Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenOffice.org anuncia a versão pública 2.0 Beta

OpenOffice.org anuncia a versão pública 2.0 Beta Claudio Filho (filhocf@openoffice.org) enviou este link e acrescentou: “Estamos um passo mais próximos da nova versão 2.0 do OpenOffice.org. O projeto OpenOffice.org tem o prazer de anunciar a liberação da primeira versão pública do OpenOffice.org 2.0 Beta, disponível para download agora. O OpenOffice.org 2.0 Beta está disponível em inglês para Windows, GNU/Linux e Solaris. Plataformas adicionais e localizações para o português do Brasil, alemão, italiano, japonês, coreano, russo, espanhol, sueco, chinês simplificado, chinês tradicional e turco, e outros serão disponibilizadas brevemente.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Agora sim...: Se esta for uma versao beta, provavelmente então já teremos uma idéia de como ficou a performance.
Interessante que a versao candidata a beta tinha uma versao pt_BR e a beta não. Alguem conhece algum mirror (openoffice.org.br tá lerdo) ?

Comentário de Alexandre Thieme Res
Gostaria de saber se junto co: Gostaria de saber se junto com o lançamento da versão 2.0 do openoffice.org será disponibilizada uma compilação para plataformas de 64bits (amd64)
Comentário de Hermesdsb
Pacotes Debian: Agora é hora de alguem postar aquele tutorial para Instalação em distros baseadas no Debian. conversão dos RPMS com o alien, excluir arquivos, etc.
Obrigadão.

Comentário de Eduardo Sierra
A verão que foi disponibiliz: A verão que foi disponibilizada como BETA é a 1.9.79, ou seja, a última que tinha sido disponibilizada... quem já esta com essa versão "antiga" em PT_BR nem precisa fazer o download da nova... a não ser que queira ver a splash screen com OpenOffice.org 2.0 Beta :-)

ah, como eu fiz o download e instalei por cima, ela se manteve em PT_BR!
Comentário de Tango
Instalador, não RPM: O beta foi disponibilizado como binário instalador, não como pacote RPM. Perfeito para todas as distros.

Estou baixando bem rápido da PUC:
ftp://ftp.pucpr.br/openoffice/stable/2.0beta/

*** EDIÇÃO ***

Perdoem-me: só está disponível em RPM mesmo, vários pacotes compactados em um tarball. Falha minha.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Roger de Almeida
Avaliação do OO: Pessoal,

Seria de interesse de todos, a criação de um tema no fórum do br-linux para que os demais possam acompanhar os testes e comentar essa nova versão?

Seria uma forma interessante de documentar.

Sugestão
OpenOffice 2.0.Beta - Avaliação

[]
Roger


Comentário de StanStyle
Análise é o que não falta.: Pelo menos em inglês já existem várias disponíveis. A mais recente é essa do NewsForge.
Comentário de Roger de Almeida
Análises: Eu sei que "não faltam" fóruns desse tipo. Todavia, aqui neste espaço, sempre há comentários sobre performance e outras infomações sobre o openOffice.
Partindo desse pressuposto e também, pelo fato dos comentários ficarem dentro de um ambiente em que as pessoas de mesma língua fazem uso, fica interessante acompanhar melhor as histórias de cada um.

[]
Roger
Comentário de Job
Breve análise do OpenOffice: Breve análise do OpenOffice Writer, 1.9...

Bem, estou usando as versões em desenvolvimento já a alguns meses, pesadamente para escrever minha tese de douto.
No geral, esta mais rápido, com melhor compatibilidade com o MSOffice.
Porem, sofreu varios tropeços neste caminho.

1 - Mudou varias vezes o formato de arquivo nativo e algumas vezes as versões novas não liam o formato anterior :(

2 - Erros inexistentes passaram a aparecer, ex:, ao inserir figura de arquivo, o cursor vai pro final do arquivo, e muitas vezes acaba travando. Isso ocorre deste as ultimas 2 versões ou melhor as duas 2 meia. pois a ultima so muda para pt_br e a tela de entrada.

3 - Exportação de sumários para MSword, ainda são problema, em caso de necessidade, remova-os e recrie-os. Numeração automática de t?tulos tb se perde.

** Vantagens, depois de se habituar a algumas peculiaridades, o usuário um pouco mais avançado (escrevendo tese por ex:), achara o OO mais prático que o MSword., em especial pela facilidade para rotular figuras e tabelas.

Corrigindo esses e alguns outros problemas, tem tudo pra ser um sucesso.

Mas realmente, espero que lancem o final bem mais maduro, senão o usuário malha.!





Comentário de Patola
Tese de doutorado em um programa experimental?: Não acha um pouco arriscado escrever sua tese num programa que mal entrou em beta?

Dizem que o melhor jeito de escrever teses de mestrado (no sentido de ser mais produtivo) ainda é usando LaTeX. Já experimentou?
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Tiago Cruz
Corretor Ortográfico: O problema é que o corretor ortografico do ultimo beta, o que tava em pt_BR ainda, não está funcionando, por isso não dá para colocar os usuários para testar.

E vi que finalmente, no windows, ele abre arquivos como \\server\dados\planilha.xls. Antes, só se fosse mapeado como f:\planilha.xls. Vai falar isso para um usuário...

http://linuxrapido.org
Comentário de Manoel Pinho
É muito perigoso mesmo arriscar: É muito perigoso mesmo arriscar uma tese de doutorado num programa beta. Me lembro muito bem dos meus tempos de usuário de M$ Office em que perdi de repente 140 equações que haviam no documento. E não teve jeito de restaurar. Tive que digitar tudo de novo.

Eu não confio em nenhum programa wysiwyg para fazer grandes documentos como uma tese.

Uma dica: use o writer2latex (http://www.hj-gym.dk/~hj/writer2latex/) para exportar o texto já digitado no OpenOffice.org para o LaTeX e depois prossiga nele. Sugiro o uso do kile (http://kile.sourceforge.net/) como editor.
Comentário de Job
Patola, na verdade ja tentei: Patola, na verdade ja tentei usar o tal do Latex, ou melhor o Lyx, que até pode ser produtivo, porém descobri que não é bem assim. Só se torna produtivo se vc tiver um molde muito bem estruturado para seu trabalho, e ainda tera que lidar com vários problemas, como imagens, compartilhamwneto com outros, etc.

No caso do beta, optei por ele, exatamente pq apesar de algums problemas, ele se mostrou mais confiável que as versões 1.XX.

Quanto aos riscos, a unica opção realmente segura é o Lyx/Latex, que eu descartei, e como garantia, vale o mesmo par qq coisa digital: backups, backups e exportar par vrios formatos.


ps: trabalho com desktop publishing desde o tempo do XT (com o velho ventura publishing rodando na interface GEM)





Comentário de Cadu
RPM de novo... :(: Já me estressei com alguns desenvolvedores no fórum do OpenOffice.org por causa desses RPMs. Sempre achei aquele instalador padrão muito melhor.
Espero que quando eles lançarem a versão final, exterminem de vez com esses RPMs.
Comentário de Manoel Pinho
LaTeX: Me desculpe, mas o LaTeX ainda é a melhor coisa para escrever teses, livros e documentos muito longos. A única coisa chata é ter que lembrar o nome de símbolos e a sintaxe de certos comandos, mas depois que passou a existir no linux uma IDE como o kile, nem isso é mais desculpa.

O Lyx é também uma boa, especialmente para documentos menores ou que devem ser feitos rapidamente.

De qualquer forma é bem melhor usar o OOo.org do que o M$ Word, pois num caso de corrupção do arquivo sempre dá para recuperar alguma coisa porque o texto estará em xml e as figuras separadas em um subdiretório dentro do arquivo zipado.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Desculpem mas o OO Impress não chega aos pés do M$-Powerpoint: Desculpem mas o OO Impress não chega aos pés do M$-Powerpoint
Comentário de Manoel Pinho
E daí ?: E daí ? A maioria dos usuários do M$ Office nem sequer usam o Powerpoint, que é usado basicamente por estudantes, professores e setores de vendas de empresas para fazer apresentações.

Aliás, as melhores apresentações são feitas com temas simples, sem muita frescura. Quem insere um monte de tralhas e efeitos em apresentações geralmente quer distrair o público para esconder sua ignorância no assunto que apresenta. Para apresentações simples e normais o OOo.org atende plenamente.

E para mim as melhores ferramentas de apresentação são as baseadas em LaTeX + Acrobat Reader.
Comentário de Kid-X
(Offtopic) Manoel Pinho, o MAIS ANTIQUADO: Esse cara aí só queria que o Impress fosse de um nível do PowerPoint!

Manoel, fala a verdade, você é ao cara mais antiquado da comunidade!!!
Você fala coisas ABSURDAS do tipo: Assembly é linguagem obsoleta, dispositivos USB não servem para Linux, X11 é o melhor servidor gráfico para computadores, é contra entrada de softwares proprietários no Linux, e agora acha que o Impress está bom do jeito que está!

1- Assembly, assim como qualquer outra linguagem de baixo nível, sempre vão existir. Os programadores mais nobres sempre farão programas em Assembly, porque eles sabem do valor que esta antiga linguagem possui. Vida ETERNA ao Assembly e às linguagens de baixo nível!;


2- Se o Linux já não tivesse suporte a USB, não teriamos suporte a dispositivos mais avançados como FireWire, fibra ótica e infravermelho. Ele estaria apenas suportando aqueles dispositivos velhos, COM e LPT pra baixo!;

3- Já experimentou a última versão do MenuetOS? Os desenvolvedores estão tentando colocar suporte a tranparência no desktop nele. Espere aí, não era essa a maior novidade do X11? Caramba, daqui a pouco o servidor gráfico do MenuetOS passa a perna no X11! Que vergonha, hein X11!!!

4- Você também é daqueles que adotam a política: "Use LINUX ou vá pro inferno! É software livre, é o que importa, seja de qualidade boa ou ruim, é software livre, use e não reclame, e pronto! Que se dane a qualidade do Impress ou de vários outros Software Livres! O que importa é que é Software Livre!" Sendo assim, temos que ganhar a força da Microsoft, todos acham que os produtos da M$ são de péssima qualidade, mas o M$-Office, infelizmente, ainda esmaga o OpenOffice, assim como o Adobe Photoshop esmaga o GIMP!

É preciso ter um pouco de "amor" ao Software Livre também!

E eu não quero ficar discutindo com ninguém, desculpe se arruinei (mais uma vez) o tópico sobre a notícia.

Manoel Pinho, Patola, Alves da Rocha entre outros, a especialidade de vocês é bater-boca e nunca apresentarem uma solução, apenas defender a mentira e se acharem os mestres pra cima dos novatos!
EU ESPERO QUE NINGUÉM EMBARQUE NA ONDA DE VOCÊS!!!
Comentário de Patola
Hein? =P: Kid, não sei como ainda tenho paciência pra isso, mas olha só...

Você fala coisas ABSURDAS do tipo: Assembly é linguagem obsoleta, dispositivos USB não servem para Linux, X11 é o melhor servidor gráfico para computadores, é contra entrada de softwares proprietários no Linux, e agora acha que o Impress está bom do jeito que está!

Nunca vi o Manoel dizendo nada disso aqui no br-linux. Você está pondo palavras na boca dele que ele não disse, usando de muita deturpação do sentido. Por exemplo: o Manoel disse que o X tem seus méritos, não que é o melhor. Ele disse que o Impress é bom o suficiente pra tarefa cotidiana, não que está bom do jeito que está. Você consegue enxergar a diferença ou é tudo a mesma coisa pra ti?

3- Já experimentou a última versão do MenuetOS? Os desenvolvedores estão tentando colocar suporte a tranparência no desktop nele. Espere aí, não era essa a maior novidade do X11? Caramba, daqui a pouco o servidor gráfico do MenuetOS passa a perna no X11! Que vergonha, hein X11!!!

E daí? O Mac OS X apresenta isso há anos já. Anti-aliasing no X demorou anos pra ser implementado, enquanto que no Windows já havia desde o Windows 95. E você está falando de algo que ainda nem foi implementado - "estão tentando colocar suporte"...

Sendo assim, temos que ganhar a força da Microsoft, todos acham que os produtos da M$ são de péssima qualidade, mas o M$-Office, infelizmente, ainda esmaga o OpenOffice, assim como o Adobe Photoshop esmaga o GIMP!

O argumento dele é outro, acredito. Apesar de essa sua opinião sobre o OpenOffice x MS-Office ser controversa (por exemplo, é patentemente mais fácil lidar com figuras no openoffice do que no MS-Office 2003), o Manoel está dizendo apenas que os programas X e Y desempenham completamente bem a tarefa: uma apresentação do nível a que todo mundo está acostumado pode ser feita sem problemas no OpenOffice Impress (e isso é verdade, há anos já o venho usando sem nenhum problema para isso), e se a apresentação é muito elaborada, são altas as chances de que ela não precise ser...

A mesma coisa pode ser dita do GIMP. Ele tem todas as funcionalidades básicas esperadas de um excelente programa de manipulação de imagens. O Photoshop pode ser muitíssimo poderoso, mas um iniciante que queira retocar uma foto ou fazer um carta pra sua festinha precisa realmente dele? As pessoas são desonestas e costumam preferir pagar 'derreau' pro camelô da esquina e usar um software proprietário caríssimo a usar algo que simplesmente dê conta do recado.

Manoel Pinho, Patola, Alves da Rocha entre outros, a especialidade de vocês é bater-boca e nunca apresentarem uma solução, apenas defender a mentira e se acharem os mestres pra cima dos novatos!

Solução pra quê, Kid-X? Pros problemas do mundo? Ninguém tem. Acredito eu que todos têm o seu papel no mundo do software livre: há aqueles que contribuem programando, os que contribuem fazendo desenhos, os que contribuem discutindo idéias, os que contribuem viabilizando comercialmente... Certamente você não vai querer exigir que o Mathias Ettrich (um excelente programador) desempenhe também o papel de um Lawrence Lessig (um jurista especializado em copyright e soberbo defensor do papel do software livre). É claro que têm os que se desempenham bem em várias tarefas - Stallman já foi considerado um dos dez melhores programadores do mundo e depois passou a dedicar sua vida à retórica do software livre (e sem dúvida ele tem carisma), mas são exceções.

Minhas idéias podem estar erradas, mas você e eu só vamos saber disso quando as discutirmos. Não adianta você chegar e dizer desaforos, isso só dificulta o entendimento e a conversa. Emperra o consenso.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Manoel Pinho
"Esse cara aí só queria que: "Esse cara aí só queria que o Impress fosse de um nível do PowerPoint!"

OK, mas não adianta ficar se lamentando e usar isso como desculpa para não usar o OO ou linux. O desenvolvimento está indo bem, resolvendo os problemas por prioridade. E outras coisas eram mais importantes, como a adição do banco de dados, a mudança no formato de arquivos, etc.

O OOo.org está melhorando muito e está muito bom quando se pensa que o MS Office é o carro-chefe da M$ e, talvez, o seu melhor produto, além de ter anos de desenvolvimento como vantagem.


"Manoel, fala a verdade, você é ao cara mais antiquado da comunidade!!!"


Talvez eu esteja ficando mesmo velho ou você seja criança (o seu kid no nickname reforça a tese) para compreender o que falo...


"Você fala coisas ABSURDAS do tipo: Assembly é linguagem obsoleta, dispositivos USB não servem para Linux, X11 é o melhor servidor gráfico para computadores, é contra entrada de softwares proprietários no Linux, e agora acha que o Impress está bom do jeito que está!"


Eu nunca falei que assembly é uma linguagem obsoleta, tanto que uma das coisas que leciono é exatamente isso :-) Seria um pecado mortal... Também não falei que USB não serve para linux. Você deve estar confundindo a pessoa.

Quanto ao X eu reafirmo tudo o que disse. Não é perfeito e pode ser melhorado, mas ainda foi o sistema gráfico mais inteligente e flexível que inventaram. O fato de estar em uso até hoje e termos extensões OpenGL, coisas como o NX, etc reforçam isso.

Odeio idéias de colocar uma espécie de GDI no kernel, tipo o que a M$ fez com o NT e que fez com que um simples driver de vídeo mal feito derrube o sistema inteiro. Trocou a estabilidade em troca de um pequeno desempenho a mais.


"1- Assembly, assim como qualquer outra linguagem de baixo nível, sempre vão existir. Os programadores mais nobres sempre farão programas em Assembly, porque eles sabem do valor que esta antiga linguagem possui. Vida ETERNA ao Assembly e às linguagens de baixo nível!;"


Viva !


"2- Se o Linux já não tivesse suporte a USB, não teriamos suporte a dispositivos mais avançados como FireWire, fibra ótica e infravermelho. Ele estaria apenas suportando aqueles dispositivos velhos, COM e LPT pra baixo!;"


É comum aos novatos achar que só porque o linux suporta USB que podem comprar qualquer hardware USB que ele será reconhecido e funcionará imediatamente, quando o padrão USB se refere apenas à comunicação de dados entre os dispositivos e o computador, não o significado deles.

Fora isso eu gosto do USB sim.


"3- Já experimentou a última versão do MenuetOS? Os desenvolvedores estão tentando colocar suporte a tranparência no desktop nele. Espere aí, não era essa a maior novidade do X11? Caramba, daqui a pouco o servidor gráfico do MenuetOS passa a perna no X11! Que vergonha, hein X11!!!"

Já experimentei uma versão antiga e de vez em quando baixo uma versão do Syllable (que acho mais interessante).

Mas a verdade é que esses sistemas operacionais provavelmente continuarão sempre como hobby por falta de drivers e compatibilidade com milhares de programas desenvolvidos para a dupla Unix/X.


"4- Você também é daqueles que adotam a política: "Use LINUX ou vá pro inferno! É software livre, é o que importa, seja de qualidade boa ou ruim, é software livre, use e não reclame, e pronto! Que se dane a qualidade do Impress ou de vários outros Software Livres! O que importa é que é Software Livre!" Sendo assim, temos que ganhar a força da Microsoft, todos acham que os produtos da M$ são de péssima qualidade, mas o M$-Office, infelizmente, ainda esmaga o OpenOffice, assim como o Adobe Photoshop esmaga o GIMP!"


Volto a dizer, e daí ? Eu não sei usar direito o Photoshop e nem preciso dele. O gimp já atende as minhas poucas necessidades gráficas.

O OpenOffice também me atende quase sempre. As excessões são alguns arquivos nos formatos do MS Office que algumas pessoas insistem em mandar e precisam algum tipo de edição e que são importados com algum tipo de desformatação.

Para documentos grandes (como livros e teses) eu não recomendaria NENHUMA ferramenta wysiwyg, seja o OpenOffice seja o MS Office. Eles não foram projetados para isso e o LaTeX é muito superior. Um kile + LaTeX ou um Lyx são soluções superiores.


"É preciso ter um pouco de "amor" ao Software Livre também!"

Mas eu tenho ! Só que no momento o sistema operacional livre com maior ritmo de desenvolvimento e mais chance é o linux.

Só não vou ficar como você lamentando se o linux não é um micro-kernel ou se o X não é perfeito. Ambos funcionam bem e podem ser melhorados.



"Manoel Pinho, Patola, Alves da Rocha entre outros, a especialidade de vocês é bater-boca e nunca apresentarem uma solução, apenas defender a mentira e se acharem os mestres pra cima dos novatos!
EU ESPERO QUE NINGUÉM EMBARQUE NA ONDA DE VOCÊS!!!"


Pera lá, o Patola é gente boa, mas esse Alves da Rocha (o "crítico") é um tremendo troll e só fala m***.

E que solução você deu até agora ? Você quer trocar o kernel linux por um novo microkernel e jogar fora o X. Vá em frente e faça um projeto, assim como existem esse MenuetOS e outros.

Começo a achar que você tem um saudosismo do Windows e acho que você poderia tentar usar o reactOS (http://www.reactos.org/) em vez do linux. Afinal, também é software livre e parece ter idéias mais próximas às suas...

Comentário de Hermesdsb
De novo: Há alguns dias dei uma resposta "agressiva" ao Kid e o mesmo deu uma melhorada, ficou um tempo calmo, acho que esta na hora de alguem dar outra para ele...

Voltando ao tópico.
Aproveitei o sábado para instalar o Suse 9.2 que veio na revista LM. Instalei o OpenOffice nele, mas como o meu SO de produção é o Kurumin, copiei o diretório do Suse /opt/openoffice.. (antes de abrir) para a minha home no Kurumin e esta funcionando perfeitamente. Uma vantagem que verifiquei foi o mesmo localizar a impressora instalado no KDE sem nenhuma configuração. O sistema de impressão parece que esta melhor.
Comentário de Tango
20MB de arquivo, para o lixo.: Usando um software beta não-declarado, chamado Microsoft Word, um belo dia travou enquanto eu trabalhava justamente duranta a operação de autosalvamento (que supostamente serve para aumentar a segurança do usuário contar falhas) um arquivo .DOC de 20MB foi transformado em lixo. Um ano depois eu começaria a usar o OpenOffice como uma tentativa de encontrar um substituto.

Apesar de ter presenciado vários chashes do OOo, nenhum deles jamais destruiu trabalho meu que já estava salvo.

Usar um beta como ferramenta de produtividade é perigoso? Sim, é. Ninguém deveria usar num ambiente assim o OOo 2.0 beta, nem tão pouco o Microsoft Office.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Para o usuário final que se: Para o usuário final que se importa, a relação custo/beneficio do OOImpress é muito superior à do "M$ Powerpoint". Algo perto de... Infinito? (Relação = Benefício / Custo). Se você não dá a mínima ao usar um software pirata, pode continuar com sua opção.


--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de hamacker
O openoffice nao passa dum arquivo de formato web: Se um dia desses perder o trabalho é só descompactar .sxw (se nao me engano é um zip interno) e abrir no mozilla. O formato é bem bolado.
O formato .zip é muito dificil de se perder um arquivo, no geral mesmo corrompido ele restaura o que é possivel.
Espero que o formato opendocument "pegue", seria muito interessante todos os editores de formato livre usarem um formato comum, isso seria um avanço sobre os softwares proprietários.


Comentário de Timoteo
pt-br: eu baixei por este link ftp://ftp.pucpr.br/openoffice/stable/2.0beta/ e não vem em português.....alguém sabe como colocar em português ????
Comentário de Hermesdsb
Por enquanto só saiu a vers: Por enquanto só saiu a versão em ingles, no site do www.openoffice.org.br informa que a versão em outros idiomas será lançada posteriormente.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004