Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Computadores populares: onde está o furo?

É incrível como o governo, e algumas associações, não enxergam onde suas medidas e esforços contra a pirataria estão falhando. Me respondam, queridos leitores: de que adianta fazer com que os fabricantes vendam seus computadores com Linux se nas escolas de informática (e até mesmo em escolas da rede pública) só se ensina Windows; se o fabricantes de computadores não mantêm um padrão em suas distribuições; se os “técnicos” de informática não sabem nada de Linux? (Nada? pois é: nada!) Quanto à conhecimento técnico dos sistemas Linux, mesmo que o técnico tenha um pouco, precisa haver uma uniformidade mínima nos sistemas usados, para que não se perca muitas horas de trabalho.

Tem que ser criados centros comunitários de ensino e apoio. Coisa que com um mínimo de investimento (o Linux é maravilhoso!) se consegue. E, claro, é de interesse do pessoal do Software Livre ajudar. Ah, já temos centros assim, alguns dirão. Bem, no bairro onde eu moro não têm. E conheços muitos outros onde também não tem. Lugar de divulgação é junto à comunidade, nos bairros. Esse é o modelo ideal, cada bairro com um centro.

Já fui procurado diversas vezes por pessoas que compram um micro novo com o Linux instalado, que me perguntam se eu poderia instalar uma cópia do Windows. Eu tento mudar sua intenção, mas não rola. E eu não as culpo. Aquele rapaz que arrumou seu primeiro emprego, que recebe 320 reais por mês e que cuja renda familiar mal dá pra se manterem, compra um computador. Ele nunca usou direito um, tendo visto, rapidinho, um micro com Microsoft Windows instalado, e tem que de repente aprender a usar um Linux. Veja só, não é fácil. E o pior, ele não tem dinheiro para comprar um licença do Windows (e nem sabe que precisa). O que você acha que ele faz? Vai até uma parente ou vizinho, que “mexe” com computadores, paga de 60 a 80 reais e manda instalar uma cópia do Microsoft Windows, que é mais fácil de usar. Agora, pegue este rapaz e explique a filosofia que envolve o software livre,tentando convencê-lo a continuar com o Linux. Duas semanas depois, você vê que alg uém já foi lá e instalou uma cópia do Windows pra ele.

É complicado, para alguém que nunca mexeu em um computador, aprender sozinho a usar o Linux. Mas por outro lado, é bem mais fácil você ter, nestas pessoas, usuários que seriam auto-suficientes ao usufruir dos recursos da Informática, se houvesse onde elas aprenderem, sendo seu primeiro contato com o mundo dos computadores, Linux. E depois, com uma boa conscientização, teríamos mais pessoas na comunidade em condições de divulgar as idéias lindas que envolvem o Software Livre, além de auxiliar os novos usuários e podendo ainda se tornar um bom profissional, caminhando para algum dos muitos ramos que há na informática.

É só lembrar que todo começo exige um pouco mais de esforço.

PS: junto à associação do meu bairro, estou verificando a possibilidade de instalar um centro de ensino e apoio. Se alguém quiser em enviar alguns 'cases' para embasamento, agradeço.
” A nota foi enviada por Elias Edenis (eliasedenisΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de manoel_lobo
Acredito que os fabricantes: Acredito que os fabricantes dos chamados "computadores populares", não se interessam pelo software que vem com o equipamento no qual montam e/ou fabricam.

A questão também, é o fato do computador vir apenas com 128MB de memória RAM, que nos dias atuais é realmente muito pouco para se rodar uma distro bem polida e destinada ao usuário final, minha opinião, o Ubuntu (o Dapper Drake está fantástico) atende muito bem.
--
Help me now,
save wandering child!

Warren Haynes/Gov't Mule
Comentário de jchaves13
Duas noticias...: Uma boa e uma ruim:
A ruim:
"É incrível como o governo, e algumas associações, não enxergam onde suas medidas e esforços contra a pirataria estão falhando."
- Não existe interesse em acabar com a pirataria, eu até formulei uma pergunta para "o debate com a MS" sobre isso, a pirataria é a melhor forma da MS manter seu domínio, acabe com ela e o SL reinará.

A boa (é pequena, mas é boa):
- Moro em Belo Horizonte, ontem minha esposa me ligou perguntando se eu poderia ajudar a uma colega de serviço dela, que comprou um computador com Linux em um supermercado, já fui avisando que não iria ajudar a remover o Linux para colocar XP (mas ela já sabia), para minha surpresa ela disse que não quer tirar o Linux pois na escola (estadual) em o filho dela estuda, estão usando-o (só para constar, eles querem apenas instalar a impressora que já possuiam).
Comentário de lgbassani
Saber convencer: Não adianta você tentar convencer uma pessoa que compra um computador destes com idéias ideológicas...

Você precisa dizer que muitas empresas já adotaram o GNU/Linux e que a tendência é que seja adotado como padrão na maioria das empresas. Você pode até citar exemplos de empresas que usam o nosso sistema. Vale a pena falar, também, do risco de você pegar um vírus, ter sua senha do banco roubada com o Windows, etc.

E por fim, para "liquidar" de vez, diga que se ele não aprender a usar o GNU/Linux, no futuro ele vai ter dificuldades de conseguir um bom emprego.


Comentário de Elias Edenis
Este é um dos problemas: Este é um dos problemas enfrentados. Me procuraram uma vez para instalar uma impressora também, que havia sido vendida em uma promoção conjunta. O problema é que a impressora não tinha drivers para Linux. Depois de algum tempo de procura, achei um, escrito pela comunidade, que funcionou bem. Mas isso levou tempo e se outra pessoa tivesse ido lá provavelmente teria metido uma cópia pirata do Windows no micro dele.
Comentário de KubLin
Telecentros: pretendo tb colaborar com a criação de centros do conhecimento em informática com SL aqui em São Paulo

parabéns pela missiva
Comentário de yamane
Pirataria??: O objetivo do governo federal não é incentivar o uso do Software Livre, mas sim vender COMPUTADORES BARATOS!

Aprendam de uma vez por todas que o Linux foi adotado no projeto do governo federal simplesmente porque é gratuito... e nada mais.

É lógico que eles sabiam que o computador seria formatado para instalação do Windows Pirata, tanto é que muitos computadores já possuem uma partição gigante no sistema de arquivos FAT32.

Você acha que o governo federal está preocupado com isso? É lógico que não! O importante é o computador ser barato... e isso eles conseguiram.

Você acha que o governo federal irá investir em treinamento de todos os funcionários públicos que utilizam o Windows para migrarem para Linux?

Você acha que o governo federal irá implantar centros de treinamento Linux? Até existem alguns POUCOS telecentros espalhados por aí somente para servirem como exemplo. Nada mais do que isso.

Eu sempre disse isso, desde a época que o projeto não estava aprovado. INFELIZMENTE virou realidade.

Um abraço,
Renato
Comentário de tijucas
É complicado, para alguém:
É complicado, para alguém que nunca mexeu em um computador, aprender sozinho a usar o Linux.


É complicado usar Linux para quem está acostumado com o Windows. O contrário, por incrível que pareça pois já vi, também aconte.
Comentário de vmedina
Até que enfim!: Isso aí cara! Tirou as palavras da minha boca. Não é permitido

Você acha que o governo federal irá investir em treinamento de todos os funcionários públicos que utilizam o Windows para migrarem para Linux?


http://cursos.cdtc.org.br

Iniciativa do ITI e IBM para capacitar funcionários públicos a distância. Djalma Valois, tb indicou que poderia ser usado para as pessoas que adquirissem um pc desse financiamento. Reproduzi o comunicado dele:

http://vmedina.multiply.com/journal/item/5

Mas isso tem muito tempo.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Marcelo Arão
Impressoaras?: Já vi uma pessoa trocar para Windows, porque a impressora dele não tinha driver para Linux. Na revista info deste mes, a HP respondeu para um usuário que: "Testa internamente e assegura que todas as suas impressoras funcionam com Linux. Porem como o sistema é aberto e exitem varias versões do Linux, a empresa não fornece um driver específico. Desse modo o usuário é o responsavel por configurar o produto."
Comentário de Fábio Emilio Costa
Eu acho que é tudo questão: Eu acho que é tudo questão de inércia mental...

Tem uma senhora... Isso mesmo, SENHORA, que vai no telecentro aonde estou atuando como monitor e dá um baile em muito "técnico" quanto o assunto é Linux.

Espero que as iniciativas do Computador Para Todos traga mais usuários ao Linux!

Meu Orkut
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote e Apóie Creative Commons;

Comentário de utopico
Quanto a variedade de distribuições diferentes...: Isso é, ao mesmo tempo, uma vantagem e uma desvantagem para o Linux.

A vantagem é a variedade de soluções.

Mas, quando vejo uma notícia de lançamento de uma nova distro, fico imaginando o tio Bill e o Ballmer dando pulos de alegria...

Quando todos perceberem que a união faz a força....
Comentário de gfavaro
Acredito também, que é: Acredito também, que é mais fácil "criar" uma pessoa em uma cultura, do que adapta-la a outra. Concordo com o que disseram acima, que a pirataria é a melhor arma de marketing da microsoft, e que o governo realmente não tem interesse em dar treinamentos ou incetivos para que as pessoas mantenham o GNU+Linux no seu computador. O governo precisa acordar e ver que com o software livre, e a real filosofia de liberdade, o país todo sai ganhando, tanto intelectualmente quanto econômicamente. Torço pra que eles percebam isso logo, e notem que se eles apoiarem a comunidade estará sempre aí pra ajudar.
Enfim gostaria de dizer ao colega Elias, que se precisar de ajuda pra concretizar o projeto, pode contar comigo ;-)
Comentário de danielfl
"Ciencia da Microsoft (Computação)": Pessoal, peço um espaço para expressar minha indignação qto ao ensino superior de algumas instituições.

Faço Ciencia da Computação em uma faculdade da cidade onde moro (não vou citar nomes) mas a mesma faculdade que possui cursos que se dizem de nivel superior ainda não se tocou que para se ter um ensino superior tecnico e de qualidade é preciso antes de tudo tem uma infra estrutura que beneficie o aluno na questão de visão do que é informática, como um computador funciona, e o que existe no mercado e qual são as alternativas a tudo aquilo que eles ja viram.

Nesta faculdade que cito tem se varios laboratórios todos equipados com softwares da MS e de empresas que vendem software proprietário, isso quer dizer que um aluno que entre na faculdade achando que só existe o sistema operacional Windows vai sair de la achando a mesma coisa!!!

A justificativa é que a instituição possui um contrato com a MS. Provavelmente a mesma libera os softwares "gratuitamente" (pois quem paga são os alunos com a visão que terão qdo sairem da mesma) e por isso não possuem outros sistemas instalados. (será q isso consta no "contrato"? ou é pura falta de atualização)


É abstido do aluno o direito de conhecer um sistema operacional a fundo, e saber como um funciona internamente, pois só se tem um Sistema fechado e totalmente limitado (na mesma proporção do conhecimento relacionado a mercado e atualidade que os alunos tem ao sair desta instituição).
É abstido do aluno o direito de conhecer novas tecnologias.
É abstido do aluno o direito profissional de ampliar suas possibilidades profissionais e suas areas de atuação.
Pois hj em dia para se trabalhar no setor publico tem preferencia quem conhece Linux.


Não conhecia esses aspectos antes de efetuar a matricula (o que foi um grave erro meu!) e ja estou procurando uma instituição alternativa onde a MS não predomine.
E o foco seja a formação dos alunos!


Comentário de Ednei Pacheco
É o meu caso...: É o meu caso. Tenho uma HP DeskJet 710C que até hoje não consegui rodá-la no Linux, mesmo sabendo que existem drivers para isto. Mas o pior está por vir: No Windows XP, os recursos disponibilizados pelos drivers são muito limitados!

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Manoel Pinho
Acho que você precisa mudar: Acho que você precisa mudar de distribuição então, porque segundo essa página

http://linuxprinting.org/show_printer.cgi?recnum=HP-DeskJet_710C

essa impressora (uma winprinter) funciona no linux e eu já consegui instalar essas impressoras sem (grandes) problemas somente com a ferramenta de configuração de impressoras padrão da distribuição.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de bebeto_maya
Infelizmente a maioria é: Infelizmente a maioria é assim...Não conheço um estudante que tenha se dado mal por programar Software Livre. É um portfolio ininerante!
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Alexandre_Martins
linuxprinting.org: Pois é, colega, e alguém já enviou este "driver" para o linuxprinting.org? Além do mais, hoje por hoje, impressoras, outros periféricos e componentes são reconhecidos e configurados automaticamente por muitas distribuições Linux de forma infinitamente melhor, mais facil, que no Windows, o que não quer dizer que não haja espaço para aprimoramento, mas é preciso reconhecer o que já se fez e colaborar.
Veja um exemplo trivial, tentei achar um "driver" para baixar as fotos da minha CyberShot (Sony) num computador com Windows ao estar viajando, que sufoco, nem com a ajuda do São Google. Já no meu SO Linux em casa ou na ONG em que trabalho, ligo a câmara, conecto o cabo USB e voila!!! Se abre um lindo navegador konqueror com as fotos para que eu faça o que quiser com elas.

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004