Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Poul-Henning Kamp contra D-Link

Inadivertidamente a D-Link adicionou em diversos de seus produtos o endereço de um servidor NTP Stratum 1 de uso restrito a redes dinamarquesas mantido por Poul-Henning Kamp (um desenvolvedor do Projeto FreeBSD). Alguns destes produtos já foram identificados (DI-604, DI-614+, DI-624, DI-754, DI-764, DI-774, DI-784, VDI604 e VDI624) e contém em seu firmware listas de servidores NTP através dos quais as máquinas ajustam seu relógio. Dentre estes endereços, está o servidor, que opera estritamente para a rede DIX de provedores de serviços internet na Dinamarca. PHK apresenta todos seus bem documentados argumentos na carta, além de seus prejuízos (que somariam aproximadamente US$ 62.000 acumulados no seu cálculo de 5 anos). Imagine você, com o nome do seu servidorzinho publicado no firmware de dispositivos que são vendidos aos milhares por todo o mundo. O que seria do seu precioso e querido link de acesso ao ter que fornecer resposta a cada uma destas milhões de maquininhas que lhe perguntam freneticamente a hora certa, sem perdão? Que horas são? Que horas são? Que horas...” A nota foi enviada por Eduardo Ribeiro (asdrubΘopenit·com·br), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Será que tem uma lista de produtos?: Tava pensando em comprar um Modem ADSL D-Link, mas não queria comprar um modelo que explore esse moço(eu nem arrisco a reproduzir o nome! :P ) aí.

O Site do link tá fora.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de AnjoVingador
restrict: Sem ter muitos dados do artigo, me vem que o dono do servidor NTP, se queria manter restrito o acesso ao servico, por que nao usou um "restrict 10.0.0.0/24" ou algo assim, no seu servidor? Ou regra de firewall, sei lá. Se deixou público tem mais é que se ferrar.
Comentário de glenio
DI-624: Eu tenho um DI-624 aqui x}
Mas como ele não acessa diretamente a internet, e no roteador a porta pra NTP está travada, da minha parte não incomodo o 'PHK'. :}
Comentário de The Darkness
Mais um fato lamentável: É lamentável que o interesse financeiro se ponha acima do interesse social.
É com pesar que vejo notícias assim. Pessoas de boa fé que buscam ajudar a comunidade sendo prejudicadas por empresas que se omitem de suas responsabilidades.
Eles tem todo o dreito de terem cometido um erro (incompetência ainda não é crime) mas deveriam ser corretos a ponto de assumir o erro e assumir o custo da solução do mesmo.
Imagino que deva ser complicado e caro para a D-Link corrigir o problema e tenho certeza que para eles seria mais barato assumir os gastos que o Poul-Henning Kamp está tendo por conta da incompetência deles. Mas pelo que nos chaga ao conhecimento eles além de se fazerem de bobos ainda estão tentando se fazer de vítimas.

Torço para que o bom censo ganhe essa luta e que o Poul-Henning Kamp não se veja obrigado a desativar seu serviço.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Cabral
Fiz minha parte :): Eu tenho o 624, e já tinha setado ele para a cada 72 horas.
Realmente a implementação feita pela d-link não indica de onde é o server defaul, mas pelo memos tem um campo para colocar o seu link ntp de preferenca.
Depois desta nota, fiz minha parte: alterei para um stratus 3
Comentário de dermeister
Se ele fosse vingativo..: Se o Poul-Henning fosse vingativo, ele poderia fazer uma alteração nos seus ntpds para informar uma data/hora totalmente aleatória para qualquer usuário não-autorizado. Nem o Pica-pau é tão mau! ;)
Comentário de Hugo
Realmente se o servidor é p: Realmente se o servidor é público a D-Link não deve nada a ninguém... mas se eu fosse esse cara eu alterava a data do servidor para uma bem nada haver... só para fazer o mal >:-)
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de cesar
Y10K: Sendo mal feito o picapau >:)

Ele poderia alterar para 1/1/10000 só para ver o que aconteceria se o Y10K fosse hoje :D, ou para qualquer data maior que 19/1/2038, 3h, 14m, 7s, apenas para ver o que vai acontecer quando UNIX epoch estourar.

Não resisti a piada, desculpem.


--
Cesar Gimenes
Linux user #76132
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004