Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lei de patentes na Europa avança apesar das pressões

Roberto Salomon (roberto.salomonATtera.com.br) enviou este link e acrescentou: “Essa veio do Inquirer (tradução às pressas feita por mim): Ministros da CE estão prontos para aprovar a proposta de lei que protegerá "invenções baseadas em computadores" tais como software através de patentes em uma decisão vista como favorável à Microsoft, Nokia e outras do mesmo porte. Pequenas companhias de software têm argumentado contra a lei dizendo que ela terá impacto sobre o desenvolvimento de código aberto e que elas serão pressionadas pelas grandes empresas sobre violações discutíveis. Ativistas anti-patentes dizem que isto reflete a capitulação da CE resultando em uma fusão de fato entre a Microsoft e o bloco que nos fará condenados a preços mais altos para software de pior qualidade. Espera-se que a segunda-feira veja os ministros de países individuais, a Comissão, aprovarem o voto na proposta sem debate. Daí, a proposta segue para o Parlamento Europeu para uma segunda leitura. Site da campanha: http://www.nosoftwarepatents.com

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de adilson
LInk errado: Olá.
O link para o site está assim: http://br-linux.org/linux/www.nosoftwarepatents.com
Comentário de brain
corrigi: Obrigado, Adilson!
Comentário de Tango
Percebe-se claramente a difer: Percebe-se claramente a diferença entre "povo" e "nação". Praticamente ninguém, mas as megacorporações desejam as patentes de software. Mas o processo caminha, simplesmente ignorando os apelos dos reles mortais, cujo valor só existe quando em época de eleição.

Interessante, mas não confortante saber que no mundo antigo eles também sofrem desse mal.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Kid-X
Que bagunça!: Ontem (no modo de dizer) disseram que legalizariam as "patensofts" sem ao menos votarem a favor...
Daí a Polônia bloqueou...
Então as Euro-Patensofts por enquanto estavam mortas.
Mas depois as patensofts voltaram à estaca zero;
E novamente, o mesmo pesadelo!

Ah, vejam que isso também favorece a Nokia, que recentemente abriu um centro de desenvolvimento em Recife e, indiretamente, lançaram uma cortina de fumaça contra a gente...

Olho Vivo, Comunidade!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Somos mais ricos que os americanos - Alexandre Garcia
Comentário de sérgio
Relmente sendo eu Europeu pos: Relmente sendo eu Europeu posso afirmar que esta matéria vai ser muito importante para o nosso futuro ( o futuro dos europeus ) mas tanto uma noticia a semana passada como esta tem algo que me chateia, que é dar como factos adequiridos coisas que ainda se vão passar, o que no meu ponto de vista é bastante incorrecto. Depois mesmo que haja avanços agora mais tarde pode haver recuos, não penso que será uma decisão vinculativa para o resto da vida.
Comentário de Manoel Pinho
Mais notícias sobre isso:
http://linuxtoday.com/infrastructure/2005030401926NWLLPB

NoSoftwarePatents: Denmark and Poland Will Deal the Death Blow To the Council's Current Proposal
Mar 4, 2005, 20 :30 UTC (8 Talkback[s]) (1421 reads)

"This afternoon, the EU Policy Committee of the Danish parliament took a binding decision (i.e., not just a resolution that a government is legally free to ignore) that the Danish government shall oppose the adoption of the current proposal as an A item (an item for debateless approval) in Monday's meeting of the EU Council, and shall request that the proposal be renegotiated (as a B item) in the future.

"The Polish government has previously stated that it is against the proposal but 'cannot fight alone.' Now that Denmark sides with it, Poland has the chance to express its true position on Monday..."


http://linuxtoday.com/infrastructure/2005030401926NWLLPB

Reuters: EU Sees Approval of Contested Software Patent Bill

Mar 4, 2005, 16 :00 UTC (10 Talkback[s]) (1684 reads)


"European Union President Luxembourg expects the bloc's ministers to approve a controversial draft law on patenting computer-based inventions on Monday, a Luxembourg official said.

"The decision would mark a victory for advocates of patenting some computer software, notably big firms such as Microsoft and Nokia, against many small companies, which fear the planned law would push them out of the market..."


Comentário de ferdam
Estranho, logo apos a turne d: Estranho, logo apos a turne do Bush pela Europa...
Resta-nos alguma esperança ?
Abraços,
Fernando
Comentário de bebeto_maya
Política é playground de executivo!: __Muito bem frisado, ¨logo após a turnê do terrorista number one pela Europa¨, e logo após o fórum econômico de Davos, que todo mundo sabe, não passa de um espetáculo industrial.O mais interessante é que eles não conseguem diferenciar propriedade intelectual, que tem copyright de propriedade industrial, que usa patentes...E o mais incrível é como as leis de patente e copyright são conflitantes: Na lei de Copyright ¨idéia é patrimônio universal da humanidade¨, mas com relação a patentes, tudo é invenção passível de ser registrado: Da roda ao duplo clique. . .Coisas que ao meu ver são idéias. . .

__Ainda me lembro de um certo advogado australiano que desmoralizou a a lei de patentes do país, registrando a invenção da roda. . .Como dizia FranK Vincent Zappa:¨Politica é o parque de diversões da indústria¨
MOney!This is the power true!
Comentário de bogus
Indiferença: Infelizmente o problema é outro e se as diferenças fossem assim tão claras talvez jamais a situação chegasse ao ponto em que se encontra hoje. Na verdade, as megacorporações estão defendendo seus interesses e tirando proveito da indiferença dos reles mortais a respeito do tema. Há uma falta de informação generalizada e por isso a pressa em aprovar estas leis. Quem dera os apelos fossem em número suficiente.

Se fizermos todos uma sondagem entre amigos e familiares vamos chegar a seguinte conclusão: a maioria ignora completamente o assunto; alguns acham razoável existir uma compensação que incentive novas pesquisas e o desenvolvimento, mas não compreendem bem as implicações das patentes de software e biopatentes; o restante é contra o alargamento dos direitos de propriedade intelectual. Muito longe de haver um clamor popular.
Comentário de FatTux
Irlanda, os laranjas dos EUA: Sempre que os EUA querem fazer algo errado eles arrumam "laranjas" como é o caso de Cuba e as prisões sem julgamento e a tortura.

No caso da Europa, o "laranja" é a Irlanda. Como os EUA não podem exportar para a Europa produtos subsidiados pelo governo (dá-lhe OMC), eles acharam uma via indireta: usar um país membro da UE para fazer o trabalho sujo, onde a OMC não pode meter o nariz.

Funciona assim:

1) A Irlanda era um dos países mais pobres da UE, com 1% da população e menos do que isso na economia.
2) Os EUA colocaram multinacionais na Irlanda, com a condição de elas terem impostos mínimos (note que as companhias nacionais da Irlanda pagam impostos pesados), tudo em troca dos "empregos".
3) Na hora da remessa dos lucros para os EUA, o governo americano abre mão dos impostos que seriam normais neste caso.
4) Pronto! Subsídio do governo americano e nada de OMC!
5) Com isso, hoje a Irlanda é o maior exportador de software (americano) para a UE, nos demais países da Europa a M$ e outras possuem apenas presença institucional. Quando um francês ou alemão compra a "caixinha", na verdade ela veio da Irlanda.

E tem o passo 6, que é o mais nefasto: o chefe da comissão para patentes de software na UE veio de que país mesmo? Quem falou Irlanda merece um doce.

Mas a luta não acabou, a filosofia parasita do governo irlandês ficou muito exposta e os demais governos da UE não vão deixar barato. Vamos torcer.
Comentário de Manoel Pinho
Irlanda: Até a tradução dos programas da M$ para o português do Brasil (e outras línguas) é feito lá na Irlanda, usando brasileiros que vão para lá trabalhar com contratos temporários.

E a Inglaterra é outro capacho dos EUA, mandando soldados para o Iraque e cuja rainha ainda teve a coragem de dar o título de "cavaleiro" para Bill Gates. Ele só não pode ser chamado de "Sir" porque pela tradição isso é restrito a ingleses...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004