Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dê sua opinião: quais os destaques (positivos e negativos) do fisl7.0?

Eu gostaria de transformar esta pesquisa em uma enquete objetiva, mas é impossível reduzir a números esta questão (embora eu esteja colocando uma enquete no ar hoje e planeje mais algumas ainda para os próximos dias). Assim, lanço a pergunta para que todos possam responder livremente nos comentários: quais os destaques (positivos e negativos) deste FISL?

Eu começo. Para mim, os principais pontos positivos foram, pela ordem: a cobertura da imprensa, em tom e escala nunca antes vistas no Brasil; a presença de Richard Stallman, ícone do software livre; o inédito debate, em pleno Fórum, com a nossa maior rival Microsoft - e a abertura de diálogo que se seguiu (você já enviou suas perguntas?);

Destaco ainda o congraçamento cada vez maior (embora ainda não aparente à superfície) entre setores genuínos da comunidade que anteriormente se viam como rivais; e a própria existência do Fórum, um grande caldo de cultura onde todas as vertentes e facções encontram seu espaço, passam seu recado e trocam informações e conhecimento livremente. E pelo qual temos um grande débito de gratidão a todos os voluntários e integrantes da comissão organizadora que doam seu suor e intelecto para que ele possa ser realizado.

Os pontos negativos, sob a minha análise, foram de menor importância, mas acabaram gerando grande repercussão e merecem ser mencionados: o posicionamento de Richard Stallman quanto a exigir contrapartida financeira de quem desejava um autógrafo ou retrato ao lado deste luminar do software livre é bem menos do que eu esperava dele, embora soubesse que ele costumava agir assim - e acredite que ele esteja plenamente no seu direito. Mas acho que ele poderia fazer muito melhor que isso, e de fato desejaria que ele tivesse interesse em agir como símbolo e farol também na área de relações públicas do movimento que muitas vezes personifica. Felizmente a comunidade soube lidar disso com bom humor, e a quantidade de pessoas (de todas as bandeiras de nosso movimento) que marchou até o estande das FSFs entoando o Hino Imperial não deixa dúvidas de que algo merece ser repensado.

O outro ponto que me chamou a atenção negativamente foi o episódio em que nossa estimada pedra basilar do movimento GNU postou-se, a um só tempo majestosa e humilde em sua condição descalça, em frente ao debate com nossa grande rival Microsoft - cuja presença no evento, qualquer que seja a motivação, é um claro sinal de que estamos no caminho certo, que o FISL alcançou a expressão nacional que merece e que já aparecemos nos radares do mercado - e gritou algumas vezes o lema da inconfidência mineira, sem conseguir inflamar o público que assistia a transmissão do debate a fazer o mesmo. Neste aspecto, estão de parabéns os integrantes dos grupos de usuários, usualmente vistos como "xiitas" ou mesmo "sabotadores", que desconsideraram as tentativas (de agitadores alheios ao movimento, e certamente sem o conhecimento da organização, frise-se) de insuflar um movimento para sufocar o debate.

Mais uma vez, acho que Stallman estava plenamente no seu direito ao gritar para ser ouvido nos microfones, e sua biografia mais do que o autoriza a andar descalço onde quiser. Mas eu o aplaudiria de pé se ele tivesse simplesmente pedido a palavra, e apresentado ao representante da Microsoft algum questionamento que o deixasse sem resposta. Ou ainda se tivesse submetido perguntas por escrito, atendendo ao convite feito pela organização do debate - como vários leitores do BR-Linux (incluindo o Vinicius Medina, o Manoel Pinho, o RockerTux) fizeram, e tiveram suas perguntas lidas no ar. Ou se tivesse promovido um debate paralelo, que certamente seria noticiado pela imprensa nacional com a mesma avidez. Infelizmente, ele preferiu gritar o lema da Inconfidência e se retirar. Fica pra próxima - libertas quae stallman tamen.

Mas são pontos sobre uma pessoa, e não sobre o evento. A organização está de parabéns por sua postura transparente, aberta e sempre pronta a acomodar todas as facetas da liberdade do conhecimento. Pequenos detalhes logísticos, ou o posicionamento da estrela do evento, não devem constar como pontos negativos em sua avaliação - senão como inspiração para no ano que vem fazer melhor ainda.

Veja abaixo ainda a interessante lista de pontos positivos e negativos enviada pelo Lisangelo Berti (lisangeloΘyahoo·com·br) - o longa-metragem que deu origem à série!


Mais um FISL maior e melhor que o anterior! Segue uma lista das minhas impressões, positivas e negativas, deste grande evento. Sabendo como é difícil organizar um encontro deste tamanho, minhas críticas são mais sugestões para que a evolução seja cada vez mais acentuada.  

Negativos  

* Bolsa do forum abarrotada de papel. Porque ao invés destes folhetos de propaganda e um livro com todas as palestras não se pode oferecer um mini-cd?
* Restaurantes credenciados que não aceitam pagamento por meio eletrônico. Em um fórum de tecnologia eu deveria poder pagar com meu cartão de crédito ou débito.
* Restaurante popular a dez reais por refeição. Pra mim dez reais é um pouco salgado. Ainda mais com talheres de plastico quebrável a cada garfada. Sem falar no lixo desnecessário que isso gera.
* Avisos de última hora em pequenos cartazes em alguns pontos do local. O FISL possui meu e-mail e sabe que eu retirei meu crachá na portaria, porque não mandar os avisos para minha caixa de correio ou celular?
* Salas abarrotadas e outras quase vazias. No site do FISL deveria haver uma pesquisa entre os inscritos para quais palestras estes desejam comparecer. Assim se teria uma idéia da ocupação de cada uma.
* Palestras de última hora, palestrantes que faltam. Esse é um problema complicado de resolver. Deveria haver um esforço em realizar palestras virtuais interativas com palestrantes convidados que não puderam vir, inclusive de outros países. Linus não gosta de sair de casa, mas quem sabe falando através de um telão ele não se anime? Se a função do FISL é eliminar barreiras que a distância seja uma barreira a ser eliminada.
* Algumas pessoas como palestrantes são ótimas programadoras. Obvimente nem todo mundo possue o dom da oratória, o encarregado da organização que fica ao lado do palestrante deveria ser mais ativo e ajudar para que o palestrante não fale muito rápido ou deixe pontos importantes do assunto sem explicação.

Positivos  

* A realização do FISL. Esse é o ponto mais positivo, agora é impossível pensar em um ano que não tenha este acontecimento tão especial.
* O local. Mais próximo da rodoviária e do aeroporto de Porto Alegre. Mais fácil para quem chega de carro ou ônibus de outras cidades já que não precisa atravessar toda a cidade para se chegar ao local do encontro.
* A disputa entre tribos está mais amigável. Em uma mesma sala vi partidários do Kurumin e do Ubuntu conversando como pessoas normais. Partidários do Eclipse fazendo elogios aos adeptos do NetBeans, e por aí vai...
* Novamente a realização do FISL. Pessoas precisam conhecer e se encontrar com pessoas.
” A nota foi enviada por Lisangelo Berti (lisangeloΘyahoo·com·br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vandeir
Pontos positivos:: Pontos positivos:
- ótima infraestrutura do local para exposição e palestras;
- local de fácil acesso/localização;
- acesso wireless em todo local;
- boa diversidade das palestras;

Pontos negativos:
- palestras com tempo muito curto. Essa é minha principal preocupação pois palestras com 50min onde desses, 10min eram pra pergunta, são muito curtas. A maioria das palestras que vi, devido ao tempo, obrigavam os palestrantes e expor o conteúdo de forma muito rápida e superficial. Em muitas palestras dava pra fazer só umas duas ou três perguntas. Acho que um tempo maior das palestras traria mais qualidade;
- os serviços de alimentação estavam péssimos! Com preços abusivos e de qualidade lastimável. O que é isso: um café expresso pequeno por R$ 2,90? Cruzes!
- os telecentros viviam lotados! Poxa, podiam ter bloqueado o Orkut, né?
- poucos horários de ônibus;
- forma pouco inteligente de controle de acesso às palestras. Inclusive passei vergonha ao ter uma das moças correndo atrás de mim, segurando-me pelo braço e pedindo minha credencial. Que coisa horrível! Senti vontade de abandonar o evento naquele instante. Deviam colocar uma catraca eletrônica que lesse a credencial então!
Comentário de River de Morais e Silva
Poucas tomadas...: A quantidade de pessoas com computadores portateis no evento era muito grande, no entanto nao haviam tomadas suficientes, na cafeteria por exemplo, haviam somente 2 duas :(
Agora uma sugestao, nao sei se alguem da organizacao ja pensou na possibilidade, mas seria muito interessante se existisse uma area de camping pros participantes, afinal R$ 30,00 de taxi para chegar ou sair do evento eh um valor bem salgado :D
Comentário de lgbassani
Eu concordo que a: Eu concordo que a infraestrutura da FIERGS seja muito melhor, mas o local é de péssima localização!

Pode ser ótimo para uma feira, do tipo que vc só vai um dia, mas para um Fórum de 4 dias, é terrível para quem mora na capital.

Eu moro mais-ou-menos no região central de Porto Alegre e precisaria ter pego 2 ônibus (inclusive cruzando uma área de alto risco de assalto em ônibus) para chegar ao FISL, imagina quem não mora em um lugar tão privilegiado como eu!


Mas louvo a iniciativa da tv sol (mesmo que esta tenha ficado muito tempo fora do ar), pois graças a ela eu pude estar "presente" ao FISL 7...

Comentário de Allyson
Sobre a localização: Não participei do FISL do ano passado, mas o meu contato em Porto Alegre trabalha na PUC e acabou que conheci os dois espaços.
Apesar da FIERGS oferecer um ótimo local para o evento, o deslocamento até lá é péssimo.
Não sei se seria muito caro ou difícil, mas ter alguns ônibus específicos do congresso passando, em determinados horários, por diversos locais da cidade seria uma boa.

Comentário de lisangelo
Camping: Uma area de camping seria tudo de bom...
---
Lisangelo
Caxias do Sul - RS
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004