Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Plantão Info: Mais provedores optam por bloquear BitTorrent

“Provedores de acesso à internet estão usando mecanismos para barrar o uso em larga escala de programas BitTorrent. (...) A troca de arquivos por BitTorrent sobrecarrega a infra-estrutura dos provedores, que optam por usar códigos que bloqueiam o uso deste protocolo de transferência. Alguns sites na web exibem listas de provedores que restringem o uso de BitTorrent. A lista inclui alguns provedores brasileiros, que não confirmam bloquear este tipo de transferência.   Para escapar da restrição, alguns usuários deste método de transferência optam por criptografar suas transferências.” Veja o texto completo em INFO Online - Plantão Info - Mais provedores optam por bloquear BitTorrent.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lipse
Mais detalhes...: Mais detalhes sobre o assunto você encontra aqui:

http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=3191&sec=7778

É triste essa atitude, mas já há caminhos para escapar disso: criptografia.

Filipe Batista (Lipse)
Jabber ID: lipse@jabber.org
Comentário de .;.;
A falta de orgãos: A falta de orgãos reguladores é uma desgraça pra todo sistema capitalista...

Considero criminosa esse tipo de atitude... Onde está a liberdade? A falta de planejamento e infra-estrutura desses provedores de internet é uma desgraça, e a prova está ai: a atitude criminosa dessas empresas, que privam o usuário do produto que vendem.


Quanto tempo pra essa moda chegar de vez no brasil?
Comentário de Daniel Fonseca Alves
NET: A virtua está na lista, chato é que o bittorrent está sendo uma ótima alternativa de distribuição de CDs de Linux. :-(

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de xultz
Estranho ver a Vírtua: Estranho ver a Vírtua fazendo isso, já que ela cobra por tráfego mensal... ainda bem que não assinei esse provedor...
Comentário de puelocesar
Isso é um absurdo! Se eu: Isso é um absurdo! Se eu estou pagando pela a banda eu tenho direito de utilizá-la da maneira que quiser!

Isso é uma piada. Se acontecer aqui no meu provedor é Procom na certa.

P2P não é só para pirataria.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de welrbraga
O que seria pior pra eles:: O que seria pior pra eles: Baixar por Bittorrent ou por FTP?

Uma coisa é certa eu vou tentar baixar um ISO do DVD do Ubuntu e se o Bittorrent tiver bloqueado eu vou baixar por FTP ou HTTP e ai vai ser pior porque o proxy não vai aguentar o tranco.

Fora o fato de que no contrato não especifica uso e por isso eu posso recorrer ao PROCON.
---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605
Comentário de brain
Virtuas e virtuas: Talvez as políticas do Virtua sejam regionalizadas, ou a lista esteja errada. Assino o Virtua e faço downloads pelo BitTorrent sem problema nenhum.
Comentário de Scirious
Pois é. Uso o Vírtua em: Pois é. Uso o Vírtua em Brasília e parece mesmo que está bloqueado. Pelo menos não tenho conseguido baixar a mais de 10 KB/s com uma conexão que alcança mais de 800. O jeito vai ser voltar para o ADSL!
Comentário de EmersonGomes
Bittorrent: Bittorrent, sem dúvida. São trocentas conexões no lugar de uma.
O problema nem é tanto o download, mas sim o precioso upload que eles revendem para servidores web. Imagina se todo mundo começar a usar algo que nunca foi usado antes?
Comentário de sri_canesh
Aqui no Brasil, tinha. Até: Aqui no Brasil, tinha. Até o PT destruir e/ou deixar as agências em Zumbi Mode.

Cássio R. Es_kelsen


Comentário de espardo
Fala sério, você acha que: Fala sério, você acha que a anatel, só pra citar um exemplo, era atuante pró-consumidor no governo anterior? Tá certo que o atual governo não melhorou em nada a situação, mas as agências NUNCA exerceram a função que teriam que exercer no Brasil.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Ark
Anatel: Desculpe, mas a Anatel funcionava sim. Só através dela eu tive meus protocolos com a Claro atendidos. O governo atual tentou até extinguir o atendimento ao público, que antes era 24 horas. Depois do povo muito reclamar, agora funciona no horário comercial, 8 horas por dia.
Quando se entra em contato com a Anatel, a operadora tem 5 dias úteis pra resolver seu problema, senão é multa. E elas realmente resolvem nesse caso.
Comentário de Miguel Figueiredo
Velox: Infelizmente, o Velox tb tomou suas providências contra o Bittorrent...

Acho q o foco do Velox não é simplesmente Bittorrent, mas qualquer P2P.

Verifiquei que consigo usar Bittorrent se o mesmo não consome toda a minha banda de upload por muito tempo ou se o número de conexões simultâneas se mantém baixo.

O último caso pareçe ser o preponderante. Se, por exemplo, eu deixo mais do que dois a três torrentes baixando, certamente serei desconectado em alguns minutos.

A tática do Velox me pareceu mais elegante e dificil de ser detectada. Dessa forma fica até complicado fazer uma reclamação formal...

Minha resposta foi limitar o numero de downloads simultâneos e restringir o numero de conexões abertas. Um script de reconexão também ajuda, em último caso... :)


Comentário de vmedina
Eu concordo, mas em termos.: A Anatel sempre funciona quando quero ameaçar os funcionários da Telemar para que trabalhem rápido. Deu mais do que as 48 horas, é berrar sobre a Anatel que eles correm.

Apesar que isto até hoje funciona.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ricarab
Isso é trivial!: O plano do Speedy também não permite muitas conexões simultâneas abertas. Acho que o limite são 100 conexões!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Fábio Emilio Costa
Atitude de protesto...: Que tal se os usuários de provedores como Virtual, Net e Speedy combinassem um dia para TODO MUNDO baixar ISOs do Linux (baixem os dois DVDs do Debian) pelo HTTP e mostrar para eles (a hora que a Net deles tiver alagada) que não é só de Counter-Strike e MSN que vive a Net.

Desculpem qualquer trollagem... Não foi intencional

Meu Orkut
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote e Apóie Creative Commons;
JID: SamWeasley@jabber.org
Comentário de Arkanoid
Exatamente. Não está: Exatamente. Não está bloqueado, mas a banda está limitada a uns 10KB/s.
--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
http://bertelli.name
Comentário de welrbraga
É uma ideia absurda, mas eu: É uma ideia absurda, mas eu gostei!

Assim que li esta notícia hoje a primeira coisa que me veio a mente foi de chegar em casa e tentar fazer uma conexão via bittorrent. NEste exato momento estou servidor 3 ISOS do ubuntu incluindo um do DVD e baixando outro de DVD. ou seja estou com quatro sessões do bt abertas.

A taxa de donwload está baixa mas isso infelizmente é normal pra mim ;-)

Apesar da minha conexão ser feita atraves de um provedor via rádio e que ainda permite o uso do bittorrent acho que uma atitude de protesto geral como essa vai fazer com que os provedores despertem para o fato que não estão lidando com "nerds idiotas" mas com consumidores que pagam e querem o produto que pagam.

Não gosto muito da ideia de spam para divulgar este evento, mas pulicar isso em meia dúzia de sites, divulgar para as pessoas mais chegadas (e inteligentes também) da sua lista de contatos e ainda colocar uma comunidade no Orkut e ainda informar a imprensa sobre o fato com certeza fará uma boa repercusão. Se cada um começar o download de um ISO em cada provedor ou o provedor vai ser derrubado ou em algum lugar próximo do backbone a coisa vai engargalar com certeza.

---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605
Comentário de sri_canesh
Funcionava sim.: Funcionava sim.

Em 2001 eu tive uma pendenga com a INTELIG no valor de + de R$ 3.000,00. Liguei trocentas vezes para o 0800 da Intelig, fui no Procon, etc e bastou eu recorrer à ANATEL para que em 48 horas uma pessoa da Intelig me ligasse propondo um acordo.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de jluis
Sem problema. Ameaça: Sem problema. Ameaça denunciar aos orgãos competentes e diz que vai entrar com uma ação. Se não resolver parte da ameaça para o litigio. Se todos fizerem isso eles voltam atras.
Comentário de marcanth
P2P não é pirataria: A questão é que muitas pessoas utilizam p2p para baixar filmes, cds, o que é considerado pirataria. Mas a principal questão é que também se pode baixar coisas como software livre e esse pessoal (imbecis na minha opinião) quer tentar fazer coisas para coibir a pirataria, mas sem se dar conta de que estão metendo os pés pelas mãos e fazendo tudo errado. Alguém tem que avisar a eles que o uso da banda não pode ser restringido de maneira alguma, afinal se o cliente está pagando pela banda, o cliente tem o direito de usá-la como quiser. Se vai fazer pirataria ou não a responsabilidade é de quem o faz. O que eu acho, é que não cabe aos provedores a decisão de cortar esse tipo de conexão e atuarem como "polícia".
Comentário de Manoel Pinho
Problema não é a pirataria: O problema não é a pirataria. Os serviços de banda-larga querem mesmo é limitar o consumo de banda dos usuários porque na verdade eles vendem muito mais planos do que eles têm condições de suportar. Aí a rede fica lerda e então a solução mais fácil para eles é restringir o tráfego.

A solução alternativa seria a cobrança do tráfego mas eles sabem que se fizerem isso vão perder grande parte da clientela justamente porque quem paga o preço caro dos serviços atuais é porque usam muito a internet para baixar vídeos, musicas, etc. Então eles usam essas solucões covardes, já que a maioria dos usuários não vai ficar sabendo disso mesmo.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de lewis
Como Criptografar?: Que sacanagem!!!!!

Estou tendo esse problema com o Speedy e UOL. Pensava que era só no eMule, mas percebi esses dias que com Torrents eu tenho o mesmo problema.

Alguem sabe como faço para criptografar os dados e continuar me divertindo com as Dists via torrent?

Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
Comentário de espardo
Tá...: ... a anatel pode não ter sido um bom exemplo.

Mas lembrem-se que a própria anatel criou aquela regra ridícula de que o provedor de telefonia não pode ser provedor de internet criando aquela anomalia pra que assina serviços ADSL ter que assinar um provedor que não serve pra nada.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Lipse
Aqui diz o que fazer em: Aqui diz o que fazer em alguns programas for Windows, mas aí vc procura a mesma opção no seu cliente for Gnu/Linux:

http://snurl.com/pb1a

Filipe Batista (Lipse)
Jabber ID: lipse@jabber.org
Comentário de Wilfredo
Contornando o problema; e quem bloqueia: No portal Terra Tecnologia o problema é noticiado e há algumas dicas de como contorná-lo:

Provedores bloqueiam BitTorrent e usuários reagem
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI966483-EI4802,00.html

Uma lista de provedores que bloqueiam os clientes do BitTorrente e similares encontra-se em
http://azureus.aelitis.com/wiki/index.php/Bad_ISPs

A Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido,
http://www.abusar.org.br
já alertava desde o fim de 2005 para a limitacão imposta pelo Net Vírtua.
Comentário de Lipse
Tem razão, notei isso hoje.: Tem razão, notei isso hoje. Se tiver vários downloads simultâneos, sou desconectado. Outra coisa, se não "upo" nada (quando baixo algo que só tem seeds), a taxa de download chega ao máximo (64Kbps), mas se "upo" (15Kbps), minha taxa de download cai para no máximo 20Kbps.

Isso é um roubo, eu pago e não tenho liberdade de usar o que quero. Bom, vou cancelar essa droga e partir pra outro provedor.

Filipe Batista (Lipse)
Jabber ID: lipse@jabber.org
Comentário de Gulart
Anatel.: Não creio que uma eventual queda na qualidade dos serviços da ANATEL esteja relacionada a quem está no governo,más sim a o modo como as coisas fuincionam no nosso capitalismo tupiniquim/ditatorial(para não dizer criminoso), grandes empresas,como as de telecomunicações,com o passar do tempo vão se infriltrando e ganhando influencia sobre eventuais orgãos reguladores,diminuindo o poder dos mesmos em relação ao poder/eficiencia que estes orgãos tem quando são criados.
É a chamada 'corrupção endêmica' de 500 anos...(ver matéria>>> http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI961203-EI6578,00.html)
Aliás nunca se combateu tanto( de fato ,estatisticamente.) a corrupção neste país como no governo atual e por isto a oposição corrupta que sempre mandou neste país está desesperada para arranca-lo do poder...
Comentário de gilbert cavalerie
ameacas por telefone: um rapaz me fez chanteagem por telefone ameaca de matar se nao pagar 7000 rs o que fazer
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004