Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise: OpenOffice.Org Writer

O OpenOffice.Org Writer é um editor de textos muito completo e fácil de usar, parte do pacote de produtividade OpenOffice.Org. É o software livre mais popular na sua categoria, e na minha opinião o melhor do gênero. Esta é uma análise focada somente no Writer e não na suíte OpenOffice.Org como um todo, porém é necessário ressaltar alguns pontos que se aplicam ao conjunto. Na última versão, 2.0.2, o Writer e todos os programas do OpenOffice.Org carregam muito mais rápido do que nas anteriores (muito rápido mesmo: no meu Athlon XP 2000+ com 512MB de RAM ele carrega 'instântaneamente', em menos de 1 segundo) e a compatibilidade com outros formatos de arquivos que não o OpenDocument também melhorou muito pelo que tenho lido e pude constatar em relação ao formato '.doc' do Microsoft Office Word. Sempre tive problemas em abrir documentos criados no Word que continham imagens ou tabelas, muitas vezes as imagens sumiam ou o documento não abria e a formatação das tabelas se perdia, o que não acontece mais com esta última versão: tive sucesso em quase todas as vezes que abri algum documento criado no Microsoft Word (e foram muitos, aqui na empresa onde trabalho recebemos +- 20 por dia). Ainda tenho problemas para abrir alguns documentos específicos que recebo com uma formatação especial, e que só abrem corretamente no Microsoft Office Word 2003 (nas versões anteriores dele também encontro erros), mas acredito ser um caso bastante específico e que a grande maioria dos usuários não vai se deparar com este problema.

Eu tenho usado com sucesso o OpenOffice.Org Writer para todos os tipos de documentos em casa (Ubuntu 6.06 Dapper Drake Flight 5) e na empresa onde trabalho (Microsoft Windows XP), onde já substituímos o Microsoft Office pelo OpenOffice.Org em todas os computadores menos em um, no qual instalamos o Microsoft Office 2003 especificamente para abrirmos os tais documentos comentados anteriormente com o Word. Constatei que a curva de aprendizado dele foi muito curta com os funcionários da empresa onde trabalho, estávamos pensando em um treinamento mas não foi necessário visto que, após a resistência inicial de alguns, em pouco tempo todos já estavam produzindo muito bem com o Writer (e com os outros aplicativos do pacote) e que as poucas dúvidas que apareceram foram facilmente sanadas.

Ele pode ser usado para criar documentos para a internet (HTML e XML), cartões de visita, páginas de fax, agenda de compromissos, documentos PDF, etiquetas e outras coisas que eu ainda não usei por isso não vou mencionar aqui. O que algumas pessoas sentem falta, na hora de criar cartões de visita por exemplo, é da galeria de ClipArts disponível no Word, mas já existe solução para isto. No site http://www.openclipart.org/ você pode baixar um pacote com milhares de ClipArts (de uso livre ou domínio público, vale ressaltar) para usar no Writer, a última versão contém 6900.

Suas caracteristicas que mais me chamaram a atenção são o desempenho do programa, agora tão rápido quanto o AbiWord (outro editor de textos que uso em casa), e o fato de usar um formato de arquivos padronizado e aberto que logo já está sendo adotado por outros programas do gênero e assim permitirá um intercâmbio de documentos sem nenhum tipo de problema. Eu particularmente gosto muito da função de marcação de texto (highlight) e da de cópia de formatação (você seleciona um texto formatado e com um clique copia apenas a formatação daquele texto, depois cola num texto sem formatação). É claro que eu não posso deixar de mencionar a função de exportar o documento para um arquivo PDF, que já é muito comum hoje em dia mas não deixa de ser importante pois ainda quebra um galho para documentos em que você não quer que sejam modificados ou que não tem certeza se o destinatário vai conseguir abrir corretamente (quanta dor de cabeça eu não teria economizado se o editor de textos dos meus clientes viesse com essa função nativa ;)).

Sua interface é muito limpa e funcional, também muito bonita na minha opinião. Acho que vai agradar tanto os fãs da usabilidade do GNOME como os da grande oferta de opções do KDE. O visual do programa também se adapta muito bem nos dois ambientes pois tem um conjunto de ícones para cada e a interface fica bastante integrada com o resto do sistema. O usuário tem fácil acesso às funções mais utilizadas através dos botões nas barras de ferramentas, que podem ser personalizadas ao gosto de cada um, e as opções do menu são claras e concisas. Na minha opinião, ele é adequado especialmente para usuários que queiram um ótimo editor de textos com suporte a funções avançadas, o que acredito ser a grande maioria, e que além de ser livre é muito bonito e simples de usar. Multi-funcional, multi-plataforma, multi-uso e tem 1001 utilidades ! :)

O Writer, como eu já disse, faz parte do pacote OpenOffice.Org e pode ser obtido através de download no site http://www.openoffice.org/ ou comprando o CD que será entregue em sua casa (através do mesmo site), além disso o OpenOffice já está incluído na maioria das grandes distribuições (Ubuntu, SUSE etc) e normalmente fica no atalho 'Escritório/Editor de Texto' do menu principal de aplicativos.

Eu não destaquei o fato do Writer dar suporte a dicionários ortográfico, gramatical,de hifenização, de sinônimos e tantos outros porque estou usando a versão em inglês. No site http://www.openoffice.org.br/ você pode obter a versão com estes dicionários em português do Brasil (menos o gramatical, ainda) mas que por enquanto só tem até a versão 2.0.1, e com o nome alterado para BrOffice. Para saber mais, visite o site oficial.
” A nota foi enviada por Brunno Gomes (brunnolgpΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
Bom, mas...: Abrindo em 1 segundo?

Aqui ele ainda leva 10 segundos pra abrir a primeira vez, ele abre o segundo mt rapido, mas se fechar todos e abrir de novo são outros segundos.

OpenOffice 2.0.2 do Ubuntu em um 2400+ e 512 de ram.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Ark
OO2: Detalhe que o OO.org 2 usa Java extensivamente, enquanto o primeiro só requeria a jvm pra rodar applets.
Comentário de espardo
hum....: Acho que a máquina virtual java só é requisito se você for trabalhar com a aplicação de base de dados do OO2.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004