Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Governo adia PC Conectado para abril

A notícia vem do IDG Now: “O projeto do PC Conectado, iniciativa do governo federal que prevê a venda de computadores de baixo custo, cujo lançamento estava previsto para março, foi adiado e deve estar concluído até a segunda quinzena de abril. A informação foi revelada pelo ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, durante a abertura da Telexpo 2005, evento de telecomunicações e tecnologia que acontece esta semana em São Paulo. "Com o PC Conectado pretendemos levar acesso a sete milhões de pessoas e 1,8 milhão de micro e pequenas empresas", destacou. (...) O projeto do PC Conectado, entretanto, ainda traz divergências a respeito do modelo que software que vai oferecer. Segundo o deputado federal Júlio Semeghini (PSDB-SP), a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados tem proposto debates que questionam a oferta única de software livre no computador popular. "Acredito que o usuário deva ter liberdade de escolha para definir se prefere o software livre ou não. Pelo projeto atual, isso não está previsto", assinalou.”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bebeto_maya
DEputado COmprado!: __Principalmente porque o Deputado Júlio Semeghini está de conluio com a Microsoft, fato comprovado pelo encontro entre ele e um dos presidentes da Microsoft. . .O PSDB precisa muito do dinheiro da Redmond e de tantas outras empresas multinacionais que o apóiam. Acho que ele deveria ter sido mais direto, para ir de encontro ao seu benfeitor:Deveria defender a posição da venda de computadores apenas com Windows instalado.Afinal trata-se de um sistema melhor, estável e muito menos vulnerável a vírus...Além disso com o sistema da MS, o PC só virá com uns 4 aplicativos instalados, lembrando que só poderá rodar 3 ao mesmo tempo, isso que é multitarefa, principalmente se levarmos em consideração que estamos lidando com um processador de 2,5GHz. . .Uma máquina "ultrapassada" capaz de processar apenas três programas de uma tacada só!Ou seja, o Windows Starter vai "descansar" o processador. . .
Comentário de Morvan
Tucanos: De novo? Ôh bicho para gostar de comissão é tucano (não o animal, este é íntegro e puro!) - comissão, aqui, no sentido venal. Este Escroque já está metendo o bedelho de novo? O povo do PT não diz nada, vai recuar, como na pseudo-denúncia do Lula sobre a [já manjada] escalada de corrupção no [des]Governo FHC (F... Horrosamente Conosco)? parafraseando aquele do [des]Governo Bumba-Meu-Boi: Assim não dá!
Comentário de roberto
Eu não vejo nenhum problema: Eu não vejo nenhum problema em discutir o assunto. Se ainda não há um modelo definido, é isso mesmo que tem que ser feito, afinal é o nosso dinheiro que está financiando o projeto.

Acho inclusive justo que o usuário tenha a opção de escolher o que usar, isso é liberdade de escolha.
Comentário de André Simões
Para quem luta pelo Software Livre ...: ... um pouco de Jornalismo Livre. FHC quer que o Bush volte seus olhos e dinheiro (quem sabe até armas) para America Latina. Mundo escroto este que vivemos.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de roberto
Tomara que aconteça, não é: Tomara que aconteça, não é? Só nos resta torcer.
Comentário de Morvan
FHC é um biltre: André, nada vindo daquele facínora me admira! FHC é um biltre. A maioria dos tucanos (pobre animal, que injustiça. O urubu também não, ele é o nosso gari, tem um papel importantíssimo na natureza.) também o é. O povo brasileiro já criou muitos corvos.
Comentário de Patola
Acho inclusive justo que o us: Acho inclusive justo que o usuário tenha a opção de escolher o que usar, isso é liberdade de escolha.

Ah, não, né, roberto? Não esse argumento de novo, refutado inúmeras vezes. Um projeto de PC popular, se apresentar escolhas, ficará automaticamente mais caro. Eles precisaram fazer um projeto único, escolher os componentes a usar e justificaram tecnicamente, pronto. Se alguém quiser apresentar um outro projeto e custeá-lo, que o faça.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de bode
O objetivo: Concordo com o Patola.
O objetivo é distribuir PC de baixo custo. Nada de opções, tem que ser barato e funcional. Qualquer customização na produção iria encarecer a máquina. Alem do que, por mais barato que fosse distribuido um Windows, ainda seria mais caro fazer a máquina ficar tão funcional quanto uma com Linux sem gastar uma pequena fortuna em softwares adicionais.
É isso.
Comentário de Wconserta
Sinceridade pessoal , o gover: Sinceridade pessoal , o governo bem que poderia arquivar este projeto sem futuro , pois a M$ vai fazer tudo que for lob para tentar empurrar o windows pelado neste pcs, fora que até os provedores ja começaram a reclamar tambem enfim o que o governo deveria fazer é usar este dinheiro em telecentros para o povo carente e deixar que o varejo como carrefur e wal mart lancem pcs com linux a custo pagavel como eles fazem hoje


Wconserta
Power Adm Linux Cl 10 e Fedora 3
Comentário de Morvan
O Papel do Governo: Discordo de você, Wconserta, justamente por achar que o papel do Governo é justamente resistir e fazer o certo. Nós, usuários Linux, somos quem não deve nunca incitar ao Governo ou a quem o seja a "jogar a toalha", pois nós somos os corolários da resistência. Somos, por síntese, o "Cotejo" da perseverança. Sem derrotismo, amigo.
Comentário de Colorado
projeto do PC Conectado: Penso que o Governo Federal não deve discutir se coloca Software Livre ou Software Proprietário, digamos: MS.

É simples: O PC CONECTADO É VENDIDO COM SOFTWARE LIVRE. PONTO FINAL.
Quem quiser comprar o Windows ou qualquer outro produto que se dirija a uma revenda e compre. A Microsoft que reduza o preço do Windows nas revendas. Quem quiser que compre lá.

O PC CONECTADO É COM SOFTWARE LIVRE.

Por favor, não vamos discutir qual a melhor distribuição para instalar no projeto.

No meu entender, como tudo neste país, se esse projeto tiver o Windows é porque alguém andou ganhando alguma coisa.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Liberdade???: Não entendo o conceito de liberdade de vocês, impor que se use software livre. Acho que cada um tem o direito de escolher qual software vai usar. Uso linux por atender melhor as minhas necessidades, foi uma escolha minha e não imposição.
Comentário de Theneus
Me desculpe, mas instalando W: Me desculpe, mas instalando Windows o usuario devera depois instalar um antivirus, firewall, um pacote office e por ai vai..... sendo que com software livre poderia ter tudo isso sem custo adicional...e outra colocando antivirus, firewal e por ai vai na segurança do PC (com Windows) a maquina vai ficar super lerda....
Comentário de leonardotsr
Sim, liberdade.: Qualquer um é livre para ir a uma loja mais próxima e compara uma licença de windows (e outras cositas mas). Agora, vender o windows pré-instalado, com seu preço incorporado ao preço total, além de ir contra a idéia de PC popular (pq encareceria), é VENDA CASADA!!!!
Não sei se você entendeu a discussão, mas não há qualquer contrato IMPONDO a utilização de Linux.

Comentário de Carvalho
Re: Deputado Comprado: Diante dos acontecimentos relativos ao PC Conectado que venho acompanhando neste site ultimamente, tenho observado que nós estamos falando, falando e para não deixar de ter o costume, falando a respeito da iniciativa deste Deputado do PSDB. Penso que isso não vai levar a lugar nenhum. Então proponho o seguinte:

1) como já foi feito em outras oportunidades, inclusive com o caso dos PCs do FUST, proponho um ABAIXO ASSINADO não só dos usuários deste site e sim de toda comunidade, inclusive internacional (porque não...) apoiando a iniciativa do Software Livre neste caso (isso independente de qual distribuição seja adotada, pois isto não está em questão aqui no momento)

2) proponho também enviar o resultado deste ABAIXO ASSINADO para o Deputado para que ele tenha ciência que muito embora esteja agradando alguns, está desagradando muitos que, talvez não tenho tanto dinheiro, mas com certeza tem "título de eleitor"

Particularmente não sei como fazer isso, mas toparia assinar este abaixo assinado.

PS: Em tempo, não votaria neste Deputado nem por reza brava!!! rsrs

Abraço a todos.
Comentário de Ananias
Pensador idiota, pensamento idem: "o Deputado Júlio Semeghini está de conluio com a Microsoft, fato comprovado pelo encontro entre ele e um dos presidentes da Microsoft"

Então o Lula também está de conluio com o Bush, já que já se encontraram diversas vezes.

Admita, é um pensamento idiota.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Diálogo possível entre FHC, Lula e Bush: FHC: Mamãe!
Bush: O que foi tesouro.
FHC: O Lula quer transformar o Brasil numa república independente.
Bush: Muito bonito, né Seu Lula!
Lula: Não, não, a Sra não entend...>>TABEFE!<<
Bush: Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha.
FHC: Gentalha! gentalha! gentalha! PBBBRRRRT!
Lula: Humpfgrrrroul!
Comentário de Henrique Vicente.
Isso é o que dá...: Simples, nas proximas eleições votem apenas nos que vocês acharem decentes, e tente mostrar ao povo como esses mercenários voltam as suas atenções para o povo... se ele estiver falando (eita, como eu estou sendo inocente e bonzinho..) isso pensando no povo, que ele veja que não tem nada haver..
Comentário de eje del mal
Pergunta: O governo pode vender produto proprietário? Se é assim o que impede a Sun de sugerir ao governo de fornecer PCC com Solaris. E se não, o que impediria a Sun de processar o governo por incentivar monopólio?
Comentário de Animal !!
Falta de conhecimento !!: Independente da área que trabalhamos, precisamos ter conhecimento, se tentamos ser um bom profissional. Firewall , antisyware é de graça para produtos Microsoft :-) e pagar por um anti-virus symantec (por exemplo) é algo que não é caro e o prodto tem qualidade.
Comentário de Animal !!
O direito de liberdade de esc: O direito de liberdade de escolha deve ser respeitado. O ususário tem que ter condições de escolher o OS de sua preferência. Obrigar a usar Linux é no mínimo uma vergonha, pois se no passado o governo obrigasse você a usar Microsoft, talvez você nunca teria usado Linux. Será que não irá surgir algo melhor que o Linux ?
Comentário de Manoel Pinho
Pensador idiota, pensamento idem: "Então o Lula também está de conluio com o Bush, já que já se encontraram diversas vezes."

Mas provavelmente o Bush e o Bill Gates tentaram comprar ou ameaçar o Lula com represálias de algum tipo...
Comentário de Guilherme
Impor? Não é a Microsoft que é boa nisso?!: Ninguém irá impor nada pois, se a pessoa quiser comprar o computador e depois instalar o Windows nada a impede. O Linux representa liberdade ao software, é uma ALTERNATIVA e ESCOLHA muito viável. Até porque não há o que temer do SL, o Brasil vem provando que ele está numa fase muito madura e pode ser implementado muito bem em diversas "situações" (com custo extremamente reduzido)... agora em PCs populares!
Comentário de Animal!!
Inocência :-): Se liga cara ... Você fala da Microsoft e o Governo gasta milhões com a IBM, Oracle, etc.... e você acha que usando Linux o governo está economizando...
Comentário de Animal !!
Pc Conectado com Windows: O usuário tem o direito de escolher.Se ele vai pagar não tem que ter algo imposto. Não sei porque este medo da Microsoft. Você não bota fé no Linux ?
Comentário de StanStyle
Novamente.: Todos nós pagamos impostos. Devemos, então, cobrar a utilização correta desses recursos.
Como dito anteriormente, a questão é simples; o PC Conectado vem com software livre e acabou.
Se alguém deseja utilizar qualquer software diferente do pacote, que compre em separado e instale-o (com conseqüência de perda da garantia para software e até hardware),
A função do PC Conectado é a redução do índice de exclusão digital do país, sendo assim, o projeto se direciona a pessoas de classe C que atualmente não tem acesso a este tipo de conteúdo. Essa mesma classe também não tem conhecimento necessário para decidir qual tipo de software e hardware utilizar (aliás, boa parte da A/B também não tem).
Um deputado poderia simplesmente questionar (e com razão) o porque da exclusão de outros fabricantes de software e hardware. Poderíamos usar uma plataforma Power 4/5, MIPS, AIX etc, com outros sistemas como Solaris, FreeBSD, Mac OS, OS 2 etc, partindo-se desse ponto de vista.

O objetivo aqui é criar um pacote completo com os subsídios do governo para a viabilização da inclusão digital, não a venda a varejo de computadores-do-milhão.
O que o deputado quer é que esses subsídios sejam utilizados em softwares proprietários (e serviços também), cuja a associação permaneceu sob sua presidência durante um certo tempo. Ele apenas quer defender seus interesses, longe de ser algo democrático.

OBS: A rainha deu o título de Sir. ao tio Bill, por considerar que ele faz grande contribuições a países pobres...
Comentário de HAmc
Falta de inteligência !!: >> pagar por um anti-virus symantec (por exemplo) é algo que não é caro e o prodto tem qualidade.

Fico com a opção onde não é necessário usar anti-vírus.

Você esqueceu de mencionar que para plataforma MS temos também uma suíte office de graça (OpenOffice), temos navegador e cliente de e-mail de qualidade e de graça (Firefox e Thunderbird), e por incrível que pareça até manipulador de imagens profissional de graça!! (Gimp).

Agora imagine tudo isso em um sistema operacional de graça!

Viva o Lula, viva o PT, viva o Software Livre, viva a inteligência e a liberdade!



Comentário de Animal !!
Me desculpe, mas isto aqui n: Me desculpe, mas isto aqui não tem nada a ver com tecnologia ..."Todos nós pagamos impostos. Devemos, então, cobrar a utilização correta desses recursos " tem mais a ver com exigir hospitais de boa qualidade, transporte coletivo bom, etc.., ou seja, qualquer serviço publico e colocar Linux em Pc NÃO é serviço público

Usar software livre permite palavras autoritárias como estas ? "Como dito anteriormente, a questão é simples; o PC Conectado vem com software livre e acabou Se alguém deseja utilizar qualquer software diferente do pacote, que compre em separado e instale " Cadê a democracia ?? Isto é a liberdade do mundo Linux ? Alguém diz algo e todos os outros calam a boca !!!

Se é um pacote popular isto tambémn ão faz sentido " ...MIPS, AIX etc, com .." , tem que ser chip Intel, AMD ...


BTW: O assunto do Sir Bill não tem nada a ver com o computador popular...

O assunto é o direito do usuário escolher. Se você impor o Linux a todos é ditadura e se fosse assim no passado talvez você nunca tivesse conhecido outra plataforma..


Comentário de acidbase
Não necessariamente. O Lula: Não necessariamente. O Lula continua não sendo favorável à invasão do Iraque mesmo depois de ter se encontrado com o Bush. Já o mesmo não se pode dizer do deputado do PSDB com relação ao uso de SL no projeto do PC conectado...

--
Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
Comentário de angeiras
Engraçadinho esse povinho do linux...: Falou em direito de escolha, acabou-se a democracia, livre escolha, livre pensar. Tem que abrir a boca e engolir uma dessas distribuições que são windows-clone ( ou vai me dizer que vão colocar um slackware da vida pra um usuário que não sabe nem onde é o ESC ).
Uso o linux porque é melhor, mais estavel e mais barato que o windows, agora esse bla-bla-bla de que o PT é lindo e maravilhoso e o PSDB é o inferno na terra, faça-me o favor...parece coisa de estudante que ainda acredita no socialismo e anda com camiseta do idiota do Che Guevara.
Comentário de leonardotsr
Gente. Não é tão difícil de entender assim.: Puxa. A coisa é simples.
1. Exclusão digital -> problema -> Solução: facilitar o acesso a computadores (convenhamos, não é só isso, mas tudo bem). Como?

Hipotese nº 1: Emprego com salários dignos para todos.

Hipótese nº 2: PC de baixo custo .

Não precisa nem falar qual é a mais fácil, né?

2. SO a ser utilizado.

a. Windows
b. Linux
(podia ser mais, mas fica só nesses 2).

Com Linux pode fazer muito mais por muito menos (questão meramente $$). Se o usuário quiser gastar mais com próprio que compre licensas à parte, mas o fato é que se o PC tem que ser o mais barato possível,é um contraceso user o SO da Microsoft...

Comentário de acidbase
Porque não gastam esse dinhe: Porque não gastam esse dinheiro comprando livros pras bibliotecas das escolas?

Um computador seria muito mais útil (com Linux ou Windows) para estudantes que saibam ler e interpretar um texto. E com o dinheiro de um computador é possível comprar +/- 50 livros.

É.. é legal que todos tenham computador, mas acho que tem coisas mais importantes que deveriam ser priorizadas. Depois disso tudo bem. Pode facilitar o acesso aos computadores.

Só minha opinião pessoal.

--
Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
Comentário de sonic
estratégia: A questão da escolha do sistema operacional do PC conectado, está relacionada essencialmente, creio eu, a todo uma estrategia do governo de estimular o desenvolvimento de tecnologias nacionais a nivel de hardware e software, que é um campo altamente estratégico para o desenvolvimento do país.
Daí a escolha de uma empresa nacional ,a Cobra ligada ao BB, e de um sistema operacional que "não tem dono",cujas tecnologias podem ser desenvolvidas no Brasil,gerando empregos e receitas.
Qualquer governo minimamente decente em qualque parte do mundo faria a mesma coisa. Sempre que possivel, utilizar os fundos disponiveis ( nosso dinheiro, dos impostos que todos pagamos) do projeto, para estimular a indústria ,a geração de renda e emprego no próprio país.
Isto do ponto de vista do administrador da "coisa pública"seria a ação correta .

Agora, talvês do ponto de vista individual de algumas pessoas,o correto seria ter o computador (feito com o dinheiro de todos os contribuintes) , da marca X com os sistema operacional Y, que é o que ele mais gosta,sem se importar com o fato que vai estar usando o seu , o nosso dinheiro, para gerar empregos,renda e desenvolvimento em outro país, quando seria possivel faze-lo aqui.

Se você quer ter um computador pessoal do jeitinho que você gosta, importado e com o sistema operacional da empresa que mais gosta, então que pague por suas preferências pessoais...
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Tambem acho justo a opção d: Tambem acho justo a opção de escolha do os, tanto que sugeria um pc sem o mesmo. O usuário compra o pc e depois instala oque quizer. Quer um pc mais barato que esse. Agora se o usuário vai instalar Linux, Windows, software livre ou pirata o problema é dele.
Acredito que isso criaria um novo mercado...
Comentário de lucos
Opção de escolha ...: Tambem acho justo a opção de escolha do os, tanto que sugeria um pc sem o mesmo. O usuário compra o pc e depois instala oque quizer. Quer um pc mais barato que esse. Agora se o usuário vai instalar Linux, Windows, software livre ou pirata o problema é dele.
Acredito que isso criaria um novo mercado...
Comentário de frtn
Só tem petista aqui?: parece q só tem petista nessa joça?
Comentário de Valdo
Liberdade ou Inteligência!: Acharmos que o Governo deve ter a liberdade de escolher entre pagar e não pagar um SO, parece não ser uma opção inteligente, principalmente por se tratar de nosso dinheiro!!!
É até uma questão de lógica!

O Software Livre permite que se entregue um PC pronto para uso, sem gastar com SO. Quem não estiver satisfeito, então, que gaste ele o dinheiro comprando softwares proprietários, quando o PC estiver em suas mãos!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
acho que as pessoas deviam te: acho que as pessoas deviam ter direito de escolha, se quiser pagar as licenças do win que paguem então, mas como já foi dito em outroas noticias é mais fácil roubar com software prórietário do que com software livre.
e sobre aki so ter Petista, cara não venha me dizer o [des]governo do FHC + PMDB(Partido da Morte Do Brasil) + PSDB(Partido da Separação Do Brasil) foi bom, e foi realmente pra todo tipo de ladrão com diploma e gravata e corrupto, talvez vc esteja num destes casos. Só sei duma coisa: caso dermos este direito de escolha provavelmente o win venceria o linux, nem que o cara comprasse o comp com linux pra tacar win pirata.
Comentário de Heitor Moraes
A idéia é essa: O público desse PC conectado não sabe nada de computador, e todos os que ele viu por ai rodam Windows. É difícil mudar um padrão, principalmente um baseado na falta de conhecimento dos técnicos.

Windows é feito droga - Os caras se acostumam com absurdos como resetar a máquina todo dia, desde que o traficante dele faça tudo funcionar por R$30,00 quando o PC não aguentar mais o tranco.

Eu só tenho uma resposta pra isso:
Parou de funcionar "rm -rf ~fulano".

Se é pra ter técnicos limitados, ensina essa ai pra eles. Vai dar no mesmo.

E já que o governo vai entrar com dinheiro público - NOSSO dinheiro - no projeto do PC conectado, acho melhor que seja só Linux mesmo.
Se fosse Windows, seria o mesmo que dar a grana pra M$.


In a world without wall and fences, who needs windows and gates?
Comentário de shrek
Dois pesos duas medidas: Pessoal,

Acredito até que as pessoas tenham interesses positivos em dar liberdade que as pessoas escolham qual sistema operacional instalar. Mas se a MERDASOFT não nos dá este direito, criando seus protocolos proprietários e agora, mais recentemente, de forma R
Comentário de Heitor Moraes
ISSO AI!!!: In a world without wall and fences, who needs windows and gates?
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Ai meu DEUS, : Ai meu DEUS,

Acho que devem investir na educação para eu não ler comentarios como este.

Perdoais estas almas carentes e inocentes, por favor DEUS.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Lembrando que este comentario: Lembrando que este comentario foi para o Manuel Pinto.
Comentário de Night64
Não desejo para os outros o que nao desejo para mim.: Eu uso SL pq eu tenho esta opção. Não gosto que me empurrem software (como a DELL e outros tantos vendedores fazem com o Windows). É uma questão de princípios. Sempre me revoltou ser obrigado a adquirir o Windows quando compro um desktop para uso corporativo.

'Free as in Freedom'

Acho uma inversão de valores neste momento a comunidade pregar aquilo que sempre renegou. Verdade seja dita, ja devia estar acostumado com isso depois de dois anos de governo do PT fazendo conluio com o PMDB, mas isto é outra história.

Em suma, eu sou contra voce, eu ou qualquer outra pessoa definir aquilo que todo mundo tem que usar. Liberdade não tem preço. E, para apimentar a discussão, mesmo que alguem, arbitraria e ditatorialmente defina que o PC Conectado será com linux, em qual distribuição? Vai definir que eu tenho que usar Debian, pq o Debian... sei lá? Ou Slack? Ou Mandrake? Red Hat? Por que não Ubuntu? Gentoo? SUSE?
Comentário de hamacker
Uai...: Acidbase, a wikipedia não é uma enciclopaedia ?
Mudou apenas a midia de papel para digital, não tem o mesmo charme do papel porém é muito mais multimidia e atraente. Não vai querer os alunos da escola entregando trabalho de pitagoras sobre uma pedra cuneiforme, né ?

Comentário de Gustavo Bittencourt
Depurando: Editado: Ignore o comentário abaixo, coloquei na notícia errada

Meus conceitos de matemática estão meio enferrujados, por isso posso estar falando besteira.

Onde tem o trecho:
"Função injetora: f é dita ser injetora se dados quaisquer x,y ? X. Assim temos que f(x) ? f(y)"

Não seria melhor:
"Função injetora: f é dita ser injetora se dados quaisquer x,y ? X, onde x ? y. Assim temos que f(x) ? f(y)"
Comentário de Ricardo Cruz
Questão de Ideologia...: Cara, o Brasil gasta com SO proprietario cerca de R$ 2.000.000.000,00 (dois bilhoes) pra mais. Isto tudo ao inves de gerar emprego para os brasileiros acaba gerando emprego para americanos, ou seja, vc quer o governo patrocine alguma empresa, seja ela, SUN, M$, etc... para elas gerarem empregos para outros cidadãos? Me diga com sinceridade, isto é realmente o dever do governo??
O governo tem que lutar por seu país, suas pessoas e suas empresas.

Eu sinceramente odeio de saber que tanto dinheiro vai para americanos, para vc ter uma ideia o governo gasta em educação cerca de R$ 6.000.000.000,00 (Seis bilhões) apenas 3x mais do que gasta com SO proprietário.

Agora pensem antes de falar em liberdade, dizendo: "A pessoa deve ter o direito de escolher". E o final nós já sabemos, mais dinheiro do bolso de americanos e nós, bom nós continuamos consumindo o que eles inventam e continuamos nossas vidas de brasileiros medíocres.
Comentário de Apolo_Doutrinador
Cara , tá certo que cada um: Cara , tá certo que cada um escreve o que quer, mas Não fala tanta merda... Pensa um pouco.. A India usa Microsoft e Linux , só que o governo lá não impõe nada, mas investe em universidade , etc....

O governo Brasileiro gasta uma grana com IBM, Oracle e ninguém fla nada... Você acha que a grana pesada do governo vai para a Microsoft..Se liga meu...

Se as pessoas desenvolverem em Java ou NET é a mesma coisa.. O importante é ter conhecimento...


A função do governo é cuidar da infra, reduzir impostos, etc.... e não cuida de tecnologia, poi ssenão vai ficar a mesmamerda da infra de tecnologia do INSS onde os aposentados passam dias na fila..Se com o Windows que é fácil de usar o funcionário publico não rende porra nenhuma , imagine com o Linux que o cara não vai saber nem ligar...

Bem o povo tem que der direito de escolha sempre..
Comentário de vmedina
Quando foi que todo mundo ficou bitolado deste jeito?: Cara, isso não é um projeto de extensão do software livre. É um projeto para diminuir a exclusão digital!

Será que a comunidade ficou tão bitolada e sem bom senso? Por essas e outras que quando falam que tem muito bitolado radical eu tenho que concordar.

O governo federal tem que contemplar os dois lados da moeda, quem quer usar software livre e quem quer usar o proprietário. Sabe aquele lance de igualdade?

A solução para esse enrolo todo que algumas pessoas de ambos os lados criam é a seguinte:


  • PC Conectado normal, que custa X reais e vai com uma distro qualquer(provavelmente o Freedows Lite da Cobra ou alguma versão específica para o pc conectado)
  • PC Conectado com windows, que custa X + Preço da Licença reais e vai com o tal starter pack.


Pronto! Quem quer comprar PC Conectado paga o preço do windows ou paga só a máquina e leva Linux. Que tal? Não parece bom para ambos os lados?

Pra que forçar Linux goela a baixo no povão? Só para reunir mais gente descontente e o PC Conectado se tornar um fracasso?

Larguem dessa perseguição a MS, isso só torna a comunidade bitolada e mal falada.

Comentário de MediaSonic
Liberdade de escolha.: Dois pesos e duas medidas? Se fosse o contrário? Se o Windows fosse imposto? E se a Microsoft fizesse o "Windows Limited Edition" sem custo para um PC Conectado? Qual seria o discurso?

Para mim o Linux resolve muito bem, mas acho que liberdade de escolha é interessante. Aos que sempre defenderam e agora é contra, os princípios são os mesmos em óticas diferentes!

É bom lembrar que apesar do custo ter diminuido ultimamente o Software ainda não é um commodity assim como o hardware para PCs.

Para mim tem que ser assim: Se vai usar Linux, não paga nada a mais, se vai usar Windows, paga-se a licença da versão limitada ou da versão FULL. Ou até mesmo, como defenderam alguns, um PC sem S.O.
Comentário de vmedina
Pró-escolha é a melhor posição.: Isso aí MediaSonic!
A melhor posição é esta!
Não forçar nada e sim manter aberto o direito a uma escolha.
Quando forçamos nos comparamos a MS e tentamos um monopólio. O Usuário tem o direito de escolher!
Comentário de Manoel Pinho
"A melhor posição é esta! : "A melhor posição é esta!
Não forçar nada e sim manter aberto o direito a uma escolha.
Quando forçamos nos comparamos a MS e tentamos um monopólio. O Usuário tem o direito de escolher!"


E quem é que está forçando alguém a usar linux ?! O linux e os softwares livres virão de brinde, para que o computador não venha sem sistema operacional e o usuário fique sem saber usar o computador.

Se o usuário quiser comprar uma cópia do camelô ou comprar uma cópia original de qualquer versão de windows, que compre na brasoftware ou outra loja, SEM FINCANCIAMENTO SUBSIDIADO COM DINHEIRO PÚBLICO. Entenderam ??!!

O governo não pode usar dinheiro público para financiar um sistema operacional proprietário, seja ele qual for. Se a M$ quiser fazer uma promoção, quiser DAR DE GRAÇA (o que já seria discutível por ser uma forma de dumping), que faça, mas com o dinheiro dela ou de bancos privados.
Comentário de Manoel Pinho
Não sou contra: Não sou contra isso, desde que o preço do software proprietário seja financiado SEM ISENÇÃO NENHUMA DE IMPOSTOS E COM RECURSOS PRÓPRIOS DAS EMPRESAS OU BANCOS PRIVADOS. Nada de botar dinheiro público nessa estória !

E tem mais: as máquinas sem sistema teria o windows pré-instalado por OUTRAS EMPRESAS, com o conseqüente custo adicional do serviço de instalação e suporte posteior. E o comprador não poderia adquirir somente o windows, mas windows + antivírus + firewall + suíte Office. O "pacote" de softwares proprietários poderia então ser escolhido à la carte.

Mas tem um furo nessas afirmações que defendem a possibilidade de instalação do windows nesses micros. Ora, se é um programa social, voltado para pessoas que mal tem dinheiro para comprar um micro, vocês não acham que é uma incoerência oferecer softwares proprietários caros, especialmente quando há alternativas ?

Seria o mesmo que o governo subsidiar a compra de automóveis por pessoas carentes e alguém pedisse para que incluíssem nas opções de compra os Audi, Mercedes McLaren, Ferrari e Porsche...
Comentário de Heitor Moraes
Sou a favor do Windows...: ...desde que o custo da licença seja passado integralmente para o comprador, que fique claro na nota qual o custo do Windows...

E o principal: Que a Microsoft banque o suporte a esse sistema operacional. Já que só serve pra um Windows, enquanto o do Linux serve pra qualquer Linux - de um sem número de empresas.

In a world without wall and fences, who needs windows and gates?
Comentário de MediaSonic
Se o usuário optar pelo Wind: Se o usuário optar pelo Windows, terá que pagar o valor a mais, mesmo que seja o que vem junto com o PC Conectado. Além do mais, alguns podem estar pensando que será o Windows em caixinha que compramos nas lojas. Que eu saiba os fabricantes de hardware pagam muito menos por uma licença, em regime de OEM. Não sei o valor atual, mas há tempos atrás o custo para uma fabricante (IBM, DELL, HP) era algo em torno de 49 dólares.

A propósito, quanto vai custar o Freedows para o PC Conectado?

Na minha opinião, o questionamento é válido e não quer dizer, NECESSARIAMENTE, que o deputado está defendendo a Microsoft ou coisa do tipo.
Comentário de Night64
Conseguimos entao um compromisso: Acho perfeita a ideia do Pinho e do Heitor: PC Conectado com Linux financiado pra quem quer, e PC Conectado (hardware financiado) e Windows (sem financiamento) pra quem quiser.
Comentário de MediaSonic
Exatamente Heitor!: Concordo em genero, numero e grau contigo. No final das contas, acredito que poucos escolherão um S.O. que pode rodar apenas 3 aplicativos simultaneos, a menos que queiram pender para a pirataria depois, mas quem perde no final das contas com isto é a Microsoft.

Agora, vamos supor que alguém, por ingenuidade (ou força maior) escolha o Windows LM. A medida que ele aprender a mexer, irá ficar insatisfeito. E vai querer algo melhor. Daí existem duas opções: Instala o Linux, pirateia ou compra uma versão FULL do Windows, desta vez, por 900 reais!
Comentário de vmedina
O PC Conectado é para todos.: "E quem é que está forçando alguém a usar linux ?! O linux e os softwares livres virão de brinde, para que o computador não venha sem sistema operacional e o usuário fique sem saber usar o computador."

Vejo que me enganei então. Vamos fazer o seguinte então, se a MS resolve dar de brinde uma licensa do XP starter deles de graça pré-instalado também não vai ser forçar o usuário né? Se vier instalado algo que eles não queiram usar será uma imposição.

"Se o usuário quiser comprar uma cópia do camelô ou comprar uma cópia original de qualquer versão de windows, que compre na brasoftware ou outra loja, SEM FINCANCIAMENTO SUBSIDIADO COM DINHEIRO PÚBLICO. Entenderam ??!!"

Entendi, então o usuário que não tem dinheiro e não sabe ou não quer usar Linux vai ter que recorrer a pirataria né?

O que você ainda não conseguiu entender seria que:

  • Qualquer escolha que o COMPRADOR não faça é uma imposição do governo e vai ser daninha.
  • O motivo deste programa é suprir o comprador com um micro funcional que vai permitir que ele não seja um excluído digital.


É imperativo que venha já com um sistema operacional. Se a MS conseguir botar um preço de licença que seja barato para que o pessoal possa comprar, com qual argumento você vai querer derrubar um projeto de inclusão digital. O mercado não é só Linux, e o governo tem que pensar em todos. O PC Conectado é para todos e não só para o os usuários de Linux, e por isso ele deve contemplar qualquer Sistema Operacional.

Atitudes como essa só fazem má publicidade da comunidade.
Comentário de CWagner
Isso já aconteceu. Lembram d: Isso já aconteceu. Lembram do F(R)UST?

A reação do PT foli fulminante, tanto que até hoje não houve nenhum investimento do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.

O que eu acho engraçado é que o projeto está "bagunçado" dessa maneira só porque é de informática, uma área onde todo mundo mete o dedo (ou outras coisas piores), e como todos sabem, tem muita gente com o dedo sujo :P

Por acaso alguém reclamou quando o governo resolveu colocar Internet via satélite, através do Gesac? Será que não haveria uma tecnologia mais barata e melhor? E por que ninguém viu que poderia ser de outra forma e brigou por essa solução?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Patola
Argumento repetido à exaustão?: "Animal", este argumento está furado e não é repeti-lo à exaustão como se ele fosse verdadeiro que fará ele ser verdadeiro.

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Patola
Direito de escolha: Então por que não dar ao usuário o direito de escolher também a placa de rede, o processador, a CPU, a memória, a marca do monitor de vídeo, a placa de vídeo...?

Resposta: PORQUE FICA MAIS CARO! Um projeto único, com componentes comprados em série, SEMPRE representa economia. Putz, isso é tão difícil de entender? Vejo de novo aqui a tática de repetir um argumento (FALSO E REFUTADO) inúmeras vezes pra que ele pareça verdadeiro.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de vmedina
Mas e a idéia do projeto...: ...não subsidiar o computador inteiro para incluir digitalmente o pessoal que não pode comprar um micro caro?

Será que fazer isso não seria puxar a sardinha pro Linux?

E mais uma, você acha que se o Freedows for instalado ele será de graça? Duvido. Vai ser subsidiado também.
Comentário de Patola
Inversão de valores: A liberdade do PC Projetado é dos PROJETISTAS, não do usuário: os PROJETISTAS tiveram a liberdade de escolher os componentes e para sistema operacional escolheram LINUX. PONTO! Para placa de rede, escolheram a Marca X. PONTO! Para memória, escolheram Y. PONTO! Funciona assim: eles montaram um PC Popular único (pois fica mais barato projetar e produzir uma coisa só várias vezes) que sai a baixo custo.

O USU
Comentário de Patola
Por que parar no Windows?: O que não entendo é essa bitolação em só dar "CANJA" pra Microsoft: por que não aplicar o mesmo raciocínio à placa de rede, CPU, memória, monitor, placa de vídeo...?? Não tem sentido! Por que só o sistema operacional te parece cambiável? Não te ocorre que inclusive isso faz com que os projetistas gastem mais tempo testando a nova combinação, aumentando os custos?

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Patola
Se o Windows fosse imposto: Dois pesos e duas medidas? Se fosse o contrário? Se o Windows fosse imposto?

A resposta é tão óbvia que você não vê? Vamos trocar o componente: se ao invés de uma realtek baratíssima, uma 3COM caríssima fosse imposta. Tem sentido isso? Como é que alguém pode querer baratear os custos colocando uma 3COM caríssima? DÃ!

A reação mais sóbria no caso do Windows imposto seria apresentar um projeto de PC Conectado alternativo, obviamente mais barato, que usasse GNU/Linux.

E se a Microsoft fizesse o "Windows Limited Edition" sem custo para um PC Conectado? Qual seria o discurso?

Se for aquele Windows que só roda 3 processos por vez, poderia não atender aos critérios técnicos mínimos para o PC Conectado. Se fosse um Windows completo e grátis, mas obviamente sem código-fonte disponível, poderia ainda violar algum requisito do projeto - digamos que fosse importante que o SO fosse maleável e aberto para que os projetistas fizessem as modificações que achassem necessárias.

Mas, claro, se coisas assim não acontecerem, um Windows grátis poderia ser usado. Ou não, pois poderia ser considerado dumping...

Ah, antes que eu me esqueça: repetir um argumento ad nauseum não o torna verdadeiro e falar em "liberdade de escolha" aqui, como já foi demonstrado inúmeras vezes nessa e na outra discussão, não tem sentido. Por favor não empobreça sua discussão usando recursos retóricos tolos.

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Theneus
A Freedows liberou um versão: A Freedows liberou um versão 100% livre, PC Cidadão..... pelo me intender oque eles querem e popularizar o seu produto....
Comentário de Patola
Entendi, então o usuário qu: Entendi, então o usuário que não tem dinheiro e não sabe ou não quer usar Linux vai ter que recorrer a pirataria né?

Se ele não tem dinheiro não vai comprar o PC Conectado mesmo.
Se ele tem dinheiro mas não quer GNU/Linux, que compre o que prefere. O mercado é de livre concorrência;

A Microsoft COBRA pro seu sistema operacional. Não é por causa do GNU/Linux que o usuário tem que pagar pra ela. Atribua as culpas aos agentes corretos...

Mais:

Qualquer escolha que o COMPRADOR não faça é uma imposição do governo e vai ser daninha.

Então danou-se, porque o PC Popular, por ser um projeto único para permitir a economia, só vem com determinados componentes de determinadas marcas - não só o GNU/Linux. Por que insistir em trocar só o GNU/Linux? E mais: perceba que assim, abrindo a possibilidade de trocar partes, você destrói a economia proporcionada pela uniformidade "linha-de-montagem".
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Simples...: O lance é simples: para acabar com a choradeira de "usa Linux!" ou "usa Windows" basta saber o custo dos softwares incluídos. Usa-se o mais barato e pronto. Não acredito que a versão "ultra-light" do Windows XP possa custar mais barato que o Freedows que acompanha o tal hardware. :)

Comentário de javaes
Cinismo: Nunca houve liberdade de escolha do S.O. na compra de um computador, seja ele de marca ou montado. De forma compulsória vem sempre instalado o windows, sem que o vendedor se informe da preferência do usuário sobre qual S.O. que o cliente deseja que seja instalado. Então quem fala que o consumidor tem que ter liberdade de escolha está sendo no mínimo cínico. Mal informado, não acredito, é cinismo mesmo. A liberdade de escolha no PC Conectado se manisfesta de forma clara quando o comprador, informado pelo vendedor, que o S.O. instalado será de código aberto. O PC Conectado tem que vir com linix instalado sim! Tudo o mais é demagogia barata.


Comentário de Kid-X
Quanta discussão inútil!: Quanta discussão inútil!
AINDA BEM que isso não leva a lugar nenhum e é apenas um "bate-papo"! AINDA BEM! :-)

Se eu fosse um desenvolvedor e visse os comentários desse jeito, ou eu ia ficar muito decepcionado ou eu ia dar muitas gargalhadas! :-D
___________________________________
-={([FREE PATENTS])}=-
Comentário de MediaSonic
Commoditie: A resposta é tão óbvia que você não vê? Vamos trocar o componente: se ao invés de uma realtek baratíssima, uma 3COM caríssima fosse imposta. Tem sentido isso? Como é que alguém pode querer baratear os custos colocando uma 3COM caríssima? DÃ!
Neste caso, o hardware vira commoditie quando se fala sobre PCs de uso geral, e acredito que este seja o perfil do PC Conectado. Logo, existem premissas: Tem que conectar na rede? Então use uma placa de rede, abra uma concorrencia, defina a que melhor se adeque. Isto é transparente para o usuário. Não é a mesma regra para o Sistema Operacional. É muito mais dificil abstrair.

A reação mais sóbria no caso do Windows imposto seria apresentar um projeto de PC Conectado alternativo, obviamente mais barato, que usasse GNU/Linux.
Ou discutir esta alternativa, lembre-se o Windows para o PC Popular deve ser em regime de OEM. Por isso perguntei sobre o valor do Freedows. Talvez os valores não sejam tão diferentes.

Se for aquele Windows que só roda 3 processos por vez, poderia não atender aos critérios técnicos mínimos para o PC Conectado. Se fosse um Windows completo e grátis, mas obviamente sem código-fonte disponível, poderia ainda violar algum requisito do projeto - digamos que fosse importante que o SO fosse maleável e aberto para que os projetistas fizessem as modificações que achassem necessárias.
Quais modificações? Não sei se haveriam customizações factíveis.

Ah, antes que eu me esqueça: repetir um argumento ad nauseum não o torna verdadeiro e falar em "liberdade de escolha" aqui, como já foi demonstrado inúmeras vezes nessa e na outra discussão, não tem sentido. Por favor não empobreça sua discussão usando recursos retóricos tolos.
É a mesma coisa. Quando se fala em distribuições, o grande argumento é a facilidade de se ter liberdade de escolha. Quando se trata de um projeto tal qual, a mesma premissa deveria ser adotado. O Linux não tem nada a dever para o Windows, para nós, e para os demais? Seria a mesma coisa? Dizer que sim é um imensa arrogancia.
Comentário de MediaSonic
Demagogia?: A mesma demagogia que infesta o discurso dos mais radicais?
Comentário de StanStyle
Comentários: Meu:
(...) o deputado quer é que esses subsídios sejam utilizados em softwares proprietários (e serviços também), cuja a associação permaneceu sob sua presidência durante um certo tempo. Ele apenas quer defender seus interesses, longe de ser algo democrático.

Sonic:
A questão da escolha do sistema operacional do PC conectado, está relacionada essencialmente, creio eu, a todo uma estrategia do governo de estimular o desenvolvimento de tecnologias nacionais a nivel de hardware e software, que é um campo altamente estratégico para o desenvolvimento do país.

Valdo:
O Software Livre permite que se entregue um PC pronto para uso, sem gastar com SO. Quem não estiver satisfeito, então, que gaste ele o dinheiro comprando softwares proprietários, quando o PC estiver em suas mãos!

Ricardo Cruz:
Eu sinceramente odeio de saber que tanto dinheiro vai para americanos, para vc ter uma ideia o governo gasta em educação cerca de R$ 6.000.000.000,00 (Seis bilhões) apenas 3x mais do que gasta com SO proprietário.

Manoel Pinto:
(...) desde que o preço do software proprietário seja financiado SEM ISENÇÃO NENHUMA DE IMPOSTOS E COM RECURSOS PRÓPRIOS DAS EMPRESAS OU BANCOS PRIVADOS. Nada de botar dinheiro público nessa estória !
....................
(..) Se o usuário quiser comprar uma cópia do camelô ou comprar uma cópia original de qualquer versão de windows, que compre na brasoftware ou outra loja, SEM FINCANCIAMENTO SUBSIDIADO COM DINHEIRO PÚBLICO. Entenderam ??!!

Heitor Moraes:
Que a Microsoft banque o suporte a esse sistema operacional. Já que só serve pra um Windows, enquanto o do Linux serve pra qualquer Linux - de um sem número de empresas.

Patola:
Se for aquele Windows que só roda 3 processos por vez, poderia não atender aos critérios técnicos mínimos para o PC Conectado.

Javaes:
Nunca houve liberdade de escolha do S.O. na compra de um computador, seja ele de marca ou montado. De forma compulsória vem sempre instalado o windows, sem que o vendedor se informe da preferência do usuário sobre qual S.O. que o cliente deseja que seja instalado. Então quem fala que o consumidor tem que ter liberdade de escolha está sendo no mínimo cínico.

Alguém também disse, corretamente, que não faz sentido empurrar qualquer software proprietário no programa pois o custo seria absurdamente maior. Lembre-se dos 26 aplicativos, que não preciso dizer quais são, mas vocês podem contabilizar o custo deles. Imaginem o preço de um Office XP...
OEM não é nada interessante, muito menos para o Windows que necessita de reinstalação freqüente, o que causaria a perda de todos os programas instalados.
O target do programa define que NÂO é possível o custeio disso. O governo NÂO pode gastar dinheiro subsidiando software proprietário e importado que não traz nenhum desenvolvimento para país. Esse dinheiro pode ser usado para outras áreas como saúde, educação etc.
--- Fora do contexto --
(Gesac) - O governo usa o sistema de satélite pela localização que inviabiliza o acesso (verifique condições técnicas).
(Sobre um outro comentário) – O sistema do INSS só dá pane porque é Windows e a solução será resolvida apenas quando for migrado totalmente para o Linux (e não sou que estou falando isso).
Por favor, não entrem em questões partidárias porque isso não leva além de flames...
Comentário de Kid-X
Ananias, se você for analizar quantos pensamentos idiotas: Ananias, se você for analizar quantos pensamentos idiotas passam por aqui, diariamente....... É melhor não se preocupar com isso!

Rá-Rá! Vide exemplo neste tópico! Atualmente mais de 70 comentários medilcres! Ainda bem que ninguém dá atenção pras besteiras que esse povo fala/escreve! ;-)
Comentário de frtn
Resposta: Primeiramente gostaria de perguntar porque o senhor me chamou de ladrão sem ao menos ter o menor conhecimento da minha pessoa. Em segundo lugar, onde em meu texto afirmei que apoio o FHC, PSDB ou PMDB? Se vc acha que o desgoverno Lula esta bom, ótimo! deve estar bom pra vc, pois para a grande maioria da população esta um lixo. O nosso presidente bêbado só prometeu, prometeu, mentiu e só esta fazendo porcaria. Os unicos que tiraram vantagem do governo Mula foram os bancos e os petistas que conseguirar cabide de emprego. Sou contra o software livre? não! sou a favor. Continue acreditando no governo do barbudo e seja feliz!
Comentário de MediaSonic
Faz sentido isto que você fa: Faz sentido isto que você falou. Mas neste caso não seria melhor investir a partir de educação? Ou através de?

Em todo caso, seu comentário é bastante pertinente.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Dois gregos conversando: Nenhuma discussão é inútil, desde que você considere este texto de Jorge Luís Borges (as maíusculas são minhas):

Dois gregos estão conversando, Sócrates, Parmenides?
CONVÉM QUE NUNCA SAIBAMOS SEUS NOMES.
A história assim será mais misteriosa e tranqüila.
O tema do diálogo é abstrato, aludem a mitos dos quais ambos descrêem.
As razões que alegam podem ser ricas em falácias e NÃO BUSCAM O FIM, NÃO POLEMIZAM.
NÃO QUEREM PERSUADIR NEM SER PERSUADIDOS.
NÃO PENSAM EM GANHAR OU EM PERDER.
Estão de acordo em uma única coisa: sabem que A DISCUSSÃO É UM CAMINHO POSS
Comentário de StanStyle
Sim.: Sim, o ponto básico é a educação mas uma das preocupação da ONU é a exclusão digital também. O programa tenta dar o oportunidade de pessoas da classe C terem seus próprios computadores e terem acesso a um imenso conteúdo informativo (o que ajuda na educação também).
Mas longe de ser a solução...
Comentário de Kid-X
OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!: Caramba, eu consegui desviar a atenção dos mais de 70 comentários idiotas sobre um tópico idiota para o meu post mais idiota ainda!!! Ao ponto de alguém postar um texto de um autor de grande nome em resposta ao meu topic!!!

Caramba! Será que eu sou tão bom assim?

Viu como é fácil fazer a querida "Comunidade Linux" se importar com comentários idiotas, como o meu?!

É isso aí! Desse jeito vocês não chegam a lugar nenhum! Hehehehehehe!!! :-D
Comentário de azia
Totalmente Inutil...: Parabéns ao Governo que ao optar pelo Linux tem se mantido coerente com sua decisao de Apoio ao Software Livre.
Parabéns!
Linux é mais barato e pronto...
Quem quiser usar Mac/OS q compre...

Menos gasto em Papelada, mais investimento no que o Brasil realmente precisa!

Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
PC sem OS é um incentivo a: PC sem OS é um incentivo a pirataria....
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Quanta ignorância hein javae: Quanta ignorância hein javaes.. Se um dia você não teve direito de escolha , pois não existia nenhuma outra versão de OS no mercado é uma coisa.. agora tem temos mais de uma versão tá a hora de você pensar em ser democrático...

Usar linux é ser autoritário e anti-democrático ..Se for estou fora..
Comentário de Sem noção Stan Style
Meu Deus quanta falta de info: Meu Deus quanta falta de informa'~ao... "O governo NÂO pode gastar dinheiro subsidiando software proprietário e importado que não traz nenhum desenvolvimento para país. " . Vi outro dia que a Microsoft e sua rede de distribuição emprega mais de 100 mil pessoas no Brsil e recolhe mais de 1 Bilhão em impostos... Além disto se você desenvolver em NET você pode vender o software...A plataforma NET é somente uma plataforma que pode ser utilizada...

Me desculpe , mas o sistema de Processamento do INSS é Mianframe da IBM , no qual o governo paga uma fortuna por ano e agora a IBM está "dando "o Linux para continuar recebendo a grana preta de manutenÇão atualização do Mainframe...

A receita federal roda windows e voc6e entrega seu IR sem problema...


Comentário de bode
Resposta 2: Você está mal informado meu amigo.
Comentário de bode
Resposta 2: Você está mal informado Sr. frtn.
Comentário de foo
> Se for aquele Windows que s: > Se for aquele Windows que só roda 3 processos por vez, poderia
> não atender aos critérios técnicos mínimos para o PC Conectado.

Rodaria o Explorer, um anti-vírus (sim, é necessário) e mais um programa. A pergunta é: e se o último programa for um vírus? :D
Comentário de StanStyle
Windows: Você parace um ex colega com tapadeira de cavalo que apenas via o .NET e VB achando Windows lindo maravilhoso.
Não vou entrar nesse tipo de flame...
Acho que você está no site errado. Vai para o www.baboo.com.br, lá haverá pessoas com a mesma ideologia que a sua.
Se vanglorifique o maior tempo possível já que os servidores vão mudar para sofware aberto em breve.
(Se o que o site roda fosse mérito como você quer, nós (FOSS) rodamos no FBI, NASA, GLOBO, UOL, CIA, NSA, etc, etc, etc...).
Sua declaração inicial não merece qualquer comentário...
Comentário de Job
Excelente resumo. StanStyle : Excelente resumo. StanStyle

O fundamental nessa história, é que o o usuário tera a liberdade de por o software que quiser depois de comprar o PC. O projeto não impede que o usuário instale outros OS, o fundamental é que será entregue um PC com oum custo reduzidissimo em Software devido ao uso de SL.

Quando ao PSDB, ja basta o ex gov. do Parana Jaime L.. que gastou 150milhões com a MS, o de SP que gastou 100milhões só para a MS desenvolver o sistema de leilão eletrônico (o qual ela tercerizou por 20mi, e o restante ...), o mais interessante é ver o dindin indo para a conta da MS na Ilhas Caimãs

Pq o Sr deputado, tão interessado em livre escolha, não questiona ou questionou as milhares de compras feitas ate hoje, onde é exigido Windows!


Comentário de bode
Usa um pouquinho a cabeça!: Você está desviando a real questão aqui meu camarada... Ninguem vai obrigar o cidadão a usar LINUX. No entanto, para que o PC seja util, ele precisa de um SO.
Além do LINUX ter custo zero com licença (acho q isso vc sabe né!), ele já vem com toda a sorte de aplicativos uteis para o usuário... Eu estou chovendo no molhado... Por que será que tem gente que se faz de besta dessa maneira...
Liberdade não tem preço mesmo!
Na boa, conheço muita gente como você, que fica discutindo o sexo dos anjos, circulando o problema e NUNCA resolve nada!
Continue aí com seus achismos!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Trolls e baratas: Veja que coincidência, kid-x. Hoje, uma barata, uma reles barata, chamou-me a atenção, a ponto de interromper tudo o que eu estava fazendo para tentar matá-la. Tão logo a barata jazia desfigurada e melequenta no chão, fui-me embora e dei continuidade à vida.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Deve-se lembrar que em um pas: Deve-se lembrar que em um passado não muito distante, universidades, CEFET's e escolas sempre disponibilizaram computadores equipados com o Microsoft Windows, em detrimento de sistemas operacionais alternativos e opensource, como Linux, BeOS, AtheOS, FreeBSD, OpenBSD e NetBSD. Apenas estudantes da área de Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Análise de Sistemas de fato estudaram algum sabor do Unix, e bem pincelado. Muito recente apenas que pôde-se averiguar que algumas universidades públicas deram ao seu estudante a "liberdade de escolha" do SO, disponibilizando estações de trabalho com Linux carregado e também estações com o Microsoft Windows. Dizer que nunca obrigaram a usar o SO da M$ é falácia; qualquer computador que você compre em lojas vem com o mesmo instalado, os cursos da área são praticamente todos baseados no Microsoft Windows, Microsoft Office e Microsoft Internet Explorer.
Poucos cursos oferecem ao usuário a "liberdade de escolha", visto que o mercado para cursos sobre Linux ainda são dedicados a administradores de sistemas e redes. Eu uso Linux não porque me obrigaram, mas o Windows me foi imposto por não haver outra alternativa nos laboratórios onde eu estudava. Isso não é obrigar? Note-se que apenas 2 anos de minha vida acadêmica estudei em instituições privadas, e nelas também só havia disponível o Windows.
Na época, o Linux não era nem de longe o que é hoje como Desktop, mas por que não havia o IBM OS/2 Warp, por exemplo?
Porque a cultura que foi criada ao redor do que é um computador está recheado de programas e sistemas operacionais da Microsoft. Apenas uma questão de marketing? Não, o dono da referida empresa foi muito esperto no tocante a dominar o mercado. E se fosse o Linux o sistema operacional da moda quando surgiram os primeiros 386? Hoje estaríamos discutindo o porque de não pagar R$ 600 ou mais para ter uma cópia legal de um software que apresenta defeitos, tantos quanto sistemas operacionais gratuitos. Não tiro o mérito da Microsoft no que diz respeito à facilidade de uso do Windows, com suas interfaces "amigáveis"; mas nos ultimos 3 anos, ninguém pode afirmar que o Linux ou qualquer outra variante Unix não seja amigável se estiver rodando o KDE ou o Gnome, e também ninguém pode dizer que não é possível utilizar ferramentas de escritório nos mesmos, pois está disponível pelo menos 3 ao alcance de todos.
E se há algo melhor do que o Linux, por que você não nos informa qual é, além do "Windows"?
Comentário de bebeto_maya
Windows é como um Câncer!: __COmo foi citado aí em cima, o problema é que o Windows é como um câncer, uma neoplasia, precisa de remédios (anti-vírus, anti-spyware, anti-spam, absorvente intímo. . .) para que o paciente sobreviva. . .No final das contas o custo de manutenção de uma plataforma proprietária,vulnerável medíocre e cara, acaba ficando tão alto e problemático que o usuário ganha um ¨carro porém não tem grana pra gasosa¨.

__Com relação ao que afirmou um indivíduo desinformado sobre o meu primeiro post, que o presidente Lula também era comprado por ter se encontrado com o Bush.Há uma sensível diferença: Lula não sintonizou-se com os interesses de W.Bush, e é um chefe de estado encontrando outro, algo natural. . .Já o Mr.Julio é um representante dos interesses públicos reunindo-se a portas fechadas com uma corporação internacional de interesses excusos. . .Então idiota não sou eu, posso até ser autista, mas não idiota!
Comentário de roberto
Qual o problema?: Eu ainda não vejo problemas em existir a opção do sistema operacional. Alguem aí em cima respondeu ao meu primeiro comentário que isso aumentaria o custo da venda. Mas quem foi que disse que precisa ser o mesmo preço?

Porque não preços c/ Linux e c/ Windows? Se a Microsoft resolver "dar" o Windows (obviamente pretendendo ganhar em outros softwares posteriormente, afinal dinheiro é o objetivo das empresas) por R$9,99, porque privar o usuário da opção? Péssima opção seja subsidiar o custo disso, privando outros de comprar computadores. Mas se o usuário pretender pagar os "9,99", à vista acredito que não tenha problema.

Eu utilizo Linux em desktop e servidores diariamente, acredito que ele está pronto para este tipo de desktop e torço para que ele seja a opção de todos. MAS, acho importante também oferecer outras opções - não vejo motivo para não faze-lo. Anti-vírus e outras coisas que "precisam" ser compradas posteriormente (segundo comentários anteriores), também não acredito ser uma justificativa plausível - Da mesma forma que sistemas operacionais, anti-vírus, pacotes "office" e "browsers" estão disponível gratuitamente também.

Em suma, continuo sem um bom motivo para 'prender' com software livre as opções dos computadores subsidiados pelo governo. Mas, como disse, fico na torcida para que esta seja a opção da maioria. ;)

Sds
Comentário de Coitado do StanStlye
Bem, eu trabalho par ame sust: Bem, eu trabalho par ame sustentar e aos que depem de mim..uso as 2 plataformas mas de um modo racional e com bom senso (algo que voc6e precisa ter ...).

Bem se você ach aque o INSS usa Windows e não Mainframe , seu conhecimento de mercado não é grande...

Todas as instituicões podem e com certeza irão fazer o uso do Linux em um futuro proximo, visto que o Linux está melhorando..

Você ach aque um Banco , um grande empresa vai rodar 100% uma mesma plataforma ??

Respeito qualquer site seja o Baboo, Quilombo Digital, UnderLinux, Tech Net, etc...

Minha ideologiaé manter as 50 pessoas da minha empresa, atualizados na tecnoligia, seja Linux, Windows 2003, Java , Net , geram emprego,pagar impostos e ajudar nosso pais...

Pense um pouco além do Sistema operacional..será bom para você e o Brasil
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Política de Pão e Circo atingindo a comunidade?: Eu também sou a favor da implementação do SL no governo! Estou certo de que SL gera muita economia!
Até aí está uma maravilha...

Mas o que será que o governo vai fazer com esse dinheiro economizado? Ajudar no que o país precisa? Ou simplesmente enfiar no bolso?!

Bem, ninguém aqui sabe, mas como eu sou um cidadão deste país, eu tenho o direito de saber! O que vocês imaginam? Só porque o governo adota SL não significa que ele seje maravilhoso!
Comentário de sonic
a opção do governo pelo sof: a opção do governo pelo software livre não é ideológica e sim uma escolha estratégica,( E SIM , ESCOLHAS TEM QUE SER FEITAS E ASSUMIDAS....) para o desenvolvimento, não tem nada a ver com socialismo comunismo,etc...
Recordando ,
Somente alguns fatos (os valores são aproximados) :

1993 > O Brasil tem um superávit nas contas externas de 10 bilhões de dolares.

2000 > Após 7 anos de gov.FHC, o país tem déficit de 10 bilhões de dólares em sua contas externas.

2005 > Após 2 anos de gov. Lula , o país tem superávit de 35 bilhões
de dólares em fevereiro ( ultimos 12 meses).

Eu não sou cego e sei que este governo tambem tem problemas e muitos !
Mãs, confio muito mais no projeto do atual gov., para o PC conectado,
do que nas "idéias" deste deputado do PSDB , até por um questão de competência para gerir a economia do país...


Comentário de Kid-X
SOMOS MAIS RICOS QUE OS AMERICANOS!: Hey, somos mais ricos que os americanos!
Claro que sim! Foi o que disse o jornalista Alexandre Garcia;
Somos um bando de tolos pagando impostos insignificantes!
Basta você clicar neste link abaixo e você verá o por quê!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Somos mais ricos que os americanos - Alexandre Garcia
Comentário de Apolo_Doutrinador
Bebeto, Perdeu a chance de fi: Bebeto, Perdeu a chance de ficar quieto hein...O assunto é tecnologia e direito de escolha..
Comentário de Patola
Encarece: Eu ainda não vejo problemas em existir a opção do sistema operacional. Alguem aí em cima respondeu ao meu primeiro comentário que isso aumentaria o custo da venda. Mas quem foi que disse que precisa ser o mesmo preço?

Encarece. Precisam fazer testes agora não pra um, mas duas plataformas. Precisam escolher de novo os periféricos em função das duas, não só mais de uma (existem periféricos que também não se dão bem com o Windows em maior ou menor grau). Precisam replanejar... e isso custa tempo e dinheiro.

Nesse sentido, quanto menos opções melhor (mais barato). É por esse mesmo motivo que não vem no projeto duas escolhas de placa de rede, três possibilidades de monitores, etc...

Ah, e tem um motivo adicional, mais "ideológico", se quiser chamar: pra que se preocupar com o software proprietário, se é um projeto para aliviar a Exclusão Digital? Como já foi demonstrado no livro "Software Livre e Exclusão Digital", a Inclusão Digital só é possível de ser alcançada com software livre.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de javaes
PC Conectado: "Quanta ignorância hein javaes.. Se um dia você não teve direito de escolha"
Sr. anônimo ou não identificado, desculpe minha ignorância, motivada evidentemente pelo simples fato de nunca ter visto ou ouvido um vendedor perguntar para um cliente: O sr. (sra.) deseja que instale em sua máquina qual SO? É possível que você ja tenha, eu não. Então por favor, não me venha com liberdade de escolha. Na verdade o windows sempre foi empurrado goela abaixo da maioria dos compradores de PC. Por outro lado, isto é um programa de governo e é claro, quem não gostar aí sim, concordo com você, pode exercer o seu direito à liberdade de escolha e escolher outro PC fora do programa com o SO que mais lhe convier.
Comentário de javaes
Não creio. O que vcs querem?: Não creio. O que vcs querem? Aumentar o custo da máquina? Não se esqueça, MediaSonic, que isto é um PC para quem ganha três salarios mínimos e que a prestação será de até R$ 55,00. Caso vc coloque o seu windows XP Home dentro desta máquina a este preço (1.300,00) e + Office
tudo bem.

Hiroshima 45
Chernobyl 86
Windows 95

Comentário de javaes
...para a pirataria : ...para a pirataria

Comentário de javaes
...para a pirataria: ...para a pirataria
Comentário de Night64
Não, não é.: O que parece estar lhe sendo bem dificil de entender é que nem todo mundo considera sua explicação tão clara e cristalina assim. Aquilo que para você é uma verdade indiscutível pode não ser para todos. E já que você gosta tanto de dizer que opinioes refutadas não podem ser repetidas, eu refuto seu problema do custo dos testes do PC conectado:

Passe os custos do teste para as empresas que quiserem instalar seu SO nele. O PC Conectado é este, roda com este hardware. Se a Microsoft quer que o Windows rode nele, ou a Cobra com o Freedows, ou, num desatino mental, a IBM queira que rode AIX no PC Conectado, estejam todos a vontade! Peguem o hardware e façam as adaptações necessárias nos seus SO's! Escrevam novos drivers, mudem o kernel, façam o diabo.

E ai? O custo do PC continua baixo: os componentes foram aqueles que foram escolhidos em razao do menor custo. A escalabilidade do hardware é a mesma. E, citando meu comentário anterior, o custo de SO deverá ser INTEGRALMENTE arcado pelo comprador (que no caso do Linux é zero).

Free, as in Freedom.


Comentário de javaes
Vou mais além, porque só wi: Vou mais além, porque só windows? ressucitem o melhor SO desenvolvido até hoje OS/2.
Comentário de javaes
nesse seu número, você est: nesse seu número, você está contabilizando também os vendedores piratas?
Qual sua fonte?.

Comentário de acidbase
Como se numa biblioteca de es: Como se numa biblioteca de escola tivesse apenas enciclopédias e dicionários... Numa boa bibliotecas tem revistas, livros bons, livros ruins, livros importantes, livros meia-boca... tudo o que é necessário para formar pessoas que saibam ler, interpretar o que leram e a criticar o que leram (por isso até mesmo os livros ruins são importantes).

Projetos como o Guttemberg e/ou Wikipedia são *realmente* muito importantes, mas acessá-los ainda é mais caro do que dar livro para os estudantes poderem levar pra casa e ler/estudar.

--
Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Resumo da ópera: O governo bolou um projeto de inclusão digital e queria ao mesmo tempo fazer política industrial. A Microsoft fez uma parte dos políticos cair na Falácia do Apelo às Conseqüências (Se os PCs saírem com SL, os usuários vão colocar Windows pirata).

Temos que entender uma coisa. Para manter seu monopólio, a Microsoft vai fazer de tudo para que não brote, em nenhuma parte do mundo, nenhuma indústria que pretenda tomar uma parte do seu mercado. Se o Brasil quer mesmo ter uma indústria própria de software para competir com a Microsoft terá de ser coeso. Não pode ficar dividido.

Então queremos mesmo incluir pessoas e empresas digitalmente e ter uma indústria própria? Então a resposta para toda a polêmica é SL distribuído por uma empresa nacional.
Comentário de Trollzão
O mundo não é lindo e bonito: O negócio é o seguinte : não importa a porcaria do sistema, eu quero é ganhar dinheiro com a manutenção. Este papo de ideologia não enche a barriga de ninguém, o negócio é GRANA ! Ninguém venha me dizer que vive de água, luz e amor aqui ! Todo mundo paga conta e precisa ganhar dinheiro.

Pode ser microsoft, linux, apple, qualquer bosta, o lance é a grana que se vai ganhar com o suporte. Se o cara quiser colocar OS2, o negócio é com ele. Cara nego perde o maior tempo aqui falando abóbora, no final vai dar suporte a qq bosta de sistema por causa da grana.

Não me venha com o papo, "Minha empresa vive só de Linux", ou tua empresa vive em Marte, ou tú tem uma teta muito boa no governo.

Vamos lá me alimentem !


Comentário de MediaSonic
Pensar que o Governo vai colo: Pensar que o Governo vai colocar o XP Home in box é ingenuidade.
Comentário de Heitor Moraes
Eita Flame Off-topic: 1993 > Estavamos afundados em inflação e o dollar valia ouro.

2000 > Vários anos de paridade e muita gente importando tudo que é eletrônico e "emaletável".

2005 > Depois do mundo ter morrido de medo de "um analfa" na presidência e o dollar chegar a uma cotação de 3 pra 1, o máximo que a gente pode fazer é exportar - porque entrar com 3 pra 1 num dá mesmo.

Olha, todos esses dados são ilusão Lulista e totalmente Off-Topic.

In a world without wall and fences, who needs windows and gates?
Comentário de Night64
Ataque o argumento: Nao o argumentador. Desqualificar a outra parte é a forma mais barata de discussão. Se voce nao gostou da minha argumentação ataque-a ponto por ponto. Imagine se eu sugerisse a voce que antes de falar qualquer coisa sobre software livre fosse aprender a diferença entre GPL - GNU Public License e GLP - Gás Liquefeito de Petroleo ,
E eu nao estou discutindo sexo dos anjos. Só não concordo com a sua argumentação.
Comentário de roberto
Encarece. Precisam fazer test: Encarece. Precisam fazer testes agora não pra um, mas duas plataformas. Precisam escolher de novo os periféricos em função das duas, não só mais de uma (existem periféricos que também não se dão bem com o Windows em maior ou menor grau).

Se fazer teste com periféricos fosse realmente um problema você há de concordar comigo que o Windows XP ganharia a briga com uma certa facilidade... Mas a questão é o custo dos testes - mesmo assim acredito que pouquissimos, se é que existem, periféricos que se encaixam no perfil do PC Conectado não sejam suportados pela fábrica p/ Windows.

Nesse sentido, quanto menos opções melhor (mais barato). É por esse mesmo motivo que não vem no projeto duas escolhas de placa de rede, três possibilidades de monitores, etc...

Patola, eu acredito que opções são bem vindas sim - mas na comparação com os monitores, por exemplo, há a opção das empresas "brigarem" nos preços, na hora da licitação. Mas no caso do Linux, é quase uma "concorrencia desleal" com as outras opções (principalmente no preço, mas também estabilidade, segurança, etc,etc...)

Ah, e tem um motivo adicional, mais "ideológico", se quiser chamar: pra que se preocupar com o software proprietário, se é um projeto para aliviar a Exclusão Digital?

Realmente é algo mais ideológico - e se a câmara dos deputados achar que isso está ok, eu apoiarei (e até irei gostar, mesmo não necessariamente concordando com tudo...). O que eu deixei claro no meu primeiro tópico foi que acho correto continuar discutindo no congresso esse ponto, já que existem dúvidas sobre o que seria "ideal" ou não para o projeto, e é isso que eu estou defendendo. Minha opnião pessoal é bem refletida no item da enquete:

"deve permitir que o usuário escolha o sistema no momento da compra, e pague a diferença (se houver)".

Mas pelo menos por enquanto eu sou minoria - e se assim continuar, que tenhamos somente Linux no PC Conectado, pelo menos até sair da loja. ;)
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Preço especial para pais emergente = Dumping!: A Microsoft prometeu um Windows baratinho para o PC conectado. Desconfie de toda a proposta de empresa de fora que ofereça preços especiais para países emergentes. O que eles estão fazendo é dumping descarado.

O custo de fabricação/distribuição de um produto é 5. O brasileiro fabrica por 5 e vende por 6, ficando com 1 de lucro. O estrangeiro vende por 7 no seu país de origem e fornece o produto a 4 no Brasil, ficando com 2 de lucro no país de origem e 1 de prejuízo no brasil. Parte do lucro no país de origem financia o prejuízo que o estrangeiro vai ter no Brasil. 4 é o tal precinho especial. Vendendo a 4 ele quebra o brasileiro, porque o produto custa 5, não menos que isso.

O objetivo de empresas como a Microsoft não é vender softwrare, nem lucrar com nada no Brasil, nem ajudá-lo a chegar a lugar nenhum. O objetivo deles é não deixar de forma nenhuma a indústria nacional vicejar. E quem se atraver a ir contra essa tática terá de lutar muito, além é claro, de ser tachado de idealista, comunista, petista, nacionalista e outros "istas".

Mas repare que esse estratagema não é exclusividade da Microsoft. Ele é usado por todas as indústrias contra nós, desde do agronegócio, passando pela indústria do entretenimento, até chegar à indústra automobística, energética, tecnológica, espacial, nuclear, e por aí vai.

Mas espere! Não é só contra o Brasil que essa política vige. Entre os países dos assim apelidado "1º mundo", o jogo é exatamente esse. São os EUA passando a perna na UE, que dá um rabo-de-arraia na China, que dá-lhe uma rasteira no Japão, que puxa o tapete dos EUA.

O que a gente precisa é conhecer o jogo e saber jogá-lo para virá-lo a nosso favor.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Pá de cal na polêmica: Vamos lá me alimentem !

Claro, por que não? Parafraseando a campanha daquela empresa de comida pra cachorro, "Troll é tudo de bom"!

não importa a porcaria do sistema, eu quero é ganhar dinheiro com a manutenção

Beleza! Você deu o argumento que a turma que defende o SL queria. Agora eles poderão dizer para os políticos: "O que a turma quer é ganhar dinheiro com manutenção. Tanto faz Microsoft, como SL. Então se definam logo pelo SL, assim matamos dois coelhos: a turma da manutenção fica contente e a turma que distribui SL no Brasil também".
Comentário de h3ell
1993> tinhamos inflação, m: 1993> tinhamos inflação, mas tinhamos emprego e o dolar valorizado permitia um bom desempenho nas exportações gerando emprego aqui.

2000 >"Vários anos de paridade"...
paridade artificial, a custa de taxas de juro de até 50% ao ano, fazendo explodir a divida interna e externa,, tudo para conseguir uma reeleição,várias crises,sucateamento da indústria,

<"muita gente importando tudo que é eletrônico e "emaletável".> certo, importando um monte de quinquilharias (se ainda fossem bens de capital...),a desigualdade social aumenta, enquanto isto a classe média se entope de "contas & miçangas" importadas,
aumentando a dívida,gerando desemprego aqui e emprego lá fora

"2005 > Depois do mundo ter morrido de medo de "um analfa" na presidência"
Só se for o teu mundo...o mundo das antas e dos abutres.

após 8 anos de gov.FHC,com o país fragilizado e totalmente nas mãos das manipulações do mercado especulativo, houve uma tentativa de continuar com o mesmo esquema, mas não tiveram sucesso...



Comentário de bebeto_maya
Semeghini é um hipócrita demagogo!: O objetivo de empresas como a Microsoft não é vender softwrare, nem lucrar com nada no Brasil, nem ajudá-lo a chegar a lugar nenhum. O objetivo deles é não deixar de forma nenhuma a indústria nacional vicejar. E quem se atraver a ir contra essa tática terá de lutar muito, além é claro, de ser tachado de idealista, comunista, petista, nacionalista e outros "istas".

__Isso é o óbvio ululante, o problema reside no fato que quando um empresa multinacional domina 99% do mercado fica enjoada e não permite que ninguém imponha o benéficio da concorrência na indústria.Olha eles, da Redmond, compraram tudo, a mídia, a imprensa, partidos políticos etc. . .Por isso ninguém toca no assunto do PC Popular direito na grande mídia.Admiro muito gente como o Élio Gaspari,jornalista que não tem papa na língua.Infelizmente ele é um jornalista no meio de urubus covardes e comprados!Anunciantes de 200 bilhões calam até papagaio. . .

__O que o Semeghini disse é abusar do poder de passividez das pessoas:No governo do F.H.C o PSDB praticamente levantou a bandeira da M$ no Brasil, tudo era Windows. . .O governo não só gastou bilhões de dólares com licenças super-faturadas, como também abriu todas as portas para a MS monopolizar o setor público.Suplantando qualquer interesse de empresas nacionais.E agora esse asqueroso hipócrita do PSDB vem nos brindar com essa demagogia pseudo-democrática "de que o consumidor tem o direito de escolher", como se o tivesse nos últimos 10 anos. . .
Comentário de Marco Antonio Abreu
Deputado Comprado: Eu concordo com a idéia do abaixo assinado. Para se criar uma abaixo assinado basta ir até o site http://www.petitiononline.com e criar um novo. Nunca criei um, mas não deve ser difícil. Depois é só divulgar para os amigos.

[]'s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004