Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gimp - Liberte sua criatividade

O Gimp é um sistema de manipulação de imagens - GIMP significa GNU Image Manipulation Program. Ele possui diversos recursos, como uso de camadas, canais e caminho. Eu tenho usado com sucesso o Gimp para criar imagens para web, ícones e principalmente para a edição de fotografias, pois ele tem muitos filtros de efeitos, controles de cores, além dos scripts que fazem efeitos muito interessantes como foto envelhecida, manchas de café, além de diversos outros que são encontrados em soluções proprietárias e caras. Já havia utilizado o Photoshop e o GIMP substituiu o primeiro para minhas necessidades com louvor. Ele também pode ser usado para recuperar fotos antigas, corrigindo efeitos da ação do tempo ou dobras, permite fazer aquelas fotos em preto e branco ganharem cores para posterior impressão em papel fotográfico.


 

Suas características que mais me chamaram a atenção são os scripts para criação de botões, logotipos, movimento utilizados em sites, bem como os efeitos que podem ser aplicados as imagens. Sua interface é muito versátil por ter menu de contexto onde podemos acessar todas as opções clicando com o botão direito sobre a imagem, e a caixa de ferramentas ficar numa janela flutuante que pode ser movida pelo desktop. Na minha opinião, ele é adequado especialmente para usuários que não precisem de imagens CMYK e que gostem de se aventurar por efeitos, ajustes, recuperação de fotos ou fazer montagens de fotografias para publicar na web, como por exemplo num fotolog, ou criar elementos para web sites. O GIMP é encontrado na maioria das distribuições GNU/Linux, mas também disponibiliza versões para os sistemas operacionais Windows e MacOS. Para saber mais, visite o site oficial e a página de screenshots.”
A nota foi enviada por Aristóteles R. de Araújo (aristoteles·araujoΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Grobsch
Gimp é a alma do Linux: Se o Kernel é o coração do Linux, o Gimp é a alma...
Uso diariamente em tudo e para tudo, com mais alguns recursos, ninguém mais usará o programinha da Adobe...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de ;´^.,
O Augusto anda inspirado ulti: O Augusto anda inspirado ultimamente...
Comentário de Fernando Rodrigo Bilinski
http://www.proteste.org.br/pr: http://www.proteste.org.br/private/43/430011_Attach.pdf

Melhor qualificação para usuários com alguma experiência.

Perdeu pontos justamente naquilo que mais sinto falta nele, uma boa ferramenta de texto.
Comentário de vmedina
Babões?!?!?: Poxa... precisam ficar incluindo colegiais e outras coisas a cada análise?

Seriedade né pessoal.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de
ranzinzas?!?!?: vmedina, eu escolho as ilustrações de acordo com o momento. Quando chegou esta análise do Gimp eu estava justamente alterando as dimensões deste anúncio de tênis com a Christina Aguilera vestida de estudante, que recebi por e-mail e quis usar como wallpaper em meu palm. Achei que daria uma boa screenshot, e aproveitei. Se o material publicado estava abaixo dos seus padrões de seriedade, eu espero que haja algum outro que o atenda, mas não pretendo deixar de escolher screenshots que eu ache interessantes.
Comentário de RockerTux
manda a versão em tamanho re: manda a versão em tamanho real da screenshot =D
Comentário de Paulo Cesar
também quero a imagem: manda a imagem no meu mail brain :P
Comentário de
google: procure por christina aguilera skechers
Comentário de RockerTux
=P vlw: =P vlw
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004