Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Explorando o Firefox 2.0a1 - Bon Echo

Já estamos na versão 1.5 do Firefox e alguns comentários, mais emocionados, dizem que ele é perfeito. A Mozilla Foundation(MoFo) parece não achar o mesmo, pois saiu a primeira 'canjinha' do Firefox 2.0. Ele é traz algumas novidades boas e outras que não estão prontas ainda. Não perdi tempo, comecei logo o download dos seus 8MB para testar a mais nova encarnação do navegador. Para o meu sistema, Linux obviamente, existe um tar.gz prático, só descompactar com o nosso amigo File Roller e ele está pronto para brincadeira. Porém segue o aviso costumeiro para quem se empolgou e quer instalar na própria máquina: FAÇAM BACKUP! Antes de rodar a primeira vez aproveito e faço uma cópia do meu diretório do perfil, no Linux é o ~/.mozilla, só para prevenir. Nesse mundo de alfas e betas é comum arrasar um perfil inteiro enquanto testa, afinal é para achar esse problemas que essas versões existem. Como segundo aviso: Software alfa/beta/RC não são para os fracos de coração. Se não aguenta o calor, saia da cozinha! Agora que já assustei bem a maioria, para o seu próprio bem eu garanto, vamos ao teste. ” A nota foi enviada por Vinicius Medina.

Veja abaixo o restante da resenha.



Na primeira vez que ele roda é muito favorável e faz o seu trabalho procurando todas as extensões e importando os Favoritos/Bookmarks. No meu caso, quase todas estavam incompatíveis e uma, chamada Fission, tinha atualização. Foi tudo muito tranquilo e no final da atualização da extensão ele simplesmente se reinicializa. Tudo muito bem feito.

O hardware necessário para rodar o Firefox é um Pentium II ou AMD K6-III+ 233 MHz, 64 MB RAM e 52 MB no HD, porém eu fiz o meu teste em um AMD K6-2 450MHz, 160 MB RAM com bons resultados. Quando ele reiniciou, ele abriu suavemente na página padrão do navegador e eu comecei na busca de diferenças. A primeira delas eu já havia notado em outra instalação, na qual eu usei um perfil vazio, foi que as Bookmarks/Favoritos não estavam importando e exportando. Lendo a página do Bon Echo, eu pude constatar o porque: Mudaram a forma de armazenar as Bookmarks. Agora ele usa o SQLLite. Se você olhar no seu diretório do perfil vai encontrar um .sqlite dentro dele.


 

Isso ajuda muito na hora de guardar e recuperar informações, ainda mais em grande volume. A interface de organização das Bookmarks também mudou, e ficou melhor estruturada.


 

Essa mudança também afeta a parte de histórico, permitindo a inclusão de um novo menu chamado History, que antes se chamava Go, com funções como procura e limpar o histórico. As partes que estão com o essa nova estrutura de armazenamento estão bem mais rápidas do que quando usavam um arquivo. Houve também uma nova mudança nas abas. Parece que o que é bom na 1.5 só deve ser melhorado, mas as pessoas sentirão a diferença quando perceberem que aquele botão de fechar as abas sumiu, sendo que agora só fechamos as abas no botão de fechar delas mesmas.


 

Um velho conhecido da galera do Mozilla/Netscape original voltou a cena: O 'Trabalhar offline'. Até onde eu pude perceber, ele funciona bem, prevenindo o uso da internet no navegador.


 

Dentro do Menu Ferramentas existe um ítem chamado 'Web Search' que não funciona, como boa parte das coisas interessantes o que torna esse alfa um pouco decepcionante. Ele realmente tem muita coisa travada ou não implementada, pelo menos não aos olhos do usuário. Na página eles avisam quanto a possíveis perdas de Bookmarks, falta de exportação dos Bookmarks, Problemas de travamento com as Livemarks(rss), falta de funcionalidade de sidebars, lentidão no histórico se ele for muito grande, todas as Bookmarks com o mesmo URI tem as mesmas propriedades e a importação inicial não tem um marcador de progresso. Dessas eu experimentei a falta de exportação, falta de sidebars e falta de marcador de progresso na importação inicial. Realmente, ele veio com muitas inovações e promete muitas outras, como correção ortográfica nos formulários (vai ser ótimo no BR-Linux), mas nada muito substancial ainda. É melhor esperar o Alfa 2 que sai ainda em maio, segundo a programação atual, no mês de junho sai o Beta 1, Julho o Beta 2 e os primeiros RCs e o Final em agosto. Vale a pena aguardar com muita paciência, pois novidades imensas vêm por aí.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de patrick
Klik: Para quem usa o Klik, é ainda mais fácil instalar o firefox 2 alpha.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Leandro Coelho
Check for Updates: Uma coisa q eu achava muito útil q tinha no netscape e mozilla suite e ainda não tem no Firefox é o "Check for Updates".

Quando vc salvava um item no seu bookmark, vc podia configurar o browser para verificar periodicamente se teve atualização da página que vc salvou no bookmark.

Eu por exemplo achava isso extremanete útil, pois na empresa onde eu trabalho, tem uma página de RH, onde são postadas as vagas de oportunidades internas. Ao invés de verificar todo dia se tinha atualização na página, eu configurava o Mozilla pra fazer isso por mim, por isso eu semper tava por dentro das vagas internas... Agora o firefox num faz isso pra mim mais... :-(

Alguém sabe se existe alguma extension pra isso?? Já verifiquei a página de addons do mozilla e nunca vi nada... Mas como sempre tem alguém lançando algo novo todo dia, nunca se sabe neh??

[]'s
Comentário de Robson Cruz dos Santos
Consumo de memória: Não cheguei a testa esta versão, mas gostaria de saber se alguem já notou alguma diferença em relação ao consumo de memória, pois na versão 1.5.1 continua aquele consumo exagerado de memória quando se abre muitas abas e quando estas abas são fechadas o consumo não baixa como se poderia esperar! Se alguem sabe alguma coisa a respeito por favor comentem...
Comentário de hamacker
As atualizacoes de páginas p: As atualizacoes de páginas perderam um pouco do sentido após o advento das .rss que são mais dinamicas. Para quem apenas quer se manter bem informado sobre site de noticias nada melhor que o RSS (sage.mozdev.org).

Comentário de espardo
intranet: Para rss de intranet eu prefiro a extensão infoRss que rola um ticker na barra de status quando existe atualização.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Teppic
Pouco provável: Pouco provável esse problema ter sido arrumado (ou amenizado) numa versão alfa, mas quando chegar nos RCs poderemos ter alguma informação sobre isso.
Comentário de Dm7
Vinícius,: Vc não comentou em outra notícia que acha que após o lançamento do IE7 a participação do Firefox deve cair drasticamente?
Vc ainda mantém essa expectativa, tendo analisados o beta do IE7 e o alpha do Firefox?
Comentário de yamane
Botão "fechar" nas abas: Você comentou que na versão 2.0a1 o botão "fechar" só está presente na própria aba... experimente abrir 15 abas e depois tente clicar em uma delas para seleciona-la... provavelmente você acabará fechando ela, pois só ficará evidente o botão "fechar", não havendo espaço suficiente para clicar na aba para seleciona-la.
Essa é a desvantagem para os usuários que abrem muitas abas ao mesmo tempo.
Um abraço,
Renato
Comentário de Teppic
Teclado: Por isso é que eu sempre uso os atalhos de teclado (Alt+[ordem da aba] e Ctrl+{Page Up, Page Down}) para navegar entre abas.
Comentário de vmedina
Eu?!?!?!?!?: Não lembro de sequer ter comentado isso, e não subscrevo a este pensamento. Para mim, o próximo navegador de sucesso será o Firefox. Sempre me posicionei desta forma e pretendo continuar me posicionando. Procurei no google e não achei essa entrada.

Eu NÃO analisei o beta do IE 7, e ví somente algumas fotos e acho que nada temos a temer. O FF 2.0 vai vir com muitas capacidades inteligentes.

O lance que o IE não é bom o suficiente é na segurança, e eu duvido que a "Trusted Computing" tenha sido tão eficaz.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Por isso é um Alpha: Vai no site do Bon Echo e reporta. Eles esperam este tipo de coisa antes do Beta 1.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Mais Leve: Eu achei mais leve, porém ele ainda não tem tudo funcionando e não corrigiram todos os bugs. Deixa pra analisar isso nos RCs.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Dm7
Ops!: Falha minha, foi outro usuário...
Abs,
Comentário de Dm7
Tem a facilidade da extensão: Tem a facilidade da extensão tab mix plus, para configurar o número de fileiras para as abas?
Comentário de adell
Tá bom eu sei que...: ...sou um forgadu, mas poderiam colocar um link ai neh?
-----------
Os que confiam no Senhor são como os montes de sião, não se abalam mas permanecem para sempre.
Comentário de vmedina
Que isso...: Foi uma pequena distração. Segue o link:

http://www.mozilla.org/projects/bonecho/

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004