Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo de SC estuda convênio para implantar Famelix

O NotíciasLinux publicou o link para uma reprodução do documento assinado na semana passada em que o governo do estado de Santa Catarina declara intenção de realizar convênio com a FAMEG, instituição de ensino mantenedora do Famelix, para permitir a adoção deste sistema no âmbito da administração pública estadual. O documento menciona interesse em personalizar o sistema de acordo com as características desejadas pelo governo, e a criação de um grupo de estudos na universidade estadual para verificar o interesse também nos recursos pedagógicos disponíveis no Fameliz.



O Famelix é velho conhecido do BR-Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de toti
Não gostei muito da Ideia: Não sou muito fã do Famelix. Nada contra as pessoas que o fazem, ou outra coisa.. Não gosto é da ideia de copiar a interface do windows, e fazer o usuário de bobo fazendo ele pensar que está usando o windows.

Na verdade o meu maior medo é que a microsoft processe o governo do estado por estar usando os icones do windows no sistema Famelix. Não sei como está isso hoje, mas na época que eu o vi, eles usam o icone 'E' do Internet Explorer no lugar do icone do Firefox. Apesar de estar escrito no documento que foi divulgado no site, que a legislação brasileira permite, usar um icone do windows sem ter uma licença de uso é pirataria e ponto final.

Acho que é possivel usar alguma outra distribuição linux, como o ubuntu (que é a moda do momento..), que está livre desse problema de copyright.

Não uso ubuntu. Uso fedora, conectiva 10 e MacOS. Esse comentario não está defendendo o ubuntu, ou dizendo que o ubuntu é melhor que o famelix. Apenas acho que existem outras alternativas legalmente e tecnicamente melhores que o famelix.
Comentário de Kent Modes
No Brasil existe uma: No Brasil existe uma legislação que restringe a patente de software, o que vai a favor da interface Famelix muito semelhante à "outra", facilitando também a conquista dos usuários.

A versão do Famelix apresentada para o governo é uma nova versão: a 1.2, que ainda não se encontra divulgada na Internet. Essa versão com certeza está com um suporte muito superior a versão 1.1 e logo será lançada.

Comentário de brain
Direito autoral: Eu não sei se a reprodução de ícones é crime ou não, mas com certeza neste caso ela não tem relação direta com patentes, mas sim com direito autoral (e eventualmente com registro de marca).
Comentário de toti
Sim, é a mesma coisa que: Sim, é a mesma coisa que fazer o remix de uma musica. Não posso pegar uma musica do Roberto Carlos e fazer um remix com uma musica do MC Serginho. Isso é uma violação de copyright. Apesar dessas coisas acontecerem todos os dias (afinal moramos no Brasil), não deixa de ser ilegal. Posso fazer uma musica parecida, mas não posso simplesmente copiar e colar...

O que realmente me deixa aflito (ainda mais que sou morador de SC.. Logo estamos falando do MEU dinheiro) é que custa muito pouco para a Microsoft botar 50 advogados em cima da Legislação Brasileira para achar uma brecha na lei de patentes e processar o governo do estado por pirataria para servir de exemplo para todos. Por isso ainda acho que é possível usar outra solução que não minta para o usuário, e que ele perceba claramente que não está usando o Windows.

Todo usuário deve ser treinado para utilizar um equipamento. Alguem já viu alguem que não é capacitado operando um torno CNC? É a mesma coisa com computadores.. Por que os usuários não podem receber um curso de informática quando vão trabalhar? Horas.. O dinheiro que iria se gastar com licenças, que se gaste com treinamento!

Meus humildes 2 centavos de real..

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004