Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Virus multiplataforma é capaz de infectar executáveis de Linux e Windows

O "Kaspersky Labs", divulgou a prova de conceito de um virus que afeta tanto Linux como Windows.” A nota foi enviada por Lucas Zechim (lzechimΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes. Segundo a Kaspersky, o vírus é relativamente simples e parece ter baixo impacto. Mesmo assim pode ser um sinal de que os autores de vírus estão começando a trilhar o caminho das infecções multiplataforma.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
É isso então, que afeta som: É isso então, que afeta somente os arquivos em seu diretório?
De qualquer forma, o Linux parece largar na frente, justamente pelo fato de não ser "tão popular" quanto o Windows. Fico surpreso quando vejo a Onestat.com publicar pesquisas indicando que o Linux possui cerca de 0,32% do mercado de sistemas operacionais...
Comentário de CWagner
O vírus seria open source? : O vírus seria open source?

Daria para apender como funciona e imunizar o sistema contra a sua ação.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Rafael Alonso de Souza
O conceito de virus em Linux: O conceito de virus em Linux nao eh bem novidade... isto foi debatido em varias listas de discussao . Nesta mensagem de 2003 ha ate um exemplo pratico:

http://linux-br.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2003-August/004460.html
Comentário de cesar
La vamos nos outra vez: Eu participei dessa thread da Linux-br e o que eu falei na época ainda vale:
http://linux-br.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2003-August/004396.html

Cesar Gimenes
Linux user: #76132
Comentário de Bruno Gonçalves
Virus virão aos montes.: Falta apenas o Linux ficar mais popular que irão aparecer centanas de "virus" para Linux, uns shell script dizendo rm -Rf ~/.* && sudo -Rf rm /

E isso vai colar muito em programas de mensagem instantane e bate-papos, alguém vai dizer que é uma foto ou algo do tipo e sempre vai ter um besta pra acreditar. Até o velho truque de falar, da esse comando que seu pc fica mais rápido.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de maiconfaria
Código fonte!: É ruim ein!! Esses virús são binarios fechados ! Pra não pegalos ( se é que vc ira encontrar um) é só não executar binarios desconhecidos no seu cpu !
Qto ao nosso amigo Ulrich: “For those thinking their “pet” computer is invulnerable to the virus threat -- it’s not,” SANS said.
É um metoro pode cair na minha casa tb!!!
Noticias desse tipo são um prato cheio para a MS
Comentário de Dm7
Só fazendo uma tradução: Só fazendo uma tradução livre de parte da notícia,

"Escrever uma praga multi-plataforma é difícil pois te limita a funções que estão disponíveis nos dois sistemas operacionais, diz Ullrich. Você também tem de codificar o vírus em assembly para fazê-lo funcionar sem ficar dependendo de qualquer função específica do Sistema Operacional"

O que fizeram é uma prova do conceito de que pode ser feito... agora fica claro que escrever um vírus multi-plataforma limita um pouco o campo de ação... por isso é provável que quando o Linux sair dos seus 0,30% de mercado e pular para uns 5%, devem surgir + vírus específicos para Linux.
Comentário de Dm7
Para a Microsoft, qualquer no: Para a Microsoft, qualquer notícia serve pra desviar a atenção do queijo suiço Windows XP. rsrs
Comentário de eje del mal
Homer Edition: Se você estiver usando o Homer Edition com o Exploder, o Messenger e o Otiluke rodando, ele bloqueará o virus!
Comentário de .;.~
HAHAHAHAAHAHAHAAA!! : HAHAHAHAAHAHAHAAA!!

HOMER EDITION FOI DEMAIS!
Comentário de nemesis
não, acho que não: "rm -Rf ~/.* && sudo -Rf rm /"

isso não funciona, não nos clientes web no Linux: por padrão, eles impedem a execução de executáveis vindos por links. E mesmo se salvos e manualmente chamados pelo usuário para execução, o diretório do usuário ia sumir, de cara, mas o cara ia ter que ser burro demais para entregar a senha root quando a segunda parte pedisse, né? Mas, reconheço, nesse caso, um abraço...

Enfim, como dizem: "Uma correia só é tão segura quanto seu elo mais fraco." e esse elo em informática é o usuário bobo de todo dia. O ideal seria que ele rodasse em um sandbox seguro, sem quaisquer privilégios, e sob a supervisão de um administrador experiente. É claro, em um setup doméstico, isso é impossível...

A presença de vírus no Linux é prova de que o sistema está se popularizando. O copo está meio cheio. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Teppic
Engenharia social: isso não funciona, não nos clientes web no Linux: por padrão, eles impedem a execução de executáveis vindos por links. E mesmo se salvos e manualmente chamados pelo usuário para execução, o diretório do usuário ia sumir, de cara, mas o cara ia ter que ser burro demais para entregar a senha root quando a segunda parte pedisse, né? Mas, reconheço, nesse caso, um abraço...

O vírus poderia ser um programa camuflado, que propõe fazer X, sendo X algo que requeira a senha de root, e que na verdade faz a destruição já indicada pelo comando verdadeiro.

A presença de vírus no Linux é prova de que o sistema está se popularizando. O copo está meio cheio. :)

O que nos faz perguntar se a popularização do Linux é realmente positiva. Só o tempo poderá responder isso pra mim.
Comentário de Wilfredo
(off) Vírus em GNU/Linux? Use Wine!: É só fazer um vírus que seja executável no Wine.
Será um porre!
:P
Comentário de caciano
Se os virus para linux forem como os app: Se os virus para linux forem como os aplicativos vai se dificil dissiminação em massa... seria algo assim:

- Se For Fedora 4 core aperte 1
- Se for suse 10.0 aperte 2
- Se for debian aperte 3
- Outros instale o compilador gcc,+libs...make...e depois de ./configure...

lol
Comentário de glenio
ou...: Ou:
Debian: apt-get install
Fedora: yum install (ou sei lá como, não uso isso)
Mandriva: urpmi ...
Slackware: wget | installpkg, ou slapt-get --instal...
Gentoo: emerge
=]
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004