Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A IDE para modelagem de dados JUDE

JUDE – Java and UML Developers' Environment - JUDE é uma IDE para Modelagem de Dados (UML) criada com Java e de uso fácil e intuítivo. Com a IDE JUDE é possível realizar uma modelagem de dados complexa , apresenta os dados para o usuário de forma clara e ainda possuí a vantagem de seu layout ser bem intuítivo. A IDE possui à sua esquerda uma Árvore de Estrutura com todos os Dados à disposição do usuário para se criar diagramas, mapas etc. Para instalar o programa é muito fácil , basta descompactar em qualquer diretório e clicar no executável jude. Uma dica aqui é editar o menu do gerenciador de janelas usado e colocar o Jude para ficar mais fácil e rápida a sua abertura. Ao abrir a IDE basta clicar em novo e na Árvore de Estrutura a esquerda e clicar em JAVA para criar os Diagramas. É possível trabalhar com vários diagramas , classes , caso de uso , desenvolvimento etc. São 8 tipos diferentes de diagramas. É possível criar alguns itens do diagrama de classes apenas clicando com o botão direto do mouse nos ítens dos diagramas de casos de uso e selecionando a opção desejada. Após feita toda a modelagem é possível exportar tudo para um arquivo Java , HTML ou exportar cada diagrama em forma de imagem. Precisava modelar um sistema todo para a minha faculdade e a alternativa dada foram programas usados apenas no Windows , porém pesquisando um pouco encontrei o JUDE , esta excelente IDE de modelagem de dados. Recomendo a todos que trabalham ou precisam usar programas de modelagem de dados a darem uma olhada nesta ferramenta.” A nota foi enviada por Sergio Clemente (sergiotucanoΘyahoo·com·br), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Jude RULEZ! :P: Usamos como ferramenta de modelagem no meu curso e é ótima. Uso até para modelar para outras linguagens que não o Java.

Boa resenha Sergio!:) Parabéns!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de lisangelo
JUDE: Tambem uso JUDE no trabalho. O unico incoveniente eh que nao eh free, eh freeware.
---
Lisangelo
Caxias do Sul - RS
Comentário de alan
ArgoUML e Poseison: Aconselho utilizar as ferramentas Poseison (www.gentleware.com/) ou ArgoUML (http://argouml.tigris.org/), pois ambas exportam os modelos para XMI.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de nemesis
sou mais código-fonte... :P: sou mais código-fonte... :P

*ao moderador louco*
acho que vc moderou os posts errados... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Rodrigo Pinheiro Matias
Jude e muito bom: O jude e muito bom mesmo, mas ele nao e um modelador de dados e sim de aplicações. Quanto a dica do XMI, o jude nao exporta em XMI ele salva em XMI ZIPADO.
Comentário de ¢arnage
Projeto Final de Curso: estou usando o JUDE para o meu projeto final de curso, simples e ótimo.
uma das principais razões para que eu o use é que ele roda em linux também.
;)

-------------------------------------------------------
> Linux is not user-friendly ?
It _is_ user-friendly ! It is not ignorant-friendly and idiot-friendly !!!
-- Seen somewhere on the net
Comentário de sergiotucano
Gostando de Usar...: Estou gostando muito de utlizar o JUDE.
Como eu disse na resenha ele é bem intuitivo.

Agora espero que o meu curso tome ele como padrão e pare de usar o tal Fast Case.

FALOW !
Comentário de LeonardoC
Jude sux: A ferramenta te prende à ela, vc não consegue interagir com outras ferramentas, quem quiser usar MDA não pode usar jude.

Só a opinião de quem trocou o Jude pelo Poseidon... Mas eu gostaria de usar o MagicDRAW...
Comentário de Patola
Importante e omitido: Isso é um detalhe importantíssimo que foi omitido da resenha, assim como o detalhe relacionado de o JUDE prendê-lo ao MDA.

Ponto negativo pro autor da resenha por não dizer isso!
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão
  • .

Comentário de Copernico Vespucio
Poseidon: O chato do Poseidon é que a biblioteca gráfica que ele usa é muito pesada...

Outra coisa (que não tem nada a ver com a declaração acima): a vantagem do Jude é ser uma ferramenta UML relativamente leve. Carregar e manipular modelos de padrões mais complexos como MDA, é masi custoso, tornando a ferramenta mais pesada.

Uma coisa que eu faço: Modelo meu projeto no JUDE, mando gerar código (Java, no meu caso). Depois, quando e se precisar de recursos mais avançados (ou mais portabilidade dos diagramas), faço engenharia reversa do código Java para outra ferramenta mais avançada.
Comentário de alan
Como assim prendê-lo ao MDA?: Como assim prendê-lo ao MDA?
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Patola
Viajei: leia-se "não suportar MDA". :)
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão
  • .

Comentário de Fábio Almeida
JUDE não é open source: Um aspecto , para min extremamente negativo, é que o JUDE não é open source. Uma característica interessante nela é poder criar Mind Maps , não sei se muito útil , é como bolo de chocolate e cenoura . Em todo caso prefiro o argouml que é livre.
Comentário de Copernico Vespucio
Mind Maps, UML e novo NetBeans: Mind Maps são úteis para criar uma forma mais fácil de ler dos documentos de requesitos...

Ferramentas UML comerciais como o Visual Paradigm já incluem o recurso, que realmente não é parte da UML.

Mas existem ferramentas livres e igualmente multiplataforma melhores para criar esses diagramas.

Eu pessoalmente prefiro usar o suporte UML da minha IDE Java. Boa notícia: O novo NetBeans 5.5 já suporta modelagem UML, geração de código a partir do modelo e modelagem visual de *BPEL*!!!!

http://www.netbeans.info/downloads/download.php?type=5.5
Comentário de alan
"Mind Maps são úteis para c: "Mind Maps são úteis para criar uma forma mais fácil de ler dos documentos de requesitos..."

Você tem algum paper que fale sobre o assunto? procurei no google scholar e não achei nada de relevante sobre o assunto.

Atenciosamente,
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Copernico Vespucio
Mind Maps e Requesitos: Você tem algum paper que fale sobre o assunto? procurei no google scholar e não achei nada de relevante sobre o assunto.

Assim, de cabeça, não...

Mas é fácil compreender a idéia, o conceito é bem simples, veja: Imagine um documento padrão de requesitos, estilo RUP por exemplo, com features, regras de negócio, fluxos alternativos, fluxos e exceção, etc.

No texto, a feature FEAT01 aponta para o fluxo alternativo AL03, que por sua vez tem uma referência ao fluxo de exceção EX05, etc.

Imagina o inferno que é acompanhar essa seqüência em um documento corrido...

Agora figura isso em um mindmap, onde as features estão ligadas a outras features e fluxos de forma gráfica. Muito mais fácil, né?

Vc. pode aplicar a mesma ferramenta em outros processos como o XP. As referências entre as histórias de usuário ficam mais fáceis de ver com Mind Maps.
Comentário de nemesis
mapas mentais: é, muito mais fácil de visualizar com gráficos. por exemplo:

FEAT01 => AL03 => EX05

tudo muito mais claro, agora... ;)

Cara, essa parada de "mapas mentais" nada mais é do que categorizar hierarquicamente em sua cabeça as informações. Venho fazendo isso há anos, bem antes dessa moda. Qualquer pessoa sensata sabe que é muito mais simples memorizar grafos de informações relacionadas do que simplesmente uma lista plana, pois as informações relacionadas se aglutinam naturalmente.

E, honestamente, só funciona na cabeça. Não há ferramenta gráfica que se preste para mostrar "mapas mentais", exceto para aqueles com informações claramente gráficas, como alimentos, ou rostos. Como vc representaria graficamente as informações acima, por exemplo? Mostrar um bando de siglas em balõezinhos interconectadas não ajudaria de grandes coisas a entender as informações ali contidas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Freemind: E, honestamente, só funciona na cabeça. Não há ferramenta gráfica que se preste para mostrar "mapas mentais"

...

Como vc representaria graficamente as informações acima, por exemplo? Mostrar um bando de siglas em balõezinhos interconectadas não ajudaria de grandes coisas a entender as informações ali contidas...



Nas ferramentas de mapas mentais (como o Freemind, por exemplo) vc. pode incluir o texto (figura, link para documento) completo em cada nó. A ferramenta exibe um resumo em cada nó não selecionado. Quando vc. seleciona um nó, pode ver a descrição completa.

Funciona bem pra mim, pq não tenho paciência pra guardar aqueles documentos de requesitos enormes...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004