Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Claudio Matsuoka: relato e dicas para quem for ao próximo FISL

Sobrevivi ao Fisl. Foram quatro dias dormindo tarde e acordando cedo, procurando comida decente na Fiergs e arredores, dividindo o quarto de hotel com gente que fala dormindo e tendo o v??o de volta cancelado e transferido para o dia seguinte. Mas, em suma, o evento foi bastante divertido. O conteúdo técnico foi bom, tanto nas palestras principais como nas do Workshop de Software Livre. Evitei as palestras não-técnicas. Lamento a ausência do Jens Axboe, que parece ter sido vítima de algum problema de logística por parte da organização do evento, mas cuja apresentação estava na lista das que eu queria assistir.

Mais do que qualquer stand na Fiergs, os quiosques com os grupos de usuários foram a verdadeira atração do 'show floor'. Destaco o pessoal do Slackware, sempre muito simpático, as Linuxchix (comprei uma camiseta) e os Hermanos do Uruguai. A presença do pessoal da Microsoft parece ter causado alguma ansiedade nos organizadores do evento, mas o público se mostrou bastante maduro e acompanhou com interesse os debates.
” A nota foi enviada por Claudio Matsuoka.

Veja abaixo a continuação do texto. E continuamos interessados em receber o seu relato pessoal!


Apresentei minha palestra no WSL na sexta, com boa receptividade. Meu inglês não é essas coisas, mas parece ter sido suficiente para ser entendido. A sessão foi filmada, portanto se alguém souber como ou quando este conteúdo estará disponível, por favor me avise.

Deixando de lado a organização oficial, o roteiro 'underground' do Fisl é a dica. Churrasco dos nerds, jantar, leilão e demais atrações organizadas pelo lmvaz, que foi o grande anfitrião do evento.

Conclusões gerais:

* Preciso de um notebook, imperativamente. Experimentei uns 20 modelos diferentes durante o evento, e a minha escolha foi um Thinkpad X60. Agora só falta a grana pra comprar um desses.

* Esqueça os restaurantes internos. A comida da churrascaria Garoupa é boa, fica ao lado da Fiergs. Em último caso, coma no Mr. Pretzels.

* Não percebi a presença de fundamentalistas ideológicos. A comunidade e o público parecem ter adotado uma visão mais pragmática, embora algumas aberrações como as 'sementes livres' ainda sobrevivam por lá. Mas isso faz parte do folclore do Fisl, e o que importa foi o grande clima de confraternização entre usuários de diferentes distribuições.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tiago Cruz
Notebook: Concordo com a parte do notebook, preciso de um urgentemente também!

Verifiquei uns 30 notebooks diferentes durante o evento também, e gostei de um Dell D520 que parece ser B.B.B :-)

LinuxRapido.org
Comentário de rockixe
sementes: Claudio,

Para sanar de vez o problema com a alimentação no local do evento, o próximo ano a surpresa será um buffet joinha. Tudo será colhido da horta livre que será cultivada com as tais sementes, o local escolhido será o campo livre, o mesmo local onde vivem as vacas livres, ao lado da FIERGS no terreno da coca-cola que ainda nao é livre.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004