Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Carta Capital critica a qualidade dos textos da Wikipédia em português

saiu na Carta Capital: "Textos Sujos: Eleito nos quatro cantos do mundo como uma das maiores revoluções da internet, o Wikipedia sofre com a invasão de propaganda. Políticos já usam o portal, que nasceu e ganhou fama com o intuito de ser uma enciclopédia livre e interativa, para fazer campanha. Confira outro exemplo dessa “invasão”, busque pela palavra “seda” e aparecerá, como opção,um texto desenvolvido, muito provavelmente, pelo próprio fabricante da marca de xampus. Um exemplo: "PAULO SALIM MALUF é canditado a Deputado Federal pelo PP em 2006 e provavelmente será um dos mais votados"” A nota foi enviada por marcon (elmarconΘig·com·br), que enviou este link da revista para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Heitor Moraes
Esses caras devem estar usando alguma outra Wikipedia!?!?: Seda

Nota: Se procura a freguesia de Alter do Chão, consulte: Seda (Alter do Chão). Ainda, se procura o xampu da marca Seda, consulte: Seda (xampu).

A seda é uma fibra proteica usada na indústria têxtil. Obtém-se a partir dos casulos do bicho-da-seda por um processo designado de sericicultura.

E a do Babaluf:

Atenção: Este artigo possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade. Tenha cuidado ao ler as informações contidas nele.

Como diz o pessoal no /.:

O problema é que a Wikipedia só funciona na prática.


___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de caiapo
Wikipédia Moderada: Acho que a Wikipédia precisa de moderadores voluntários, gente disposta a fazer uma varredura nestes textos e literalmente deletá-los.
Comentário de cesar
Você mesmo pode fazer isso,: Você mesmo pode fazer isso, ou melhor ainda, no lugar de deletar pode completar ou ajustar para refletir melhor a verdade tentando sempre ser o mais correto e imparcial possível. Uma idéia por exemplo é dar uma pesquisada na Internet e escrever um trecho sobre o tempo que o Maluf passou "vendo o sol nascer quadrado".

No caso do shampoo da para ser muito critico e o tiro da propaganda pode sair pela culatra, por exemplo, será que a Unilever usa animais para testar os seus produtos? Uma pesquisa no Google por "Unilever shampoo animais" retornou muita coisa, alguém que se disponha a pesquisar pode escrever coisas que do ponto de vista da propaganda é terrível e no caso de um Wiki qualquer um pode fazer isso.

Wiki é isso, não esta bom? Então tente ajudar a melhorar.


--
Cesar Gimenes
Linux user #76132
Comentário de nemesis
wikipédia: sabe que nem leio a wikipédia em Português? quando busco um artigo, vou direto na fonte... felizmente, ao que parece...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de kleber povoacao
Wikipedia é uma revolução: Wikipedia é uma revolução sim.
Acessei, procurei o Paulo Maluf e alguem ja alterou antes de mim dizendo que ele seria candidato.

E também no inicio da pagina está em destaque
"Atenção: Este artigo possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade. Tenha cuidado ao ler as informações contidas nele. Se sabe alguma coisa sobre este assunto, tente tornar o artigo mais imparcial."

Tem gente que só reclama mesmo e não faz nada sendo que é possível fazer.
Agora vamos ver "seda"... Até mais pessoas
Comentário de Pasquale
É verdade.: De fato, a Wikipedia em PT deixa a desejar.
Por isso que eu nem consulto ela, vou direto na da língua inglesa.

Acho que quem tem acesso a Internet deveria dedicar uma parte do seu tempo para aprender inglês. As informações que valem a pena estão nessa língua.

Pouca coisa se salva na Internet "em português".

Faltou o jornalista perceber que a Wikipedia considerada uma das maiores revoluções, não só da Internet, mas da história do conhecimento humano, é a Wikipedia em inglês, a Wikipedia em alemão, não a da língua de Camões.
Comentário de Luiz Ricardo
Wikipedia: Infelizmente sou obrigado a concordar com o artigo do Carta Capital. Numa consulta recente ao verbete coronelismo, em português, ao tratar do voto de cabresto surge a seguinte afirmação "Na área rural porém através da pobreza e da dependência da população, surgiu um novo método de adquirir votos, o chamado voto de cabresto" estando este associado à favelização e ao crescimento dos meios de comunicação. Ora, o voto de cabreto é inerente ao coronelismo, já na chamada República Velha. Antes da favelização urbana, portanto. Voto de Cabresto é o voto do eleitor controlado pelos mecanismos do coronelismo. Como professor de História, corrigi o erro, porém a correção foi apagada e o erro se manteve.
Luiz Ricardo
Comentário de cafecraft
Se acham ruim?? então corrij: Se acham ruim?? então corrijam o que estiver errado!...

Acho que eles não sabem da filosofia do Wiki.
Comentário de Hugo
O problema é quando apagam a: O problema é quando apagam as correções por não acharem corretas... =/
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Ark
Wikipedia: Infelizmente, no Brasil até a Wikipedia o povo consegue estragar.
Comentário de yamane
Quem é a "Carta Capital" para criticar a "Seda"?: Experimentem procurar por "Carta Capital" na Wikipedia.
Eles criticam a marca "Seda" por ter um texto na wikipedia, mas a "Carta Capital" também tem a sua biografia :-)
Um abraço,
Renato
Comentário de Luiz Ricardo
Eu corrigi e o erro se manteve: Pois é eu corrigi o erro no tópico do coronelismo. Um erro gritante. No entanto, a correção foi apagada. Não critico a filosofia Wiki, ou seja lá que for. Mas começo a postular um comitê controlador, um comitê com especialistas das diversas áreas. Como o trabalho é voluntário sei que é mais difícil.
Comentário de Biochip
Informações Empresariais na Wikipédia: Eu não vejo nenhum problema em uma empresa colocar um wiki descrevendo seu histórico, sua área de atuação, sua estrutura, os produtos e serviços que fornece, etc. E se eu quiser saber algo a respeito desta empresa? A informação pode ser útil.

O problema que eu vejo é tomar cuidado com a aplicação do princípio da imparcialidade. Se a empresa se abstiver de afirmar que o produto dela é o melhor naquela área, se tomar o cuidado de apresentar seus produtos de forma técnica e não com a aparência de uma campanha de marketing, o uso da Wikipédia é aceitável.

Vejamos um exemplo: se Bill Gates pusesse um wiki afirmando que o Windows é um sistema operacional com as características X, Y e Z, com tais e tais capacidades, sob o qual radam este e aquele softwares, e se o Linus Torwalds pusesse um wiki afirmando que o Linux é um sistema operacional com as características A, B e C, com tais e tais capacidades, sob o qual radam este outro e aquele outro softwares, tudo o que teríamos seria informação de boa qualidade, útil para quem quer saber o que são "Windows" e "Linux". Se, no entanto, além destas afirmações surgissem também informações sobre a questão "Windows X Linux" nas páginas destes SOs, estas teriam que ser apenas descritivas, remetendo para outros wikis onde a questão é tratada com maior profundidade e descrita sem procurar influenciar o leitor a fazer uma opção entre os dois SOs. A discussão filosófica e as posturas pessoais são altamente merecedoras de respeito, simplesmente o local correto para externá-las não é a Wikipédia. Eu consideraria plenamente lícito informar links externos onde ocorre este debate, mesmo os mais tendenciosos, desde que não haja patrulhamento para informar somente os fóruns que interessam a um ou outro grupo dentre os interessados.
Comentário de Biochip
Usando os recursos da Wikipédia: Abra uma discussão na página de discussão correspondente ao artigo, explique sua posição, exponha arugumentos e bibliografia, e procure chegar a um consenso com os demais mantenedores da página.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004