Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Free Mobility: Laboratório da Nokia em Recife dedica-se ao Linux no celular

Música, VoIP, Instant Messaging, jogos multiplayer, compartilhamento de arquivos, sons e imagens, interatividade. Tudo isso em um dispositivo móvel e todo baseado em sistema operacional Linux? Esse é o trabalho que o Instituto Nokia de Tecnologia está desenvolvendo hoje em Recife. Além do desenvolvimento de aplicações, está entre os objetivos do Instituto promover as oportunidades que os ambientes móveis têm a oferecer para os desenvolvedores. O ponto de partida para este trabalho é a plataforma Maemo.

A plataforma Maemo foi criada com o objetivo de oferecer aos desenvolvedores um ambiente que pudesse ser o ponto de partida para o desenvolvimento de aplicações de maneira simples e rápida. Para isso, a plataforma baseada na distribuição Debian traz uma versão otimizada do servidor X, adaptada ao ambiente restrito do dispositivo móvel. Com o Maemo, o desenvolvedor passa a contar com um ambiente de desenvolvimento familiar, que vira a base para o desenvolvimento de novas aplicações ou o porte de suas aplicações existentes para um Tablet PC, celular ou PDA. Algumas das aplicações criadas pela equipe do INdT usando a plataforma Maemo já foram disponibilizadas para a comunidade no site www.maemo.org.br.


 

A afinidade entre Software Livre e mobilidade promovida nas ações realizadas pelo Instituto Nokia de Tecnologia ganhou vida na criação de um mascote que tem levado o lema Free Mobility! para os encontros e discussões na comunidade brasileira de Software. Sua primeira aparição foi no I Workshop Cearense de Software Livre e Mobilidade promovido em parceria com a Universidade Estadual do Ceará, em dezembro do ano passado. Este ano, já está confirmada a participação de desenvolvedores do INdT no Fisl 7.0, em Porto Alegre, e no ENSOL, na Paraíba. O mascote está licenciado sob o Creative Commons e você também pode usá-lo gratuitamente em ações que promovam a união entre Software Livre e Mobilidade. Faça parte deste movimento: Free Mobility!
” A nota foi enviada por Patricia de Sousa Moreira (patricia·moreiraΘindt·org·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
Não entendi: Trocando em miúdos, vão fazer coisas só pro Nokia 770 ou vão dar jeito de rodar e instalar Linux nos celulares Nokia mais poderosos?

Acabei de comprar o meu Nokia 7710 e adoraria saber que tenho a opção de mudar de sistema.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão
  • .

Comentário de Handful
770: Olá,

Meu comentário (nada atrelado a opinião Nokia ou INDT):
Os softwares são feitos para rodarem em linux, seja ele no desktop ou no 770. O mais importante é deixar claro que boa parte de tudo se reverte em contribuicoes para as respectivas comunidades ( gstreamer, rhythmbox, blueZ, python, farsight ).

Quanto a linux rodando em series 60, isso já é outra historia nao acredito que veremos linux rodando neles tão cedo =) a não ser que algum hacker se empenhe pra isso.
Comentário de Edgard
:
Bom, segue minha opnião pessoal.

Felizmente, O Linux hoje roda em várias plataformas, por exemplo x86, Strong AMR dos iPaqs, XScale,... e tambem OMAP1 que é a plataforma do Nokia 770. Como Marcelo falou, as aplicações são feitas para rodar no Linux.

Boa parte das aplicações que são feitas para uma plataforma, precisa apenas ser compilada para outra (sem necessitar de nenhuma mudanca no codigo fonte), outras podem precisar de algum trabalho de porte.

Com o Maemo, o desenvolvedor passa a ter um ambiente que torna muito fácil o desenvolvimento e porte de aplicações para o Nokia 770.

Bom, concluindo, o Maemo não vai te ajudar a colocar o Linux no seu Nokia 7710. Para fazer isso, procure saber qual a arquitetura de seu aparelho, depois veja se tem um Linux disponivel para ele e se tem como você colocar este Linux dentro dele....ai é outra história onde você iria começar a hackear.

Minha sugestão é você adquirir um Nokia 770 ai você poderia brincar ou utilizar os recursos deste internet tablet (Wi-Fi, bluetooth, usb, tela 800x480 e 65 mil cores, internet, cartão de memória, etc..). Ai você poderia tentar fazer algo interessante colocando o Nokia 770 e seu Nokia 7710 conectados via bluetooth ;-) e coisas onde sua imaginação é o limite.

grande abraço.
Comentário de lucmult
Series 60 + Python: Os celulares Nokia ainda não rodam Linux, mas já rodam Python (e Pearl tb).

Eu tenho um Nokia 6600 com o Python rodando nele. :)

Lembrando que na plataforma Maemo já é possível rodar Python também e o port do Python foi trabalho do INdT de Recife (com membros do python-brasil empregados por lá :) )

Até mais,

Luciano Pacheco

Comentário de Patola
That's my point: Bom, concluindo, o Maemo não vai te ajudar a colocar o Linux no seu Nokia 7710. Para fazer isso, procure saber qual a arquitetura de seu aparelho, depois veja se tem um Linux disponivel para ele e se tem como você colocar este Linux dentro dele....ai é outra história onde você iria começar a hackear.

O Nokia 7710 tem processador ARM-9 de 150 MHz (o 770 tem o mesmo, mas com 250 MHz). Ele tem 640x320 contra 800x480 do 770. Existem outros celulares da Nokia com capacidades similares (9300 e 9500, por exemplo) A pergunta é: Por que a Nokia não deixa o maemo disponível também para esses celulares? Custa tanto desenvolver uma pilha GPRS para eles?

Pra mim o caminho certo é o da convergência (celular, PDA e internet tablets virando uma coisa só), não o da divergência. O Nokia 770 seria perfeito se fosse também um celular (e talvez um pouco menor).
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.

Comentário de fbalbi
INdT-Mao: Essa linha de pesquisa também faz parte do INdT-Mao, inclusive foi apresentado no III Encontro de Software Livre do Amazonas o Nokia 770, e foi feita uma apresentação que mostrava como desenvolver para sistemas embarcados com scratchbox.

[]'s
Felipe Balbi
Comentário de fbalbi
RE: Series 60 + Python: Manda pra gente uma notícia ou artigo que mostre como colocar python nos celulares... onde vc pegou esse port??

[]'s
Felipe Balbi
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004