Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Artigo em português sobre virtualização com o Xen

Alexandre Pedroso (aplinux[@]aplinux.com.br) enviou este link e acrescentou: “O mais novo integrante da equipe do Aplinux.com.br, Germano Barreiro, publicou um artigo muito interessante que explica como rodar um outro Linux dentro do seu Linux. Vale a pena dar uma conferida, o artigo é bem completo e muito bem redigido.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
que tal uma telas para visualizarmos melhor??: texto um tanto cru, poderia ter colocado umas telas para exemplificar.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
pra que o texto da gpl: e o texto GPL no final foi puro desperdicio de tempo, enchimento de linguiça mesmo.
Comentário de Liberie F. Cunha-Neto
Xen: Bem o texto esta bastante cru , na Apresentacao do xen ele ja se perdeu todo e ta comparando o Xen a um Usermode linux da vida, o que o Xen faz e paravirtualized, o que isso quer dizer que ele realmente divide seu hardware , nao como o UML que depende do kernel do HOST, diferente do que ele fala no texto o Xen nao e dificil de ser instalado (se digitar make install e modificar o grub.conf for complicado nao imagino o que deva ser facil no ponto de vista do artigo), dificl sim e voce compreender como funciona ja que tudo que vc sabe sobre um pc X86 vai por agua abaixo (teoricamente) , o xen carega um kernel proprio antes de iniciar a dom0 (maquina responsavel por administracao do xen em si) , esse dom0 tem permissao de criar , pausar , destruir , acessar os consoles das domU, fazer migracao live para outra maquina real entre outras coisas com suas domU (as outras maquinas virtuais) nao se engane toda maquina sera vm incluindo a dom0, nao usem a web interface ainda em questao de seguranca ela nao pede nenhum tipo de senha ainda. todas as duvidas sobre Xen podem ser resolvidas aqui http://www.cl.cam.ac.uk/Research/SRG/netos/xen/ , se cadastrem na lista xen-devel voces irao aprender bastante sobre essa tecnologia que ira revolucionar os sistamas livres, uma outra coisa que o texto nao aborda e que o xen suporta rodar domU em Linux , NetBSD , FreeBSD , plan9 e apenas nao suporta windows por questao de licensa (so que isso pode acabar quando a intel lancar o P4 com as extencoes Vanderpool para virtualizacao pois sera transparente a o OS)
Grandes empresas como Intel , AMD , Novell, IBM entre outras estao apoiando o Xen , nao pense que e um projeto academico de brincadeira (mes passado eles ja tinha em CAIXA para bancar o projeto mais de US$ 6 Milhoes e bastante grana)

espero estar com meu tutorial sobre o xen 3 unstable ate o fim da semana (com suporte a AGP , SMP na dom0 e nas domU entre outras novas funcoes do xen 3)

Comentário de Tiago Souza da Silva
Artigo esdrúxulo: Quem lê o artigo e não conhece o Xen, vai achar que é uma máquina virtual como qualquer outra, tipo vmware & cia. Acho que o artigo podia explicar melhor o conceito do Xen que é inovador sem dúvida e vale lembrar: "Software livre" que conta com uma bela equipe de desenvolvedores. Faltou citar sobre as novidades que o Xen 3 promete, que são muitas e maior parte delas inovadoras nunca vistas em uma máquina virtual. Na minha opnião o Xen não teve seu valor reconhecido no artigo e o autor deixou passar em branco! Discordo completamente quando o artigo diz que o Xen é díficil ser instalado... é fácil e intuitivo.
O artigo parece que foi traduzido ao "pé da letra", sinceramente, não gostei do Artigo.
Xen merecia um artigo do seu nível.
Artigo esdrúxulo ...
Comentário de Marcio Rocha
No texto o autor cita "(...): No texto o autor cita "(...) ele tem duas características que restringem o público que pode fazer uso dele: seu código não é aberto, e é um programa comercial (...)".
Ora, só porque um software não tem código aberto e é comercial, ele restringe o público? Não tem nexo isso. Software de código fechado e comercial também pode ser bom, assim como há tantos. Realmente infeliz, sem contar o artigo em si, que conforme os nossos amigos já postaram, é muito cru.
Comentário de Liberie F. Cunha-Neto
Xen: Outra coisa que esqueci de comentar foi ate o Titulo esta totalmente errado
RODANDO OUTRO LINUX DENTRO DO SEU LINUX
O Xen nao roda linux dentro de outro linux , ele virtualiza sua maquina
quem roda linux dentro de outro linux e Usermode linux ,
traduzindo ja comecou errado ate no titulo

o que ele poderia ter colocado era Rodando Diversos Os a o mesmo tempo na sua maquina atravez da paravirtualizacao

Comentário de PoolS
Estranho....: O pessoal tem reclamado muito.... gostaria de saber só uma coisa: O Xen roda ou não roda o windows como uma máquina Virtual? pelo artigo ele diz NÃO:
"o Xen só permite executar novas instâncias de Linux. Ou seja, ele não
serve para executar Windows dentro do Linux ou qualquer outro SO."

Isso é verdade? pois o mais interessante, no meu serviço, é utilizar windows em alguns trabalhos críticos (MSSQL Entrepise Manager), e queria fugir do VMWare....


[]'s

Paulo de Tarso


Comentário de sdvidal
resposta: do faq do Xen (http://www.cl.cam.ac.uk/Research/SRG/netos/xen/faq.html)
" 1.4 Does Xen support Microsoft Windows?
Unfortunately we do not currently support Windows; the paravirtualized approach we use to get such high performance has not been usable directly for Windows to date. However recently announced hardware support from Intel and AMD will allow us to transparently support Windows XP & 2003 Server in the near future. We are working on this and intend to have support available by the time the new processors are available. "

não sei a que tipo de processador o texto se refere, seriam esses novos com múltiplos núcleos ? alguém que acompanhe este projeto de perto pode ajudar ?
saudações.
Comentário de Liberie F. Cunha-Neto
Bem como citei acima esse pro: Bem como citei acima esse processador nada mais e que o Pentium 4 so que com as extensoes Vanderpool esse processador deve ser lancado aqui nos EUA em Abril , a AMD tambem ira lancar uma flag em seus novos processadores com suporte a true virtualization

E Respondendo a pergunta to colega a respeito do Windows o Xen nao e um programa para rodar dentro do OS e sim um OS que roda antes dos OS (meio complicado de entender mas vai estar tudo exclarecido no meu tutorial)
Comentário de hamacker
Tambem não precisava desmerecer o artigo assim...: Olha gente, não achei o artigo tão ruim assim ao ponto que voces chegaram, eu acho que ocorreu o seguinte: voces já conhecem o Xen e podem criticar o artigo com conhecimento de causa, porém para quem nunca ouviu falar do Xen (e esse é o meu caso), o artigo foi bastante aproveitável por lançar uma base.
Posso estar enganado, mas na comunidade pt_PR não existe nenhum artigo falando sobre o tal Xen ou paravirtualizacao. Alias, nem mesmo sobre usermode temos.
Esperamos que artigos posteriores possam ser ainda mais esclarecedores e que possam corrigir falhas de artigos anteriores, mas não vamos depreciar o tempo e o esforço do colega.
Esse assunto de virtualizacao é bastante interessante e suas aplicações são realmente desejáveis e não queremos intimidar os próximos artigos, não é mesmo ?
Comentário de vmedina
Concordo: Todo mundo falou mal e posou de grande entendedor. Agora falar é fácil, escrever um artigo "decente", como eles dizem, é que são elas. Ao invés de perder o tempo criticando podiam fazer um artigo né!

[]s!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
"Ora, só porque um software: "Ora, só porque um software não tem código aberto e é comercial, ele restringe o público? Não tem nexo isso."

Desculpe, mas não tem nexo se você pode pagar a licensa, caso contrário, isso restringe sim.Na maioria das vezes, programas de codigo aberto, tem o custo menor do que de programas de código fechado.
Eu por exemplo, não tenho dinheiro para pagar a licensa do VMWare, logo o fato deste ser um programa comercial, está restringindo o uso para mim.
Este é só o meu ponto de vista, não sei se é o mesmo de quem escreveu o tutorial.
Comentário de Patola
Nem sempre funciona assim: Talvez as pessoas que criticaram tenham conhecimento técnico o suficiente pra criticar, mas não habilidade de redação suficiente pra escrever um artigo. Ou tempo.

Nem sempre tem que ser assim: "Não gostou, faz melhor!"
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Liberie F. Cunha Neto
Artigo: Bem estou trabalhando no tutorial sobre o Xen a bastante tempo ja , o problema e tempo para fazer todas as telas pois estou abordando desde a instalacao de um gentoo stage3 para ser dom0 ate ter varios domU como debian , slackware , netbsd.
O que eu critiquei e, que quem fez essa materia nao entende nada do que estava falando , pois ele comparou o Xen a usermode linux o que nao tem nada haver mesmo mostrando uma coisa que o Xen nao e.
Comentário de sdvidal
nem tanto assim: penso que não é tão inovador assim : lembra-se daquele provedor gratuito que executa varias instancias Linux em um mainframe? Acho que é usado o zOS, talvez o Cunha-Neto possa opinar a respeito.
saudações.
Comentário de Liberie F. Cunha Neto
Nesse caso seria usermode lin: Nesse caso seria usermode linux (como o linode.com), mas o xen nao tem nada haver com uml
gostaria ate que vc desse uma lida nesse artigo
que fala o que a intel pensa sobre virtualizacao
http://go.theregister.com/feed/2005/03/04/intel_vt_child/
Comentário de Manabu
Só complementando....: A licensa do VMWare é mais de 200 reais.... Acho que isso é algo que restringe o público... e some isso às licensas do windows. Prefiro o wine mesmo e um dual boot para o resto. Muito mais rápido e fácil.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004