Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Telecentro de SP passa a adotar software proprietário para soluções de acessibilidade

SÃO PAULO - A prefeitura de São Paulo implementou uma importante mudança na administração dos telecentros espalhados pela capital paulista. Os locais, concentrados na periferia da cidade, fazem parte de um plano de inclusão digital e dão acesso gratuito à web a moradores dessas localidades. Ao longo da gestão anterior, os telecentros usavam quase que exclusivamente soluções baseadas em software livre, uma bandeira da antiga gestão. Desde o ano passado, no entanto, a nova administração da cidade vem estudando adotar soluções em software proprietário. Nesta semana, a prefeitura anunciou que usará produtos da Microsoft em pelo menos quatro telecentros que irá inaugurar na cidade. Os centros serão dedicados ao público portador de deficiências, como pouca visão, dificuldades de locomoção e digitação. De acordo com a prefeitura paulistana, a Microsoft foi a escolhida para fornecer softwares para esse projeto por que é a empresa que oferece as melhores soluções para esse público. Os novos telecentros contarão com extensores de teclados, softwares com lupas e teclados especiais.” A nota foi enviada por Luís, que enviou este link para mais detalhes.

Os projetos de acessibilidade em software livre têm se desenvolvido cada vez mais, tanto por iniciativas da comunidade quanto pelo apoio de empresas como a IBM. Se você tem experiência pessoal no uso ou configuração de softwares livres para facilitar o uso de computadores por pessoas com pouca visão, dificuldades de locomoção e digitação, mencione nos comentários!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de thebluesgnr
Explicação: O trabalho que a Sun fez no GNOME foi muito bom, e inclusive agora estão ajudando a adoção da mesma tecnologia no KDE. Mas o suporte a acessibilidade no GNOME é muito bom, e chega a ser melhor que o Windows XP em alguns aspectos.

Link: http://www.gnome.org/learn/access-guide/2.10/

É muito importante que seja cobrado da prefeitura de São Paulo explicações melhores sobre a impossibilidade de usar software livre para acessibilidade. Até porque se eles fizerem as coisas corretamente seria possível que TODOS os telecentros possam ser usados por pessoas com necessedidades especiais.

Comentário de CWagner
Acho que isso pode ser facilm: Acho que isso pode ser facilmente compreendido, pedindo para ver as contas das campanhas políticas das últimas eleições.

Se querem fazer inclusão digital de maneira responsável, eles devem considerar o uso de software livre, se não o fizerem seria o mesmo que promover um programa de alimentação pública apenas com BigMacs.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de KubLin
Mostrar: devemos mostrar por a+b que se pode fazer o que querem com SL

quem souber de soluções, além da que já foi postada, poste-as pra verem que é possível

abraços
Comentário de lucmult
Extensão Firefox: Bom eu instalei sem querer :S uma extensão do Firefox que com um "triplo clique" abre um lupa quadrada

Após aberta a lupa, com a rodinha do mouse pode-se aumentar ou diminuir o Zoom.

Extensão: Reveal 1.0.6 (http://aluminum.sourmilk.net/reveal/)

Talvez ajude em algo.

Luciano Pacheco

Comentário de vmedina
Breve em escala nacional, se a comunidade não evitar!: Ou o quê vocês acham que vai se tornar a Infra baseada em SL após a "dupla dinâmica" PSDB/PFL assumirem?

Aviso mais uma vez: O GOVERNO BRASILEIRO VAI VIRAR O MAIOR CASO DE MIGRAÇÃO LINUX PARA WINDOWS. Eu acho que sobra dez daqueles bilhões só para garantir um case desses.

Se a comunidade não se posicionar majoritáriamente quanto a isso e botar a boca no mundo, pode ter certeza que isso irá ocorrer. Mais uma vez um governo que tem parte com o PSDB devasta o SL. No RS aonde é PMDB/PSDB já ocorreu a quatro anos.

Alguns irão falar que o resto não está bom e que não podemos nos basear só no SL. Se você olhar ao lado, existem muitas coisas que melhoraram muito, apesar da apatia cega dos nossos legisladores. Investimentos são feitos, pessoas se beneficiam, o dólar cai, o risco Brasil cai, os juros finalmente podem descer um bocado e etc. Quem se lembra do Brasil em 2002? Muito diferente né? Será que as coisas estão tão ruins assim mesmo?

Depois dessa eleição podemos começar a tratar de desatrelar o SL do governo atual, partidos e pessoas. Será algo ótimo que isso aconteça, mas permitir que tudo seja perdido levianamente? Seria isso inteligente? Seria isso justo?

É hora de pensarmos em apoiar quem nos torna fortes ou ver quem nos derruba e joga longe. A hora é agora, ou defendemos o que foi conquistado ou choramos pela perda depois.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Bruno Gonçalves
Governo...: Fala penas do estadual né?

Pq no Federal vai ter mais 4 anos de PT

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de vmedina
Não se não trabalharmos para isso.: É importante que trabalhar para manter, principalmente para nós, por conta de toda política pró-SL feita até hoje. Bem ou mal é um dos, senão o maior, caso de sucesso do SL e não podemos deixar acontecer o mesmo que houve no RS.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de doutor.zero
Bem feito pra quem vota no Se: Bem feito pra quem vota no Serra/Alkcmin/PSDB/PFL e triste para todos nós que não temos nada a ver com isso... Agora com o "ético" Kassab isso vai longe.
Comentário de Jo
pode ser...: Antes pagar software que comprar votos...

Mas voltando ao que interessa: era bom saber exatamente porque a decidão foi tomada antes de "meter o pau". Talvez realmente uma solução propietária oferece mais vantagens que as atuais abertas.

Liberdade para escolher faz parte do processo. Só que é necessário dizer direitinho o porquê.
Comentário de Jo
Sendo assim...: Sendo assim, bem feito pra você que vota no Lulinha.

Mas agora chora que o teu dinheiro não foi gasto com software e vai procura-lo entupindo as contas de duda mendonça, marcos valério, delúbio soares, zé dirceu, antonio paloci e os filhos do teu 'presidente'... :-/ Absolutamente pertinente esse seu comentário... O atual presidente é realmente muito ético no seu "não sei", "não vi" e "não existe". :-/
Comentário de Jo
Assim é facílimo: "Quem se lembra do Brasil em 2002". Assim é muito fácil... Porque você não pergunta "Quem se lembra do MUNDO em 2002 ?".

A estatística não serve de nada se você considerar dois cenários diferentes. Você deveria cobrar crescimento econômico quando todo o resto do mundo cresce, mas você so ganha ho Haiti - em plena guerra civil.

E vale ressaltar que o problema econômico de 2002 foi, principalmente, em função da possibilidade do Lula ganhar - que em suas campanhas anteriores tinha um discurso muito mais radical em relação à economia. Portanto, analise melhor antes de escrever. Lembre-se.

ps: Quem se lembra do Brasil em 2002? Alguém viu um escândalo de corrupção como esse do nosso presidente? Alguém viu os principais ministros de governo, casa civil e economia, expulsos por corrupção? Alguém viu filho de presidente ganhanso rios de dinheiro prestando serviço para o governo federal? Alguém viu?
Comentário de vmedina
Engraçado né? Entre 4 anos ela servia e atendia bem.: Se informa!

Os telecentros sempre foram muito elogiados pela forma como era administrador e como eram equipados. Sempre foi algo muito bom para as comunidades.

Agora, só pela mudança de governo, eles sucateiam as máquinas e removem os sistemas e mudam para Linux. Realmente, com toda certeza a decisão foi técnica.

Acorda Jo! Eles fizeram no RS, estão fazendo em SP e vão fazer no Brasil inteiro. Tratam-se de pessoas com um nível baixíssimo, senão nulo, de comprometimento com a comunidade ou com o trabalho desenvolvido. Vão purgar o SL do serviço público e pessoas como você, que se dizem pró SL, vão endossar isso com os seus votos.

A comunidade tem a oportunidade de decidir o rumo dessa adoção de SL, se vamos deixar ela continuar cumprindo seu papel, e nós iremos cumprir o nosso apoiando, ou vamos dar o aval para destruirem todo o trabalho que é tão elogiado no mundo todo. A decisão cabe a nós, se vamos usar o nosso voto para fortalecer o SL ou para acabar com ele por inteiro no serviço federal, vide RS.

Nós temos o poder para decidir e a decisão não é difícil, pelo menos para quem apoia o SL.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebezinho de taubaté
também "acho" que ...: Nossa! Esse deve ser o pior governo da história mesmo, porque "todos" os respeitáveis e isentos veículos de comunicação repetem isso a toda hora...

Também, colocar um operário na Presidência da República foi uma irresponsabilidade do povo brasileiro! Onde já se viu!

Tudo bem que tem gente que diz que a "essa mídia" está a serviço da "elite poderosa", que quer a volta da privataria e não aceita, depois de 500 anos, "dividir" o poder com essa gentinha ... Ainda mais quando essa gentinha ousou utilizar os mesmos "expedientes" que eles sempre usaram para formar maioria no Legislativo ... Mas eu não acredito!

Mas eu não sou bobo de acreditar nessa história de maior salário mínimo dos últimos 20 anos, maior distribuição de riqueza através de políticas sociais e incentivo à agricultura familiar, fortalecimento da integração latino-americana, maior respeito à soberania nacional, etc. Essas coisas não devem ser verdades. Se fossem, os nossos jornais, televisões e revistas nos informariam, não é mesmo.

Comentário de Jo
"Agora, só pela mudança de: "Agora, só pela mudança de governo, eles sucateiam as máquinas e removem os sistemas e mudam para Linux. Realmente, com toda certeza a decisão foi técnica."
...
"Nesta semana, a prefeitura anunciou que usará produtos da Microsoft em pelo menos quatro telecentros que irá inaugurar na cidade".

Pelo que eu li eles não estão acabando com nenhuma telecentro com Linux instalado. Estão criando novos, e a decisão de utilizar software proprietário foi técnica. Foi isso que eu li. Acho que eles deviam explicar porque, mas em muitas - MUITAS - áreas ainda é muito melhor (custo/benefício) utilizar software proprietário. Acho que eles deviam explicar porquê.

Agora é absolutamente improvável que eu já decidir o meu voto em Outubro apenas pela postura de adotar ou não software livre. Isso pode até contar, mas não vai decidir. Antes meu dinheiro pagando software proprietário à ele enchendo os bolsos em corrupção *comprovada*.
Comentário de Jo
Por favor...: "Esse deve ser o pior governo da história mesmo, porque "todos" os respeitáveis e isentos veículos de comunicação repetem isso a toda hora..." E as CPIs comprovam corrupção deslavada à toda investigação. Eu acho que é o pior mesmo (Collor foi posto pra fora por MUITO menos que isso - você lembra?)

"Também, colocar um operário na Presidência da República foi uma irresponsabilidade do povo brasileiro! Onde já se viu!". Só não foi maior porque ele continuou a política econômica do governo anterior. Palmas para o EX-ministro da economia.

"do bem que tem gente que diz que a "essa mídia" está a serviço da "elite poderosa". Certamente você esqueceu de assistir a Globo na campanha eleitoral do Lula... Só pode :-/

"Ainda mais quando essa gentinha ousou utilizar os mesmos 'expedientes' que eles sempre usaram para formar maioria no Legislativo". Falar é fácil. Esse tá *provado*. Agora simplesmente dizer que todos não prestam é fácil. Prove que não presta.

"maior salário mínimo dos últimos 20 anos," Considerando que o presidente VETOU um salário mínimo mais alto no ano anterior, isso é ralmente uma ótima informação. Não tenho comprovação da afirmação, mas acredito em você. Ponto positivo.

"maior distribuição de riqueza através de políticas sociais" - O nome disso é ASSISTENCIALISMO. E não funciona para melhorar o país. Não funcionou em lugar NENHUM (me diga onde, se souber). A população entra no programa, mas não existe um critério definido pra sair. Dar o peixe nunca resolveu, isso é sabedoria popular.

"fortalecimento da integração latino-americana". Isso quer dizer Argentina aumenta impostos sobre eletrodoméstico 'linha branca' brasileiros. Ou as recentes declarações de pegar de volta a produção de gás da petrobrás na venezuela e colombia?

"maior respeito à soberania nacional," ISSO É PIADA. Roubo-te e te respeito. Faça-me o favor...



, maior respeito à soberania nacional



Comentário de vmedina
Entenda suas escolhas, vote com responsabilidade!: "Pelo que eu li eles não estão acabando com nenhuma telecentro com Linux instalado."

Então procurou mal meu caro. Isso já vem ocorrendo.

E vai ocorrer em escala nacional. O histórico dos partidos é bem claro quanto a isso. Cada voto decide e os nossos vão decidir o que fazer pelo SL. Será que vamos querer condenar todo esses avanços que tivemos com fúria regressista e politiqueira do PSDB/PFL? Eles nunca apoiaram o SL e não vão começar agora, e se vão não dão sinais.

Cada um decide pelo que quer, mas se ocorrer um esses 2 partidos entrarem no comando da nação e os expurgos começarem, como foram feitos no RS e estão sendo feitos em SP, quero ver se quem votou contra vai se esquivar da responsabilidade que tinha com toda essa experiência única no mundo em SL, mas preferiu entregar ela ao desmanche por não usar bem um teclado.

É importante a permanência do SL no governo federal, pelo terreno ocupado. Se isso regredir, as coisas vão ficar feias, principalmente por quê vão falar que "Linux não atendia", "Linux não era robusto o suficiente" e outros jargões em toda a mídia especializada. Todo esse trabalho feito será perdido e quem perde não é só o SL no Brasil e sim o SL do MUNDO.

É legal que pessoas como você tomem consciência desses efeitos quando tomarem suas decisões. Com um apertão de tecla você dá um golpe no SL ou coloca ele pra cima por mais 4 anos. A escolha é simples, a responsabilidade é pesada e as consequências serão grandiosas. Entenda isso.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de
pra ilustrar:

"Pelo que eu li eles não estão acabando com nenhuma telecentro com Linux instalado."

Então procurou mal meu caro. Isso já vem ocorrendo.


Manda uns 3 ou 4 exemplos de telecentros paulistas onde isso ocorreu, pra ilustrar?
Comentário de jose lobinho
telecentro SP: e muito simples almigos, e so criarmos um comunidade pro SL, buscando votos para SL, e ajudamos a tirar a dobradinha PSDB/PFL
Comentário de SS_Sputnik
Pernambuco e Recife são exemplos da disputa.: Aqui o Governo PMDB/PSDB/PFL vira capa de revista da Microsoft com seus cases. Do outro lado a prefeitura investe pesado em migração para Software Livre. A guerra aqui é grande. O governador trocou todo parque Linux da Policia Militar por Windows por pura picuinha contra os cases bem sucedidos da prefeitura do PT.
Comentário de zca
Será esse Jo o Jô Soares ?: Será esse Jo o Jô Soares ?
Comentário de vmedina
Seu pedido é uma ordem para a minha pessoa! :): É informação de toda parte, de todos os jeitos e pessoas se manifestando. Temos a ex-Coordenadora de Governo Eletrônico de São Paulo, temos jornais, entidades ligadas a SBPC, blogs, pessoas independentes e várias listas de e-mails.

Evidências suficientes para discordar de um governo do PSDB/PFL agora nessas eleições.

Sinceramente, é de dar medo. Se fazem isso em setores que a opinião pública geral se manifesta, imagine nos setores de Infra!

[]s!

Hits que equivalem:
http://listas.cipsga.org.br/pipermail/telecentros/2005-April/000126.html
http://www.unicamp.br/unicamp/canal_aberto/clipping/marco2005/clipping050315_gazetamercantil.html
http://www.a_noosfera.blogger.com.br/2005_04_01_archive.html
http://www.comciencia.br/200412/noticias/2005/carta.html
http://denisbr.multiply.com/journal/item/10
http://br-linux.org/linux/?q=node/558/5452 (viu, até você já sabia! :P )
http://www.cutceara.org.br/noticias/noticias.asp?id=1711
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2005-February/001172.html
http://brasil.indymedia.org/pt/blue/2005/07/322138.shtml
http://www.comciencia.br/200412/noticias/2005/inclusao_digital.htm


Comentários legais:
http://imprensamarrom.com.br/?p=431
http://www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=130&Itemid=99
http://www.ptdm-sp.org.br/pg_int_arq.asp?cod=17

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Esse case é uma piada!: E se você lê o case dessa polícia militar é ridículo. Os caras foram totalmente amadores na implantação e depois reclamam do resultado.

Nesse caso específico a MS só falou que incompetentes são bons profissionais... tenha dó!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebezinho de taubaté
Se é não sei, mas a "realid: Se é não sei, mas a "realidade" em que eles vivem/pregam é a mesma!
Comentário de blah
>> Falar é fácil. Esse tá: >> Falar é fácil. Esse tá *provado*. Agora simplesmente dizer que todos não prestam é fácil. Prove que não presta.

Como provar se eles barraram todas as investigações?
O PSDB/PFL barraram a criação da CPI da compra de votos na aprovação da emenda da reeleicão, para as quais HAVIA indicios bem fortes, isso se não haviam provas.
Eles barraram também a CPI que visava investigar as privatizações. Só para citar um exemplo: um dos maiores beneficiados com a privatização das telefônicas foi a família Jereissati. Agora me diga quem é o presidente do PSDB? Quem? Quem?

>> O nome disso é ASSISTENCIALISMO. E não funciona para melhorar o país. Não funcionou em lugar NENHUM (me diga onde, se souber). A população entra no programa, mas não existe um critério definido pra sair. Dar o peixe nunca resolveu, isso é sabedoria popular.

Noruega, Finlândia, Suécia, Alemanha, França e até o "império do mal" EUA tem políticas sociais mais abrangentes que as que haviam no Brasil. Eu diria que esses países tem um nível de desigualdade social um pouquinho menor que a do Brasil, você não acha?

>> Considerando que o presidente VETOU um salário mínimo mais alto no ano anterior, isso é ralmente uma ótima informação. Não tenho comprovação da afirmação, mas acredito em você. Ponto positivo.

Vetou porque teve responsabilidade, se ele não fizesse isso teria que tirar o dinheiro de outro lugar para cobrir o rombo na previdência (parte da famosa "herança maldita"). De onde você prefere tirar verba, da saúde ou da educação?

Comentário de
3 ou 4 telecentros de SP?: Quais destes links respondem a pergunta que eu te fiz? São muitos links para eu procurar em todos, e nos primeiros que entrei não encontrei a resposta :)
Comentário de flaviothunder
E agora ?: PSDB ? De jeito nenhum !
PT ? Tá loco meu ?!?!
PFL ? Deus me livre !
PMDB ? Velhas raposas, fala sério...
Os outros menores ? Devem ser iguais, variações do mesmo tema...
Nulo ? Sei lá viu...

E agora ? Pra que lado correr ?
Comentário de Emilio
Pouca visao: A "pouca visao" parece ser um atributo exclusivo daqueles que tomam decisoes. Na verdade os tomadores de decisao diariamente dao bons exemplos de incompetencia. Essa medida de "torrar" dinheiro publico de forma irresponsavel nao significa nada em comparacao com as aberracoes que nos acostumamos a ver.


Nao temos boas escolas publicas, nossos alunos passam fome, os professores ganham uma miséria; no entanto o governo pensou em comprar notebooks de U$ 100.


Um pais de favelados, de miseraveis pedintes, abarrotado de criminosos; e o governo resolve investir "tubos" de dinheiro na Venezuela.


Pessoas morrendo de fome, familias inteiras desempregadas; e um monte de prefeituras torrando dinheiro em festas de carnaval. E o povinho ali, atrás pulando, se divertindo.


Um governo que fala em implantar disciplina de moral e civica nas escolas, para ensinar "democracia". Mas esquecem que desde o inicio, a democracia é desrepeitada. O voto obrigatorio, por exemplo, é uma afronta a democracia. Experimente nao votar, e descubra as punicoes por nao ter cumprido seu direito (ou seria dever???). Um direito nao pode ser um dever. Democracia é se dizer aquilo que se tem vontade, ou se abster de dizer alguma coisa. Eu posso nao querer votar, e mesmo assim, estarei dentro do direito de democracia.


Mas, num paiseco de merda, cheio de politicos corruptos que riem e dancam as suas custas, as coias dificilmente mudarao de rumo. Nao sei por quanto tempo essa baderna vai continuar, mas acredito que em breve a sociedade vai sair pra porrada.


Gente escrota assim, deveria ir pra cadeia, ser colocada numa cela escura 2x2 e ser esquecida pelo resto da vida.



Comentário de vmedina
Veja no BR-Linux.org: Nem precisava, confia no teu taco! :)

Aqui tem a parte mais importante da notícia:
http://br-linux.org/linux/?q=node/558/5452

Tem vários outros que confirmam a origem deste.

Os da comciencia.br são bem legais, e são da SBPC.

Temos algumas coisas extraídas de blogs, que são tão válidos quanto notícias, inclusive uma re-inauguração de um telecentro fechado pelo serra.

Se bem me lembro:
http://www.a_noosfera.blogger.com.br/2005_04_01_archive.html

Oras, se eu pude gastar tempo procurando, gasta um pouquinho lendo! :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
3 ou 4?: Eu li, mas não achei os 3 ou 4 telecentros de SP onde o software livre tenha sido substituído pelo software proprietário. Você pode me dizer alguns?
Comentário de vmedina
Mas eu não disse isso.: Ficaria impossível eu falar isso, visto que não posso detalhar isso. Me perdoe mas não lí suas colocações por inteiro e peguei exemplos da parte aonde você citou*.

Desculpe, mas eu me referia ao processo de sucateamento, demonstrado através das URLs, e não a casos do que ocorreu ou não.

Perdão pelo meu equívoco.

Porém, essa hipótese sua não está descartada e ele podem trocar sim. Segundo o publicado aqui neste site, excelente por sinal, diz:"prefeitura anunciou que usará produtos da Microsoft em pelo menos quatro telecentros que irá inaugurar na cidade.". Perceba bem o "pelo menos" isso indica, visto que foi elaborado por pessoas de comunicação social com o esmero da classe, que futuramente poderá ocorrer novos uso e novas compras/doações para usarem em outros telecentros.

Ou seja, embora não possa ser dito com certeza, podemos especular que no futuro isto pode acontecer.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de puelocesar
"paiseco de merda" : "paiseco de merda"

Ei veja como fala do nosso país!
Isso não é coisa do Brasil, isso é algo comum em todos os governos, de todos os países. O ser humano é podre, a política é uma característica humana, e por isso é podre.

No mundo lá fora pode até existir menos corrupção que aqui, mas isso porque ela é menos noticiada e quando algum laranja é pego é severamente punido.

Nosso cérebro tende a querer o que é melhor para nós mesmos, isso é uma característica intrínseca do nosso dna que provavelmente nos fez sobreviver à seleção natural e a exterminar o ambiente de modo a deixá-lo mais agradável para nós mesmos.

A punição é a melhor forma de coibir essa natureza porca da humanidade. É assim que aprendemos a obedecer as regras quando somos crianças, ouvindo as regras de quem educa e sendo punido quando elas são desobedecidas.

O problema é que quem tem poder nunca é punido, pois ninguém tem poder ou muito menos moral para puní-lo. E é por isso que nossa sociedade é essa merda total

Por isso sou a favor de um grupo de extermínio de políticos corruptos. Nos 10 primeiros anos ia morrer bastante gente, e a câmara dos deputados ia ficar bem vazia (mais do que ela é agora?), mas depois eles iam começar a ser mais honestos. Não por que se concientizaram, mas porque tem medo de morrer.

Censurem esse comentário, se as pessoas erradas lerem isso eu vou ser perseguido ;)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Necronomicon
Metrô Sé: Felizmente não preciso usar esse tipo de serviço...tenho meu adsl...mas, uso muito o metrô...e o "acessa sum paulo" de lá é microlixo...
Comentário de Necronomicon
Eram os deuses físicos nucleares ?: "Nosso cérebro tende a querer o que é melhor para nós mesmos, isso é uma característica intrínseca do nosso dna que provavelmente nos fez sobreviver à seleção natural e a exterminar o ambiente de modo a deixá-lo mais agradável para nós mesmos."

Esse é o típico comentário da moda, na década de 60 TUDO era energia nuclear, a bomba atômica....kabummm...Peter Park se transformou no homem aranha porque foi picado por uma aranha radioativa...o hulk surgiu de uma exposição a radiação gama...
"os segredos da matéria estão no núcleo do átomo..."
Os tempos mudaram...agora TUDO se explica usando a dupla dna/genes...gene da obesidade, gene da genialidade, gene da burrice...olha só...gene da cafajestagem!...assim explicamos os inescrupulosos...
Os geneticistas são os xamãs acadêmicos atuais...o que o leigo não sabe é que eles não possuem uma teoria rigorosa da morfogênese, da complexidade dos organismos vivos, é tudo o patético AaBb ou a seleção natural, o acaso...são tão crentes quanto os religiosos, mas se acham superiores aos últimos...
Comentário de Anon
Apologia à violência no Brasil é crime previsto em lei.: Cuidado, estes tipos de comentário insluflam a violência.
Comentário de Emilio
Nao é apologia a violencia. : Nao é apologia a violencia.



É um clamor a justica, que nunca é feita.



Uma justica INJUSTA.



Uma justica que liberta criminosos (exemplos temos aos montes). Uma justica que prende os fracos, e aqueles pobres coitados que "insuflam" a violencia. Uma justica cega, e aleijada. Que morre de medo do Fernandinho Beira-Mar. Que apavora o cidadao comum, colocando menores criminosos em liberdade, tudo em favor de um estatuto MIOPE e INCONSEQUENTE.



Uma justica que deixa passar em branco todas as falcatruas dos homens publicos e simplesmente ignora o tamanho da revolta das pessoas comuns.


Cedo ou tarde o povo deixara de ser besta.



Cedo ou tarde os politicos colherao o fruto de seus atos.




Comentário de vmedina
3 coisas perigosas: Tolo, Revoltado e Profético: "É um clamor a justica, que nunca é feita."

"Justiça" != "Assassinato", "Justiça" != "Extermínio", "Justiça" != "Morte".

Se começarmos com grupos de extermínio que podem matar quem eles julgarem culpados, quem irá exterminar os exterminadores?

Como toda boa solução mágica, essa de você passa pela solução ridícula da pena de morte. Você pode dar a vida ao réu, se cometer um erro no processo e ele for assassinado?

"Cedo ou tarde o povo deixara de ser besta."

Mas isso não quer dizer que cedo ou tarde eles irão se tornar assassinos.

Pessoas como vocês, que propõe um idiotice sem tamanho como essas é que prejudicam todo o debate. Quer saber uma maneira de acabar com a violência? Distribuição de renda! Quer outra? Reforma agrária e reintegração do homem com o campo! Mais uma? Educação e atenção com as nossas Crianças!

O caminho de um país mais sério é trilhado por muita educação, cidadania e distribuição da renda/terra. Isso é FATO.

Assassinatos só provocam assassinatos. Dessa forma terminamos como o Iraque ou como Israel!

"Olho por olho, e o mundo acabará cego".
Mahatma Gandhi

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de puelocesar
haha como se um dia um polít: haha como se um dia um político acordasse bonzinho que resolvesse distribuir renda.

Eu disse essa solução mas jamais considerei a ipótese dela ser consumada de verdade, coloquei mais como humor negro.

Talvez o mundo melhore, mas isso demorar pelo menos uns 500 anos, e como até já vou estar morto, tenho certeza que enquanto eu estiver aqui o mundo continuará injusto, distribuição de renda nunca será feita e a educação nunca melhorará

Esquece. Não vai aparecer nenhum salvador da pátria para nos salvar dos problemas sociais do brasil

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
HAHAHAHAHAAHAHAHA : HAHAHAHAHAAHAHAHA

comentários de religiosos são sempre muito engraçados
daqui a pouco ele vai querer provar a "teoria" de adão e eva

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de vmedina
Ninguém precisa de um salvador da pátria.: "Esquece. Não vai aparecer nenhum salvador da pátria para nos salvar dos problemas sociais do brasil"

Levanta, vai no banheiro e se olha no espelho. Taí um salvador da pátria!

Se você esperar que alguém apareça, político ou não, vocês vai esperar até morrer. Não vai existir "messias" nenhum. Temos que fazer uma revolução nas nossas vidas imediatamente e o mundo irá se revolucionar sozinho.

"Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo."
Mahatma Gandhi

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de puelocesar
Eh eu conheço essa frase e d: Eh eu conheço essa frase e da minha forma tento sempre aplicá-la.

Eu faço a minha parte respeitando a lei (tirando os mp3 e um joguinho pirata), e seguindo meu código de ética (não, não não saio por aí matando pessoas :P foi uma piadinha de mau gosto)

Mas de fato fico muito desanimado com as pessoas. Sempre sou obrigado a saber que pessoas próximas a mim pagam propina a policiais, usam drogas ilícitas, desrespeitam leis como se fosse algo normal e tudo mais.. isso realmente me desanima.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Anon
JUSTIÇA !=VIOLÊNCIA ,JUSTIÇA=~(LIBERDADE IGUALDADE FRATERNIDA: SE SEU PAI FOSSE UM POLÍTICO, HONESTO, MAS QUE DEVIDO ÀS
GENERALIZAÇÕES, FOSSE CONFUNDIDO COM CORRUPTOS FILIADOS
AO SEU PARTIDO, E FOSSE EXTERMINADO JUNTO COM BANDIDOS,
O QUE VOCÊ FARIA?

A PENA DE MORTE É O CRIME HOMOLOGADO PELO ESTADO, UMA
IMBECILIDADE SEM IGUAL.

OS FORTES DEVEM PROTEGER OS FRACOS.

UM CORRUPTO, UM BANDIDO, SÃO UNS FRACOS.
Comentário de Anon
VOTAR NULO É DEIXAR O INIMIGO GANHAR, VOTE NO MENOS CORRUPTO: JÁ QUE NA SUA CONCEPÇÃO, TODOS SÃO CORRUPTOS,
PROCURE VOTAR ENTÃO NO MENOS CORRUPTO.

VOTAR EM NULO, É TIRAR UM VOTO DO MENOS CORRUPTO,
E DEIXAR O MAIS CORRUPTO VENCER.

COLOQUE TODOS NA BALANÇA, AS VELHAS RAPOSAS,
AS NOVAS RAPOSAS, OS FHC, OS ACM, OS PFL E PSDB DA VIDA.

COM QUAIS "RAPOSAS" O BRASIL MAIS CRESCEU?

COM QUAIS "RAPOSAS" O POVO BRASILEIRO VIVEU MELHOR?

PARA MIM, AS "RAPOSAS" DO PT, POR MAIS QUE RECEBAM SEUS
50 OU 100 MIL DO VALERIODUTO, AINDA LUTAM POR MELHORIAS
PARA O POVO. NÃO FORAM TODOS OS PETISTAS QUE PARTICIPARAM
DISSO.

A DIFERENÇA É QUE O PT, PRIMEIRA VEZ NO GOVERNO, NÃO
TEVE AS AULAS DO PSDB, DO PFL, DO PMDB, E NÃO SOUBE
ESCONDER COMO ESCONDERAM SEUS ANTECESSORES.

QUEM TEVE MAIS TEMPO DE PODER, COMO PSDB, PFL E PMDB,
SABE COMO TIRAR SEM DEIXAR RASTROS.

OS PTISTAS ENVOLVIDOS FALTARAM A ESSA AULA.

CLARO QUE SE PUDESSEMOS VOTARIAMOS NOS NÃO CORRUPTOS.

TEMOS OPÇÃO? NÃO? ENTÃO VOTEMOS NOS MENOS CORRUPTOS,
QUE LUTEM POR MELHORIAS E INTERESSES REAIS DA
COMUNIDADE.



Comentário de Necronomicon
Religioso ?: Muito pelo contrário. Se eu fosse religioso, aceitaria o darwinismo imediatamente, pois não teria nenhum senso crítico...
Mas não sou hipócrita, já li todo tipo de literatura, científica e não científica, no caso científico, só aceito um sistema conceitual quando o mesmo é rigoroso matematicamente e possui suporte experimental...e no caso não científico, só se o mesmo não possuir contradições internas...por isso, até hoje não me converti a nenhuma religião...
Voltando ao darwinismo, matematicamente é pífio, está no mesmo nível dos epiciclos de Ptolomeu, uma "teoria" científica que estagnou o desenvolvimento da astronomia por mais de 1000 anos...
Uma "teoria" que vive afirmando "o acaso, a seleção natural" sem nenhum suporte teórico, tão solto quanto a pregação de um sacerdote...
você aceita isso ?
Que tal fazer um "teste" do darwinismo ?
Ponha uma cúpula sobre a capital de São Paulo e reduza a concentração atmosférica para 30%, segundo o darwinismo "existe a chance" de uma parte dessa população ser mais apta para respirar nessas condições...
se essa loucura fosse possível...você faria ?


"comentários de religiosos são sempre muito engraçados
daqui a pouco ele vai querer provar a "teoria" de adão e eva"

Não seja maldoso, a bíblia está repleta de simbolismos, o "adão e eva" do livro da gênese foi o modo correto de Móises transmitir para um povo ignorante uma idéia de criação...esses mitos existem na história de todos os povos.
Você conhece a Lucy não ? É a "eva" da antropologia.

Se você faz faculdade na área de exatas ou pretende fazer então precisa se tornar mais científico, mais rigoroso, mais cético...um partidário do darwinismo puro não obedece a nenhum desses requisitos.
Ops...delírio puro de minha parte, você faz (ou quer fazer) biológicas...a versão acadêmica de um sacerdote...
Comentário de vmedina
Cada um faz o seu. Eu faço o: Cada um faz o seu. Eu faço o meu e eles o deles.

Eles serão examinados sempre pelo que fizeram, assim como eu e vc pelo seu, e eu tento fazer com que não seja muito terrível! :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de puelocesar
Eu não gosto do meu pai. : Eu não gosto do meu pai.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
humor negro impera : humor negro impera

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Anon
PROCURE UM PSICÓLOGO - FRATERNIDADE IMPERA: essas coisas têm tratamento
Comentário de Jo
Bla!: Bla!
Depois de tentar direcionar opiniões, pedir desculpas tudo bem. Mas começar à especular novamente... Paciência.

Este é meu ultimo post nesste tópico.
Comentário de Jo
Não confunda: Mostre-me porque o presidente do PSDB se beneficiou. Mostre-me links de jornais sérios. Coisas como o do filho do Lulinha.

Não consunda política social com plano de assistencialismo.

Informe-se.
Comentário de Jo
Qual deles acabou com a infla: Qual deles acabou com a inflação que você não tem hoje? Qual deles trouxe estabilidade economica - e por consequencia os beneficios?
Comentário de Emilio Lemos
Desculpe-me se nao fui sufici: Desculpe-me se nao fui suficientemente claro. Nao ha, em meu texto qualquer coisa que fale sobre assassinato ou pena de morte, ou mesmo que incentive a violencia. Se isso aconteceu, certamente deve ter saido da sua cabeca.


Nao sou favoravel a violencia, pelo contrario, acredito na paz e no dialogo. Concordo com voce. A pena de morte nao resolve, e certamente levara a injusticas ainda maiores.


Nao precisamos matar ninguem. Basta retirar os maus elementos do convivio social, deixando-os trancafiados por longos anos é o minimo que nos esperamos. Que a pena seja aplicada em sua totalidade, sem concessoes que acabam revoltando as pessoas. Isso vale para um "Fernandinho Beira-Mar", mas vale tambem para um "Jose Dirceu", e um "Roberto Jeferson". Este ultimo, mesmo com a alma coberta de lama, saiu rindo e aplaudido como um heroi.


Que os politicos que torram o dinheiro publico devolvam integralmente cada centavo roubado, ou fiquem na cadeia, como pessoas comuns.


Gastar dinheiro publico de forma irresponsavel, do jeito que esta mostrado na noticia, deveria ser alvo de severa punicao, uma vez que existem alternativas similares e gratuitas já implantadas e bem sucedidas.




Comentário de Eudes
Mestre do óbvio: "Quer saber uma maneira de acabar com a violência? Distribuição de renda! Quer outra? Reforma agrária e reintegração do homem com o campo! Mais uma? Educação e atenção com as nossas Crianças!"


Oooohhh,, Grande Mestre do Óbvio...



Por favor, diga alguma coisa que nao sabemos.....



Precisamos de educacao . Muito bonitinho. Aprendeu a dizer isso em que tabloide?



Precisamos distribuir renda...Oooohhh. Teu pai é vereador em que cidade?



Colocar o homem no campo... Essa eu nunca ouvi....



Deixe de ser idiota. Em que planeta voce vive?



Por acaso, voce é uma especie de almofadinha, que nunca sai de casa?



Ei, aproveita e coloca uma daquelas frases de Ghandi.



Grande Mestre, Otário




Comentário de Eudes
Um conselho: Caro amigo.



Em situacoes dificeis como essa, a melhor coisa a se fazer é procurar aconselhamento com alguem que tenha experiencia no assunto



Sugiro que procure Suzanne Richtoffen.




Comentário de Eudes
O que eu faria: "SE SEU PAI FOSSE UM POLÍTICO, HONESTO, MAS QUE DEVIDO ÀS
GENERALIZAÇÕES, FOSSE CONFUNDIDO COM CORRUPTOS FILIADOS
AO SEU PARTIDO, E FOSSE EXTERMINADO JUNTO COM BANDIDOS,
O QUE VOCÊ FARIA?"

Politico? Bandido? Qual a diferenca?


Vou usar uma frase dita por um papa durante a inquisicao : Na duvida, mata todo mundo. Quando eles chegarem ao céu, Deus sabera separa-los adequadamente.


Agora, o que eu faria depois disso?



Bem, em primeiro lugar, choraria um bocado. Depois entraria com um pedido imediato de pensao alimenticia.



"A PENA DE MORTE É O CRIME HOMOLOGADO PELO ESTADO, UMA
IMBECILIDADE SEM IGUAL."


Voce tem razao. NAO, a pena de morte. Mas bem que a gente poderia amputar dedos e maos....



"OS FORTES DEVEM PROTEGER OS FRACOS."


Tinha um filme de bang-bang que o cara dizia isso...Acho que todo mundo morreu...



"UM CORRUPTO, UM BANDIDO, SÃO UNS FRACOS."


COncordo com voce. Eles precisam comprar remedios e alimentos para curar suas fraquezas, coitados. E por isso precisam roubar para sobreviver.



Comentário de cenoura
Há quatro anos eu especulava: Há quatro anos eu especulava que o país pudesse melhorar com o governo atual ... eu estava errado.


[]'s

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de aeuclides
Deixe explicito quais governo: Deixe explicito quais governos estão fazendo isso. Em que esfera. Quais partidos.

Reveja tb as alianças partidarias. O que vc comentou tá td errado.

Software Livre Crescente, só com LULA presidente!!!

[]´s
Comentário de Patola
Absurdos.: Não pude de deixar notar uma série de afirmações absurdas que você fez em seu post. Então as comento:

Voltando ao darwinismo, matematicamente é pífio, está no mesmo nível dos epiciclos de Ptolomeu, uma "teoria" científica que estagnou o desenvolvimento da astronomia por mais de 1000 anos...

O que é "matematicamente pífio" no (neo)darwinismo? Só afirmar isso é vago demais. O darwinismo, pra começar, é um algoritmo. Desse algoritmo, de acordo com a situação, se extraem vários modelos (por exemplo, a genética populacional e o modelo de sobrevivência por parentesco). Você conhece esses modelos pra afirmar isso? Qual "fórmula" do darwinismo está errada, sabe colocá-la aqui pra discutirmos?

Uma "teoria" que vive afirmando "o acaso, a seleção natural" sem nenhum suporte teórico, tão solto quanto a pregação de um sacerdote...

O que há de errado? O "acaso" do neodarwinismo nada mais são que mutações genéticas que ocorrem nos seres vivos - e isso está mais do que provado, experimentalmente, que ocorre. Como são genéticas, passam para as próximas gerações. Até aqui concorda?

E se as mutações são a parte aleatória, a seleção é a parte não-aleatória. A Seleção Natural é isso: embora o indivíduo potencialmente mais apto possa ser atingido por um raio e não passar seus genes privilegiados pras próximas gerações, estatisticamente ocorre que os indivíduos mais aptos têm maior (e melhor) descendência. Isso já foi medido, reproduzido, testado e confirmado de muitas maneiras.

Que tal fazer um "teste" do darwinismo ?
Ponha uma cúpula sobre a capital de São Paulo e reduza a concentração atmosférica para 30%, segundo o darwinismo "existe a chance" de uma parte dessa população ser mais apta para respirar nessas condições...
se essa loucura fosse possível...você faria ?


Onde é que o Darwinismo diz isso, cara-pálida? Isso é completamente absurdo. Você está dizendo que o darwinismo tem uma regra que "para todo ambiente imaginável, teremos uma parte da população que sobrevive naquelas condições". E te afirmo, já que seu conhecimento de darwinismo é insuficiente: Não existe nem nunca existiu essa regra e ela é absurda.

Logo, não seria um teste válido. Não provaria nem desprovaria o darwinismo. É simplesmente um pensamento maluco.

Não seja maldoso, a bíblia está repleta de simbolismos, o "adão e eva" do livro da gênese foi o modo correto de Móises transmitir para um povo ignorante uma idéia de criação...esses mitos existem na história de todos os povos.
Você conhece a Lucy não ? É a "eva" da antropologia.


Mas há uma diferença aqui: se o Adão e Eva da Bíblia (que, inclusive para algumas correntes do cristianismo, são literais sim senhor) são uma metáfora, como interpretá-la? Existem 1001 maneiras de usar Bombril, mas existem ainda mais maneiras de interpretar uma metáfora dessas.

Já a Lucy da antropologia é uma "Eva" não-metafórica: nenhum antropólogo ou evolucionista afirma que ela foi a primeira humana, ou mesmo obrigatoriamente da mesma espécie que deu origem ao ser humano. Ela é apenas mais um entre as várias espécies de primatas que existiram nessa época, provavelmente próxima, na árvore evolutiva, do galho que deu origem ao ser humano.

Ninguém nunca vai interpretar Lucy como a primeira mulher de verdade, ou vai dizer que ela era uma raça ao invés de uma criatura, ou qualquer outra coisa que sai de uma metáfora.

Se você faz faculdade na área de exatas ou pretende fazer então precisa se tornar mais científico, mais rigoroso, mais cético...um partidário do darwinismo puro não obedece a nenhum desses requisitos.

Afirmação interessante, mas que tal dizer por quê? O ônus da prova é seu: O que o darwinismo falha no Método Científico? Estou bastante curioso. :)
Comentário de Necronomicon
Continuemos com os absurdos....:): Vamos trocar "porradas", amanhã eu volto para ler os seus ataques...

"O que é "matematicamente pífio" no (neo)darwinismo? Só afirmar isso é vago demais. O darwinismo, pra começar, é um algoritmo. Desse algoritmo, de acordo com a situação, se extraem vários modelos (por exemplo, a genética populacional e o modelo de sobrevivência por parentesco). Você conhece esses modelos pra afirmar isso? Qual "fórmula" do darwinismo está errada, sabe colocá-la aqui pra discutirmos?"

De onde você retirou (literatura, livros por favor) que o Darwinismo é um algoritmo ?
"Desse algoritmo, de acordo com a situação, se extraem vários modelos"
O que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde (ministro do Itamar...faz tempo...hehehe)


"O que há de errado? O "acaso" do neodarwinismo nada mais são que mutações genéticas que ocorrem nos seres vivos - e isso está mais do que provado, experimentalmente, que ocorre. Como são genéticas, passam para as próximas gerações. Até aqui concorda?"

As mutações ocorrem sim, mas eu me refiro a um desejável poder de previsão, isso a biologia não possui.
O mais próximo do meu querer são os trabalhos do professor José Hornos da UF de São Carlos, detalhe que ele é um físico, físicos sabem pouca matemática, mas perto dos biólogos são verdadeiros Alain Connes (http://en.wikipedia.org/wiki/Alain_Connes)


"E se as mutações são a parte aleatória, a seleção é a parte não-aleatória."

O que é aleatório para você ? Onde está o espaço de probabilidades ?

"A Seleção Natural é isso: embora o indivíduo potencialmente mais apto possa ser atingido por um raio e não passar seus genes privilegiados pras próximas gerações, estatisticamente ocorre que os indivíduos mais aptos têm maior (e melhor) descendência. Isso já foi medido, reproduzido, testado e confirmado de muitas maneiras."

Já li textos cômicos sobre essas "provas"...sempre me lembro da experiência onde um biólogo provocou seleção separando exemplares de uma espécie de besouro pelo tamanho, depois de 10 anos (êêê paciência mon Dieu...) resultou em espécies diferentes (casais de exemplares pequenos/grandes não procriavam) e ele concluiu...Darwin está certo! A seleção natural é um fato!
É...ele fugiu da escola, se esqueceu de si mesmo, um ser inteligente (aparentemente...) controlou o "experimento" o tempo todo...

"Onde é que o Darwinismo diz isso, cara-pálida? Isso é completamente absurdo. Você está dizendo que o darwinismo tem uma regra que "para todo ambiente imaginável, teremos uma parte da população que sobrevive naquelas condições". E te afirmo, já que seu conhecimento de darwinismo é insuficiente: Não existe nem nunca existiu essa regra e ela é absurda."

Exatamente! Usei um exemplo psicótico para ver se alguém aqui acordava para o absurdo!
Mas os biólogos usam essa idéia sim senhor! (quando é conveniente é claro...)
O melhor documentário que conheço mostrando esse ponto de vista é o "Paleoworld" (TV cultura...anos atrás...), veja apenas o primeiro episódio...onde eles apresentam o argumento de como uma cachorrão se transformou numa baleia...

"Logo, não seria um teste válido. Não provaria nem desprovaria o darwinismo. É simplesmente um pensamento maluco."

Pardon...tive meu momento de biólogo...


"Mas há uma diferença aqui: se o Adão e Eva da Bíblia (que, inclusive para algumas correntes do cristianismo, são literais sim senhor) são uma metáfora, como interpretá-la? Existem 1001 maneiras de usar Bombril, mas existem ainda mais maneiras de interpretar uma metáfora dessas.

Já a Lucy da antropologia é uma "Eva" não-metafórica: nenhum antropólogo ou evolucionista afirma que ela foi a primeira humana, ou mesmo obrigatoriamente da mesma espécie que deu origem ao ser humano. Ela é apenas mais um entre as várias espécies de primatas que existiram nessa época, provavelmente próxima, na árvore evolutiva, do galho que deu origem ao ser humano.

Ninguém nunca vai interpretar Lucy como a primeira mulher de verdade, ou vai dizer que ela era uma raça ao invés de uma criatura, ou qualquer outra coisa que sai de uma metáfora."

Aqui foi uma piada..não sou tão tacanho assim...

Se você faz faculdade na área de exatas ou pretende fazer então precisa se tornar mais científico, mais rigoroso, mais cético...um partidário do darwinismo puro não obedece a nenhum desses requisitos.

"Afirmação interessante, mas que tal dizer por quê? O ônus da prova é seu: O que o darwinismo falha no Método Científico? Estou bastante curioso. :)"

Biólogos são analfabetos matemáticos, e como os franceses pensam, quem não sabe matemática é um ser humano inferior

Agora é para te provocar... e^{i\pi} + 1 = 0...then Dieu existe...

Comentário de Patola
Respostas: De onde você retirou (literatura, livros por favor) que o Darwinismo é um algoritmo ?

Daniel Dennett, filósofo evolucionista, explorou bastante essa idéia em seu livro A Perigosa Idéia de Darwin, mas esse aspecto da evolução também foi explorado por inúmeros outros escritores, em especial o famoso biólogo richard Dawkins em seu livro O Relojoeiro Cego e principalmente em Escalando o Monte Improvável, em que ele explora minuciosamente (com modelos computacionais, inclusive) como esse algoritmo funciona. Uma ilustração mais rica do processo, menos focada no algoritmo e mais nos resultados, você encontra no livro The Ancestor's Tale, um belo e longo relato da evolução ocorrida na Terra - contado de trás pra frente! Infelizmente, de todos os livros citados, esse último é o único ainda não traduzido pro português.

As mutações ocorrem sim, mas eu me refiro a um desejável poder de previsão, isso a biologia não possui.

COMO ASSIM, não possui? Na medida em que há variáveis muito fora do controle pra determinarmos a "próxima mutação" de um ser vivo qualquer, essa parte é realmente imprevisível, ou seja, se aquela lagartinha vai nascer com uma mutação pra uma mancha amarela do lado direito ou um pêlo a mais perto da cabeça, isso não dá pra saber. Mas dá pra modelar matematicamente isso muito bem, visto que há uma taxa de mutação mais ou menos constante em cada espécie, há uma "pontuação" que se pode associar a uma mutação para o quão vantajosa ou deletéria ela é naquele ambiente, e cálculos para se chegar à acumulação de mutações vantajosas com o passar do tempo. Se bem que aí nem chegamos propriamente ao darwinismo puro: estamos num estado intermediário entre a genética populacional e ele.

Pode soar um pouco frustrante quando falamos que o neodarwinismo realmente não prevê as mutações exatas (e portanto a forma exata) que uma determinada espécie terá com o passar do tempo. Menos ainda se uma determinada espécie vai continuar ou ser extinta; é bem sabido que o mecanismo de seleção natural não possui poder de previsão (afinal, é só um algoritmo) e que pode inclusive cometer "erros estratégicos" que acabam por levar uma espécie à extinção (uma mutação que seja vantajosa a curto prazo, mas seriamente letal a longo prazo, será selecionada pela evolução e pode já ter ido a 100% da espécie na hora da conseqüência letal).

No entanto, a evolução tem sim uma capacidade de previsão grande. Algumas fórmulas da genética de população vêm da teoria da Seleção Natural, um assunto vasto demais pra ser tratado aqui mas que pode ser contemplado na Wikipedia. A precisão de algumas dessas fórmulas é absurda. Você encontra previsões confirmadas, também, nas idades auferidas para determinados fósseis e para os estados transicionais com as comparações com as "datas de DNA" (o relógio molecular). Você encontra previsões do raio de machos e fêmeas de uma espécie a partir do comportamento sexual dela, que quando medidos casam exatamente. Você encontra até previsões do comportamento sexual humano - a disciplina chamada de psicologia evolutiva, com que nenhum céptico cego da evolução poderá deleitar-se enquanto não tirar a venda dos olhos.

Se voce quer ler um livro com diversas provas da evolução, eu te sugeriria o Genoma: a autobiografia de uma espécie em 23 capítulos, livro delicioso de ler do Matt Ridley (sarcástico discípulo de Dawkins).

Já li textos cômicos sobre essas "provas"...sempre me lembro da experiência onde um biólogo provocou seleção separando exemplares de uma espécie de besouro pelo tamanho, depois de 10 anos (êêê paciência mon Dieu...) resultou em espécies diferentes (casais de exemplares pequenos/grandes não procriavam) e ele concluiu...Darwin está certo! A seleção natural é um fato!
É...ele fugiu da escola, se esqueceu de si mesmo, um ser inteligente (aparentemente...) controlou o "experimento" o tempo todo...


Como eu não li esses textos que você cita, não posso comentá-los, o ideal seria você me passar para que eu os pudesse ler. Mas já te digo que se uma espécie se mantém em dois grupos isolados, com o passar do tempo o isolamento tende a provocar especiação, e se as espécies começarem a diferir bastante em tamanho a especiação é ainda mais certa. Afinal, em espécies de tamanhos aproximados de machos e fêmeas, tamanhos muito diferentes dificultam a reprodução. Você consegue cruzar um fila dinamarquês com um chihuahua? Não? Mas mesmo assim eles são considerados da mesma espécie, apenas raças diferentes. Mas você ainda assim consegue cruzar - com descendentes férteis - um vira-lata comum, uma raposa e um lobo, e eles são considerados espécies diferentes. O critério para espécies é até certo ponto subjetivo, pois há até variados graus de sucesso reprodutivo (descendentes não-férteis, por exemplo). O tamanho pode ser considerado, a sério, um critério razoável para considerarmos espécies diferentes. Talvez não fosse o ideal, no entanto, para uma pesquisa convincente que devesse descrever uma regra geral. Mas você pode de repente pegar os diversos estudos de casos de espécies de rãs, sapos e salamandras que ocorrem no mesmo lugar, sem isolamento geográfico, pelo chamado "Efeito do Fundador" (e em parte pela "Deriva Genética"), preceitos preditivos do Darwinismo que causam especiação "no mesmo local".

"Onde é que o Darwinismo diz isso, cara-pálida? Isso é completamente absurdo. Você está dizendo que o darwinismo tem uma regra que "para todo ambiente imaginável, teremos uma parte da população que sobrevive naquelas condições". E te afirmo, já que seu conhecimento de darwinismo é insuficiente: Não existe nem nunca existiu essa regra e ela é absurda."

Exatamente! Usei um exemplo psicótico para ver se alguém aqui acordava para o absurdo!
Mas os biólogos usam essa idéia sim senhor! (quando é conveniente é claro...)


Eu acho que você confundiu os preceitos. Não há nada que se possa tirar do algoritmo evolutivo que implique em uma espécie ter naturalmente uma adaptação para qualquer coisa que surja. Mas dá pra implicar que, SE ela tiver, e sob determinadas condições de mortes/nascimentos, a mutação irá se espalhar e tornar a espécie resistente. Isso é muito importante, por exemplo, para o estudo dos vírus, que se reproduzem a taxas astronômicas e têm taxas de mutação altíssimas. Nessas condições, é um passeio pelo espaço de probabilidades, e é muito comum que um vírus se adapte rapidamente, por causa dessas taxas, a qualquer medicamento que se lhe administre.

Nada aqui implica que o vírus necessariamente já vai ter a defesa para o medicamento, ou que vai magicamente criar essa defesa. Mas dado o número astronômico de tentativas e erros que ele faz, as chances de isso acontecer são grandes, descritas por cálculos até. São esses cálculos que os médicos usam, por exemplo, nas dosagens e períodos de antibióticos para os pacientes.

Não comentei algumas perguntas suas ("o que é aleatório", "espaço de probabilidades", etc.) porque as julgo sem importância e altamente auto-evidentes. Mas gostaria de chamar a atenção para o fato de que você não respondeu algumas perguntas minhas que acho essenciais, como "a fórmula darwinista que está errada" - por favor, aponte! Diga! Cite! - ou onde "os biólogos" (quais? quem? cite!) dizem coisas absurdas como as que você proferiu. Falta você dizer muitas de suas referências, e peço para que faça isso agora. Por acaso você conhece o talk originis? Talvez ele possa responder a muitas de suas questões, inclusive apresentando diversas provas da evolução darwinista.
Comentário de Necronomicon
Me venci: Percebi uma falha em toda essa discussão...não posso continuar discutindo porque sou um encarcerado das minhas próprias crenças, não aceito áreas da ciência que não sejam fortemente baseadas na matemática.
É o caso da biologia, e argumentos por mais racionais que sejam não vão me fazer mudar de idéia.
Mas também não tenho o direito de ficar entupindo o seu ouvido com o meu mundo mental formal, se você está feliz com o Darwinismo, continue assim pois...como era mesmo a frase ?

"Ideologia...quero uma prá viver!"

Preciso encontrar a minha...

E me desculpe pelas frases agressivas, esse não sou eu, tanto que eu vivo Linux no trabalho e em casa.

Até qualquer hora
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004