Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Yakuake: um terminal à la Quake para o KDE

Você com certeza já jogou ou ao menos conhece o jogo Quake, aquele que teve a engine usada em sua segunda versão liberada sob uma licença livre... Mas talvez não tenha imaginado o quanto seria útil um console que aparece e desaparece como ele. Se você usa o KDE (ou pelo menos já roda as bibliotecas dele) eu aconselho você a testá-lo e colocá-lo para abrir assim que o ambiente carregar. Para possibilitar isso no KDE para apenas um usuário determinado coloque no ~/.kde/Autostart/ um atalho para o programa. Aqui eu fiz isso assim: ln -s /opt/kde3/bin/yakuake yakuake. Claro, o patch para o programa depende do local de instalação... Eu instalei-o pelo YaST (com o repositório do Guru's RPM).


 

Após iniciá-lo, digite F12 para que o terminal apareça... E pronto! Provavelmente você não vai querer mais usar o Konsole. As setas quando apertadas com o shift segurado servem para a navegação entre tabelas. No menu dele você pode inclusive mudar a combinação de teclas para navegação e fazer o console aparecer. Do lado inferior direito há três botões. O + serve para você poder usar um outro aplicativo e deixar o KDE Terminal Emulator permanecer na tela, sem se minimizar automaticamente. A seta para baixo oferece ao usuário inúmeras funções, tais como, para ajustar a altura, largura e localização do terminal quando maximizado. Assim como o tempo da duração da animação de aparecer/desaparecer.
” A nota foi enviada por Henrique Vicente (henrique vicenteΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Vicente.
Screenshot dele em pleno funcionamento: http://yakuake.uv.ro/wp-images/yakuake.jpg :)
Comentário de Henrique Vicente.
eita... até colocar a imagem: eita... até colocar a imagem foi o tempo de eu escrever a mensagem acima... :P
Comentário de renatow
Show de bola o programa, vou: Show de bola o programa, vou testar aqui!
Comentário de eitch
Yakuake na veia!: Eu depois que descobri o yakuake faz uns vários meses, nunca mais larguei e é totalmente viciante! Será que isso se dá ao fato de eu sempre ter gostado do Quake e seu poderoso e pioneiro console? :-)
Comentário de rtrestini
Viciante: É realmente impressionante como esse terminal vicia. Estou usando ha algum tempo e até aposentei o meu predileto Eterm. Só pra constar, usando Shift + CIMA vc abre um novo terminal. A unica coisa que senti falta foi de uma parametrização melhor pelo arquivo de configuração: queria pelo menos poder mudar a tecla de acesso, mas acho que isso é questão de [pouco] tempo.

Vale a pena experimentar.
Comentário de dondalski
mudar a tecla de acesso: está na barra inferior, no ícone com seta para baixo, opção: alterar a tecla de acesso...
Comentário de yamane
Mão na roda!: Posso defini-lo com apenas uma palavra: FANTÁSTICO!
Eu so o Yakuake a algumas semanas e ele é extremamente prático!
Vale a pena!
Um abraço,
Renato
Comentário de Paulo Zambon
Por padrão: No Kanotix esse terminal já vem instaldo por padrão. É realmente muito viciante. Vale a pena e ele é totalmente configurável. Recomendo!
Comentário de Henrique Vicente.
Eu fico pensando... : Eu fico pensando...

Será que o Konsole vai resistir com o yakuake por aí?

Acho que há uma boa possibilidade de acabar unindo um ao outro de alguma forma... :)

A primeira coisa que eu fiz quando o instalei foi remover o ícone do Konsole... :)
Comentário de Hugo
.: O Yakuake usa o KPart do Konsole... em resumo... o Yakuake é o Konsole com pedras de crack em cima para fazer o usuário se viciar o mais rápido possível...

Garanto que todo usuário do Yakuake já apertou F12 seja no windows ou em outro computador sem ele instalado quando precisou usar o terminal... hehehe, eu mesmo ja fiz isso algumas várias vezes :-).

Ah... outra coisa... para deixar ele iniciando no KDE não precisa por no Autostart, basta não fechar ele quando sair do KDE (se seu KDE estiver configurado para restaurar a sessão anterior).

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Henrique Vicente.
E é? Nem sabia... :( : E é? Nem sabia... :(

Aqui tá sim, mas eu coloquei logo quando usei pela primeira vez. :P
Comentário de Marcello Chagas
Pra quem usa Gnome, tem o Til: Pra quem usa Gnome, tem o Tilda que é parecido.
apt-get install tilda
tilda -C pra configurar.

[]´s
Marcello
"Better to reign in Hell than serve in heaven"
Comentário de Marcello Chagas
Um screenshot : Um screenshot

http://server6.theimagehosting.com/image.php?img=tela.png


[]´s
Marcello
"Better to reign in Hell than serve in heaven"
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004