Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A Microsoft, o Dinossauro e o Software Livre

Na revista The Economist volume 1, de 7 de abril, existe um artigo interessante intitulado "Spot the dinosaur", onde começa falando sobre recentes anúncios da Microsoft mostrando trabalhadores de escritório como dinossauros de uma era passada, e falando que o mesmo se aplica à própria Microsoft. Em seguida diz que mais da metade das vendas anuais de 40 bilhões de dólares (e a maior parte do lucro) da Microsoft vem de apenas dois produtos: O Windows e o Office, ambos ameaçados por novas tecnologias.


 

Segundo o artigo, a ameaça à Microsoft vem das aplicações on-line, que estão mudando como as pesoas utilizam o computador. Em vez de depender de um sistema operacional e softwares aplicativos associados, comprados em uma caixa vendida pela Microsoft, os usuários estão podendo chamar os softwares necessários pela Internet, e pagar pelo seu uso, ou uso ser gratuito graças a anunciantes, e cita o Writely comprado pela Google. Por isso, os aplicativos on-line ameaçam a forma da Microsoft ganhar dinheiro, baseada em licenças voltadas para um mundo onde o software é um produto físico, comprado em discos. Obviamente a Microsoft também quer fazer parte desta nova maneira de ganhar dinheiro, mas a sua estrutura organizacional está arraigada na forma antiga, e toda mudança envolve riscos.

O artigo também fala do Software Livre como uma ameaça, mas trata o novo modelo de negócio, e o fato dos últimos melhores produtos lançados no mercado (Google search, BlackBerry e iPod) não terem sido criados pela Microsoft, como uma ameaça maior. Vale a pena comprar a revista e ler o artigo.”
A nota foi enviada por Halley Pacheco de Oliveira (halleypoΘyahoo·com·br), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
cadê minha espingarda?: vamos abater esse monstrengo e mandá-lo direto pro museu...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Não li o artigo, mas...: ...de onde ele tirou que o BlackBerry é um dos melhores produtos lançados no mercado? Por quê?
Comentário de rubens.marins
De onde voce tirou que ele n: De onde voce tirou que ele não é um sucesso. Ele é muitissimo usado nos USA e Canada. Uma febre. Lembre-se que ele é dos USA e fala para o publico de la , naum para uma republica das bananas do terceiro mundo.
Comentário de IGNUMATICKS
Artigo completo: Aqui: http://tinyurl.com/od56c
Comentário de Patola
Não estou discordando: apenas querendo saber mais sobre essa informação, e o que faz esse celular/PDA ser tão bom assim. Sim, eu procurei no Google mas não devo ter feito a pesquisa certa, porque não encontrei muita coisa.

Pelo que eu observo no cotidiano - aqui na Europa pelo menos - os blackberries não são tão mais populares em relação aos outros. Os imates sim parecem bem populares.
Comentário de Malcomtux
As ameaças estão aumentando!!!: Foi-se o tempo em que o Linux e/ou o software livre eram as unicas preocupações da Ms. Graças a Deus.

Mas até a derrocada, ainda tem muito caminho pela frente!
Comentário de pilgerowski
Pois é, alvo errado: A Microsoft olhou para o Linux e viu nele um inimigo. Erro. O Linux não é nada comparado com o fato de que computadores estão se tornando terminais inteligentes com suporte a wi-fi.


Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de rettore
Dinossauros...: Não sou usuário de softwares da MS, mas ficaria bastante irritado se depois de ter comprado alguma coisa desta empresa, ela viesse me chamar de dinossauro se eu escolhesse não atualizar a versão...

Que campanha de marketing mais esquisita essa... chamar seus clientes de dinossauros ? eu hein ?

Aliás, com ela, a MS ganhou a primeira posição entre "as propagandas mais estúpidas", segundo a empresa de consultoria norte-americana Keefe Brands. Link: http://www.meionorte.com/noticia.asp?id=10538
Comentário de jabuti
republica das bananas.: republica das bananas...coisa de um típico brasileiro colonizado,que acha que os EUA e/ou Europa são o centro do mundo e aqui é a periferia.

Comentário de Ricardo Carvalho
Se "ele" é a revista ou o au: Se "ele" é a revista ou o autor da reportagem então "ele" não é dos EUA, a The Economist é britânica.
Comentário de Fábio Rodrigues Ribeiro
Até o google: Unica vez que vi sobre era para o talk

http://www.blackberry.com/GoogleTalk


Comentário de Henrique Vicente.
eu achava isso, mas...: comecei a pensar...

Hoje em dia acho que terminais burros não serão o futuro como achava que seriam...

Acho que só são usados em coisas básicas como terminais de supermercados... Digo, um computador sem HD, bem simples, pronto...

Mas a tecnologia evolui tanto que não faz sentido de termos terminais burros.

Ok, posso ter um editor de texto online, mas e se eu posso ter no meu notebook e atualizá-lo rapidinho pela Internet? E eu não quero enviar todo texto que eu digito para um editor online... :P
Comentário de Manoel Pinho
O dia que a M$ se extingüir,: O dia que a M$ se extingüir, só espero que não apareça alguém querendo fazer um "Parque dos dinossauros" :-)

Mas sinceramente não acho que a M$ se extinguirá, assim como os dinossauros que provavelmente continuam em parte nas aves, bem menores e menos ferozes e dominantes como os grandes dinossauros. E pingüins são aves e se adaptaram a condições climáticas que dinossauros nunca suportaram ! :-)

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de escovadordebit
Tambem acho...: Propaganda agressiva, estúpida e idiota.

Parece que até estou vendo a reunião de trocentos executivos aprovando uma campanha imbecil destas.

As vezes não sei como estes caras chegaram onde estão...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de nemesis
eles sabem: "As vezes não sei como estes caras chegaram onde estão..."

mas a M$ sabe: se aproveitando de seus estúpidos, lerdos e jurássicos consumidores... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
hehe: boa, Manoel!! X^D

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Alisson Eloi
-Microsoft-: Muito legal -Todos os comentarios descendo a "ripa"-

Mas se lembem que graças a Microsoft ou "M$" a informatica é como a conhecemos hoje incluse foi com uma bom empurrão dela que começaram a comercializar micros pa pessoas comuns (Os chamados na epoca de usuarios domesticos) e graças ao seu DNA "(que voces achem arcaico ou não)" que o linux é o que é hoje.

Não tenho nada contra Linux'ers porem voces estrapolam as vezes e esquecem de olhar o que a Micrsoft fez por todos nós.


Comentário de escovadordebit
Não é de graça...: Não creio que a ripa que se desce na M$ seja de graça não...
Muito do desprezo que ela recebe da comunidade de software livre vem das práticas comerciais inescrupulosas que adota.

Valendo-se de seu poder opressor, por muito tempo, fabricantes de hardware foram pressionados a não portar drivers para outros sistemas sob pena de que o Windows não oferecesse mais suporte oficial à eles.

e graças ao seu DNA "(que voces achem arcaico ou não)" que o linux é o que é hoje.
Vou entender isso como brincadeira...
Cara... Linux é derivado de conceito UNIX. Eu falei UNIX. Leia um bom livro de sistemas operacionais e depois compare os conceitos de UNIX e de Windows. Você verá que não tem DNA de Windows no UNIX não.

Na verdade, a meu ver Windows é uma gororoba (não pude me segurar...) gerada talvez pela "pseudo" compatibilização que o sistema procurou manter desde tempos do DOS.

Fico até com vergonha de saber de CPDs onde servidores Windows são rebootados aos finais de semana em razão das atualizações automáticas de sitema. Isso é indecente... e tem gente que acha isso a coisa mais natural...

o que a Micrsoft fez por todos nós.
E o que foi mesmo?
Você deve estar se referindo a: ter um motivo para desenvolver um sistema operacional decente.. É isso?

Os chamados na epoca de usuarios domesticos
Agradeça então às pessoas certas: Steve Jobs e Stephen Wozniac que trabalhavam na garagem para que pudessemos usar o que hoje se chama "computador pessoal".

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de renatogdelf
"A" pérola!: Alisson Eloi (identidade não confirmada),
não sou de ficar criticando, mas nestes anos de visita aqui, esta foi a pior de todas as asneiras (na hora deu calo nas minhas vistas, sério):
...e graças ao seu DNA "(que voces achem arcaico ou não)" que o linux é o que é hoje...

cara, faça-nos um favor, leia mais antes de escrever. Antes de falar, saiba sobre o que você está falando. Se assim o fizer, beleza, pode voltar e se retratar. Caso contrário, NUNCA MAIS VOLTE.

Por favor.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004