Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Rob Enderle: Por que o Linux poderá nunca vir a ser um verdadeiro S.O. Desktop?

Uma opinião interessante de Rob Enderle, no site technewsworld.com, analisando o mercado Desktop no passado, presente e principalmente apontando uma espécie de caminho para que o Linux possa vir a concorrer melhor nesse mercado. O autor sugere que 'há épocas em que o que você sacrifica é mais importante do que o que você ganha'. Artigo polêmico.” A nota foi enviada por dm7 (dmorales777Θyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

As posições controvertidas de Rob Enderle são bastante conhecidas. Ele foi bastante criticado, por exemplo, por sua ferrenha defesa da posição da SCO no seu processo contra a IBM a respeito do Linux. Neste artigo não é diferente: ele conclui com uma pequena lista de itens que ele considera essenciais para o sucesso do Linux no mercado desktop, e em seguida declara ele próprio duvidar desta lista. Mas ele não diz com todas as letras, ao menos na conclusão, que duvida de que o Linux vai ter sucesso neste mercado - isso fica como exercício mental para seus leitores ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Brain,: Até que achei esse artigo bastante equilibrado, porque não "engessa" a opinião do leitor, ainda que ou autor defenda seu ponto de vista ;)
Comentário de The Darkness
O artigo é bom e fala exatamente o que deve ser dito.: Bom artigo.

Realmente, por mais que muitos não gostem, falta muito ainda para o LINUX atingir um lugar de destaque no mundo do Desktop doméstico.

Nas empresas o computador é uma ferramenta de trabalho, e o LINUX atende com perfeição a maioria das necessidades.
Porém quando o computador vai para casa o buraco é mais em baixo, em casa nós queremos uma televisão com mais recursos, e nesse ponto o LINUX ainda sofre alguns problemas que fazem com que muitas vezes ele não seja a melhor escolha. (Ao menos aparentemente)

A força do LINUX é também a sua principal fraqueza. A diversidade é boa, mas cria problemas junto com as soluções.

O sonho do mundo livre e sem custo requer o pagamento em outra moeda, para usarmos o LINUX como item totalmente grátis temos que pagar com moeda intelectual.

Para fazer o básico, o LINUX já está mais do que pronto. Mas sempre que um usuário quer dar um passo a mais enconra um mar de dificuldades que faz com que ele desista em 99,99% dos casos.

Não adianta ser seguro para navegar na Internet, se a impressora nova que o usuário comprou não funciona ele vai preferir usar outro SO.

Pessoas esclarecidas podem até entender as vantagens e a segurança do LINUX e moldar suas decisões com essa base. Mas pessoas mais simples, baseiam suas decisões na facilidade e no preço, e nessa hora o LINUX fica em desvantagem.

Mas diferente do autor do artigo, eu tenho certeza que o LINUX irá alcançar seu lugar no Desktop Doméstico sim.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004