Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dois artigos em português sobre criptografia

O leitor kalicrates (kalicrates[.]terra.com.br) enviou mais dois textos de sua autoria publicados originalmente em revistas da Digerati. Ele escreve: “Os arquivos Criptografia_Parte_I.pdf e Criptografia_Parte_II.pdf foram publicados na revista Hacker, edições 17 e 18 respectivamente. A liberação dos textos foi uma gentileza do meu amigo Alessio Fon Melozo. Aviso que não sou um especialista em Criptografia, conheço apenas o elementar, ficaria muito feliz se alguém me ajudasse a depurar os textos.” Devido ao volume, compactei os arquivos em formato bzip2 e disponibilizei externamente em um provedor a que tenho acesso. Outros leitores publicaram cópias dos textos em outros locais com melhor acessibilidade, veja os endereços nos comentários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Não consegui abaixar os arqu: Não consegui abaixar os arquivos. Se conseguir abaixa-los terei prazer em ajuda-lo, só não sei exatamente o que você que dizer com "depurar os textos".
Comentário de
Problemas nos arquivos: Aparentemente o servidor do brturbo em que coloquei os arquivos está funcionando intermitentemente. Tentei algumas vezes, e em parte delas o arquivo veio rapidamente, e em outras a transferência não iniciou.

Se alguém mais tiver interesse em hospedar, fale com o autor, e depois informe aqui...
Comentário de J. Augusto
qualidade dos dodocumentos: sem querer sem abusado, mas deveria ser colocados documentos que pudessem ser impressos, eu tentei imprimir os mesmo e deu estouro de buffer. mandei imprimir somente a primeira página e observei o tamanho e pra minha supresa uma unica página, a capa - que marcava ser a página número 36 - acusava 47,5MB de dados na fila de impressão. desde jah agradesço se puderem enviar uma versão para impressão.

Augusto.
Comentário de Kalicrates
Depurar: Boa tarde,

Depurar vem do verbo em inglês "to debug", que traduzem por aqui como "debugar".
Corrigir erros mesmo, seria de uma extrema arrogância eu acreditar que os meus textos não possuem erros
Comentário de Kalicrates
Um favor: Augusto,

Hospedar no brturbo e não hospedar é a mesma coisa. Seria possível apagar do brlinux essa notícia ?

Obrigado

José Antonio
Comentário de Kalicrates
InDesign: Boa tarde,

Nunca imprimi um documento feito no Indesign
47,5 MB só a primeira página ? Impressionante
O formato que foram disponibilizados são os finais, os que vão para a gráfica, há os .rtf, mas são os originais, apenas editados e sem diagramação. E eu não os tenho, são propriedade da empresa
Comentário de
Política de publicação de artigos no BR-Linux: kalicrates, a política do BR-Linux quanto a publicação de textos em PDF enviados pelos leitores é bem clara, e eu só abro exceções a ela em casos específicos.

Você me disse que não tinha onde disponibilizar, e eu disponibilizei em uma conta pessoal minha. Se você quiser, eu até posso apagar os arquivos de lá, mas não vou remover uma notícia e os comentários associados a ela por que você não está satisfeito com a forma que atendi ao seu pedido.
Comentário de Kalicrates
Quando ?: Quando eu te desrespeitei ? Você afirma que os arquivos são muito grandes (depois de compactados usando o gzip o resultado são 3 MB).
Numa outra notícia de hoje você hospedou um texto de quase 1 MB, um valor maior que o primeiro de meus textos. Mas uma coisa é óbvia, o site é seu e você hospeda se quiser. Sinceramente, a última coisa que eu quero é discutir por algo tão pequeno, a comunidade Linux não merece ficar vendo algo desse tipo, encerremos por aqui ok ?


Comentário de brain
As exceções: O artigo enviado pelo Gustavo Mazzariol é um dos casos de exceção. Ele não me mandou pedindo que hospedasse, mas sim disseminou para um grupo de usuários do qual faço parte. Tomei a iniciativa de publicá-lo, porque procurei na web e não o encontrei em outros locais. É uma situação bem diferente da dos pedidos de hospedagem.

Aliás, aceitei hospedar os teus arquivos na minha conta pessoal no brturbo porque achei que você ia ficar feliz em tê-los disponibilizados na web e noticiados, nos termos que você mencionou em suas mensagens. Lamento que a hospedagem que posso lhe oferecer como usuário não atenda as suas expectativas.

E sim, vamos parar por aqui.
Comentário de sdvidal
sugestão: que tal abrir uma conta no Yahoo - por exemplo - e hospedar lá os arquivos ? (br.briefcase.yahoo.com). Acho que tem espaço o suficiente lá.
saudações.
Comentário de
É...: A minha sugestão que consta na página sobre contribuições em PDF é exatamente nesta linha. Hoje em dia é fácil hospedar arquivos, basta escolher um provedor ou serviço com termos que se adequem aos interesses da pessoa, e pronto.
Comentário de leonardotsr
Eu hospedo!: Me manda por email que eu posto um link.
Comentário de Tango
Hospedagem: Kalicrates, eu posso disponibilizar os arquivos através de um servidor de um amigo que tem conta lá. De fato, eu já até enviei os arquivos. Aguardo uma permissão sua para que possa então divulgar os endereços.

[]'s

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Kalicrates
Muito obrigado!: É claro que tem a minha permissão...;-)

Comentário de Kalicrates
Me passe o seu endereço por favor: Se não quiser postar aqui, escreva para kalicrates@terra.com.br ou jose_silva_neto@yahoo.com.br

Muito obrigado mesmo

José Antonio
Comentário de Tango
Sobre tirar os insetos: É interessante ver um material desses disponível assim, de forma a ser tão simples o contato com o autor. Viva o Mundo Livre. Prometo que seguirá aqui um post com minhas impressões sobre a matério, Kalicrates, que, adianto, já estou lendo ferozmente. Como é bem fácil perceber por outros posts e matérias enviadas por mim, sou amante da arte da criptografia. Como consequência disso (e não o contrário), sou estudante de Matemática, com uma relação de amor e ódio com a disciplina Algoritmos e Criptografia, que estou cursando este semestre.

Se alguém tiver algum interesse, muito casualmente começei a colocar em meu weblogger uma série de posts justamente sobre o assunto. (Na verdade eu coloquei uma explicação rápida dobre o algoritmo do RSA, mas como o pessoal estilou, resolvi voltar e começar do princípio). Adianto-lhes que é somente um texto simples, digno de uma conversa em mesa de bar com amigos leigos. Aqueles que resolverem dar uma olhada que não esperem detalhes técnicos específicos.

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Ananias
Hacker?: O nome da revista é H4ck3r! Não tentem tornar as publicações da Digeratti menos ridículas.
Comentário de Douglas Augusto
Hospedado também em Bit Torrent: Aqui está a versão em Bit Torrent.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ananias
Kalicrates?: E o nome do autor não é "Kalicrates", e sim "M474R13L". Não tentem tornar o nome do autor menos ridículo.
Comentário de Tango
Mirror dos arquivos: Okay então. Se pudesse mandar uma permissão formal para hospedagem por minha parte, assinada digitalmente com o PGP/GPG, com algoritmo de hash RIPEMD160 (afinal, o SHA-1 foi quebrado), eu agradeceria.

(Brincadeira, meu nível de paranóia não chega realmente a este ponto.) ;)

Bom, então, os arquivos estão disponíveis aqui:




--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Kalicrates
Ridículo ?: Ótimo. Se você puder estudar os textos e corrigir as centenas de erros, fique à vontade para divulgar e assim provar que se trata de um trabalho ridículo.
Comentário de Kalicrates
Existe uma terceira parte: Mas não chegou a ser publicada, tratava de criptografia de curvas elípticas. Já que você gosta mesmo de criptografia, a melhor referência (em português) que eu conheço é um texto de um professor da USP:
http://planeta.terra.com.br/informatica/paulobarreto/ECC-Alg.zip
Comentário de Kalicrates
Muito obrigado: Agradeço mesmo pelo apoio prestado
Comentário de Tango
Crítica sobre a Parte 1: O texto é coeso, progfessivo, sem dar grandes saltor que de outra forma deixaria os leitores perdidos. O começo, com as exposições dos conceitos matemáticos, apesar de ser booooring é extremamente necessário para um conhecimento real.

As partes que explicam os algoritmos criptográficos em si me pareceram mais complexas do que o realmente necessário, podendo a explanação sobre a cifra de César ter sido feito de uma forma impiricamente simples antes de entrar nos detalhes técnicos.

A cifragem de blocos está incorreta. Apesar da divisão da mensagem ter sido dividida em blocos de três, a cifragem realizada foi uma monoalfabética, por caracteres.

No mais, está muito melhor do que qualquer leigo interessado poderia desejar.

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Kalicrates
Ótimo: "O texto é coeso, progfessivo, sem dar grandes saltor que de outra forma deixaria os leitores perdidos."
Obrigado

"O começo, com as exposições dos conceitos matemáticos, apesar de ser booooring é extremamente necessário para um conhecimento real."
Enfadonho ? Sem dúvida que sem matemática no way


"As partes que explicam os algoritmos criptográficos em si me pareceram mais complexas do que o realmente necessário, podendo a explanação sobre a cifra de César ter sido feito de uma forma impiricamente simples antes de entrar nos detalhes técnicos."
A definição de sistema criptográfico adotada é a que se encontra na segunda referência ao final do texto, é a mais clara que já vi



"A cifragem de blocos está incorreta. Apesar da divisão da mensagem ter sido dividida em blocos de três, a cifragem realizada foi uma monoalfabética, por caracteres."
Exemplo 3 ? Foi um agrupamento em blocos de comprimento 5, mas você está correto. Para ser coerente eu deveria ter usado um permutação de S_{5}. Blz, já matamos um inseto...;-)

"No mais, está muito melhor do que qualquer leigo interessado poderia desejar."
Mais uma vez, muito obrigado



Comentário de Tango
"Exemplo 3 ? Foi um agrupamen: "Exemplo 3 ? Foi um agrupamento em blocos de comprimento 5 (...)"

É, cinco, isso aí. Desculpe-me, isso e os horríveis erros de digitação. Geralmente eu revejo antes de publicar, mas parece que não foi esse o caso. Prometo que vou parar com as drogas injetáveis... =P

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Kalicrates
Absolutamente: Não há razões para pedir desculpas, você me fez um favor lendo o meu texto, expondo a sua opinião e apontando erros. Obrigado
Comentário de cinz3nt0
qual o seu problema Tango? : qual o seu problema Tango?

porque reclama tanto? fala do português do cara nos comentários?

larga a mão de ser exibido, seu comentário não acrescenta em nada. se vc tivesse boa intenção neles mandaria a correção dos erros dele por email, e naum comentária isso aqui pra todo mundo ler.

seje mais humilde. e aprenda que sua opnião sobre outras pessoas deve ficar só para você.

parabéns kalicrates por sua boa intenção em publicar esses textos, vão ser os primeiros que vou ler sobre criptografia. não de bola a trolls, eles estaum aqui apenas para incitar a discórdia.

um abraço.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Depurando: Meus conceitos de matemática estão meio enferrujados, por isso posso estar falando besteira.

Onde tem o trecho:
"Função injetora: f é dita ser injetora se dados quaisquer x,y ? X. Assim temos que f(x) ? f(y)"

Não seria melhor:
"Função injetora: f é dita ser injetora se dados quaisquer x,y ? X, onde x ? y. Assim temos que f(x) ? f(y)"
Comentário de Gustavo Bittencourt
Depurando 2: Parte I pág. 4

Onde tem o trecho:
"Na maioria das publicações não técnicas existentes"

Seria melhor:
"Na maioria das publicações não mostra técnicas existentes"
ou
"Na maioria das publicações não demonstra técnicas existentes"
Comentário de Tango
Meu problema...: Meu problema é que com as pessoas em geral, que não constumam RTFM nem qualquer outra coisa escrita com letras.

"porque reclama tanto? fala do português do cara nos comentários?"

Não, caro cinz3nt0, falo do meu próprio português. Afinal, pérolas como "prog_f_essivo, sem dar grandes salto_r_" foram fruto de minha própria ignorância e falta de atenção. "Apesar da divisão da mensagem ter sido dividida em blocos de três (...)" também foi um pico de dislexia da minha parte, porque qualquer um pode ver que os blocos foram de cinco, mas na minha distração confundi o número com qualquer outra coisa (estava pensando muito na cifra de César, deslocamento de três, pode ter sido este o motivo).

"larga a mão de ser exibido, seu comentário não acrescenta em nada."

Desculpe minha arrogância, mas haja visto que você não escreveu um ponto-e-vírgula do texto, este seu comentário será devidamente acondicionado na lata do lixo. Deixo com o próprio autor o direito de decidir ou não se meus elogios e críticas são ou não úteis para o desenvolvimento do artigo.

"se vc tivesse boa intenção neles mandaria a correção dos erros dele por email, e naum comentária isso aqui pra todo mundo ler."

Não sei se eu tenho um problema, cinz3nt0, ou você tem. Devo ser eu mesmo. "Aviso que não sou um especialista em Criptografia, conheço apenas o elementar, ficaria muito feliz se alguém me ajudasse a depurar os textos." Sabem quem escreveu isso? Bom, se tivesse lido do início da publicação desta mensagem saberia que foi o autor. Perceba como ele ativamente chama a sociedade para participar de uma leitura seguida de críticas, elogios e sugestões se sua obra.

Evitarei ser pedante e pararei por aqui, ao invés de também indicar as repetidas vezes nos comentários em que ele ratificou sua intenção.

Mas ainda falta um último item a ser discutido, que é o funcionamento do BR-Linux e outros sites de notícias semelhantes: a sessão de comentários servem para que os leitores colaborem com a notícia, indicando fontes onde pode-se achar mais sobre o assunto, deixando suas críticas (crítica <> troll) elogios, e qualquer outra coisa que possa enriquecer a discussão. Sinceramente este parece ser o lugar mais adequado para deixar minhas impressões sobre o texto. Mas pode ser somente uma diferença de valores entre mim e você.

Ou pode ser que você não RTFM.

"seje mais humilde. e aprenda que sua opnião sobre outras pessoas deve ficar só para você."

Seja mais racional. E aprenda que se as outras pessoas quiserem saber sua opinião sobre o que elas dizem/fazem, você tem o direito de dizer.

"parabéns kalicrates por sua boa intenção em publicar esses textos, vão ser os primeiros que vou ler sobre criptografia. não de bola a trolls, eles estaum aqui apenas para incitar a discórdia."

Acho eu que esta foi a única parte em que realmente concordamos. Apesar de que eu estranho sua atitude auto-depreciativa na forma de lidar com trolls, mas ao menos expõe uma grande lucidez de sua parte.

[]'s

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Patola
Depuração do Tango: se vc tivesse boa intenção neles mandaria a correção dos erros dele por email, e naum comentária isso aqui pra todo mundo ler.

Mesmo se ele estivesse falando apenas para se exibir ou ser arrogante, cinz3nto, eu preferiria que ele postasse a resposta aqui mesmo, pois assim eu aprendo com esta resposta. Acho que um diálogo entre duas pessoas é menos rico que a exposição dele numa página web, desde que não haja constrangimento.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de cinz3nt0
me desculpe, lí apressadamen: me desculpe, lí apressadamente e não entendi direito suas respostas, e as confundi com outras.

um abraço.
Comentário de Kalicrates
Boa tarde, : Boa tarde,

Infelizmente, quem edita os textos numa redação (jornal, revistas) em geral não possui um conhecimento técnico mínimo.
Na frase: Função injetora: "f é dita ser injetora se dados quaisquer x,y \in X. Assim temos que f(x) ? f(y)"
Meu Deus...esse "Assim temos" é uma barbaridade, sinto muito...

O correto seria: "f é dita ser injetora se dados quaisquer x,y
x \neq y \rightarrow f(x) \neq f(y)

Na última linha de texto eu usei Latex, pela falta de símbolos adequados no teclado, mesmo assim, usando somente palavras:

f é dita ser injetora se dados quaisquer x,y pertencentes a X, temos f(x) diferente de f(y)

Muito obrigado pela observação
Comentário de Kalicrates
Nesse caso, é assim mesmo: "Na maioria das publicações não técnicas existentes"

Aqui estou me referindo ao fato de que as revistas falam de "chaves", "sistemas criptográficos" e não explicam minimamente do que se trata. Obrigado pela atenção que deu ao meu texto.
Comentário de Kalicrates
Exato: Fiquem à vontade para comentar os textos. Todos nós aprendemos com isso, acredito que seria muito ruim se eu simplesmente liberasse os textos e não aceitasse críticas; seria ir contra tudo que acredito (acredito firmemente na ideologia open source).
Muito obrigado a todos vocês
Comentário de Tango
Unicode: Nestas horas a utilidade do Unicode torna-se bem evidente. ;)

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de espardo
Acho que ficaria claro, aqui: Acho que ficaria claro, aqui nos comentários, assim:

"f é dita ser injetora se dados quaisquer x,y onde x != y -> f(x) != f(y)"

Acho que a maioria entende "!=" e "->" (implica em? implica que?), mas não sei se a maioria entende Latex [eu não] ;-).

[]s,
Emerson Santana Pardo
Comentário de pinguim tux
atualização do link: augusto, seria possível atualizar os links para os arquivos que estão na notícia. Valeu!
Comentário de pinguim tux
atualização do link: augusto, seria possível atualizar os links para os arquivos que estão na notícia?
Comentário de brain
Atualizei: Atualizei a notícia para informar sobre os links adicionais.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004