terá um computador de mão, uma calculadora financeira, uma mp3 player, um OGG player, um gravador de voz (Zire72), uma lanterna (rsrsrs.. sério), uma câmera digital (Zire72)...
Os software??? Bem, com essa nova lei de patentes, você vai acabar cometendo crime até por pensar, não é mesmo ???
Já pensou: Ei... pare de pensar na minha idéia!!! Pague os royalties ou seja processado...
Então fod...-se as lei, pegue os programas todos no emule e seja feliz...
Com estas leis eles só conseguirão uma coisa: Criar mais usuários piratas, mais anarquistas e mais gente revoltada...
Estamos frente a uma era negra no mundo da tecnologia...
Já pensou se a descoberta da gravidade tivesse sido patenteada??? E a descoberta da eletricidade???
Enfim, estamos entrando numa era negra... Ou lutamos, ou...

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004