“
SciTE é a abreviação de Scintilla Text Editor. Foi construído originalmente apenas como uma demonstração do widget Scintilla, componente no qual são baseados outros editores populares, como o Notepad2, o Notepad++ e o anjuta, apenas para citar alguns. Do Scintilla ele herda a marcação de sintaxe, indicadores de erro, auto-completar de código e call tips (aquelas dicas onde são mostrados os parâmetros de uma função). Indo além do Scintilla, ele adiciona ao seu já poderoso arsenal a possibilidade de ser programado com a linguagem de script Lua - uma linguagem de origem brasileira que tem se firmado como uma forte opção de linguagem de script a ser incluída dentro de outros softwares. Usando Lua, podemos, por exemplo, criar uma função para fazer um sort em um trecho selecionado de texto, programar um template, dentre outras.
Embora poderoso, algumas coisas nele requerem um pouco de trabalho - ele não tem nenhuma tela de configuração amigável na qual você possa dentre diversas opções escolher a que lhe agrada. Sua configuração toda é feita usando um dos arquivos de configuração - que pode ser geral da máquina, específico por usuário ou até mesmo específico por projeto (diretório). Porém a configuração é bem documentada em http://scintilla.sourceforge.net/SciTEDoc.html. Outra bola fora é que o suporte a expressões regulares em busca e substituição é limitado, mas é funcional para a maioria das situações. Uma boa referência de expressões regulares no Scite está em: http://scintilla.sourceforge.net/SciTERegEx.html. O editor não é dos maiores - o pacote para debian (versão 1.68 no debian unstable) tem 689K. Essa foi uma das razões que me levaram a conhecê-lo - a necessidade de um pequeno editor que eu pudesse baixar rapidamente em uma lanhouse para fazer uma edição emergencial em um arquivo PHP, por exemplo, com o mínimo de conforto proporcionado pela marcação de sintaxe. Existe uma versão pra windows inclusive que dispensa instalador - é tudo comprimido dentro de um executável.
Por sua facilidade de marcar a sintaxe de várias linguagens, o SciTE é uma ótima alternativa para quem trabalha com PHP, Python e Ruby, tudo num dia só.” A nota foi enviada por Walter Cruz (walter·phpΘgmail·com), que enviou este
link para mais detalhes.