Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mariana: o FISL 7.0 em 10 imagens

Se você acompanha o BR-Linux faz tempo, talvez lembre da imagem da imagem da Mariana na cobertura do FISL de 2004 (é a oitava foto da página). Na época ela tinha 9 anos, seu micro de uso pessoal já tinha só Linux, e ela foi admitida como membro integral das Linuxchix no FISL. Desde então tenho acompanhado os progressos dela, e a trajetória dela como usuária de software livre me impressiona: dá sugestões sobre o Kurumin para o Morimoto, discute KDE com o Helio Castro, já participou ativamente em palestras no FISL, sugere pautas pro BR-Linux e desde o último 1o. de abril não se cansa de pegar no meu pé, com fina ironia, cobrando minha promessa de mudar o endereço do site para Br-GNU/Linux - e ela é uma das pessoas de 11 anos que sabem que a / é um caracter inválido no nome do domínio.

Por isso, não é de se surpreender que ela tenha aceito sem pestanejar o meu convite para fazer uma cobertura fotográfica pessoal do FISL, e me enviado uma excelente coleção das imagens que mais chamaram a sua atenção por lá - clicadas por ela mesma, e com legendas de sua autoria. Vale mencionar que entre as 9 fotos dela está a única que recebi até agora mostrando o Stallman, ainda que de longe, no momento em que os leiloeiros lhe entregaram o saco de moedas como doação à FSF (veja a notícia abaixo para detalhes).

Pedi a ela que me mandasse uma descrição de si mesma, resumida, pra vocês que ainda não ouviram falar dela. Segue: “Mariana - Mah. Uma garota de 11 anos perdida no meio do circo. Estudante, usuária de Linux em férias. Uma das poucas pessoas que conhece Morimoto. Aliada do núcleo rebelde. Participante, contribuinte e puxadora de enredo no leilão do autógrafo.

Veja abaixo as 9 fotos que ela tirou, selecionou, editou e legendou para nós todos. Não alterei nem editei nada, para preservar a atmosfera original. A repórter focaliza as LinuxChix, o pessoal do KDE, da Solis, as "sementes livres", a Infomedia e muito mais, sempre com postura crítica e ironia bem-humorada. Clique nos thumbnails para ver versões ampliadas. Obrigado, Mariana!


Chegada de Luis Bosque em Porto Alegre. O dia em que foi assaltado. x.x



 

Os grupos de usuários, inicio da cadeia colaborativa. Espaço apertado e sem estrutura alguma. :S



 

Inédito: KDE e Gnome juntos arrumando um PC....o_O



 

Estudio de TV ou HackLab? oO´



 

*lol* Lulyis com vergonha- Se escondeu atras do note! xD



 

No canto, Sulamita escreve para Br-Linux...\o/



 

Stande da Solis= Distribui balas de graça para viciar as pessoas assim como a Microsoft! (Sem falar dos cubos de montar...xP)



 

Sim, jah conferi no almoço... Parecia um batuque para Deus Gnu! oO



 

Leilao do autografo.... no total deu R$ 77,00. Acredita que depois eles ficaram contando as moedas?



 



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lady Ju
Essa guria, além de linda,: Essa guria, além de linda, é mto inteligente!
Comentário de Lipse
Por isso fico "indignado": Por isso fico "indignado" quando um marmanjo de 18 anos, que trabalha com informática a pelo menos 5 anos, diz que "é muito complicado aprender a usar outro sistema que não seja o Windows, principalmente se for da linhagem Unix".

obs: Apresentei BeOS, distros GNU/Linux e FreeBSD pra esse marmanjo. O BeOS foi só pra conhecimento mesmo, apesar de eu acreditar no futuro do Haiku.

Filipe Batista (Lipse)
Jabber ID: lipse@jabber.org
Comentário de yamane
Parabéns!: Mariana,
parabéns pela iniciativa de adotar o GNU/Linux a alugns anos! Note que muitos "marmanjos" por aí dizem que Linux é uma coisa muito complicada.
Essa sua atitude só demonstra a preguiça mental de muitos usuários que só sabem usar aquele $outro$ sistema operacional.
E parabéns pelas fotos! Excelente cobertura.
Um abraço,
Renato
Comentário de rockixe
A Mae: Ela nao fala GNU/Linux. Fala LINUX.
Esta de férias do sistema opercional justamente por isso... pq nao aguenta estas coisas.

Comentário de thluxx
Mariana, é uma pena que: Mariana, é uma pena que muitos não vejam o mundo como você. Livre! Parabéns pela cobertura e principalmente por mostrar que o SL é muito mais que uma ideologia.
Comentário de Eurico Again
Por isto o que? é errado na: Por isto o que? é errado na sua concepção falar "GNU/LINUX" ?
Comentário de Cávalos
Parabéns ao Br-Linux e a Mariana...: O que achei mais interessante nessa cobertura da Mariana é o fato da cobertura ter sido feita por uma usuária de Linux, e não de algum profissional ou alguém que estivesse lá com a responsabilidade de fazer essa cobertura. Com a cobertura feita por uma usuária, podemos ter resultados mais espontâneos e diferentes, como a foto e a legenda "Gnome e KDE juntos..." ou a foto da Sulamita sentada num canto escrevendo pro Br-Linux... realmente algo diferente e legal!!!

E parabéns ao Br-Linux por ter dado essa oportunidade à Mariana !!!

Se todas as empresas e órgãos responsáveis por softwares por exemplo, descem essa atenção aos usuários... com certeza teríamos softwares melhores, mais funcionais e mais atraentes !!!

Cávalos
Comentário de Meire Brod
Filha de peixe...: De longe, uma das melhores coberturas do Fisl! Captou - e disse - o que muita gente grande deixou de dizer!
Comentário de vmedina
Errado....: é você ser um pentelho de marca maior como esse. Se você concorda com o lance do GNU/Linux então fale você GNU/Linux.

Se outras pessoas não concordam, isso é com elas! Isso já foi pedido a elas, se não falam é porque não querem. Não há nada de mal nisso.

Eu reconheço a contribuição GNU, mas prefiro falar Linux por quê não tenho o menor saco de falar duas palavras ao invés de uma. Mas se precisar de alguém que se erga a favor de registrar a maciça contribuição do projeto GNU, é comigo mesmo. Dizer 3 letrinhas não te torna mais ou menos engajado com SL ou respeitoso ao RMS.

Custa não ser um ridículo?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de olarva
Hum... Parabéns: Muito legal tua cobertura...

O presente é esse ai.

Adeus jornais...
(os caras são mesmo lentos... e só prublicam o que querem... vide VEJA)
Comentário de danielfl
=): Parabens Mariana!!! :D
Voce eh um exemplo pra comunidade!!

Comentário de RockerTux
Meu irmão (8 anos) usa meu: Meu irmão (8 anos) usa meu Gentoo Linux (com KDE) sem muitos problemas... mas ele se enrola na escola, no Windows õ_o"

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de Ednei Pacheco
Porquê não um "meio termo"?: Quando escreverem, utilizem o termo "GNU/Linux"; quando conversarem, utilizem "Linux". Faço isso e nunca tive problemas. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de bebeto_maya
Quem experimente, não volta atrás!: __Estávamos usando o Linux com KDE e Ksmoothdock aqui em casa, mas, por problemas de força maior, acabamos voltando para o Windows, pelo menos no micro da sala, e ninguém suportou a interface Mercadinho Cuscuz e Farmácia Popular do triste...A solução: Instalar um Software Chamado AstonShell, que modifica a interface do Windows...

_É meu velho...Quem toma gosto com o Linux quer distância do Windows...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de renata
Que intromissão: E por que não deixar cada um falar/escrever do jeito que achar melhor? Eu só escrevo GNU/Linux se o Stallman me pagar R$10 - por cada vez que eu escrever, claro. Ooops, acho que ele está me devendo.

http://renata.org
Comentário de thebluesgnr
"Se outras pessoas não: "Se outras pessoas não concordam, isso é com elas! Isso já foi pedido a elas, se não falam é porque não querem."

Aí é que está. A maior parte das pessoas nem sabe o que é o GNU, então obviamente elas não optaram por dar o nome do kernel ao sistema todo, mas o fazem porque ouviram outros.

Não vejo nada ridículo em explicar 'as pessoas o motivo do nome do sistema ser GNU/Linux.

Comentário de mrecondo
:D: Michel Recondo

Comentário de vmedina
Issae!: Boa, boa! :)

Usa o nome quem quer, o projeto GNU é crucial para o Linux, porém a liberdade de alguém chamar como quer tb é muito importante. :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Não vejo nada ridículo em:
Não vejo nada ridículo em explicar 'as pessoas o motivo do nome do sistema ser GNU/Linux.


Mas ficar discutindo se a correspondente especial do BR-Linux, deve usar Linux ou GNU/Linux é de uma patetice sem fim, você há de concordar!

Como já dizia "Bill Shakespeare": "Uma rosa por outro nome deixaria de ter o mesmo perfume?"*.

[]s!

ps: tradução muito livre! :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de RockerTux
"Eu reconheço a: "Eu reconheço a contribuição GNU, mas prefiro falar Linux por quê não tenho o menor saco de falar duas palavras ao invés de uma."
Li-nu-x: três fonemas
G-NU: dois fonemas
mais fácil falar GNU do que Linux :-P

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de yamane
Leiam direito o que eu escrevi: Como responderam sobre a minha mensagem, creio que estão comentando ela, portanto aqui vai uma explicação (querem um desenho também?)
Eu parabenizei a Mariana por adotar o SISTEMA OPERACIONAL GNU/Linux (ou Linux ou Pingüim ou qualquer outra coisa).
Acho que vocês entenderam que eu parabenizei ela por adotar o nome "GNU/Linux"... o que não é verdade!
Agora larguem a mão de serem frescos e falem do jeito que quiserem (Línux, Linúx, GNU/Linux, etc).
Um abraço,
Renato
Comentário de Webmarlin
q tal: Guinú Línuquis
Comentário de _mah_
Obrigada!: Obrigada a todos, amei a materia! Obrigada especialmente ao Augusto, que além das minhas fotos fez uma cobertura muito legal do FISL!

(especialmente do autógrafo do Deus/GNU) xD

Ou seria GNU/Deus??? =S

Comentário de Corinto Meffe
A foto que se destca como: A foto que se destca como local o estande da Solis, na verdade é o estande do governo federal.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004