“
Já estamos na versão 1.5 do Firefox e alguns comentários, mais emocionados, dizem que ele é perfeito. A Mozilla Foundation(MoFo) parece não achar o mesmo, pois saiu a primeira 'canjinha' do Firefox 2.0. Ele é traz algumas novidades boas e outras que não estão prontas ainda. Não perdi tempo, comecei logo o download dos seus 8MB para testar a mais nova encarnação do navegador. Para o meu sistema, Linux obviamente, existe um tar.gz prático, só descompactar com o nosso amigo File Roller e ele está pronto para brincadeira. Porém segue o aviso costumeiro para quem se empolgou e quer instalar na própria máquina: FAÇAM BACKUP! Antes de rodar a primeira vez aproveito e faço uma cópia do meu diretório do perfil, no Linux é o ~/.mozilla, só para prevenir. Nesse mundo de alfas e betas é comum arrasar um perfil inteiro enquanto testa, afinal é para achar esse problemas que essas versões existem. Como segundo aviso: Software alfa/beta/RC não são para os fracos de coração. Se não aguenta o calor, saia da cozinha! Agora que já assustei bem a maioria, para o seu próprio bem eu garanto, vamos ao teste. ” A nota foi enviada por Vinicius Medina.
Veja abaixo o restante da resenha.
Na primeira vez que ele roda é muito favorável e faz o seu trabalho procurando todas as extensões e importando os Favoritos/Bookmarks. No meu caso, quase todas estavam incompatíveis e uma, chamada Fission, tinha atualização. Foi tudo muito tranquilo e no final da atualização da extensão ele simplesmente se reinicializa. Tudo muito bem feito.
O hardware necessário para rodar o Firefox é um Pentium II ou AMD K6-III+ 233 MHz, 64 MB RAM e 52 MB no HD, porém eu fiz o meu teste em um AMD K6-2 450MHz, 160 MB RAM com bons resultados. Quando ele reiniciou, ele abriu suavemente na página padrão do navegador e eu comecei na busca de diferenças. A primeira delas eu já havia notado em outra instalação, na qual eu usei um perfil vazio, foi que as Bookmarks/Favoritos não estavam importando e exportando. Lendo a página do Bon Echo, eu pude constatar o porque: Mudaram a forma de armazenar as Bookmarks. Agora ele usa o SQLLite. Se você olhar no seu diretório do perfil vai encontrar um .sqlite dentro dele.
Isso ajuda muito na hora de guardar e recuperar informações, ainda mais em grande volume. A interface de organização das Bookmarks também mudou, e ficou melhor estruturada.
Essa mudança também afeta a parte de histórico, permitindo a inclusão de um novo menu chamado History, que antes se chamava Go, com funções como procura e limpar o histórico. As partes que estão com o essa nova estrutura de armazenamento estão bem mais rápidas do que quando usavam um arquivo. Houve também uma nova mudança nas abas. Parece que o que é bom na 1.5 só deve ser melhorado, mas as pessoas sentirão a diferença quando perceberem que aquele botão de fechar as abas sumiu, sendo que agora só fechamos as abas no botão de fechar delas mesmas.
Um velho conhecido da galera do Mozilla/Netscape original voltou a cena: O 'Trabalhar offline'. Até onde eu pude perceber, ele funciona bem, prevenindo o uso da internet no navegador.
Dentro do Menu Ferramentas existe um ítem chamado 'Web Search' que não funciona, como boa parte das coisas interessantes o que torna esse alfa um pouco decepcionante. Ele realmente tem muita coisa travada ou não implementada, pelo menos não aos olhos do usuário. Na página eles avisam quanto a possíveis perdas de Bookmarks, falta de exportação dos Bookmarks, Problemas de travamento com as Livemarks(rss), falta de funcionalidade de sidebars, lentidão no histórico se ele for muito grande, todas as Bookmarks com o mesmo URI tem as mesmas propriedades e a importação inicial não tem um marcador de progresso. Dessas eu experimentei a falta de exportação, falta de sidebars e falta de marcador de progresso na importação inicial. Realmente, ele veio com muitas inovações e promete muitas outras, como correção ortográfica nos formulários (vai ser ótimo no BR-Linux), mas nada muito substancial ainda. É melhor esperar o Alfa 2 que sai ainda em maio, segundo a programação atual, no mês de junho sai o Beta 1, Julho o Beta 2 e os primeiros RCs e o Final em agosto. Vale a pena aguardar com muita paciência, pois novidades imensas vêm por aí.
Abraços,
Patrick
Caruaru-PE