Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Usuários finais realmente precisam entender de computador?

Essa é uma questão muito complicada, pois sempre vai haver pessoas que acham que o computador tem que fazer 'mágica', ou seja, descobrir o que você quer, satisfazer seu desejo e não apresentar nenhum erro. Acredito que isso esteja longe de se tornar realidade (se é que um dia isso aconteça). ” A nota foi enviada por Lucas (lnas90Θgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wilfredo
Pergunta simples, resposta complicada: O problema da pergunta é como respondê-la satisfatoriamente. Ao contrário de um automóvel ou uma televisão, o computador é uma máquina de uso genérico cuja função principal não é pré-definida. Ele pode exercer várias tarefas diferentes, de editoração de textos a simulador de fenômenos naturais, passando por multimídia, entretenimento e comunicação eletrônica à distância por exemplo.

Equipamentos como celulares agregam mais e mais funções, mas mesmo assim eles possuem uma função principal bem conhecida e, de certo modo, fácil de ser aprendida. Já o computador necessita de programas e, algumas vezes, de periféricos para desempenhar qualquer função, por mais básica que seja. Isso faz com que os usuários se deparem com a necessidade de dominar, ou ao menos conhecer, algumas especificações técnicas do equipamento que possui.

Acho que ainda demoraremos para nos deparar com um computador 'fácil de usar'. Afinal, qual é a função principal de um computador, mesmo?
Comentário de Heitor Moraes
Resposta simples: Cara, dá um Mac na mão de alguém que não entende de Computador.
Em 2 dias ele vai ser o rei do OSX.

Acho que o MacOS X é o mais forte argumento de que usuário só precisa entender de computador o mesmo tanto que um motorista entende de carro.

Digo isso porque tenho um Mac, além de PC rodando Debian e Windows XP SP2.

O grande pecado do OSX é que a configuração do sistema é feita basicamente na gui e ela não interage perfeitamente com o terminal.

Ou seja: Se você é admin do OSX vai ter que usar a gui, uma hora ou outra.

Mas entenda, é uma situação muito mais confortável para "os outros", o admin ser quase obrigado a usar a gui. Enquanto no Linux: Se você é admin, vai ter que usar o terminal uma hora ou outra.

PS: No OSX, apesar da interação não ser total entre o /etc e a gui, se você quiser configurar o SAMBA na mão, as configurações do terminal funcionam com perfeição - como que em paralelo com as configurações da gui (só a título de exemplo).

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Ednei Pacheco
...: Cara, dá um Mac na mão de alguém que não entende de Computador. Em 2 dias ele vai ser o rei do OSX. -- Pois é... e o que ele vai fazer com o Mac? Editar textos, escutar música, navegar na internet...

O Wilfredo deu a resposta: se os computadores fossem projetados para uma (ou um conjunto) de tarefas específicas, sua utilização seria muito mais simples. Mas seria interessante fabricar máquinas assim? Em alguns casos sim, como os videogames atuais! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de anakinpendragon
E logico que usuario não: E logico que usuario não precisa ser expert em informatica, senão eu estaria desempregado...
Mas o problema é que tem algumas pessoas que não tem nem noção da maquina, ou por que simplesmente não fizeram um curso de informatica, ou fizeram um curso horrivel. Eu tenho usuarios no nivel tão baixo, que me disseram que salvaram o arquivo no word, quando eu achei o arquivo dele pelo explorer, ele me falou, perai ai meu arquivo esta é no word, como ele foi parar ai? Ela não tinha nem noção de que os arquivos ficam no hd não dentro do programa... E outra que eu fui levar o monitor dela pra consertar e deixei outro no lugar... Ela queria me bater falando que os arquivos dela estavam na maquina que eu estava levando, que tinha informação confidencial da empresa, e se eu ficar contando fico até amanha.
Mas basicamente é isso , o usuario tem que entender um pouco da maquina. É como no carro, ele não precisa ser mecanico, mas precisa pelo menos entender que tem que trocar o oleo, colocar agua...
Comentário de manoel_lobo
Saiba o que é e como funciona...: ...e tudo que você fizer se tornará mais simples e fácil, seja em informática, eletrônica, mecânica ou em qualquer outro trabalho que exija a interação do homem com a máquina.

O usuário (ser mitológico) não precisa ser expert em informática para usar um computador, ele precisa se familiarizar com o ambiente (sistema operacional e demais aplicativos) que utiliza para realizar suas tarefas do cotidiano.


Um pouco de off-topic (algo relacionado):

Ontem (20/04/2006) fui literalmente cozinhado pelo suporte da Velox, que não sabia o que estava fazendo e nem como funciona esse negócio de ATM (VCI, VPI)/Ethernet sobre ATM/PPPoE (PADI, PADO, PADR, PADS, PADT).

Pelo simples fato do modem/computador (cliente PPPoE) estar enviando o PADI e não estar recebendo resposta do concentrador de acesso, não tinha internet, sequei minha garganta tentando explicar isso pro suporte "técnico", não era suporte à usuário, era alguém "mais experiente".

Ou seja, se ele soubesse o que eu estava falando, não teria dito tanta asneira e teria solucionado meu problema.

Tá aí um bom exemplo disso.


Ó Deus, me concede a graça de ser terrorista...
--
Where is my mule ?
Where is my forty acres ?

Warren Haynes/Gov't Mule
Comentário de boi
analogia com carro: Essa coisa de comparar o computador com carro é bem interessante. Ouvimos muito por aí uma coisa assim, principalmente quando se fala de Linux: "para dirigir um carro não preciso saber mexer no motor". Mas as pessoas se esquecem de o carro não é tão simples assim. Em primeiro lugar, você tem que aprender a dirigir. Além disso, você tem que ter algumas noções sobre o funcionamento do carro, tem que saber que precisa abastecer, senão ele vai parar de funcionar, tem que saber que precisa trocar o óleo, calibrar os pneus de vez em quando. E precisa levar no mecânico, para as tarefas de manutenção que você não sabe ou não quer fazer. Um carro não é tão simples assim, e um computador também não, mas um computador as pessoas insistem em usar sem ter a mínima noção do funcionamento da máquina.
Comentário de Helvécio Guimarães
E a carteira para dirigir ??: Realmente o micro não é um liquidificador, embora muitos fabricantes queiram passar essa idéia. Não é nem um carro (mas fica a cada dia mais popular). É bom lembrar que para dirigir um carro, exige-se habilitação (antes tem aulas práticas, teoricas e provas !!), e qualquer motorista sabe o mínimo do funcionamento do carro (sabe a hora de encher o tanque, calibrar os pneus, troca de óleo, etc..).
Abraços
Comentário de Webmarlin
Entender X ser um expert: É lógico que precisa entender, mesmo que seja o basico: digitar um documento de texto, trocar a resolução de vídeo e até configurar uma conexão adsl. O problema é quando surgem aqueles xiitas que acham que o mundo é a informática, ou, como o nemesis, acreditam piamente na Matrix e acabam se irritando e achando que as coisas não precisam ser tão fáceis pro usuário final, e que eles são preguiçosos e burros... quando na verdade, apenas não almejam serem os experts na informática, pois têm prioridades na vida como serem médicos, engenheiros, economistas, advogados... Ah! Mas pra quê ter essas profissões, não é mesmo? A informática é suficiente pra nós. Deus é o arquiteto do sistema que nos aprisiona! Não sei porquê é tão difícil pra esses caras entenderem que as coisas não funcionam assim e que a realidade não são linhas de código.
Comentário de Wilfredo
Mágica máquina: Eis a graça do computador: ser diferente da maioria dos equipamentos eletrônicos que conhecemos justamente por ser de uso geral. A idéia da computação universal fascina muitos de nós: fazer potencialmente 'qualquer coisa' com um computador.

Pena que na minha área de pesquisa ele é um 'bicho muito burro'.
Comentário de Zyk
A habilitação é: A habilitação é necessária para dirigir em vias públicas, pois há risco de causar danos a terceiros. Qualquer um pode se aventurar em dirigir sem habilitação dentro de vias privadas (fazendas, pistas particulares, etc.).

Computador existe para facilitar a vida das pessoas. O computador deve se adaptar às pessoas e não o contrário.
Comentário de Heitor Moraes
Editar textos, escutar música, navegar na internet...: Editar textos, escutar música, navegar na internet...

...jogar, usar p2p, mensagens instantâneas, voip...

Não se faz muito mais do que isso com um Computador, seja rodando Windows, Linux ou OSX. O lance é que tudo isso é fácil no MacOS X.

Pra ser sincero as únicas distros que chegam perto da facilidade do OSX são Fedora, Debian-BR-CDD e o Ubuntu. Curiosamente todas usam GNOME como padrão. Vale ai uma dianteira pro Ubuntu.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004