Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Reimplementação do BeOS: Teste o Haiku com VMWare Player

Vi esta notícia no BUG-BR (Grupo Brasileiro de Usuários de BeOS). 'Se você usa Windows ou Linux e quer testar o Haiku, é muito simples. Primeiro, pegue a imagem do Haiku para VMWare aqui. Em seguida, instale o VMWare Player e crie o arquivo vmx com o VMXWizard. Escolha 'other' para o tipo de SO e depois 'haiku.vmdk' na seção Disk do Wizard. Agora basta abrir o VMWare e escolher o arquivo vmx criado. Em cerca de 10 segundos você estará de frente com esta imagem. Aperte o cinto e divirta-se!' A notícia não é diretamente ligada ao Linux mas sim ao Open Source. Haiku é um sistema operacional de código aberto que procura reproduzir as características do BeOS, desenvolvido originalmente pela Be inc. e, adquirido pela Palm que em seguida cancelou o seu desenvolvimento. Sem a perpectiva de continuidade do BeOS a comunidade de usuários e entuasiastas do sistema criaram um projeto que tem por objetivo recriar o mesmo. No site oficial do BUG-BR há mais informações sobre a origem do projeto. Os links para download estão na notícia original. Desejamos sucesso a comunidade envolvida neste projeto. ” A nota foi enviada por Jimi Artur Strobelt (jimi_strobeltΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cppware
Boa Notícia: É sempre bom lembrar de sistemas como o BeOS, agradável de se usar e com uma aparência bonita. Já usei o BeOS 5 e gostei muito. Ele não era lá aquelas coisas todas, ainda mais contando com o fato de falta de programas (o mesmo problema que acontecia com o Linux na sua infância), mas se o projeto fosse continuado, com certeza BeOS seria um forte concorrente ao Windows, e tão popular quanto o BSD ou o Linux.
Para um sistema operacional, o BeOS tinha características avançadas, como multiprocessamento, por exemplo, e suportava arquitetura da Apple. Foi um sistema designado para ser multimídia... O fim é simples: a Apple fechou sua arquitetura, e posteriormente a Palm comprou a Be inc e cancelou o projeto. Vale lembrar que esta mesma Palm (esta traidora) fechou um contrato com a Microsoft...
Felizmente, vemos que a comunidade está criando sistemas operacionais inspirados no falecido BeOS, como, por exemplo, o ZETA e esta HAIKU.
Eu só gostaria de saber, agora, o que aconteceu com o fundador do projeto BeOS, Jean-Louis...
Comentário de sri_canesh
Infelizmente a turma do Zeta: Infelizmente a turma do Zeta está passando por problemas :(

http://www.osnews.com/story.php?news_id=14258

Cássio R. Eskelsen

Comentário de Manoel Pinho
Me desculpe, mas o BeOS nunca: Me desculpe, mas o BeOS nunca seria tão popular quanto o linux ou os *BSDs porque não é e nem nunca foi um software livre e nunca serviu para funcionar como servidor porque é um sistema otimizado para desktop em termos de desempenho e monousuário, além de não ser um clone do Unix.

Ele sofreu justamente por ser mais um sistema operacional proprietário e padeceu do mesmo mal do OS/2. Simplesmente não há espaço para sistemas operacionais proprietários para PC. Por isso a Zeta está mal e nunca vai passar de um nicho de usuários.

O Haiku é interessante mas não levo muita fé porque o maior problema é implementar coisas como drivers e se nem o linux consegue suportar tudo que existe para PCs vai ser difícil eles fazerem isso. Por isso mesmo surgiram alguns projetos que usavam o kernel linux como base e tentavam reimplementar o resto do BeOS. Se bobear o ReactOS fica pronto antes do Haiku.

O que achei estranho é a notícia no BUG-BR de que a Linux PC Master vai distribuir o livecd do Zeta. O BeOS não tem nada a ver com linux e ainda por cima o Zeta é proprietário, baseado na última versão do BeOS que não chegou a ser vendida. É a mesma coisa que uma revista de linux distribuir um CD trial do windows 2003...

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de ..;~
O BeOS funciona para o que el: O BeOS funciona para o que ele foi proposto, ou pelo menos tenta. Ele quer ser simples, sem necessidade de logins, rápido. Ele não quer dominar o mundo.

E desde quando ser clone do Unix é receita para o sucesso?

No resto, concordo com você.

O Haiku não vai pra frente porque não tem uma injeção grande de capital, e o Zeta não vai ir muito pra frente porque não disponibiliza o código. Quando não se tem espaço na área, o segredo é tornar o software open-source. Sun e Linus Torvalds que o digam!
Comentário de manoel_lobo
É xará... concordo contigo...: "Ele sofreu justamente por ser mais um sistema operacional proprietário e padeceu do mesmo mal do OS/2. Simplesmente não há espaço para sistemas operacionais proprietários para PC. Por isso a Zeta está mal e nunca vai passar de um nicho de usuários."

Realmente o OS/2 morreu por ser mais um sistema operacional proprietário pra PCs, inclusive, eu até cheguei a comprar uma cópia.

Me corrijam se eu estiver errado, quando o OS/2 surgiu, o Winblows 95 não tinha sido lançado, correto ?. Era possível rodar o Winblows 3.x dentro do mesmo.

Faltou grana, faltou garra, o quê faltou ?


Se o Linux e os BSDs que existem hoje fossem proprietários, com certeza teriam seguido o mesmo caminho do OS/2, e eu não estaria feliz no conforto do meu Ubuntu + Gnome.


Até parece que PC foi feito pra rodar Winblows...
O PC é o MAC da M$ :)

;; ((linux (x) x) "Isto é um sistema operacional e não será desinstalado nunca")
Comentário de Manoel Pinho
"E desde quando ser clone do: "E desde quando ser clone do Unix é receita para o sucesso?"

No mercado de servidores é importante sim porque garante a compatibilidade e disponibilidade de milhares de programas já existentes e maduros.

Na área de desktop não garantiria muita coisa porque infelizmente o windows é dominante mas pelo menos se usasse o X teria também outros milhares de softwares compatíveis.

Já usei rapidamente o BeOS e acho que a sacada mais legal do sistema é o seu BeOS kit, uma API feita em C++ e que parece bem completa e documentada. O que eu acho é que o mais difícil nos sistemas operacionais é fazer um kernel maduro e que tenha a garantia de disponibilidade de drivers para os milhares de dispositivos de hardware existentes. Isso não é fácil e por isso mesmo a grande maioria dos sistemas operacionais alternativos não deixam de ser alternativos. Na minha opinião, um sistema híbrido com um kernel linux ou *BSD e que usasse a API do BeOS seria mais viável e teria mais futuro. Isso chegou a ser tentado mas parece que não foi em frente porque o número de desenvolvedores BeOS não é muito grande e a maioria deles parece que tem preconceito ou traumas de unix...

O Syllable lembra muito o BeOS e é software livre

http://www.syllable.org/

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Wilfredo
E/OS: O projeto E/OS pretende também executar programas feitos para BeOS,
além da proposta de executar programas em MS Windows através do Wine.

http://meos.sf.net
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004